20 de agosto de 2010

Mensagem para seu Coração

TEMA: A TENTAÇÃO DE JESUS – parte 1
TEXTO: LUCAS 4:1-12


  • E Jesus,cheio do Espírito Santo,voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.E quarenta dias foi tentado pelo diabo,e,naqueles dias,não comeu coisa alguma,e,terminados eles,teve fome.E disse-lhe o diabo:Se tu és o filho de Deus,dizê a esta pedra que se transforme em pão.E Jesus lhe respondeu,dizendo:Escrito está que nem só de pão viverá o homem,mas de toda palavra de Deus.E o diabo,levando-o a um alto monte,mostrou-lhe,num momento de tempo,todos os reinos do mundo.E disse-lhe o diabo:Dar-te-eis a ti todo este poder e a sua glória,porque a mim me foi entregue,e dou-o a quem quero.Portanto,se tu me adorares,tudo será teu.E Jesus,respondendo,disse-lhe:Vai te,Satanás,porque está escrito:Adorarás o Senhor,teu Deus,e só a ele servirás.Levou-o também a Jerusalém,e pó-lo sobre o pináculo do templo,e disse-lhe:Se tu és o Filho de Deus,lança-te daqui abaixo,porque está escrito:Mandará aos seus anjos,acerca de ti,que te guardem e que te sustenham nas mãos,para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.E Jesus,respondendo,disse-lhe:Dito está:Não tentarás ao Senhor,teu Deus.
Durante 30 anos, o Senhor Jesus esteve se preparando para o seu Ministério terreno, os acontecimentos relatados neste texto, se deram justamente após seu baptismo nas águas, agora era o momento em que Jesus se manifestaria ao mundo, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quando Adão e Eva foram seduzidos por Satanás no Éden, Deus estabeleceu um decreto em Génesis 3:15,o Senhor disse á serpente que é Satanás:Colocarei inimizade entre ti e o descendente da mulher,este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.Durante toda a historia da humanidade,Satanás estava de olho para tentar descobrir quem era o homem que nasceria para pisar sobre sua cabeça,ele estava de plantão permanente,quando Moisés nasceu,Satanás pensou que era ele o salvador,e tentou destrui-lo de todas as maneiras,mudando inclusive as leis do Egipto,matando milhares de crianças,na tentativa de eliminar Moisés,porém Deus o preservou para a grande missão de livrar seu povo do Egipto.Porém não era Moisés que pisaria na cabeça da serpente.Quando José nasceu,Satanás pensou que poderia ser ele o salvador,tentou matá-lo de todas as formas,armando contra ele as maiores injustiças,contudo por providência Divina,José sobreviveu.Porém José ainda não era o homem que pisaria na cabeça da serpente.
Quando o menino Jesus nasceu, o inimigo usou Herodes para tentar matá-lo e nessa tentativa desesperada, acabou matando milhares de crianças inocentes. Por providência Divina, Jesus foi livre da morte prematura. Mas eis que chegou o dia em que Jesus chegou-se a João Baptista para ser por ele balizado, então João deu a grande declaração: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Agora tudo estava esclarecido, Satanás sabia precisamente quem era o homem que veio para lhe pisar sobre a cabeça. Então ele começou a armar um plano para impedir que Jesus cumprisse sua missão, ai tentou usar a mesma estratégia que tinha dado certo contra Adão e Eva, tentou fazer Jesus pecar, ele sabia se conseguisse fazer Jesus pecar, todo o plano de Deus cairia por terra, então ele lançou três setas malignas contra Jesus.
I-SE TU ÉS FILHO DE DEUS, MANDE QUE ESTAS PEDRAS VIREM PÃES
Jesus estava jejuando a quarenta dias,naturalmente estava com fome,mas a resposta de Jesus foi:não só de pão vivera o homem,mas,mas de toda palavra que sai da boca de Deus!O inimigo pensava que Jesus estava preocupado em provar quem ele era, se Jesus fizesse aquilo, ele não estaria glorificando ao Pai, seria o pecado de vangloria e Satanás acharia a primeira brecha contra ele. Precisamos ter muito cuidado com a vangloria, Jesus não tinha recebido orientação de Deus para fazer aquilo e então não fez só pra ostentar o seu poder. Não devemos estar preocupados em mostrar nossa sabedoria, autoridade ou o nosso poder, vejamos, por exemplo, o que Deus diz a Senaqueribe rei da Síria, quando se achou o todo poderoso (2° Reis 19:28 Isaías 10:12) Ainda o exemplo de Nabucodonosor(Daniel 4:29:33).Moisés não pode entrar na terra prometida,porque fez algo precipitado para provar ao povo que ele tinha a solução(Números 20:2-12),veja bem que Deus disse:ordenai a rocha que dê águas,porém Moisés não fez assim,V.10.Entendo que Moisés estava querendo dizer será que nós não temos a solução para vocês seus rebeldes?Olha aqui, eu vou resolver o problema, eu tenho a solução etc. O resultado disso é que não glorificou a Deus e foi impedido de entrar na terra prometida.(Veja algumas advertências contra a arrogância(Salmo 5:5 Provérbios 8:13 Tiago 4:6 e1° Pedro 5:6)Que Deus Abençõe a Todos
Pr.Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 11  Sofonias 3 5) A Terra de Judá e a Cidade de Jerusalém. 3:1-8. 1. Cidade opressora . . . rebe...