23 de janeiro de 2016

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Resultado de imagem para parabola dos dez talentos
TEMA: A PARÁBOLA DOS TALENTOS
TEXTO: MATEUS 25:14-30
  

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
                                                            


O texto lido se trata de uma parábola, antes de buscarmos as lições espirituais, devemos entender o simbolismo da parábola, lembrando que parábola, é o uso de figuras do mundo material para representar lições espirituais.
--O homem que se ausenta dos pais, representa Jesus que fisicamente se ausentou da terra.
--Os servos a quem se entregaram os bens, são os crentes, especiais,bem como as tarefas,principalmente a de ganhar almas que é dada a Igreja.
--O dia que o homem volta para prestar contas, fala da volta de Jesus, quando ele julgará os crentes para saber qual será a recompensa de cada um.

l- A MORDOMIA CRISTÃ
Nós somos mordomos de Deus, mordomo é uma pessoa de confiança que cuida dos bens de outra pessoa. Deus nos confiou como Igreja, uma série de responsabilidades, de maneira que ninguém esta livre do dever de trabalhar para o Senhor e nem alegar a falta de capacidade, pois o verso 15 diz que ele deu segundo a capacidade de cada um.

ll- A IMPORTÂNCIA DA FIDELIDADE
Aos dois que multiplicaram os talentos, foi lhes dada a seguinte palavra. ”bem está servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre muito de colocarei”,e ao que escondeu o talento,foi lhe dada a seguinte palavra:”servo mal e negligente...tirai lhe o talento e daí ao outro...lançai fora pois é servo inútil.
Aquele que serve com fidelidade, faz uma aplicação que lhe dará um grande retorno (Mateus 6-20,Filipenses 3:8,1°Timóteo 6:19.

lll—SÉ FIEL NO POUCO E SOBRE O MUITO TE CLOCAREI
O ser humano em geral, gosta muito de poder, as pessoas gostam mais de mandar do que de obedecer, porém Deus tem uma, norma, ele não promove ninguém politicamente, a condição é a fidelidade, o que é fiel no pouco, será colocado sobre o muito quem não é fiel no pouco até o que tem lhe será tirado.
                                                                      

No meio evangélico, muitos querem tornar-se lideres, porém não querem começar pelo pouco, isso não é o caminho correto. Moises foi fiel sobre o pouco pastoreando ovelhas no deserto, então ele foi colocado sobre o muito. Cada crente deve desempenhar com fidelidade sua função no reino independente de qual seja a importância. (Colossenses 3:23-24,Filipenses 2:14,Galatas 6:7-9).!.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 8 B. Uma Detalhada Advertência de Juízo. 2:4 – 3:8. 1) A Terra dos Filisteus. 2:4-7. 4. Porque G...