24 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Romanos: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

A carta do apóstolo Paulo aos cristãos em Roma exige esforço e estudo cuidadoso, mas, em compensação, nos oferece a oportunidade de apreciar a grandeza da obra de Deus para salvar todos que aceitam o evangelho de Jesus Cristo. Geralmente considerado o livro mais profundo do Novo Testamento, Romanos apresenta a graça como aspecto fundamental do caráter de Deus e o evangelho como o meio de oferecer esta graça aos pecadores.
Paulo nos dá algumas informações sobre a circunstância da carta de Romanos. Ele fala de planos para visitar Roma depois de terminar a sua viagem (Romanos 1:10-15). Estava se preparando para levar as ofertas das igrejas da Macedônia e da Acaia aos santos necessitados em Jerusalém. Depois de visitar Jerusalém, queria iniciar outra viagem para a Espanha, parando algum tempo na Itália no caminho (Romanos 15:22-33). Concluímos que Paulo teria escrito essa carta durante o tempo citado em Atos 20:2-3, quando permaneceu na Grécia por três meses na sua terceira viagem missionária.
Romanos é um livro de ensinamento profundo e rico. Nele Paulo mostra o problema de todos os homens: “Não há justo, nem um sequer”(Romanos 3:10); “...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23); “...o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23);“...a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram” (Romanos 5:12).
Mas a mensagem é esperançosa, não pessimista. Paulo descreve o evangelho como “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). Pecadores são “justificados gratuitamente, por sua graça” (Romanos 3:24). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). “...o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
A carta aos Romanos anima os santos nas suas batalhas diárias contra a tentação e outras provações: “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.... muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”(Romanos 5:9-10). “...muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de ... Jesus Cristo” (Romanos 5:17).
Paulo afirma que todas as três pessoas divinas agem para o nosso bem: “... o mesmo Espírito intercede por nós” (Romanos 8:26-27). “... Cristo Jesus...também intercede por nós” (Romanos 8:34). “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). A participação ativa de Deus em nossa salvação leva à vitória: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37). Mesmo tratando de alguns fatos complexos e difíceis de serem compreendidos pelos leitores (até hoje), Paulo comunica sua confiança total na sabedoria de Deus: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos” (Romanos 11:33).
O livro de Romanos pode ser dividido em duas partes principais:
Capítulos 1 a 11 apresentam os argumentos doutrinários, demonstrando o tamanho do problema do pecado e a resposta divina: a graça de Deus para com todos que obedecem pela fé. Nestes capítulos, Paulo mostra que todos - judeus e outros - são pecadores que precisam do sacrifício de Jesus Cristo para ser salvos.
Capítulos 12 a 16 oferecem ensinamentos práticos sobre a vida de pessoas resgatadas por Jesus. Reconhecendo a grandeza da graça salvadora de Deus, devemos nos conduzir como servos fiéis, mostrando reverência para com o Senhor, e bondade para com os outros homens.
Em Romanos, Paulo claramente mostra que o evangelho de Jesus “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 4  lI. Uma Advertência do Juízo Iminente. 1:2-18. A. O Juízo Anunciado. 1:2-6. 2. De fato consum...