4 de maio de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica

1 Timóteo: As Responsabilidades dos Servos de Cristo

O livro que conhecemos como 1 Timóteo foi uma das últimas epístolas escritas pelo apóstolo Paulo, um dos homens mais influentes na igreja de Jesus Cristo. Paulo sabia que sua morte estava se aproximando e desejava deixar com Timóteo, seu filho espiritual, algumas últimas orientações para guiar o trabalho deste servo.
Do começo ao fim desta epístola, a ênfase está no serviço. É claro que Paulo fala do serviço do próprio Timóteo, mas ele inclui instruções para várias classes de cristãos e comenta sobre seu próprio serviço como apóstolo de Jesus. Enquanto as cartas a Timóteo e Tito são comumente conhecidas como as epístolas pastorais (uma identificação infeliz, uma vez que nem Paulo nem os destinatários das cartas são chamados pastores nas Escrituras), seria melhor pensar de epístolas para servidores, que é o foco real das suas mensagens.
Qualquer pessoa que ensina a palavra de Deus aos outros deve dedicar bastante tempo ao estudo dessas cartas. Enquanto muitos líderes religiosos enfatizam relacionamentos sociais e superficiais com base em psicologia, Paulo frisa a importância em relacionamentos profundos e espirituais baseados na verdade absoluta da palavra revelada por Deus. Para ter relacionamentos bem-sucedidos entre Deus e nós, é preciso aceitar e segurar bem a palavra que Jesus, Paulo, Pedro e outros nos revelaram nas Escrituras. 
Na leitura de 1 Timóteo, encontramos ênfase em vários temas relacionados à palavra e aos deveres dos servos.
Capítulo 1 focaliza a missão dos servos que pregam a palavra. Paulo explica os motivos de incentivar Timóteo a permanecer em Éfeso: combater as influências de doutrinas distorcidas, chamando os ouvintes a servirem com coração puro, consciência boa e fé pura. Ele inclui neste capítulo comentários sobre sua própria missão e chama Timóteo a combater o bom combate espiritual.
Capítulo 2 fala sobre responsabilidades importantes de homens e mulheres. Ele chama os homens a serem santos nas suas orações constantes e pede que as mulheres mantenham suas boas obras e comportamento digno de servas do Senhor.
Capítulo 3 apresenta as qualificações para servos especiais na igreja. As qualidades necessárias para servir em funções como bispo (pastor, presbítero) e diácono envolvem o caráter, as habilidades e a conduta das famílias destes servos. 
Capítulo 4 fala do perigo real de sermos enganados por falsos mestres e da importância de servos como Timóteo manterem vidas exemplares.
Capítulo 5 oferece orientações sobre a maneira de tratar várias classes de pessoas, sejam idosas ou jovens, e especialmente destaca o tratamento diferenciado para algumas viúvas e para os presbíteros.
Capítulo 6 ensina sobre a importância de usar qualquer circunstância na vida para servir. Paulo cita dois extremos de posições socioeconômicas, os escravos e os ricos, para mostrar que todos podem e devem usar suas oportunidades e posições para servir a Deus e servir aos outros.
Paulo encarregou Timóteo com o trabalho de transmitir estes ensinamentos aos outros, tanto pelas palavras faladas como pelo exemplo da sua vida: “Ordena e ensina estas coisas. Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino....Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” (1 Timóteo 4:11-13,16). 
(-por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5   ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4....