7 de junho de 2016

MEDITAÇÃO DO DIA

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7 de junho Dia 159  

Leituras: Marcos 14:12-21; 1 Coríntios 16:13-24; Salmo 128; Eclesiastes 4:1-8; 1 Reis 5-6.  

Versículo Especial“Todos os vossos atos sejam feitos com amor” (1 Coríntios 16:14).  

Pensamento BíblicoCondições de Amizade com Deus (1 Reis 6:12-13). O templo do Velho Testamento representava a presença de Deus entre o povo. Quando Salomão se preparou para erigir este grandioso edifício, Deus impôs condições para sua presença em Israel: 
   Andar de acordo com meus estatutos
   Executar meus julgamentos
   Guardar todos os meus mandamentos.  
Deus não poderia morar no meio do povo ímpio, então ele lembrou Israel para que mantivesse a pureza diante dele.

Ação: Examine sua vida--ela está num lugar em que Deus pode habitar?.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

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O que é "a igreja"?
Uma pergunta simples deveria ter uma resposta simples, e esta tem. A igreja é o povo de Deus. A palavra "igreja" vem da palavra grega ekklesia, a qual significa "convocado", e foi aplicada, no grego secular primitivo, às pessoas "convocadas" com fim político ou outro, um tipo de conselho municipal. Aplicada ao povo de Deus em Cristo, tendemos a pensar neles como "convocados" pelo evangelho, o que é verdade; contudo, o conceito de "evangelho" não é inerente à palavra. O dicionário Aurélio diz: "Comunidade dos cristãos. O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé...." Esta é uma definição surpreendentemente boa, vindo de uma fonte secular. Primeiro e básico conselho: pense em povo quando você disser igreja."
"Igreja" é bem semelhante a "manada" ou "rebanho" ou "ninhada": um substantivo coletivo. Ela reúne ou considera suas unidades com uma só coisa. Uma vaca não poderia fazer um rebanho, mas muito gado é considerado como uma coisa quando chamado "rebanho". O criador pode vacinar seu rebanho, bastando vacinar seu gado. "Rebanho" não é algo à parte de gado: é gado. "Igreja" não é algo à parte de seus santos. Cristo comprou a igreja morrendo na cruz por quaisquer e todos que vierem a ele para a remissão dos pecados (Atos 20:28). Ele pagou o preço por pessoas, sejam elas Samuel, Ana, Nair, Tiago, Odair, Selma. Ele purifica a igreja purificando essas pessoas, lavando-a com água pela palavra (Efésios 5:25-26). Revestimo-nos de Cristo em fé obediente (Gálatas 3:26-27); e somos acrescentados aos que foram salvos (Atos 2:47).Porque "a igreja" é o povo (aprovado) de Deus, "igreja" pode ter um sentido qualitativo: o povo de Deus em contraste como o povo de Satanás; ou, a igreja contra o mundo. "E sobreveio grande temor a toda a igreja, e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos" (Atos 5:11), ou seja, sobre os santos e sobre alguns que não eram santos. Isto também é um exemplo de "igreja" no sentido distributivo: santos considerados individualmente. Era o povo que temia (Samuel temia, Ana temia, etc.); não há referência a uma institituição que temesse. Em