19 de outubro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO



A Oração Eficaz

I Reis 18:41-45
[41] Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva.
[42] Subiu Acabe a comer e a beber; Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos,
[43] e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.
[44] À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha.
[45] Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.
Dentro desse texto de I Reis, vemos que o modelo de oraçâo eficaz pode ser comparado a oração de Elias, que orou para que não chovesse e não choveu e, depois, orou para que chovesse e choveu.
Vemos que, dentro da Palavra, além de descrever como oração, essa conversa com Deus é chamada também de:
"invocar a Deus" - Sl 17:6,
[6] Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras.
"Invocar o nome do Senhor" Gn 4:26,
[26] A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.
"clamar ao Senhro - Sl 3:4,
[4] Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde.
"levantar nossa alma ao Senhor" - Sl 25:1,
[1] A ti, SENHOR, elevo a minha alma.
"buscar ao Senhor" - Is 55:6,
[6] Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
"aproximar-se do trono da graça de Deus" - Hb 4:16
"chegar perto de Deus" - Hb 10:22.
A determinação de orar é descrita no imperativo - orar sem cessar - I Tss 5:17 (outros textos: I Cr 16:11 e Salmos 105:4).
I Tss 5:17 - [17] Orai sem cessar.
I Cr 16:11 - [11] Buscai o SENHOR e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença.
Salmos 105:4 - [4] Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.
DEVEMOS ORAR PARA:
- Recebermos poder - Atos 1:8
[8] mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
- Libertarmos outras pessoas ou sermos libertos - Atos 4:31
[31] Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
- Para a obra do Senhor prosperar - Rm 15:30-32 - II Co 1:11 e Cl 4:3-4
Rm 15:30-32 - [30] Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,
[31] para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;
[32] a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.
II Co 1:11 - [11] ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos.
Cl 4:3-4 - [3] Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
[4] para que eu o manifeste, como devo fazer.
- Para que Deus envie mais trabalhadores para a Sua Obra - Mt 9:38
[38] Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
PARA QUE ELA FUNCIONE PRECISAMOS DE:
- Crêr - Mc 11:24 e Mc 9:23
Mc 11: 24 - [24] Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
Mc 9:23 - [23] Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.
- Orar em Nome de Jesus - Jo 14:13-14
[13] E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
[14] Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
- Estar em sintonia com a vontade de Deus - I jo 5:14 - Mt 6:10 e Lc 11:2 - Mt 26:42
I Jo 5:14 - [14] E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
Mt 6:10 - [10] venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
- Devemos estar dentro da vontade de Deus - I Jo 3:22
[22] e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.
- Ser perseverantes - Lc 18:1-7 e Mt 7:7-8
Lc 18:1-7 - [1] Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:
[2] Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.
[3] Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.
[4] Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;
[5] todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.
[6] Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.
[7] Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
QUANDO ORAMOS, QUAL DEVE SER A POSIÇÃO DO CORPO?
- De pé - I Reis 8:22 e Neemias 9:4-5
I Reis 8:22 - [22] Pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as mãos para os céus.
Neemias 9:4-5 - [4] Jesua, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani se puseram em pé no estrado dos levitas e clamaram em alta voz ao SENHOR, seu Deus.
[5] Os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então, se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor.
- Sentado - I Cr 17:16 e Lucas 10:13
I Cr 17:16 - [16] Então, entrou o rei Davi na Casa do SENHOR, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
Lucas 10:13 - [13] Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza.
- Ajoelhado - Ed 9:5 e Dan 6:10 e At 20:36
Ed 9:5 - [5] Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus,
- Deitados em nossa Cama - Salmos 63:6
[6] no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.
- Curvados até o chão - Ex 34:8 e Salmos 95:6
Ex 34:8 - [8] E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;
Salmos 95:6 - [6] Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.
- Prostrados no chão - II Sm 12:16 e Mt 26:39
II Sm 12:16 - [16] Buscou Davi a Deus pela criança; jejuou Davi e, vindo, passou a noite prostrado em terra.
Mt 26:39 - [39] Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
- Com as mãos levantadas aos céus - Sl 28:2 - Isaias 1:15 e I Tm 2:8.
Sl 28:2 - [2] Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.
Isaias 1:15 - [15] Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
I Tm 2:8 - [8] Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.Que Deus Abençõe a Todos.Pr Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....