26 de abril de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Coríntios: Tentando Resgatar uma Igreja Problemática

Enquanto Paulo pregava em Éfeso, onde permaneceu durante três anos na sua terceira viagem missionária, ele encaminhou à igreja de Corinto a epístola que conhecemos como 1 Coríntios.
A igreja em Corinto surgiu como resultado do trabalho realizado por Paulo e outros na sua primeira viagem, poucos anos antes. Atos 18 fala sobre este trabalho e o apoio de Silas, Timóteo e um casal que se tornaria importante na divulgação do evangelho, Áquila e Priscila. Paulo dedicou um ano e meio ao trabalho em Corinto e naturalmente desejava o bem destes irmãos.
Nos anos seguintes, antes de Paulo chegar novamente a Corinto, surgiram vários problemas na igreja. A mera presença de tantos problemas naquela igreja nos ensina uma coisa importante: dons não são garantia de fidelidade. Como percebemos nos capítulos 12 a 14 deste livro, a igreja de Corinto foi abençoada com diversos dons do Espírito Santo. Falavam em línguas e profetizavam, mas não eram fieis ao Senhor! Tinham brigas feias entre si, praticavam discriminação socioeconômica na igreja, ensinavam doutrinas distorcidas, esqueciam-se dos seus papeis no serviço a Deus e até negavam a ressurreição de Jesus Cristo! Muitos hoje erram da mesma maneira. Buscam dons e destaque, mas não se dedicam à fidelidade a Deus e ao desenvolvimento do seu caráter. Ser dotado de dons não significa ser fiel ao Senhor!
Consideremos o conteúdo de 1 Coríntios:
Capítulos 1 a 4 tratam do problema fundamental de divisões na igreja. Os princípios ensinados aqui demonstram bem os problemas atrás das divisões religiosas que ainda existem. A noção de diversas denominações com suas práticas, doutrinas e tradições diferentes não vem do Senhor que morreu para estabelecer sua própria igreja (Mateus 16:18).
Capítulos 5 a 7 são dedicados a uma série de problemas específicos que haviam surgido entre os coríntios. Paulo fala de como lidar com um pecador na igreja que não havia se arrependido da sua imoralidade, de como resolver conflitos entre irmãos e responde a algumas dúvidas sobre o casamento e divórcio.
Capítulos 8 a 10 falam sobre o problema de participação da idolatria e apresentam alguns ensinamentos importantes sobre o equilíbrio entre a liberdade pessoal e o amor fraternal.
Capítulo 11 ensina sobre respeito para com as coisas de Deus e os papeis por ele definidos. Neste capítulo, ele ensina sobre a relação entre Deus Pai, Jesus, homens e mulheres, e também ensina sobre a maneira certa de participar da Ceia do Senhor, na qual lembramos a morte de Jesus pelos nossos pecados.
Capítulos 12 a 14 tratam de um assunto extremamente problemático para os coríntios, e para muitos que procuram seguir a Jesus nos dias atuais. É o maior trecho do Novo Testamento sobre os dons milagrosos que o Espírito Santo deu aos apóstolos e alguns outros cristãos na igreja primitiva para confirmar o evangelho revelado naquela época.
Capítulo 15 defende uma doutrina fundamental do evangelho, a ressurreição dos mortos. Paulo mostra que o evangelho sem a ressurreição seria uma mensagem vazia e sem esperança.
Capítulo 16 começa com instruções sobre as contribuições voluntárias dos irmãos para ajudar santos necessitados em outro lugar, e encerra com vários recados pessoais que Paulo passou para animar os irmãos. Ele inclui neste capítulo uma exortação que bem resume a mensagem prática do evangelho: “Todos os vossos atos sejam feitos com amor” (1 Coríntios 16:14).
O estudo cuidadoso de 1 Coríntios nos ajuda em nossa busca da vontade do Senhor.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....