26 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Provérbios: Princípios para Guiar a Vida

Tem dois minutos livres e quer ler alguma coisa proveitosa e prática na Bíblia? Abra o livro de Provérbios! O estudo da palavra de Deus deve incluir todos os livros da Bíblia e hábitos disciplinados, mas há momentos em que procuramos uma mensagem rápida para meditar e aplicar na vida. Nestes momentos, o livro de Provérbios não decepciona.
O principal autor destes provérbios foi Salomão (Provérbios 1:1; 10:1; 25:1), que também escreveu muitos outros provérbios e cânticos que não foram preservados para nós. Sobre Salomão, um homem extremamente inteligente e sábio, o autor de 1 Reis disse:“Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor. Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria” (1 Reis 4:29-34).
Alguns dos provérbios foram escritos por autores anônimos ou desconhecidos para nós. Agur (Provérbios 30:1) e Lemuel (Provérbios 31:1) são identificados como homens de Massá (possivelmente descendentes de Ismael, filho de Abraão - veja Gênesis 25:12-14). Outros são atribuídos aos sábios, sem mais detalhes (Provérbios 22:17; 24:23).
O tema fundamental do livro de Provérbios pode ser facilmente compreendido na leitura do capítulo 9. Neste capítulo, a Sabedoria e a Loucura são personificadas como duas mulheres que usam as mesmas palavras para convidar os simples a entrarem nas suas casas. A Sabedoria chama: “Quem é simples, volte-se para aqui” (Provérbios 9:4). Ela continua com uma explicação das vantagens que ela oferece, concluindo com este resumo: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão” (Provérbios 9:10-11).
A Loucura usa as mesmas palavras de convite: “Quem é simples, volte-se para aqui” e oferece prazer imediato: “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é agradável” (Provérbios 9:16-17). Mas o convite dela não acrescenta anos à vida! Os simples que aceitam este convite: “não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno” (Provérbios 9:18).
O livro de Provérbios pode ser dividido conforme seus assuntos e autores:
Capítulos 1 a 9 apresentam os apelos da Sabedoria para escolher este caminho bom.
Capítulos 10 a 22 e 25 a 29 contêm provérbios de Salomão sobre diversos assuntos práticos.
Capítulos 22 a 24 contêm instruções dadas pelos sábios, sem identificar estes autores por nome.
Capítulos 30 e 31 relatam os provérbios de Agur e de Lemuel, ambos de Massá. A última parte do capítulo 31 apresenta a descrição das qualidades da mulher virtuosa, um dos trechos mais conhecidos deste livro.
Por mais de 3.000 anos, os provérbios têm servido como meio de instrução, avisando sobre erros e caminhos perigosos e mostrando motivos para optar por comportamentos bons que levam à vida!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. O livro de Sofonias recebe o seu nome do profeta cujo ministério ele regis...