11 de maio de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
2 Pedro: Lembranças Esperançosas


O apóstolo Pedro foi um grande homem usado por Jesus para iniciar sua igreja e divulgar a mensagem do evangelho. Apesar dos frequentes tropeços deste discípulo, percebemos nele a sinceridade de alguém que acreditava no seu Senhor e que daria tudo para servir “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Jesus escolheu bem quando deu para este homem as chaves do seu reino (Mateus 16:18-19) e mandou que cuidasse do seu rebanho (João 21:15-17). 
O serviço de Pedro não foi fácil. Sofreu prisões, perseguições e, conforme a profecia do próprio Jesus, foi martirizado por sua fé (João 21:18-19). Pouco antes de ser sacrificado por seu Mestre (2 Pedro 1:13-14), Pedro escreveu o livro que conhecemos como a Segunda Epístola de Pedro, ou simplesmente 2 Pedro. 
Os pontos principais dos três capítulos deste livro são facilmente lembrados pelas suas perspectivas cronológicas:
Capítulo 1 olha para o passado, frisando a importância de lembrar tudo que Deus revelou aos homens por meio de Pedro e outros servos.
Capítulo 2 considera o presente, e trata dos desafios que seguidores de Jesus enfrentam no dia a dia. Especificamente, Pedro alerta sobre o perigo de sermos seduzidos a voltar ao pecado.
Capítulo 3 apresenta o objetivo futuro, a esperança de estar com o Senhor na eternidade, como motivação para incentivar a fidelidade a Cristo.
Há várias mensagens de grande importância em 2 Pedro. Quero destacar duas:
1) Deus encerrou sua revelação completa no primeiro século. Jesus ensinou muitas coisas durante seu ministério terrestre (Hebreus 2:3). Depois de voltar para o céu, ele enviou o Espírito Santo com os propósitos específicos de relembrar os apóstolos dos seus ensinamentos e completar o processo com a revelação de todas as coisas que Deus preparou para o homem (João 14:25-27). Quando Pedro chegou ao final da sua vida, ele poderia ter falado de futuras revelações por meio de sucessores ou de revelações constantes para crentes de todas as épocas, mas não fez nem uma coisa nem a outra. Ele disse nesta epístola que Deus já deu aos homens “todas as coisas que conduzem à vida e a piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pedro 1:3) e que a verdade já estava presente com os leitores da sua epístola (2 Pedro 1:12). Nem o próprio Pedro, nestes últimos momentos da sua vida, falou de revelar alguma novidade. Pelo contrário, ele apenas procurou relembrar os irmãos da verdade já revelada (2 Pedro 1:12-15). Qualquer um que alega ter recebido alguma nova revelação divina se coloca acima do próprio apóstolo Pedro e traz sobre si a condenação de Deus (Gálatas 1:8-9). Deus revelou a sua palavra completa no primeiro século.
2) Os cristãos precisam ter cuidado para não cair na condenação. Nos séculos entre o Novo Testamento e os dias de hoje, alguns homens inventaram a doutrina da impossibilidade da apostasia, afirmando que uma vez que a pessoa foi resgatada dos seus pecados pelo sangue de Jesus, se torna impossível cair de novo e ser condenada. Pedro, porém, não ensinou tal doutrina. Ele avisou sobre o perigo de levantarem pessoas entre os cristãos ensinando “heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2:1). Ele falou das consequências de acreditar em tais falsos mestres: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro” (2 Pedro 2:20). Pedro ainda reforçou este ponto comparando o cristão desviado com um porco que volta à lama e um cachorro que ingere seu próprio vômito, figuras nojentas para nos alertar (2 Pedro 2:21-22). É possível cair e ser condenado. Sabendo deste perigo, devemos vigiar constantemente!
Pedro, no final da sua vida, estimulou todos os cristãos a perseverarem para receber a vida eterna!
(por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....