22 de outubro de 2016

ANDANDO NA VERDADE


Resultado de imagem para bíblia evangélica
Deus: Nosso Criador e Redentor(parte 2)
Deus o Redentor ou Resgatador
A Bíblia também usa a ideia de Redentor ou Resgatador para descrever o papel salvador de Deus. Nós freqüentemente trocamos essas   palavras, usando Salvador e Redentor como sinônimos. Os significados dessas palavras são quase iguais, mas é interessante observar que redentor é um termo mais específico que frisa um aspecto especial do trabalho salvador de Deus. A idéia de redimir ou remir é de livrar, libertar ou comprar de volta (resgatar). A lei de Moisés incluiu regras sobre o resgate de casas e campos (Levítico 27:15,19). Levítico 25:25 e Rute 2:20 mostram que os parentes tinham uma responsabilidade e direito especial em alguns casos. Esse papel pode ser descrito como "resgatador-parente".
As referências a Deus como Redentor ou Resgatador introduzem esse aspecto importante do trabalho dele. Em Êxodo 6:6, ele prometeu resgatar o povo de Israel da escravidão egípcia. Salmo 77:15 louva o Deus Redentor: "Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José." Isaías, um profeta rico em linguagem da salvação, refere repetidamente ao Senhor que redime (41:14; 43:14; 48:17). No Novo Testamento, Jesus diz que veio para "dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). O resgate não foi barato. Pedro diz que nós não fomos resgatados com ouro ou prata, mas com o precioso sangue de Jesus (1 Pedro 1:18-19).
Criador-Redentor
Já consideramos alguns exemplos que mostram que Deus é Criador, e que ele é Redentor. Agora, vamos pensar em como o Criador é o único qualificado para nos redimir. Isaías 44:24 associa essas duas idéias: "Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formoudesde o ventre materno...".  Sendo o Criador, Deus tem o direito absoluto de mandar. Ele é o único dono da criação. "Ao SENHORpertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam" (Salmo 24:1). A mesma relação do Criador às criaturas que estabelece a autoridade de Deus o faz o único com direito de redimi-las. Redimir quer dizer "comprar de volta". Os homens pertenciam ao Criador, mas se venderam ao pecado para serem escravos da injustiça (veja Romanos 6:6,12-14,16,19,20). Ele, através de Jesus, comprou de volta suas criaturas (1 Coríntios 6:19-20).
Resgatador-Parente
Isaías 43:6-7 associa a idéia de Criador com o conceito de Resgatador-Parente. Deus diz: "Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz." Da mesma forma que Boaz resgatou Rute, Deus resgata seus filhos. Ele tem o direito exclusivo de resgatar sua família, os homens e as mulheres feitos à imagem dele.
Conclusões importantes
Do ensino bíblico sobre nosso Criador e Redentor, podemos tirar algumas conclusões importantíssimas. Entre elas:
1. Deus é o único que tem direito de nos redimir. Nenhum outro é nosso Criador. Nenhum outro é o nosso dono. Este fato tem uma implicação interessante em relação à divindade de Jesus. O fato que ele é descrito como Redentor é mais uma prova que ele é realmente Deus. Jesus não é criatura; ele é Criador e Redentor.
2. Deus é o único que tem poder para nos salvar. No Velho e no Novo Testamento, achamos afirmações nítidas: "Eu, eu sou o S(Isaías 43:11).
Pedro, comentando sobre Jesus, diz: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo que importa que sejamos salvos" (Atos 4:12).
(- por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 11  Sofonias 3 5) A Terra de Judá e a Cidade de Jerusalém. 3:1-8. 1. Cidade opressora . . . rebe...