17 de abril de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

TEMA: JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS

TEXTO: JOÃO 13:4-17


Levantou-se da ceia,tirou asvestes e, tomando uma toalha,cingiu-se.Depois,pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discipulos e a enxugar-lhos com atoalha com que estava cingido.Aproximou-se,pois,de Simão Pedro,que lhe disse:Senhor,tu lavas-me os pés a mim?.Respondeu Jesus e disse-lhe:O que eu faço,não o sabes tu,agora,mas tu o saberás depois.Disse-lhe Simão Pedro:Senhor,não só os meus pés,mas também as mãos e a cabeça.Disse-lhe Jesus:Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés,pois no mais todo está limpo.Ora vós estais limpos,mas não todos.Porque bem sabia ele quem o havia de trair;por isso,disse:Nem todos estais limpos.Depois que lhes lavou os pés,e tomou as suas vestes,e se assentou outra vez á mesa,disse-lhes:Entendeis o que vos tenho feito?.Vós me chamais /mestre e Senhor e dizeis bem,porque eu o sou.Ora,se eu,Senhor e Mestre,vos lavei os pés,vós deveis também lavar os pés uns dos outros.Poque eu vos dei o exemplo,pra que,como eu vos fiz,façais vós também.Na verdade,na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor,nem o enviado,maior do que aquele que o enviou.Se sabeis essas coisas,bem-aventurados sois se as fizerdes.
Acima de tudo a humildade de Jesus é evidenciada neste texto e ele fez isso para dar-nos exemplo

1-JESUS REVOLUCIONA OS COSTUMES DE SUA ÉPOCA
Naquele momento eles nunca tinham visto algo semelhante, era normal ver os servos lavarem os pés dos senhores e dos mestres, mas nunca o mestre lavar os pés dos discípulos, daí a razão porque Pedro se sentia indigno de ter seus pés lavados por Jesus. Vejamos mais algumas coisas que Jesus mudou radicalmente em sua época.
a) O conceito de vingança (Mateus 5:38-39 )
b) Como tratar os inimigos (Mateus 5:43:44)
c) A convivência com os pecadores (Lucas 19:5-10)
d) A preocupação com as coisas materiais (Mateus 6:33 )

2-O PROPÓSITO DE JESUS
V.15. Jesus nos deu o exemplo para que façamos como ele fez, não significa que seja uma doutrina e que tenhamos que lavar literalmente os pés dos irmãos, ás vezes algumas igrejas fazem isso com o propósito de quebrar o orgulho entre seus membros. Jesus estava mostrando que apesar dele ser o mestre, o dever dele era servir a seus discípulos, isso nos mostra que apesar de termos funções diferentes dentro da igreja, o maior aos olhos de Deus é aquele que serve mais, a vantagem não está em sermos servidos pelos outros, mas sim em servir aos outros. (Mateus 20:25-28 ) o que fazer hoje para servir os irmãos?.Jesus nos ensinou esta lição por que a arrogância é um dos grandes problemas do homem, temos a tendência de penarmos que somos os melhores, mas inteligentes e mais importantes do que os outros. Até mesmo os discípulos de Jesus certo dia tiveram uma grande discussão sobre qual deles era o mais importante. Sabendo dessa fraqueza, Deus nos deu um principio, o qual deveu observar com muita atenção, (Filipenses 2:3) Considere cada um aos outros superiores a si mesmo.

V.17. Agora que sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as praticardes. Um grande problema do homem é ouvir a palavra de Deus e não praticar. Esforcemos, pois para sermos servos uns dos outros.Que Deus Abençõe a Todos.
Pr Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 10 10. Isso lhes sobrevirá por causa da sua soberba. Um espírito orgulhoso precede a queda (Prov...