11 de agosto de 2013

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Adoração aceitável
Uma boa parte do livro de Êxodo é composta por instruções sobre a construção do tabernáculo, seus móveis e as construções resultantes. Foi ordenado a Moisés, “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” (Êxodo 25:40; veja também 25:9; 26:30). Desde as cortinas da tenda até os móveis de dentro, instruções específicas foram dadas sobre como tudo deveria ser feito. Quando o tabernáculo foi montado por Moisés, uma nuvem o cobriu e a glória do Senhor o encheu (Êxodo 40:33-35). Era uma época emocionante para o povo de Israel.
Instruções detalhadas foram dadas sobre o processo elaborado para consagrar Arão e seus filhos como sacerdotes (Êxodo 29). Arão e seus filhos foram lavados com água e vestidos com roupas especiais feitas para eles. Foram ungidos com óleo e sacrifícios foram oferecidos. Sangue foi colocado na ponta de suas orelhas direitas, no dedão das suas mãos direitas e dos seus pés direitos. Durante sete dias Arão e seus filhos ficaram na porta do tabernáculo (Levítico 8).
No oitavo dia, ofereceram holocaustos no altar no pátio do tabernáculo e no final dos holocaustos, a glória do Senhor apareceu ao povo e fogo veio do Senhor e consumiu o que estava sobre o altar, causando uma grande impressão no povo (Levítico 9:23-24).
Até este ponto, tudo foi feito de acordo com as instruções do Senhor. Infelizmente, dois dos filhos de Arão, Nadabe e Abiú, decidiram, por algum motivo, colocar fogo nos seus incensários e incenso no fogo que era um holocausto ao Senhor. Fogo veio do Senhor novamente, mas desta vez matou estes dois homens (Levítico 10:1-2).
Que castigo severo! Nadabe e Abiú não eram culpados de idolatria ou feitiçaria. Não eram culpados de imoralidade sexual ou violência, nem mesmo de assassinato. Todavia, morreram rapidamente na mão do Senhor. O que poderia ser tão terrível sobre oferecer fogo e incenso ao Senhor? Não é este o papel dos sacerdotes, oferecer sacrifícios?
O autor Moisés informa-nos que estes dois homens estavam oferecendo “fogo estranho”, que o Senhor não havia ordenado (Levítico 10:1). Claramente, o Senhor não aceitou este fogo, independente do quanto eram sinceros, entusiasmados ou bem intencionados no que possam ter feito. O Senhor disse a Arão através de Moisés que aqueles que chegam a ele tem que ver a sua santidade. O Senhor deve ser glorificado perante o povo por aqueles que chegam a ele (10:3).
Não é pouca coisa ignorar as instruções do Senhor sobre a adoração ou sobre qualquer coisa! Deus não é glorificado quando eu o adoro de acordo com meus próprios desejos. Nadabe e Abiú aprenderam tarde demais que Deus não aceita adoração qualquer que lhe oferece. Nossa adoração deve ser de acordo com o “padrão” que ele tem revelado na sua palavra.
(–por Allen Dvorak) Que Deus Abençoe a Todos Pr Antonio Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....