21 de outubro de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Deus: Nosso Criador e Redentor.(parte 1)

Quando João foi convidado ao céu, ele viu o Pai e o Filho em seus papéis mais conhecidos. O Pai foi louvado como Criador (Apocalipse  4:11). O Filho foi louvado como Redentor (Apocalipse 5:9-10). Os dois foram louvados juntos, mostrando que as pessoas divinas e seus trabalhos são perfeitamente interligados (Apocalipse 5:13-14).
Sabemos que Deus é o nosso Criador, e que ele é, também, nosso Redentor. Mas, é importante parar e refletir sobre um fato claramente revelado nas Escrituras: somente o Criador pode ser o Redentor.
Deus o Criador
O primeiro versículo da Bíblia estabelece a base de tudo que vem depois: "No princípio criou Deus os céus e a terra". O mesmo capítulo afirma especificamente que Deus criou o homem (Gênesis 1:26-27). A criação é o princípio da revelação de Deus aos homens. Salmo 19:1 diz: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." Esta evidência é tão forte que Paulo considerou indesculpáveis os homens que rejeitam a existência e a soberania de Deus: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis" (Romanos 1:20). Muitas outras passagens falam sobre a posição de Deus como Criador. Todas as provas da natureza e da palavra escrita afirmam que Deus nos criou.
Deus o Salvador

A doutrina da salvação é tão importante nas Escrituras que pode ser considerada o tema principal da Bíblia. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus é descrito como Salvador. Muitos dos Salmos louvam a Deus pela salvação que ele oferece aos homens: "Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração" (7:10); "Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido" (20:6a); "O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus o SENHOR, está o escaparmos da morte" (68:20); etc. A salvação é tema importante em outros livros,também.Jeremias 30:11 diz: "Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para salvar-te...." O livro de Isaías, especialmente os últimos capítulos que falam muito sobre o Servo Messiânico, destaca o papel de Deus como único Salvador: "Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti" (43:3); "Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador" (43:11); "Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador" (45:15); "Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim" (45:21b); "Todo homem saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó" (49:26b).

A ênfase no papel de Deus como Salvador aumenta mais ainda no Novo Testamento, onde Deus Pai e seu Filho, Jesus Cristo, são descritos como Salvador. Maria pensava no Pai quando ela falou: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador" (Lucas 1:46-47). O anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento de Jesus aplicou a mesma linguagem ao Filho: "... é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lucas 2:11). Paulo chamou Jesus de Salvador: "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Filipenses 3:20). Em outros trechos, ele aplicou a mesma palavra ao Pai (veja 1 Timóteo 1:1; 2:3; 4:10).(- por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. O livro de Sofonias recebe o seu nome do profeta cujo ministério ele regis...