7 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica

Rute: Uma Viúva Abençoada

O livro de Rute relata a história de uma família, com ênfase em duas mulheres, da época dos juízes. A história nos lembra que, mesmo nos períodos mais tristes da história, Deus não deixa de agir a favor dos fiéis. Apesar de toda a maldade em Israel no período dos juízes, ainda houve pessoas boas que demonstravam o amor para com seus próximos.
Elimeleque, um homem da tribo de Judá, levou a sua família a morar em Moabe por causa das condições precárias na sua própria terra. Quando Elimeleque morreu, sua viúva, Noemi, ficou com seus dois filhos naquela terra estranha. Seus filhos se casaram com mulheres moabitas mas, alguns anos depois, a situação da família se complicou mais ainda com a morte dos filhos de Noemi. Ela decidiu voltar para sua terra onde esperava achar o apoio de parentes. Uma das noras, Rute, insistiu em voltar com ela, afirmando sua lealdade à sogra e, mais importante, ao Deus que ela servia.
É fácil ler e entender este pequeno livro, que narra esta experiência de Noemi e Rute.
Capítulo 1 trata do tempo da família em Moabe, fornecendo o pano de fundo para entender o resto do livro, e termina com a volta de Noemi para sua terra.
Capítulos 2 e 3 explicam como Rute conheceu Boaz, parente da família de Noemi. Este homem mostrou compaixão e percebeu o bom caráter desta viúva jovem. O respeito mútuo levou ao interesse romântico.
Capítulo 4 descreve o casamento e a família construída por Boaz e Rute. Descobrimos, aqui, a importância deste casal na história da nação de Israel e da humanidade, pois entra na lista dos antepassados do rei Davi e, consequentemente, de Jesus Cristo.
Vale a pena refletir sobre as lições valiosas deste livro. Entre elas:
1) A lealdade. Quando Noemi decidiu voltar para sua terra, Rute insistiu em acompanhá-la e demonstrou sua lealdade à sogra e, mais importante, a Deus (lembre-se de que ela veio de outra terra e de um povo idólatra). Rute disse: “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rute 1:16-17).
2) A bondade. Antes de nascerem sentimentos românticos entre os dois, Boaz demonstrou compaixão para com Rute e foi generoso para com ela e Noemi.
3) O cumprimento de dever. Observamos ao longo do livro uma atitude de cumprir deveres impostos pela Lei que governava os judeus. Boaz cumpriu suas obrigações em deixar espigas no campo para os pobres recolherem, e respeitou os direitos de um outro parente quando pensou em casar-se com Rute.
4) Deus usa meios surpreendentes para cumprir a sua palavra. Noemi sofreu quando perdeu o marido e os filhos. Rute, uma estrangeira, também sofreu a morte do primeiro marido. Poderiam ter sido esquecidas lá em Moabe. Mas Deus não se esqueceu delas, e foram especialmente abençoadas em entrarem na linhagem que traria ao mundo todos os reis de Judá e, mais importante ainda, o próprio Jesus Cristo!
Rute conta uma história linda e cheio de significado. Além de fornecer informações históricas interessantes, apresenta ricas lições sobre o verdadeiro amor.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 5  B. O Juízo Definido. 1:7-13. 7. Cala-te diante do SENHOR. As pessoas que apostataram ao ponto...