29 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Isaías: Profeta da Salvação

Isaías é o primeiro de 17 livros do Antigo Testamento identificados como livros de profecia, normalmente divididos em duas partes: 5 profetas maiores e 12 profetas menores. A função dos profetas foi transmitir a palavra de Deus. Às vezes, suas mensagens serviam para anunciar de antemão os planos de Deus, mas seu trabalho principal foi a entrega da palavra de Deus aos seus próprios contemporâneos. Isaías ilustra bem estes dois aspectos do trabalho profético, pois sua mensagem se aplicou principalmente aos ouvintes originais nos séculos VIII e VII a.C., mas alguns trechos olham para os planos de Deus de oferecer a salvação por meio de Jesus Cristo e unir seu povo sob a liderança deste Servo fiel.
Isaías andava livremente entre os nobres de Jerusalém durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Isaías 1:1). No seu contexto histórico, os povos de Israel (o reino do norte) e Judá (o reino do sul) viviam preocupados com a ameaça assíria. Os assírios destruíram a capital de Israel em 722/721 a.C. e, nos anos seguintes, destruíram várias cidades de Judá e chegaram a cercar Jerusalém. Enquanto a tendência humana é de atribuir conflitos deste tipo a problemas políticos, a mensagem deste profeta foi clara. Judá sofria porque vivia em rebeldia contra Deus: “Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo”(Isaías 1:5).
Em contraste com a impotência e a impureza de Judá, Isaías destaca as características de Deus. Mais de 60 vezes, Deus é chamado de“SENHOR dos Exércitos”, uma expressão que enfatiza a sua onipotência e capacidade de defender os fiéis e castigar os ímpios: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus”(Isaías 44:6). “Santo de Israel”, um termo usado mais em Isaías do que em todos os outros livros da Bíblia, frisa sua separação absoluta do pecado: “Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti” (Isaías 12:6).
Na leitura de Isaías, observamos duas divisões principais. Os primeiros 39 capítulos tratam principalmente da circunstância do povo naquela época do Antigo Testamento, e os últimos 27 capítulos apontam para o Servo Sofredor e a salvação que viria por meio do Messias. Nestes capítulos, o Senhor revelou aspectos importantes do seu plano, incluindo o sacrifício de Jesus pelos nossos pecados e a vinda do Reino de Cristo, profecias cumpridas no Novo Testamento. Observemos os assuntos tratados nos capítulos de Isaías:
Capítulos 1 a 12 contêm várias profecias sobre o povo de Judá e sua cidade principal, Jerusalém.
Capítulos 13 a 24 falam de castigo divino de nações pagãs.
Capítulos 25 a 27 asseguram os fiéis da proteção divina.
Capítulos 28 a 35 chamam o povo a confiar em Deus e não nas alianças com outras nações.
Capítulos 36 a 39 narram alguns fatos do reinado de Ezequias e o livramento de Jerusalém quando o povo foi ameaçado pelos assírios.
Capítulos 40 a 66 falam sobre o Servo do Senhor e seu Reino. Estes capítulos incluem algumas das mais ricas profecias messiânicas do Antigo Testamento, e são citados frequentemente no Novo Testamento.
Por causa da riqueza da sua mensagem sobre a salvação que Deus preparava para aqueles que chegariam a confiar plenamente nele, o livro deIsaías tem sido descrito como o evangelho do Antigo Testamento. É um livro que merece nosso estudo cuidadoso!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....