8 de maio de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Hebreus: Jesus Cristo é Superior!
A carta aos cristãos hebreus é um dos livros mais ricos do Novo Testamento. O autor deste livro apresenta e defende uma série de temas importantes, focalizando a superioridade de Jesus Cristo.
Hebreus nos convida a adorar o Senhor Jesus. Sua primazia e divindade são motivos para todas as criaturas lhe darem louvor. Deus Pai manda que os anjos adorem a Jesus, e apresenta seu Filho de um modo que todos devem admirá-lo.
Esta carta enfatiza a posição de Jesus como nosso Sumo Sacerdote. Nesta capacidade, ele entrou a nosso favor na presença do Pai, onde permanece até hoje. Por meio dele, podemos nos aproximar do trono da graça com a confiança e esperança, sabendo que ele vive para nos ajudar na caminhada para a eternidade.
O livro destaca, também, a eficácia do único sacrifício perfeito pelos pecados: o próprio Jesus Cristo. O autor mostra que os sacrifícios anteriores não resolveram o problema do pecado, “porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (Hebreus 10:4). O único sacrifício capaz de remover pecados é o próprio Cristo, que se ofereceu “uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos” (Hebreus 9:28).
Jesus, como Rei eterno, Sumo Sacerdote para sempre e sacrifício perfeito, se tornou Mediador de uma nova e superior aliança (Hebreus 8:6). Ele cumpriu o Velho Testamento e introduziu o Novo, uma aliança superior que oferece a salvação aos homens perdidos.
Além de seu grande valor em termos de doutrinas importantes sobre Jesus e seu trabalho na redenção do homem, o livro de Hebreus contém muito ensinamento prático e de fácil aplicação nas nossas vidas. O autor mostra de várias maneiras como evitar desvios da fé e oferece instrução prática sobre o comportamento esperado dos cristãos. Entre os temas destacados são o amor fraternal, a santidade, a hospitalidade e a importância de seguir bons exemplos espirituais.
Observaremos alguns fatos gerais sobre o livro. O autor não se identificou por nome no livro. Vários livros da Bíblia não incluem os nomes dos seus autores, mas foram reconhecidos e circulados entre os servos de Deus desde a antiguidade. O que importa para nós não é o nome da pessoa que escreveu, mas a mensagem do livro que vem do Senhor para nos instruir.
Considerando as evidências internas, é provável que Hebreus tenha sido escrito nos anos 60 d.C. O livro trata de uma questão que perturbava várias igrejas já nas primeiras décadas depois da morte de Jesus – a relação entre o evangelho de Cristo e a lei do Velho Testamento. Já havia passado tempo suficiente para alguns dos primeiros discípulos terem morrido (Hebreus 13:7). Os destinatários da carta já tinham algum tempo de conversão (Hebreus 10:32-35; 5:12). Algumas referências indicam que o templo em Jerusalém ainda existia (antes da destruição dele em 70 d.C.), pois o autor fala dos sacrifícios que ainda estavam sendo oferecidos (Hebreus 10:1-3) e diz que o primeiro sistema estava “prestes a desaparecer” (Hebreus 8:13).
Os capítulos do livro de Hebreus podem ser organizados desta maneira:
Capítulos 1 a 10 apresentam o argumento de que a aliança de Jesus seja superior porque o próprio Jesus é superior aos patriarcas, aos anjos, a Moisés e aos sacerdotes e sacrifícios do Antigo Testamento.
Capítulo 11 usa uma lista de exemplos de personagens do Antigo Testamento para demonstrar a necessidade da fé ativa para agradar a Deus.
Capítulos 12 e 13 oferecem orientações práticas sobre as provações, a santidade e as responsabilidades para com irmãos na fé.
Independente do nome do autor e da data de sua composição, o livro de Hebreus permanece como mensagem rica e prática, valiosa para todas as pessoas que querem agradar a Deus.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 10 10. Isso lhes sobrevirá por causa da sua soberba. Um espírito orgulhoso precede a queda (Prov...