Atos 9:31, "A igreja, na verdade, tinha paz...." Robertson diz que o singular é, sem dúvida, a leitura verdadeira aqui; e "Lucas ou considera os discípulos na Palestina como sendo ainda membros de uma grande igreja em Jerusalém... ou ... num sentido geográfico ou coletivo, cobrindo toda a Palestina." Não creio que as Escrituras justifiquem a primeira alternativa, e a segunda poderá ser melhor entendida considerando "igreja" distributivamente: os santos na Palestina, assim como podemos falar da "igreja em Minas Gerais".
A igreja é composta de pessoas que mantêm um relacionamento aceitável com Deus através de Cristo; e este relacionamento é descrito por figuras diferentes. Os santos são assemelhados a cidadãos de um reino, com Cristo como Rei. Eles são comparados aos filhos de uma família, com Cristo como o irmão mais velho; com membros de um corpo, sendo Cristo a cabeça; com ramos, brotando da videira, Cristo; com pedras viventes, construídas sobre Cristo, a fundação; etc. A figura do reino ressalta o "domínio" de Cristo; a figura da família ressalta características de família de Deus; o corpo, unidade (1 Coríntios 12), ou primazia da cabeça (Efésios 1:22-23); ramos têm que permanecer e dar fruto; e Deus habita na casa construída sobre Cristo. Em todas estas figuras (há quinze ou mais) a unidade é um cristão individual. "A igreja" é uma irmandade, e não uma "igrejadade". É composta de santos individuais, e não de congregações. Viemos a Cristo como indivíduos, somos individualmente responsáveis pela adoração e o serviço, e seremos julgados como indivíduos (Romanos 14:12; Apocalipse 3:4-5).
O plano divino convoca todos para trabalhar com outros santos, e para esse fim dá instruções para a organização, a adoração e o trabalho da igreja local. A palavra "igreja" é aplicada a esta "equipe" de santos, e porque eles adoram e trabalham juntos (via um tesouro comum e supervisores/bispos) eles freqüentemente providenciam o local de encontro fixo e se tornam identificados com essa localização. Santos que assumem um compromisso para trabalhar como uma equipe devem desenvolver laços de intimidade, uns com os outros, e de fato se tornam uma entidade organizada. Cada membro tanto deve como aceita obrigações com a equipe e, assim fazendo, abandona alguma independência. Mas a nossa primeira fidelidade tem que permanecer com Deus! Precisamos aprender, e ensinar aos novos convertidos, a ser fiéis ao Senhor, antes que "à igreja". Se a igreja local for o que deveria ser, e se formos fiéis ao Senhor, seremos um crédito para aquela igreja local (Atos 11:20-24).
É lógico que um assunto tão grande não poderia ser discutido aqui, em seus pormenores; e para economizar espaço eu limitei as citações bíblicas. Mas este é um assunto sempre novo, e sua importância continuará. Dê-lhe atenção com oração, e sem preconceitos doutrinários. A "igreja" é gloriosa porque é a culminância do plano de Deus para salvar todos que vierem a ele através de Jesus Cristo (Efésios 3).
(por Robert F. Turner).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

