9 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO





Dúvidas sadias
Francis Bacon escreveu: “Se começamos com certezas, terminamos em dúvidas; mas se começarmos com dúvidas, e formos pacientes com elas, terminaremos com certezas.” 
E Oscar Hamerstein é creditado pelo seguinte: “Muitos homens começam certos a respeito de muitas coisas muito cedo em suas vidas. Ansiosíssimos por ter tudo ‘acertado em suas menteś, falta-lhes tanto a sabedoria como a coragem para expor suas idéias apressadamente adotadas a dúvidas sadias. Eles se agarram com paixão cega às suas falsas ‘certezaś e muito freqüentemente estão prontos a matar ou serem mortos por elas. Nestes absolutistas imaturos está a semente da tragédia. A terra está farta deles.” 
As certezas de um homem forte são construídas sobre uma estrutura de dúvidas resolvidas. Ao tempo em que ele chega a uma conclusão, ele já viajou pela estrada da razão. Mesmo então ele será tolerante com crenças de outros homens, sempre desejando compará-las bem com as suas próprias. O homem com uma mente civilizada nunca tem medo nem vergonha de mudá-la. 
Sua lealdade sem crítica a idéias fracas não podem torná-las fortes. Esteja sempre pronto a deixar suas idéias levantarem-se e lutarem por si mesmas. Deixe que elas sobrevivam ou morram de acordo com seu mérito. É somente em idéias honesta e corajosamente testadas que se encontrará segurança. 
A palavra de Deus diz numa afirmação simples: “Julgai todas as coisas; retende o que é bom”. Os ouvintes de Beréia foram elogiados porque “examinavam as escrituras diariamente, para verem se essas coisas eram de fato assim” (1 Tessalonicendes 5:21; Atos 17:11). A Palavra por si mesma era confirmada, com “sinais que se seguiam” (Marcos 16:20), de modo que os que buscavam a verdade divina podiam aproximar-se dela com confiança. 
Não há virtude em duvidar por amor à dúvida. O iconoclasta fica satisfeito com os cacos das idéias destruídas; mas as “dúvidas sadias” de um pesquisador guiam-no a considerar objetivamente a fonte da verdade e a ficar satisfeito com nada menos do que isso. Ele questiona para que possa crescer, e sua lealdade a Deus é maior do que “partido ou credo.” Ele busca, e Jesus disse que ele encontrará (Mateus 7:7 em diante).
(–por Robert Turner).Que Deus Abençõe a Todos.Pr. Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 10 10. Isso lhes sobrevirá por causa da sua soberba. Um espírito orgulhoso precede a queda (Prov...