11 de novembro de 2009

Mensagem para seu Coração

TEMA: O PARALÍTICO DE BETESDA
TEXTO: JOÃO 5:1-15
Depois disso, havia uma festa entre os judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há próximo á porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Portanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que havia trinta e oito anos, se achava enfermo. Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe:"Queres ficar são?". O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe:"Levanta-te, tom a tua cama e anda". Logo, aquele homem ficou são e tomou a sua cama e partiu. E aquele dia era Sábado. Então, os Judeus desceram aquele que tinha sido curado: É Sábado, não te é licito levar a cama. Ele respondeu-lhes:"Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda". Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era porque Jesus se havia retirado, em razão de aquele lugar haver grande multidão. Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: "Eis que já estás são não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior". E aquele homem foi e anunciou aos Judeus que Jesus era o que o curara.
No tanque de Betesda, acontecia um mistério, de vez em quando, um anjo descia e agitava as águas, e quem primeiro entrasse no tanque, ficava curado de qualquer enfermidade, daí a razão porque em volta daquele tanque ficava uma grande multidão de coxos, paralíticos e doenças em geral, todos na esperança de um dia serem curados.

l - JESUS FAZ NA HORA, NÃO ESPERA ACONTECER
Aquela multidão mendigava as bênçãos de Deus e nem sabiam que ali junto deles estava alguém que podia resolver o problema na hora. A presença de Jesus possibilita as grandes mudanças em nossas vidas. Quantas vezes somos como aquela multidão que fica esperando algum dia acontecer alguma coisa, enquanto que a palavra do Senhor diz que ele esta conosco todos os dias, o que precisamos é tocar nele pela fé.

ll — JESUS CONHECE A NOSSA HISTORIA
Estava ali um homem inválido a 38 anos e Jesus conhecia intimamente todas as pessoas que estavam ali e viu certamente que aquele paralítico tinha fé para ser curado. Jesus nos conhece como indivíduos, nós não somos apenas um a mais na multidão, ele sabe exatamente qual é o seu grande dilema e quanto tempo você esta sofrendo e qual a medida de fé que há no seu coração. Nos versos 7,8 e 9, Jesus mudou completamente a historia daquele homem, ele era carregado por um leito e depois ele passou a carregar o leito, pois Jesus disse levanta, toma teu leito e anda! O leito simboliza a prisão que vive hoje, suas vidas são dominadas pelos problemas, no entanto o Senhor Jesus nos ordena a levantar-mos e vivermos como vencedores.

lll - O PROBLEMA DA TRADIÇÃO RELIGIOSA
Nos versos 10 a 13, aquele homem, enfermo enfrenta um problema comum entre nós nos dias de hoje. As pessoas estranharam muito, pois estavam acostumadas a verem aquele homem sempre aleijado e agora estava curado, então começaram a questionar usando argumentos de sua religião, eles nem se alegravam com o fato deles ter sido liberto. Quando você tem um encontro com Jesus, a nossa vida muda, deixamos apenas de ser religiosos e passamos a ter vida verdadeira e então somos rejeitados e até criticados pelos outros. Porém não importa, pois agora não vivemos mais carregados pelo leito, mas nós é que carregamos o leito, em Cristo somos libertos!

lv - NÃO PEQUES MAIS PARA QUE NÃO TE SUCEDA COISA PIOR Verso 14
Este é um tópico muito importante, estudaremos ele na próxima lição.
Que Deus Abençõe a Todos
Pr. Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 4  lI. Uma Advertência do Juízo Iminente. 1:2-18. A. O Juízo Anunciado. 1:2-6. 2. De fato consum...