6 de junho de 2016

VERSÍCULOS DO DIA

MEDITAÇÃO DO DIA

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6 de junho Dia 158  

Leituras: Marcos 14:1-11; 1 Coríntios 16:1-12; Salmo 127; Eclesiastes 3:16-22; 1 Reis 3-4.  

Versículo Especial“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).  

Pensamento Bíblico: Salomão Pede Sabedoria (1 Reis 3). Quando Salomão ascendeu ao trono, ele percebeu a enormidade da tarefa  de dirigir uma nação. Ele se voltou para Deus, não para procurar riqueza, poder ou longa vida, mas para pedir sabedoria. Deus atendeu ao seu pedido e acrescentou outras bênçãos. Aqueles que dirigem hoje em dia, quer guiando nações, igrejas ou famílias, precisam voltar-se para Deus para receber sabedoria.  

Ação: Volte-se para a palavra de Deus para encontrar sabedoria.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE


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Jesus, O Caminho para
Sair da Confusão Religiosa
Quando Deus deu sua lei, através de Moisés, a Israel, ele não providenciou a divisão de seu povo em seitas e partidos. Mas, na época em que Jesus veio ao mundo, as seitas e os partidos estavam bem fixados. Havia fariseus, saduceus, essênios e, sem dúvida, outros. Supunha-se que todos os que eram sérios a respeito de religião, seriam associados a uma dessas seitas.
A qual destes partidos Jesus pertenceu? Todos têm que concordar que ele não pertenceu a nenhum deles. Ele manteve sua independência; até o fim ele manteve relação com Deus sem pertencer a nenhuma seita. Por esta razão, todos se opunham a ele.
Jesus não providenciou para que seus seguidores fossem divididos em seitas e partidos. Ele, antes, desejava que pudessem ser unidos. Depois de orar por seus apóstolos, ele acrescentou:
"Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti; também sejam eles em nós…" (João 17:20-21).
Através dos anos, contudo, desenvolveram-se divisões e estas se perpetuaram pela escrita dos credos e da formação de organizações denominacionais. O resultado é que, agora, entre os seguidores que professam ser de Jesus, há muitos corpos (denominações), muitos senhores (autoridades religiosas), muitas fés (credos) e muitos batismos.
Que diferente é a situação presente da unidade descrita no Novo Testamento:
"…há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4:4-6).
Muitos, hoje em dia, lamentam a divisão entre os crentes e o desejo deles é que tal não existisse. Eles desejam a união de todas as grandes denominações e estão trabalhando diligentemente para esse fim. Mas admitem que, até que isto seja conseguido, não há nada que um indivíduo possa fazer a não ser juntar-se a uma das divisões existentes e manter um espírito bondoso e tolerante. Nada no ensinamento ou na prática de Jesus apóia esta concepção de unidade.
Jesus não se encarregou de convocar uma conferência ecumênica designada a efetuar uma fusão dos fariseus, saduceus e essênios numa super-seita. Nem orou para que seus discípulos pudessem unir-se numa super-denominação. Ele orou, antes, para que os crentes individuais se unissem nele e no Pai. Seu ensinamento foi designado para trazer indivíduos de doutrinas e tradições dos homens para a simples palavra de Deus. Através de seu ensinamento e exemplo, ele absolutamente pode ser para nós o caminho para sairmos da confusão religiosa.

A Igreja do Senhor

Jesus prometeu construir sua própria igreja. Ele disse:
"…sobre esta pedra edificarei a minha igreja…" (Mateus 16:18).
Ele prometeu construir só uma igreja e ela seria dele. A rocha sobre a qual ela tinha que ser edificada não era Pedro, mas a verdade que Pedro confessou: "Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1 Coríntios 3:11).
A palavra igreja significa "convocado". Pregando o evangelho no dia de Pentecostes, Pedro e os outros apóstolos "convocaram" aqueles que creram em Jesus.
"Ouvindo eles estas cousas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:37-38).
"Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas" (Atos 2:41).
Este foi o começo da igreja. Ela era composta por todos os que foram salvos por Jesus Cristo e continuou a crescer na medida em que outros eram salvos: "…acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos" (Atos 2:47).
Grupos destas pessoas salvas encontravam-se em várias cidades e cada grupo era uma igreja. Ainda que unidos em Cristo, eles eram independentes de qualquer associação ou federação humana. Cristo os dirigia através de seus apóstolos inspirados, ensinando-lhes como deveriam adorar e trabalhar juntos.

Para Evitar a Divisão, Seguir a Jesus

Se obedecermos às mesmas instruções que Pedro deu no Pentecostes, arrependendo-nos de nossos pecados e sendo batizados em nome de Jesus Cristo, nós também seremos salvos. Quando formos salvos, o Senhor nos acrescentará à sua igreja, como acrescentou aqueles cristãos. Eles não se ligaram a nenhuma outra organização religiosa; nem devemos nós nos ligar também. Em Cristo somos unidos com todos os outros que estão nele. 
Assim entrando na igreja do Senhor, teremos que estudar cuidadosamente a descrição dessa igreja no Novo Testamento. Isto é encontrado no livro de Atos e nas cartas que se seguem a ele. Desde que os apóstolos foram guiados pelo Espírito Santo, podemos ficar certos de que as igrejas sob sua instrução eram exatamente o que Jesus queria que fossem. Se imitarmos essas igrejas primitivas, o Senhor se agradará de nós.
Imitar uma igreja do Novo Testamento talvez não seria tão difícil como se possa imaginar. Talvez você encontre um grupo independente de cristãos, seguindo o padrão do Novo Testamento, já fazendo reuniões em sua cidade. Se não, apenas dois ou três que tenham o mesmo propósito podem encontrar-se e adorar juntos de modo aceitável. Nenhum grande edifício de igreja faz-se necessário (havia igrejas no primeiro século que se reuniam nas casas S Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:19). Nenhum sacerdócio ordenado por homens é necessário, desde que todos os cristãos são sacerdotes (1 Pedro 2:5). Nenhum alvará de nenhuma organização é necessário, porque a única afiliação é com o corpo de Cristo. Jesus disse: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20).
(- por Sewell Hall).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

5 de junho de 2016

VERSÍCULOS DO DIA


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Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.


