21 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Lucas: Uma Narração Coordenada da Vida de Jesus

Autor do terceiro dos relatos bíblicos do evangelho e do livro de Atos, Lucas pode ser considerado o principal historiador da igreja do primeiro século. Quando juntamos os livros de Lucas Atos, temos uma breve história de mais de 60 anos na qual Deus comunicou aos homens sua graça e desejo de salvá-los por meio do seu filho, Jesus Cristo.
O médico que escreveu estes livros é citado por nome poucas vezes no Novo Testamento. Ele estava com Paulo quando este escreveu suas cartas da prisão (Colossenses 4:14; Filemom 24). No final de sua vida, Paulo comentou novamente da presença de Lucas com ele (2 Timóteo 4:11). A leitura cuidadosa do livro de Atos, porém, revela a participação de Lucas em boa parte da segunda e da terceira das viagens missionárias de Paulo, pois sua narração inclui longos trechos nos quais ele fala sobre “nós” e não “eles” (veja exemplos em Atos 16:10-17; 20:5-7 etc.).
É provável que Lucas tenha feito pesquisas sobre a vida de Jesus durante o tempo que acompanhou Paulo, talvez durante a prisão deste apóstolo em Cesareia, cidade próxima às regiões onde Jesus vivia poucas décadas antes. O livro de Lucas foi escrito especificamente para Teófilo, um nome que significa “um que ama a Deus” ou “amigo de Deus”.
Os evangelhos são relatos paralelos que duplicam alguns dos mesmos acontecimentos e ensinamentos de Jesus. Lucas, porém, inclui muitos fatos não relatados nos outros. Entre as parábolas relatadas exclusivamente neste livro estão as histórias do bom samaritano (Lucas 10:25-37), do agricultor rico (Lucas 12:16-21), do filho pródigo (Lucas 15:11-32) e de dois homens que oravam no templo (Lucas 18:9-14). Milagres relatados somente por Lucas incluem a ressurreição do filho da viúva em Naim (Lucas 7:11-18), a cura dos dez leprosos (Lucas 17:11-19) e a restauração da orelha do servo do sumo sacerdote (Lucas 22:50-51).
Na leitura de Lucas, observamos o conteúdo dos capítulos:
Capítulos 1 e 2 relatam o nascimento de João Batista e de Jesus, e alguns fatos da sua infância.
Capítulos 3 e 4 descrevem as preparações feitas antes de Jesus começar sua pregação pública.
Capítulos 4 a 9 apresentam atos de ensinamentos de Jesus durante seu ministério na região da Galileia.
Capítulos 9 a 19 falam do trabalho de Jesus a caminho de Jerusalém.
Capítulos 19 a 23 relatam acontecimentos da última semana antes da morte e descrevem a condenação e a crucificação do Senhor em Jerusalém.
Capítulo 24 fala sobre a ressurreição e as orientações que Jesus deu aos seus seguidores antes da sua ascensão ao céu.
Ao longo desta leitura, observamos a ênfase de Lucas em alguns aspectos do trabalho de Jesus. Ele destaca várias vezes a atenção que Jesus deu aos menosprezados, especialmente mulheres, crianças e os pobres. Jesus não julgava as pessoas por sua posição socioeconômica. Como imitadores do Mestre, devemos reconhecer o valor eterno de todos.
Lucas inclui, também, uma ênfase nas orações de Jesus, relatando mais de doze vezes que o Filho conversou com seu Pai em oração. Se o próprio Jesus considerou as orações importantes, nós devemos valorizar o privilégio de nos comunicarmos com Deus.
Lucas nos ensina sobre o maior homem de todos os tempos, o Filho de Deus que veio do céu para nos resgatar dos nossos pecados e nos ensinar como viver!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 5  B. O Juízo Definido. 1:7-13. 7. Cala-te diante do SENHOR. As pessoas que apostataram ao ponto...