8 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Samuel: O Começo do Reino de Israel

Os livros de 1 e 2 Samuel recebem seu nome do personagem principal do início desta parte da história de Israel. Neste artigo, vamos considerar o primeiro destes dois livros.
Samuel, um sacerdote e juiz, foi a pessoa usada por Deus para fazer a transição dos juízes aos reis. Os primeiros capítulos do livro mostram os problemas constantes de Israel no período dos juízes, reforçando a mensagem dos dois livros anteriores. O resto do livro fala do reinado de Saul, primeiro rei de Israel, mas inclui muita ênfase na vida de Davi, o homem escolhido por Deus para ser sucessor de Saul. Com poucas exceções, a narrativa de 1 Samuel segue a sequência cronológica.
Capítulos 1 a 3 relatam o nascimento e a infância de Samuel e mostram a depravação dos filhos de Eli, homens que abusavam sua posição como sacerdotes.
Capítulos 4 a 6 registram uma crise em Israel. Deus usou os filisteus para exterminar a casa de Eli. Ao mesmo tempo, a arca da aliança (o móvel mais sagrado em Israel) foi tirada dos israelitas e passou décadas longe do local onde os israelitas adoravam ao Senhor.
Capítulo 7 fala do livramento de Israel das mãos dos filisteus e descreve o trabalho de Samuel como juiz em Israel.
Capítulos 8 a 10 descrevem o início do reino de Israel. O povo pediu um rei, rejeitando o domínio direto de Deus sobre a nação, e o Senhor lhe deu um rei do tipo que as pessoas esperavam. Saul, um homem da tribo de Benjamim, foi escolhido como primeiro rei de Israel.
Capítulo 11 conta a história de uma batalha que ganhou para Saul o apoio popular de Israel. Ele conduziu os israelitas na batalha contra os amonitas e livrou do poder deles a cidade de Jabes-Gileade, na Transjordânia.
Capítulo 12 contém o discurso de despedido de Samuel, que incentivou o povo a ser fiel ao Senhor. Ele avisou, também, das consequências que viriam sobre o povo se fosse desobediente a Deus. Esta mensagem nos lembra dos discursos finais de Moisés e Josué.
Capítulos 13 a 15 explicam os graves erros de Saul que seriam motivo de Deus recusar estabelecer a dinastia deste benjamita. Por causa da rebeldia e ambição egoísta deste rei, Deus avisou que daria o reino para outra família. Logo descobrimos que a dinastia permanente começaria com Davi.
Capítulos 16 e 17 usam três episódios para introduzir Davi, o jovem que seria o segundo rei de Israel. Ele foi ungido por Samuel, foi chamado para tocar sua harpa para acalmar o rei, e, na história mais conhecida da sua juventude, foi usado por Deus para vencer o gigante Golias.
Capítulos 18 a 26 relatam o período de conflito entre Saul, que foi tomado de paranoia, e Davi, que esperava com paciência o momento determinado por Deus para aceder ao trono. Em vários momentos, Saul tentou matar Davi, mas este recusou a levantar sua mão contra o rei legítimo de Israel.
Capítulos 27 a 31 descrevem a guerra entre os israelitas e os filisteus que levou à morte de Saul, abrindo lugar para a coroação de Davi como rei de Israel. O próximo livro, 2 Samuel, começa com o início do reinado de Davi.
1 Samuel é de grande importância histórica. Entre suas lições mais importantes são as palavras de Samuel a Saul: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Samuel 15:22). Sacrifícios serviam como pedidos de perdão. É melhor fazer o certo do que pedir desculpas depois!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 4  lI. Uma Advertência do Juízo Iminente. 1:2-18. A. O Juízo Anunciado. 1:2-6. 2. De fato consum...