MEDITAÇÃO DO DIA

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5 de junho Dia 157  

Leituras: Marcos 13:24-37; 1 Coríntios 15:50-58; Salmo 126; Eclesiastes 3:9-15; 1 Reis 2.  

Versículo Especial“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).  

Pensamento BíblicoVitória em Jesus (1 Coríntios 15:50-58). Paulo conclui este grande discurso com a garantia da vitória e um desafio para ir avante. Ele promete ao justo a vitória sobre a morte e o Hades e, então, encerra com este desafio: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).  
Jesus pavimentou o caminho para que possamos receber a recompensa.  

Ação: “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes . . .”.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques 

ANDANDO NA VERDADE

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A igreja verdadeira pode ser identificada por sucessão histórica?

Jesus prometeu edificar uma única igreja (Mateus 16:18). Ele comunicou seu desejo de que seus seguidores mantivessem a unidade um com o outro e com Deus (João 17:21-23). Paulo lamentou e condenou o partidarismo que se enraizou entre os coríntios (1 Coríntios 1:10-13). Ele afirmou que “há somente um corpo” e disse que a igreja é o corpo de Cristo (Efésios 4:4; 1:22-23). Diante de fatos como estes, não é difícil entender a preocupação de alguns grupos religiosos em defender suas posições como a “única igreja verdadeira”. Realmente existe uma única igreja verdadeira, e as falsas, que não foram plantadas por Deus, serão arrancadas (Mateus 15:13).
Mas será que esta única igreja verdadeira pode ser identificada como uma organização religiosa terrestre? Ela tem endereço físico e nome oficial?
Vários grupos religiosos confundem a única igreja verdadeira das Escrituras com alguma organização identificável aqui na Terra e procuram justificar suas afirmações por meio de uma sucessão histórica. A mais conhecida destas certamente é a Igreja Católica (romana), que se considera a verdadeira e original por acreditar ser a extensão histórica da igreja do primeiro século. Outras, como algumas igrejas batistas, procuram traçar uma linhagem de congregações do primeiro século ao longo da história para justificar sua posição como a igreja verdadeira hoje. E ainda outras traçam suas origens a algum momento da história em que Deus supostamente teria agido por meio de um ou mais homens para restabelecer ou restaurar sua igreja, e confiam no seu legado como descendentes destes movimentos.
A Bíblia mostra o erro destas tentativas de validar a existência de uma organização atual como a única igreja verdadeira. Mesmo entre pessoas que corretamente olhavam para certa sucessão histórica, Jesus disse que tal linhagem não servia para validar a posição diante de Deus (João 8:31-56). A marca do povo de Deus não foi a descendência histórica, mas sim a obediência ao Pai. Os apóstolos e outros autores do Novo Testamento continuaram ensinando a mesma coisa (Romanos 2:28-29; Gálatas 3:26-29).
A base da unidade da igreja verdadeira no primeiro século foi a aceitação da única verdade (1 Coríntios 1:10; João 17:17-23). É a mesma base que deve unir os discípulos de Cristo hoje. Não serão identificados por traçar uma linhagem histórica, por usar uma placa padronizada, ou por seguir ordens de algum homem, concílio, congresso ou conferência. A igreja verdadeira é composta de pessoas chamadas para sair do pecado e servir a Jesus em espírito e em verdade. Estas pessoas são a verdadeira “igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23).
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

4 de junho de 2016

VERSÍCULOS DO DIA

MEDITAÇÃO DO DIA

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4 de junho Dia 156  

Leituras: Marcos 13:13-24; 1 Coríntios 15:35-49; Salmo 125; Eclesiastes 3:1-8; 1 Reis 1.  

