19 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Marcos: Jesus em Ação

O livro de Marcos é o menor dos quatro registros do evangelho no Novo Testamento, e é um excelente ponto de partida para conhecer a história de Jesus Cristo. Marcos se destaca entre os evangelhos por ser breve, objetivo e focado nos atos de Jesus mais do que nas suas palavras. Este livro inclui várias das parábolas e outros ensinamentos do Senhor, mas enfatiza os milagres realizados e a maneira que ele se conduzia no meio do povo.
O Novo Testamento relata algumas informações sobre João Marcos, reconhecido desde antiguidade como o autor deste livro. Ele era filho de uma mulher chamada Maria, dona de uma casa espaçosa em Jerusalém onde cristãos se reuniam (Atos 12:12). O primo de Marcos, Barnabé (Colossenses 4:10), era um dos pregadores mais influentes no trabalho relatado no livro de Atos. Barnabé foi o apelido deste homem, que ele recebeu pelas suas atitudes de exortar e animar os irmãos (Atos 4:36). Quando Barnabé e Paulo partiram na sua viagem missionária, levaram João Marcos como auxiliar (Atos 13:1-6). Ele acompanhou o trabalho em Chipre, mas desistiu quando a viagem ficou mais difícil (Atos 13:13). Por este motivo, Paulo recusou levar Marcos na sua segunda viagem. Ele achou melhor levar para a Ásia e Europa um outro colaborador, Silas, enquanto Barnabé e Marcos voltassem para reforçar o trabalho feito na ilha de Chipre (Atos 15:36-41).
Anos depois, Paulo reconheceu o crescimento de Marcos e seu valor no trabalho do evangelho. Ele foi um dos irmãos judeus que mais ajudava Paulo durante sua prisão (Colossenses 4:10-11; Filemom 24). No final da sua vida, Paulo pediu mais uma vez a ajuda de Marcos (2 Timóteo 4:11). Se o comentário de Pedro sobre seu filho Marcos refere-se ao mesmo Marcos, seria mais uma explicação da influência de outro apóstolo na vida deste servo (1 Pedro 5:13). João Marcos teve o privilégio de viver e servir no meio de pessoas que conheciam Jesus pessoalmente, e de testemunhar o efeito do evangelho na vida de milhares de pessoas naquela primeira geração da divulgação desta mensagem salvadora.
Este registro da vida de Jesus foi destinado principalmente aos gentios, talvez romanos. Em contraste com Mateus, o livro de Marcos contém poucas citações do Antigo Testamento. O autor fez questão de explicar costumes dos judeus (Marcos 7:3-4) e de traduzir palavras do aramaico ao grego (Marcos 3:17; 5:41; 7:11). Também usou o sistema romano para marcar horas (Marcos 6:48; 13:35).
Observamos na leitura de Marcos o conteúdo básico:
Capítulo 1 fala do trabalho de João Batista e o início do ministério de Jesus.
Capítulos 1 a 9 registram as ações de Jesus durante seu ministério na Galileia.
Capítulo 10 focaliza o trabalho de Jesus na Pereia, a região a leste do rio Jordão.
Capítulos 11 a 15 falam da última semana antes de morte de Jesus e registram sua crucificação em Jerusalém.
Capítulo 16 fala do período entre a ressurreição e a ascensão do Senhor.
O evangelho relatado por Marcos apresenta Jesus ativo. O ritmo é rápido, seguindo as jornadas, as conversas e os milagres do Mestre. A leitura deste evangelho leva, na média, menos de duas horas e nos oferece uma oportunidade de observar como Jesus agiu no seu contato com homens e mulheres como nós. Os desafios no final do livro, dados para os apóstolos e por eles repassados para outros (veja 2 Timóteo 2:2), servem para nos lembrar da importância desta mensagem para todos. Jesus disse aos apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer ser condenado” (Marcos 16:15-16).
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 8 B. Uma Detalhada Advertência de Juízo. 2:4 – 3:8. 1) A Terra dos Filisteus. 2:4-7. 4. Porque G...