9 de outubro de 2014

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


Quem Merece Serviço e Honra?

Serviço e honra são palavras que refletem atitudes de humildade e respeito mostradas para com pessoas de posições superiores. Em alguns contextos, essas palavras recebem um significado especial de natureza espiritual e religiosa. O livro de Daniel, um dos livros proféticos do Antigo Testamento, inclui bons exemplos de oferecer serviço e honra nesse sentido espiritual. Aprendemos algumas distinções importantes que nos guiam em nosso serviço a Deus.

Daniel relata a circunstância de judeus levados ao cativeiro na Babilônia, aproximadamente 600 anos antes de Cristo. O livro focaliza a história de quatro jovens que resistiam às pressões pagãs e mantinham sua fé no único Deus verdadeiro. Das lutas deles, observamos distinções importantes entre o Senhor e os falsos deuses, e percebemos a grande diferença entre Deus e os homens que ele criou.

Imagens e deuses feitos por homens não merecem honra espiritual, mesmo sob decretos oficiais do governo. O rei da Babilônia, o homem mais poderoso do mundo na época, ordenou que seus sujeitos adorassem uma imagem de ouro de 30 metros de altura que ele erigiu (Daniel 3:4-5). Três jovens judeus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, desobedeceram ao rei. Sabiam que o ato de se prostrarem diante da imagem seria uma afronta contra o próprio Senhor, e acharam melhor morrer do que desrespeitar a Deus. Mesmo se Deus não os protegesse da ameaça de morte, não abandonariam sua fé: “. . . fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Daniel 3:18). 

Deus merece esse serviço espiritual. Esse fato é um princípio ensinado de capa a capa na Bíblia. Como Criador do Universo, Deus merece a honra, o serviço, a obediência e a adoração das suas criaturas. Daniel estava bem velho quando alguns inimigos políticos manipularam as leis para condenar seu serviço religioso. Da mesma forma que seus amigos haviam feito com Nabucodonosor, Daniel recusou honrar um rei como se fosse Deus. O próprio rei reconheceu a fidelidade de Daniel na sua obediência ao único Deus, e disse: “Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre” (Daniel 6:16). 

O Filho de Deus merece a mesma honra. Daniel inclui algumas profecias impressionantes sobre coisas que aconteceriam séculos depois da sua morte. Em uma delas, uma figura descrita como o Ancião de Dias transmite autoridade ao Filho do Homem. A profecia significa o plano de Deus de dar toda autoridade para seu Filho, Jesus. No Novo Testamento, Jesus explicou que foi exatamente isso que aconteceu (Mateus 28:18). A linguagem usada em Daniel mostra a honra devida ao Filho: “Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” (Daniel 7:14). 

Quando a Bíblia fala sobre Jesus e a honra que ele merece, utiliza a mesma linguagem que usa quando fala do Pai, porque tanto Pai quanto Filho compartilham a natureza divina e, sendo Deus, merecem ser adorados pelas suas criaturas. O apóstolo João relatou as palavras de Jesus sobre essa honra para o Filho: “a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou” (João 5:23). 

As religiões que negam ou diminuem a importância de Jesus desonram seu Pai, que lhe deu domínio sobre todos. Da mesma forma, as pessoas que defendem o ecumenismo, o sincretismo e o pluralismo tiram a honra que o único Deus merece. Não é possível adorar homens, imagens ou supostos deuses criados por homens e agradar ao verdadeiro Deus. 

Judas encerrou sua pequena epístola com esta doxologia: “ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Judas 25).

Deus é único, e não divide sua honra com ninguém! 

(-por Dennis Allan ) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 4  lI. Uma Advertência do Juízo Iminente. 1:2-18. A. O Juízo Anunciado. 1:2-6. 2. De fato consum...