Versículo Especial“Faze o bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração” (Salmo 125:4).  

Pensamento Bíblico: Corpos Ressurgidos em Glória (1 Coríntios 15:35-49). Paulo continua sua discussão da ressurreição, afirmando a ressurreição corporal daqueles que são de Cristo (veja 15:22-23). Ele nos diz diversas coisas sobre a ressurreição dos fiéis, incluindo: 
   É uma ressurreição do corpo (v. 44).
   Este corpo é transformado por Deus (vs. 37-38,44).
   O novo corpo é incorruptível (v. 42).
   O novo corpo é ressuscitado em glória e poder (v. 43)
   O novo corpo é espiritual, celestial S não material nem terrestre (vs. 44-49).  
Os cristãos têm uma esperança eterna que torna possível e compensador suportar as dificuldades desta vida!  

Ação: Viva hoje com um olho no céu.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

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Justo e Justificador (Romanos 3:19-31)

A justiça de Deus exige pagamento justo pelo pecado (e o salário do pecado é a morte – 6:23). Pelo amor, ele paga o preço, oferece perdão e se torna justificador dos pecadores.
O Que a Lei Faz? (19-20)
A lei não traz a salvação, pois ninguém consegue se justificar por obras de mérito. O que, então, a lei faz? 1. Ela cala a boca de todos os judeus; 2. Mostra que todo o mundo é culpável diante de Deus; 3. Traz pleno conhecimento do pecado, mas não resolve o problema. A lei pode ser comparada a um médico que diagnostica uma doença, mas não dá nenhum remédio.
Jesus Cristo e a Justiça de Deus (21-26)
A lei e os profetas olharam para a justiça de Deus, mas ela se manifestou sem lei. Mediante a fé em Cristo Jesus, todos que crêem têm acesso à justiça divina (21-22). E todos – judeus e gentios – precisam da ajuda do Senhor, pois todos pecaram (22-23). Paulo destaca a igualdade de judeus e gentios, mostrando que não há diferença:
  • Na culpa: Todos pecaram (23)
  • Na necessidade: Carecem da glória de Deus (23)
  • Na salvação pela graça: Sendo justificados gratuitamente (24)
  • Na salvação por Jesus: Mediante a redenção que há em Cristo Jesus (24)
A salvação em Jesus é maravilhosamente complicada. Deus ofereceu o sangue de Jesus como propiciação (algo que satisfaz a ira divina) pelo pecado (25; veja 1:18,27,32). Mas, para ser eficaz contra o pecado, o sangue de Jesus ainda depende da reação do homem: “mediante a fé” (25). A salvação se torna possível somente quando junta a graça e a fé (Efésios 2:8-9). Em Jesus, Deus manifestou a sua justiça (25). A tolerância não mostrou a justiça. Quando Deus deixou os pecados do homem sem castigo, ele estava segurando a sua justiça. Na morte de Jesus, ele mostrou a sua justiça pois seu Filho recebeu “a merecida punição” dos erros dos homens (veja 1:27).
Deus manifestou a sua justiça e, ao mesmo tempo, tornou-se justificador (26). Aqui encontramos uma das mais ricas expressões do caráter de Deus: “para ele mesmo ser justo e o justificador....” A santidade de Deus exige a justiça, e o amor dele oferece a justificação. Em Cristo Jesus, ele conseguiu conciliar os dois lados essenciais do seu caráter. Foi justo em insistir no pagamento de sangue. Torna-se justificador em oferecer o sacrifício de Jesus no lugar dos homens pecadores.
Orgulho Excluído (27-31)
O homem não tem direito de se gabar, pois não merece nada (27-28). Se Deus é tanto justo como justificador, o homem sem Deus não é nem um nem o outro. Nenhum homem se justifica pelas suas próprias obras. A justificação vem pela fé, independente das obras da leis. Ninguém se salva por obras de mérito em obediência perfeita à lei. O único meio da salvação é a fé em Jesus Cristo. Para ser agradável a Deus, esta fé tem de ser ativa e obediente (veja 1:5).
Paulo volta, mais uma vez, à igualdade de judeus e gentios (29-30). Se a lei não justifica, Deus não é o Deus somente dos judeus. Ele oferece a salvação a todos nos mesmos termos. Nem a lei nem a circuncisão justificará alguém. Deus justifica mediante a fé.
A fé anula a lei? Não! A lei é confirmada pela fé. A lei mostrou o problema, e a fé traz a solução!
(– por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

