6 de maio de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Tito: O Papel do Cristão Nesta Vida

O livro de Tito, uma pequena carta enviada pelo apóstolo Paulo ao seu filho espiritual, Tito, foi provavelmente uma das últimas epístolas de Paulo. É provável que tenha sido escrito após a prisão registrada no final de Atos e pouco antes da prisão final de Paulo citada em 2 Timóteo. Sua mensagem é muito parecida com as orientações dadas nas duas epístolas do mesmo autor a Timóteo, outro filho espiritual de Paulo.
Como pregador do evangelho (boa nova), Paulo escreveu sobre os elementos fundamentais dessa mensagem, a esperança baseada nas promessas de Deus e recebida pela fé do homem. Mas Paulo não defendia uma fé vazia ou superficial. Nas suas várias epistolas para igrejas e indivíduos, ele frisou a importância de serviço e perseverança para receber a recompensa eterna em Cristo. Por este motivo, Tito inclui orientações sobre a igreja: sua organização, sua doutrina, sua vida na prática. Lembrando que a igreja é um organismo composto de pessoas, ele oferece a Tito várias orientações sobre a conduta dos cristãos: idoso, jovens, homens, mulheres, servos e o próprio Tito.
A igreja é composta de pessoas que vivem no meio de outras pessoas. Algumas das instruções dadas por Paulo tratam da conduta do discípulo de Cristo em relação às pessoas ao seu redor. Entre outras coisas, ele ensina sobre a importância de respeitar os governantes. É interessante encontrar ensinamentos de Paulo e outros sobre a obediência ao governo, pois viviam sob o governo de Nero César, um dos piores dos imperadores romanos. Mesmo assim, Paulo não apoiou desobediência nem desrespeito para com o governo. No ensinamento do Novo Testamento, a única situação na qual o cristão deve desobedecer ao governo é no caso de ordens humanas que diretamente contradizem as ordens do Senhor. Neste caso, vale a observação dos apóstolos em Jerusalém: "Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 4:29b).
Os capítulos do livro de Tito tratam de assuntos específicos sobre a conduta de Tito e dos seus ouvintes.
Capítulo 1 identifica o autor e o destinatário da carta e mostra o contraste entre presbíteros qualificados diante de Deus e os falsos mestres que enganam com suas doutrinas erradas.
Capítulo 2 oferece orientações específicas para várias classes de pessoas. Mesmo quando Paulo ensina os jovens a respeitarem os idosos, as mulheres a serem sujeitas aos seus maridos, e os servos a obedecerem a seus senhores, ele não perde o princípio maior atrás destas instruções: Todos devem reconhecer sua sujeição a Deus!
Capítulo 3 enfatiza implicações práticas da graça salvadora na vida das pessoas resgatadas pelo poder do Pai, Filho e Espírito Santo.
A mensagem do evangelho nunca deve ser vista apenas como fatos interessantes ou observações acadêmicas. Deus mandou seu Filho, e este mandou Paulo e outros, com a intenção de transformar vidas. Paulo disse: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (Tito 2:11-14).
Reforçando esse ensinamento, Paulo ainda frisou o vínculo entre a fé e as obras de obediência: "Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens"(Tito 3:8).
É importante avaliar, aceitar e divulgar a mensagem pregada por Paulo e Tito. É esse evangelho que nos oferece a vida eterna!

(- por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 8 B. Uma Detalhada Advertência de Juízo. 2:4 – 3:8. 1) A Terra dos Filisteus. 2:4-7. 4. Porque G...