2 de maio de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Tessalonicenses: Novos Cristãos Enfrentam Desafios

Na sua segunda viagem, Paulo foi impelido por Deus a sair da Ásia Menor e levar o evangelho à Europa, começando na província da Macedônia. Pregou primeiro em Filipos (Atos 16), depois passou por Anfípolis e Apolônia para chegar a Tessalônica (Atos 17:1). Permaneceu pouco tempo, provavelmente menos de um mês, em Tessalônica e, por causa da perseguição pelos judeus, continuou a viagem para Bereia e Atenas (Atos 17:10-15).
Não querendo deixar os novos cristãos da Macedônia desamparados, Paulo pediu que Silas e Timóteo ficassem com eles enquanto ele continuou sua viagem para a Grécia. Ele esperou estes companheiros em Atenas, mas quando demoraram a chegar, ele continuou sua viagem até Corinto (Atos 18:1,5) onde Silas e Timóteo o alcançaram. A comparação destes fatos com um comentário de Paulo em 1 Tessalonicensesnos permite determinar de onde Paulo enviou esta pequena epístola, pois ele disse: “Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor...” (1 Tessalonicenses 3:6). Esta epístola foi escrita em aproximadamente 50 d.C.
A primeira carta aos tessalonicenses apresenta, então, orientações apostólicas a uma igreja nova. Por um lado, revela a alegria de Paulo pelo crescimento e determinação destes novos irmãos (1 Tessalonicenses 3:9). Na oração inicial de Paulo nesta carta, ele elogiou a firmeza e a dedicação evangelística deles: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma” (1 Tessalonicenses 1:6-8).
Ao mesmo tempo, esta epístola nos mostra alguns dos desafios e perigos que recém-convertidos enfrentam na sua caminhada de fé. Paulo demonstrou sua preocupação com esses irmãos. Como os primeiros passos de uma criancinha quando aprende andar, os primeiros passos da vida de um novo cristão podem ser bem difíceis, e o risco de cair é grande. O apóstolo usou várias figuras de relações familiares para comunicar seu cuidado: (1) Ele pensava sobre os tessalonicenses como uma mãe carinhosa pensa do seu bebê (1 Tessalonicenses 2:7); (2) Ele instruía e admoestava como um pai faria para educar seus filhos (1 Tessalonicenses 2:11); (3) Por outro lado, o próprio Paulo carecia do contato com eles, sentindo-se como criança separada dos pais (1 Tessalonicenses 2:17).
Em pouco tempo de existência, provavelmente alguns meses, a igreja de Tessalônica já corria alguns riscos devido a interpretações distorcidas do ensinamento recebido e por causa das tentações de voltar aos pecados que praticavam antes da sua conversão. Eles entendiam bem a prática do amor entre irmãos (1 Tessalonicenses 4:9-10), mas precisavam de esclarecimentos sobre a vinda do Senhor e a ressurreição dos fieis que já faleceram (1 Tessalonicenses 4:13-18). Como Paulo costumava fazer nas suas cartas, dedicou a última parte de 1 Tessalonicenses às instruções práticas sobre a conduta dos cristãos, assim agindo para evitar os desvios da fé. Entre outras orientações, ele incentivou os irmãos a serem ativos na exortação e admoestação uns dos outros (1 Tessalonicenses 5:14).
Encontramos nos capítulos de 1 Tessalonicenses os seguintes assuntos principais:
Capítulo 1 contém a oração de Paulo em gratidão pelo progresso desses irmãos.
Capítulos 2 e 3 lembram os tessalonicenses da preocupação de Paulo e seus cooperadores pelo bem-estar espiritual deles.
Capítulos 4 e 5 apresentam as respostas de Paulo a algumas dúvidas e encerram com dicas práticas sobre o procedimento dos servos do Senhor.
O livro de 1 Tessalonicenses contém instrução útil para cristãos de todas as idades e de todos os níveis de maturidade espiritual.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....