14 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Reis: As Gerações Depois de Davi

No estudo dos livros históricos do Antigo Testamento, 1 Reis continua a história iniciada nos livros de 1 e 2 Samuel. Este livro começa com a morte de Davi e traça a história do povo durante aproximadamente 120 anos. Este período inclui o reinado de Salomão, a divisão do reino em duas partes (Israel e Judá), e os reinados dos primeiros reis nas duas nações.
A morte de Davi gerou uma crise política em Israel. Davi indicou seu filho Salomão como sucessor, mas outro filho, Adonias, que era o mais velho dos filhos vivos de Davi, achou que o trono deveria ser dele. Salomão mandou matar seu irmão para tirar qualquer dúvida sobre seu direito de reinar sobre Israel. Ao mesmo tempo, ele fez uma limpeza no governo, tirando de posições de poder pessoas que ele considerava desleais. Apesar destes problemas iniciais, Salomão logo se mostrou um bom rei, abençoado por Deus com sabedoria incomparável. Um dos principais feitos realizados por Salomão foi a construção do templo em Jerusalém. Este edifício luxuoso, projetado por Davi, se tornou o centro da adoração dos judeus durante os séculos seguintes.
É triste observar que Salomão se enfraqueceu principalmente por dois motivos interligados: (1) casamentos com mulheres de outras nações (algo proibido por Deus) e (2) a aceitação da idolatria praticada por elas e seus povos. Devido à infidelidade deste rei, Deus não permitiu que seus descendentes reinassem sobre todo o povo de Israel. Após a morte de Salomão, o Senhor dividiu a nação em dois reinos independentes. Ele deixou o reino do sul (Judá) sob a liderança dos descendentes de Davi e Salomão, assim preservando a linhagem da qual Jesus viria, mas passou a parte do norte (o reino de Israel) a outros reis, começando com Jeroboão. Esta divisão aconteceu aproximadamente 930 anos a.C. A segunda metade do livro de 1 Reis conta a história das duas nações durante os 80 anos depois da morte de Salomão.
Consideremos o conteúdo dos capítulos de 1 Reis:
Capítulos 1 e 2 relatam a transição de Davi a Salomão, mostrando a posição legítima deste como rei de Israel.
Capítulos 3 e 4 descrevem o início do governo e a capacidade de Salomão como homem sábio e próspero diante do Senhor.
Capítulos 5 a 8 registram o obra da construção e dedicação do templo em Jerusalém.
Capítulos 9 e 10 apresentam a imagem positiva do reinado de Salomão, destacando sua aliança com Deus e sua sabedoria.
Capítulo 11 mostra o lado negativo do reinado de Salomão, principalmente a idolatria que foi motivo principal de Deus decidir tirar a maior parte do reino da família dele e passar para Jeroboão.
Capítulos 12 a 14 relatam a história da divisão do reino em duas partes e os reinados dos primeiros reis em ambas: Roboão (filho de Salomão) em Judá, e Jeroboão em Israel.
Capítulos 15 a 22 continuam com os registros dos reinados dos próximos reis de Israel e de Judá, até aproximadamente 850 a.C. Nesta parte do livro o autor dá destaque especial ao trabalho de Elias, um profeta importante que lutou contra a idolatria em Israel, confrontando o rei Acabe e sua mulher, Jezabel.
1 Reis é um livro importante sobre 120 anos da história de Israel que mostra a tendência dos líderes e do povo de se afastarem dos princípios revelados por Deus.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 6 3. Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? A aparente indiferença do Senh...