6 de dezembro de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia sagrada
Incapazes da Inocência
A idolatria de Samaria corrompeu o povo. Tirou os seus pensamentos das coisas celestiais. Ocupou o seu tempo com coisas vãs. Pior de tudo, envolveu o povo em falsas religiões que Deus considera abomináveis. Essa idolatria era um dos principais motivos da destruição que Deus trouxe contra o povo no oitavo século a.C.
Sendo compassivo e cheio de misericórdia, o Senhor ofereceu abundantes oportunidades para o povo enxergar o seu erro. Mas o povo rebelde e teimoso continuou, dia após dia, ano após ano, geração após geração, tentando viver sem Deus. Dedicou-se às coisas desta vida: prosperidade material, relações sociais, prazeres passageiros. Deus enviou profetas e usou outros povos e calamidades naturais para alertar o povo às conseqüências do pecado.
De vez em quando, o povo se arrependia. Pelo menos, mostraram algum remorso e procuraram a ajuda de Deus. Mas não deixaram os pensamentos voltar para Deus o bastante para realmente criar dentro deles um novo coração, um coração espiritual. Não tomaram as decisões difíceis de tirar os ídolos e cortar as relações com os adversários de Deus. O Senhor bem descreveu este arrependimento insincero: "Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa" (Oseias 6:4). Quando se achava em apuros, o povo voltava para Deus para resolver o problema, achando que as bênçãos seriam restauradas em dois ou três dias (Oseias 5:15 - 6:3).
O mais que Israel brincava com Deus e com os perigos do pecado, o mais difícil se tornou a possibilidade do arrependimento genuíno (veja Hebreus 12:16-17). Quando as correções menores não resolveram o problema deste povo obstinado, Deus preparou um castigo mais severo. Ele queria despertar Israel do sono espiritual. Na frustração, perguntou: "Até quando serão eles incapazes da inocência?" (Oseias 8:5). Deus é capaz e disposto a perdoar (2 Pedro 3:9), mas ele não força ninguém a ser salvo (Isaías 59:1-2). Evitemos o coração cauterizado e ouvidos tapados que levam à destruição (1 Timóteo 4:2; 2 Timóteo 4:1-4). Mantenhamos corações sensíveis à verdade salvadora.(-por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 10 10. Isso lhes sobrevirá por causa da sua soberba. Um espírito orgulhoso precede a queda (Prov...