3 de junho de 2016

VERSÍCULOS DO DIA


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Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.


MEDITAÇÃO DO DIA

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3 de junho Dia 155  

Leituras: Marcos 13:1-13; 1 Coríntios 15:29-34; Salmo 124; Eclesiastes 2:24-26; 2 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).  

Pensamento BíblicoFilosofias Contraditórias (1 Coríntios 15:32-34). Paulo compara duas filosofias de vida. A primeira é a do hedonismo, que só procura o prazer, predominante naquele tempo como agora. É a filosofia dos que esperam ser vencidos na morte. A segunda, da justa submissão a Deus. Esta é a filosofia dos vencedores, aqueles que esperam ser vitoriosos sobre a morte. Paulo escolheu esta última!  

Ação: Viva corretamente, esperando a vitória sobre a morte.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

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Obediência ao Evangelho

Hoje, uma boa parte da população mundial acredita que Cristo veio à Terra, se sacrificou por todos e se apresentou como o Filho de Deus. O sacrifício de Cristo é de suma importância e alegria para todos nós devido à oportunidade de estarmos, um dia, no céu. Portanto, existe certa implicação quando falamos sobre o evangelho que Cristo nos deixou.
Algumas pessoas reconhecem que Jesus veio ao mundo por elas, mas, quando destacamos que Cristo deixou também mandamentos para seguirmos, fica nítido o desinteresse por tais mandamentos. Infelizmente, boa parte da população acredita que Cristo é Filho de Deus e aceita o seu sacrifício, mas não está disposta a ouvir o que ele tem a dizer por meio do seu evangelho. Abre o coração com todo o egoísmo desejando a salvação, mas tapa os ouvidos para não saber como realizar esse desejo.
Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o evangelho tão renegado:
1) O evangelho será anunciado, mas muitos o rejeitarão. Muito tempo antes da vinda do Messias, os profetas já falaram sobre a rejeição da mensagem que Cristo anunciaria. Isaías proferiu “Quem creu em nossa pregação?” (Isaías 53:1) ao anunciar o sofrimento do Messias, palavras cumpridas quando Jesus pregava as Boas Novas e foi ignorado pelos ouvintes.
O salmista disse que “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular” (Salmo 118:22), pois Jesus veio anunciando o evangelho e foi rejeitado, mas Deus o colocou como pedra angular, a base da nossa vida hoje.
2) Cada alma será julgada pelas palavras do evangelho. Algumas pessoas acreditam que serão salvas por suas boas atitudes e ignoram a necessidade de fazer também o que Jesus mandou. O evangelho contém os ensinamentos de Cristo e é o nosso manual da salvação: “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte” (João 8:51), porém “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue, a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no ultimo dia” (João 12:48).
3) Não existe salvação, se não por meio do evangelho. Para entendermos o propósito da vinda de Jesus, temos que estudar o evangelho. Cristo veio com a missão de trazer as "Boas Novas" para um povo que estava preso ao pecado e não tinha uma esperança de salvação. Mas isso foi revertido, e agora temos que dar valor à morte de Jesus, aceitando não só o seu sacrifício como também a sua palavra.
Paulo afirmou: “Pois não me enver-gonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16).
Conclusão: Aceite os ensinamentos para que seja salvo por meio do evangelho, sabendo que sua vida será julgada pelas palavras de Cristo. Reconhecer Jesus como nosso salvador é uma tarefa fácil, mas devemos nos disciplinar para aceitar o evangelho ensinado por ele, a fim de recebermos a salvação.
(–por Marcelo Augusto Moreno).Que Deus abençoe a todos  pastor Antonio Marques

2 de junho de 2016

VERSÍCULOS DO DIA

MEDITAÇÃO DO DIA

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2 de junho Dia 154  

Leituras: Marcos 12:35-44; 1 Coríntios 15:20-28; Salmo 123; Eclesiastes 2:18-23; 2 Samuel 22.  

