8 de junho de 2010

Mensagem para seu Coração

TEMA: A PARÁBOLA DOS TALENTOS
TEXTO: MATEUS 25:14-30
Pois será como um homem que,ausentou-se depois,chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.A um deu cinco talentos,a outro,dois a a outro,um,a cada um segundo a sua própria capacidade;e,então,patiu.O que recebeu cinco talentos saiu imetiatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.Do mesmo modo,o que recebera dois ganhou outros dois.Mas o que recebera um,saindo,abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.Depois de muito tempo,voutou o senhor daqueles servos eajustou contas com eles.Então,aproximou-se o que recebera cinco talentos,entregou outros cincos,dizendo:Senhor,confiaste-me cinco talentos;eis aqui ouros cinco talentos que ganhei.Disse-lhe o senhor:Muito bem,servo bom e fiel;foste fiel no pouco,sobre o muito te colocarei;entra no gozo do seu senhor.E,aproximando-se também o que recebera dois talentos,disse:Senhor,dois talentos me confiaste;aqui tens outros dois que ganhei.Disse-lhe o senhor:Muito bem,servo bom e fiel;foste fiel no pouco,sobre muito te colocarei;entra no gozo do seu senhor.Chegando,por fim,o que recebera um talento,disse:Senhor,sabendo que és homem severo,que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,receoso,escondi na terra o teu talento aqui tens o que é teu.Respondeu-lhe,porém,o senhor:Servo mau e negligente,sabias que ceifo onde não semei e ajunto onde não espalho?Cumpria,portanto,que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros,e eu,ao voltar,receberia com juros o que é meu.Tirai-lhe,pois,o talento e dai-lhe ao que ten dez.Porque a todo o que tem se lhe dará,e terá em abundância;mas ao que não tem,até o que tem lhe será tirado.E o servo inútiu,lançai-o para fogo nas trevas.Ali haverá choro e ranger de dentes.
O texto lido se trata de uma parábola, antes de buscarmos as lições espirituais, devemos entender o simbolismo da parábola, lembrando que parábola, é o uso de figuras do mundo material para representar lições espirituais.
--O homem que se ausenta dos pais, representa Jesus que fisicamente se ausentou da terra.
--Os servos a quem se entregaram os bens, são os crentes, especiais,bem como as tarefas,principalmente a de ganhar almas que é dada a Igreja.
--O dia que o homem volta para prestar contas, fala da volta de Jesus, quando ele julgará os crentes para saber qual será a recompensa de cada um.
l- A MORDOMIA CRISTÁ
Nós somos mordomos de Deus, mordomo é uma pessoa de confiança que cuida dos bens de outra pessoa. Deus nos confiou como Igreja, uma série de responsabilidades, de maneira que ninguém esta livre do dever de trabalhar para o Senhor e nem alegar a falta de capacidade, pois o verso 15 diz que ele deu segundo a capacidade de cada um.
ll- A IMPORTANCIA DA FIDELIDADE
Aos dois que multiplicaram os talentos, foi lhes dada a seguinte palavra. ”bem está servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre muito de colocarei”,e ao que escondeu o talento,foi lhe dada a seguinte palavra:”servo mal e negligente...tirai lhe o talento e daí ao outro...lançai fora pois é servo inútil.
Aquele que serve com fidelidade, faz uma aplicação que lhe dará um grande retorno (Mateus 6-20,Filipenses 3:8,1°Timóteo 6:19.
lll—SÉ FIEL NO POUCO E SOBRE O MUITO TE COLOCAREI
O ser humano em geral, gosta muito de poder, as pessoas gostam mais de mandar do que de obedecer, porém Deus tem uma, norma, ele não promove ninguém politicamente, a condição é a fidelidade, o que é fiel no pouco, será colocado sobre o muito quem não é fiel no pouco até o que tem lhe será tirado.

No meio evangélico, muitos querem tornar-se lideres, porém não querem começar pelo pouco, isso não é o caminho correto. Moises foi fiel sobre o pouco pastoreando ovelhas no deserto, então ele foi colocado sobre o muito. Cada crente deve desempenhar com fidelidade sua função no reino independente de qual seja a importância. (Colosensses 3:23-24,Filipenses 2:14,Galatas6:7-9).!Que Deus abençõe a todos.
Pr.Antonio Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 11  Sofonias 3 5) A Terra de Judá e a Cidade de Jerusalém. 3:1-8. 1. Cidade opressora . . . rebe...