18 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Mateus: Evangelho de Jesus, o Rei dos Judeus

O primeiro livro do Novo Testamento é um dos quatro registros da vida de Jesus conhecidos como os evangelhos. Mateus escreveu principalmente para mostrar aos judeus que Jesus é o Messias das profecias do Antigo Testamento, mas o livro é valioso para todos – judeus e outros – para conhecer o Filho de Deus e seu trabalho importante aqui na terra.
Mateus, conhecido também como Levi, foi um dos apóstolos de Jesus. Ele acompanhou o Senhor durante seu ministério e, depois, escreveu sobre a vida e o ensinamento do seu Mestre. Mateus, como Lucas, traça a história desde o nascimento de Jesus, mas dedica quase todo o livro à vida adulta, especificamente ao período do ministério do Senhor nos últimos três anos da sua vida.
O livro de Mateus cita dezenas de profecias do Antigo Testamento, frequentemente ligando estas profecias aos atos e às palavras de Jesus. Mais de 12 vezes, o livro fala especificamente sobre os acontecimentos como cumprimento de profecias do Velho Testamento. Estas citações são argumentos importantes para defender a posição de Jesus como o Messias, o Ungido prometido ao longo dos séculos anteriores.
Observemos o conteúdo de Mateus:
Capítulos 1 e 2 falam do nascimento e infância de Jesus, começando com a genealogia a partir de Abraão, o pai da nação.
Capítulo 3 descreve o trabalho preparatório de João Batista e o batismo de Jesus no rio Jordão.
Capítulo 4 relata as tentações que Jesus enfrentou no deserto e o início do seu trabalho de pregar o evangelho do reino de Deus.
Capítulos 5 a 7 apresentam o Sermão do Monte, uma mensagem que pode ser vista como a constituição do reino do Senhor. Esta pregação é de suma importância no ensinamento de Jesus.
Capítulos 8 a 18 continuam o foco no trabalho de Jesus na Galileia. Nestes capítulos, encontramos diversos milagres que Jesus realizou para defender suas afirmações. Neste período, ele escolheu 12 homens como apóstolos para levar a mensagem aos outros, começando com os próprios judeus. Ele usou, também, muitas parábolas para ensinar verdades espirituais por meio de comparações com coisas do dia a dia. Um dos eventos mais importantes desta parte do livro é a transfiguração, um acontecimento impressionante que provou para os apóstolos presentes a posição de Jesus como o Filho de Deus (Mateus 17:1-8).
Capítulos 19 e 20 falam do período do ensinamento de Jesus na Pereia, região do lado oriental do rio Jordão.
Capítulos 21 a 28 focalizam uma semana na vida de Jesus, seus últimos dias na Judeia e sua morte, sepultamento e ressurreição. O livro termina com as orientações que ele deu aos apóstolos, os homens enviados ao mundo com esta mensagem salvadora de Jesus Cristo.
No estudo de Mateus, temos o privilégio de examinar a vida da pessoa mais importante de toda a história. Depois de séculos de profecias nas Escrituras judaicas, a esperança dos servos de Senhor foi realizada na vinda ao mundo de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele apresentou desafios críticos para seus ouvintes e, por meio deste registro escrito, para todos nós. Jesus nos chama para uma transformação de caráter para nos tornarmos cidadãos do reino de Deus!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 10 10. Isso lhes sobrevirá por causa da sua soberba. Um espírito orgulhoso precede a queda (Prov...