Versículo Especial“A ti, que habitas nos céus, elevo os meus olhos!” (Salmo 123:1).  

Pensamento Bíblico: A Futilidade de Deixar uma Grande Herança  (Eclesiastes 2:18-23).  O homem sábio continua a busca pela sua realização nesta vida, discutindo seus esforços para juntar riqueza, para afinal descobrir que ela poderia ser esbanjada por herdeiros ingratos. Ainda hoje, muitas pessoas estão preocupadas em deixar uma grande herança, ao mesmo tempo que negligenciam as necessidades espirituais de seus filhos. Nossas posses materiais perecem. As almas duram para sempre.  

Ação: Pais, dê em á seus filhos algo de valor eterno. Mostrem-lhes o caminho para o céu.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

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Corações Rasgados

A poesia e a música romântica estão repletas de referências a corações quebrados e partidos. Mas Deus não falou sobre desilusões sentimentais quando disse por meio do profeta Joel: "Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus..." (Joel 2:13).
Naquela época e região, a prática de rasgar vestes demonstrava angústia extrema, às vezes frustração, tristeza ou desespero, e outras vezes o arrependimento. Mas, da mesma forma que o arrependimento hoje pode ser superficial e dito apenas "da boca para fora", Deus viu pessoas rasgando suas roupas para demonstrar um falso arrependimento. Ele queria mais. Ele exigia mais.
O remorso e declarações de arrependimento podem refletir atitudes inaceitáveis diante de Deus. Quando alguém "se arrepende" somente porque foi flagrado, ou por medo de perder algo ou alguém, as palavras de arrependimento podem ser insuficientes. É fácil prometer mudanças. Difícil é cumprir tais promessas.
Paulo falou das diferentes motivações da nossa tristeza: "Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte" (2 Coríntios 7:10). Se a nossa tristeza em relação à culpa do pecado não passa de interesses egoístas e medo de perder, continuamos caminhando para a morte. Precisamos compreender que o nosso pecado é afronta a Deus, e demonstrar a verdadeira tristeza por termos ofendido o nosso Criador e Salvador.
João Batista percebeu o mesmo egoísmo em alguns dos seus ouvintes e disse: "Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3:7-8).
Qualquer um que deseja servir a Deus precisa rasgar o coração e produzir os frutos do arrependimento. Somente assim Deus verá a sinceridade da nossa tristeza.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

1 de junho de 2016

VERSÍCULOS DO DIA

MEDITAÇÃO DO DIA

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 1 de Junho Dia 153

Leituras: Marcos 12:28-34; 1 Coríntios 15:12-19; Salmo 122; Eclesiastes 2:12-17; 2 Samuel 20-21.  

Versículo Especial“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).  

Pensamento BíblicoUma Fé Vazia (1 Coríntios 15:12-19). Algumas pessoas em Corinto negaram a idéia de que a morte é seguida pela ressurreição. Paulo mostrou que a sua posição retira do evangelho todo o significado. Se Cristo não se levantou, não há razão para servi-lo! Alguns hoje afirmam seguir a Cristo, ao mesmo tempo que negam a ressurreição. A deles, também, é uma fé vazia, sem esperança.  

Ação: Dê graças a Deus pela ressurreição e exaltação de Jesus Cristo. Sirva-o como alguém que tem uma bem fundada esperança no porvir.Que deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE


Resultado de imagem para bíblia evangélica"Digno é o Cordeiro"

João Batista, cuja missão era preparar o caminho até Cristo, identificou a Jesus como o Cordeiro de Deus por orientação divina:  "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse:  Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!  É este a favor de quem eu disse:  após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.  E João testemunhou, dizendo:  Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.  Eu não o conhecia; aquele, porém que me eviou a batizar com água me disse:  Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.  Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.  No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse:  Eis o Cordeiro de Deus!" (João 1:29-36).

O Cordeiro Personificado
Através dos séculos, o cordeiro tem chamado a atenção por sua natureza mansa.  Em seu espírito de humildade, Jesus personifica o cordeiro.  Vinte e oito vezes no livro de Apocalipse, João usa a palavra que descreve Jesus como cordeirinho.  Se tivesse ficado com desejo de vingança, poderia ter mandado descer 12 legiões de anjos para destruírem seus inimigos (Mateus 26:53).  Mas "ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente" (1 Pedro 2:23).
O cordeiro, notado pela mansidão, tipifica também a pureza.  O cordeiro oferecido em sacrifício não podia ter mancha nem defeito.  Quando Deus deu instruções referente à primeira Páscoa, a instrução foi:  "O cordeiro será sem defeito" (Êxodo 12:5).  Cristo, "o Cordeiro de Deus", personifica maravilhosamente essa qualidade.  Pedro escreveu sobre o Cristo sem mácula S "Sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1:18-19).
A vida mansa e pura de Cristo nos leva à sua terceira semelhança com o cordeiro.  O cordeiro nascia para passar pela morte sacrificial, sendo o primeiro animal identificado com o sacrifício.  Abel ofereceu as primícias do rebanho (Gênesis 4:2-4).  O jovem Isaque disse ao pai Abraão: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" (Gênesis 22:7).  Sob a lei de Moisés, ofereciam-se cordeiros diariamente, e em muitas ocasiões especiais também (Números 28, 29).  E, ainda assim, os animais, mesmo quando ofertados pelos mais consagrados, não podiam limpar o pecado.  "Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados" (Hebreus 10:4).
Na plenitude dos tempos, Deus providenciou um sacrifício melhor, sem mancha, sem defeito.  Os que cravaram esse cordeiro na cruz e lançaram a lança em seu lado não perceberam que estavam liberando o sangue que poderia limpar todo homem do pecado. "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
Deus, em sua infinita sabedoria, tornou possível que tivéssemos acesso ao sangue do Cordeiro, precioso e capaz de expiar pecados, voltando-nos para a cruz, para a sua morte e para a fonte redentora ininterrupta.  "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte" (Romanos 6:3).
O Cordeiro Glorificado
Na terra, o homem submeteu o Cordeiro à morte agonizante da cruz.  Gloriando-se de sua crueldade triunfante, "assentados ali, o guardavam" (Mateus 27:36).  No céu, onde predominam a verdade e a justiça, aclama-se a glória do Cordeiro.
"Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz:  Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (Apocalipse 5:11-12).
Aquele que foi desprezado pelas criaturas terrenas e adorado e louvado pelas celestes.  Aquele que foi visto pelas criaturas da terra como indigno da vida na terra, é visto pelas criaturas celestiais como o vencedor, o "Senhor dos senhores e o Rei dos reis" (Apocalipse 17:14).
O Cordeiro Justificado
Mas chegará o dia inevitável em que a graça de Deus dará lugar à justiça, quando os inimigos do Cordeiro clamarão para os montes e para as pedras:  "Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se" (Apocalipse 6:16-17).  O mesmo livro que identifica Cristo como o Cordeiro, também o identifica como o Leão (Apocalipse 5:5-6).
As advertências foram muitas.  "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).  "Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23).  Há uma diferença eterna entre:  "Vinde, benditos de meu Pai!" e:  "Apartai-vos de mim, malditos" (Mateus 25:34,41).
Nesta era, em que ainda persiste a graça, a sabedoria clama a todos os filhos de Adão para que vejam a Cristo e o adorem, como fez João: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"
(- por Billy Norris).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

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