30 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 55  18. Resgate para o justo. Um pensamento e um uso fora do comuta de resgate. A LXX diz escória, evidentemente interpretando que o versículo diz que o perverso não passa de refugo quando colocado em contraste com o justo. O sentido geral do versículo é que o mau e não o  bom deve ser julgado (Toy). Em Isaias. 43:3, 4 a palavra foi usada para como juízo divino sobre o Egito a fim de libertar Israel. 19. Mulher rixosa. Veja comentários sobre 19:13. 27. O sacrifício dos perversos. O versículo 27a faz paralelo com 15:8a, que já vimos. 28. A testemunha falsa. Paralelo a 19:9b. Provérbios 22 22:1. O bom nome. Não apenas reputação no nosso sentido da palavra, mas bom caráter. 3. O prudente. Este versículo é idêntico a 27:12. 4. Da humildade. Isto é, a conseqüência da humildade e do temor do Senhor. Cons. a tríade em 21:21. 5. O perverso. O desonesto. 6. Ensina a criança. Não uma palavra comum com o sentido de educar, mas o significado está claro e a promessa é rica. 7. O rico domina sobre o pobre. Com Provérbios 22 22:1, 2 em mente, vemos que esta cláusula declara um fato, mas não o aprova. Possivelmente o versículo é uma outra evidência contra o empréstimo com usura: "Assim como o rico domina o pobre, aquele que toma emprestado é servo . . ." Veja exegese de 6:1, sobre a usura. 8. A vara da sua indignação falhará. A LXX acrescenta aqui um versículo: "Deus abençoa um homem prestativo e liberal, mas ele punirá o insensato por causa de suas obras". Possivelmente II Coríntios. 9:7 faz alusão à primeira metade deste versículo, mas não podemos ter certeza disso. Não precisamos supor a existência de um texto hebraico diferente, embora não seja impossível. 14. Mulher estranha. O versículo paralelo, 23:27, mostra que está se referindo à mulher de vida fácil.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 30 de Julho Dia 211  

Leituras: Lucas 10:1-12; Efésios 5:22-33; Salmo 26; Provérbios 7:13-20; Isaías 19-20.

Versículo Especial“E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos, Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Lucas 10:2).  

Pensamento BíblicoCristo e a Igreja: Esposo e Esposa (Efésios 5:22-33). Quando Paulo usa o casamento como um modelo para ensinar sobre Cristo e a igreja, ele ensina coisas importantes sobre ambos os relacionamentos.

   A igreja deve se submeter respeitosamente a Cristo. As esposas devem se submeter a seus maridos.

   Jesus ama tanto a igreja, que ele morreu por ela. Os esposos tem que amar suas esposas com uma tal atitude de sacrifício sem egoísmo.

   Jesus alimenta e cuida da sua igreja. Os esposos devem alimentar e cuidar das suas esposas.   

As instruções de Paulo, quando aplicadas, farão de nós melhores esposos e melhores seguidores de Jesus.  

Ação: Cumpra seu papel em sua família e na igreja de Cristo. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

29 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 54  29. Cãs. Veja exegese de 16: 31. 30. Os vergões das feridas. Antes, as equimoses dos golpes, isto é, os sinais deixados pelos golpes. Eles curam a maldade do homem. Os açoites. . . o mais íntimo. Não que os açoites atinjam as partes mais íntimas (Berkeley). Antes, os açoites, como os golpes, purificam o interior do homem (veja mesma frase em 27b). Provérbios 21 21:2. Reto aos seus próprios olhos. Quase idêntico a 16: 2. 3. Mais aceitável... Do que sacrifício. O pensamento é o de I Samuel. 15:22, mas as palavras diferem um pouco. S/ sacrifícios, veja Provérbios. 15:8. 9. Mulher rixosa. Paralelo de 25:24. Na Verdade, o que se condena é o pecado da ira. Na mesma casa (numa casa larga). Ao que parece, um celeiro, de acordo com evidências ugaritas (Story, op. cit., pág. 325). 10. Perverso. Aqui há um jogo de palavras. No hebraico, "perverso" e "vizinho" têm o mesmo som. 12. O Justo considera. Um versículo difícil nos detalhes. A AV acrescenta "Deus" como sujeito da segunda metade. A BV torna a segunda metade passiva. Nenhum dos casos é inteiramente justificado pelo texto. Talvez fosse melhor dividir o versículo de maneira diferente: "O justo age sabiamente em casa; a perversidade lança o perverso na ruína". Isto envolve a introdução de uma vogal em "perverso". 13. O clamor do pobre. Veja exegese de 19:17. 14. A dádiva em sigilo. Um suborno. Veja observações sobre 17:8. 16. Congregação dos mortos. A palavra é refaim, "sombras", de acordo com Toy (também Berkeley, n.). A idéia não é certamente que o perverso "encontra repouse" (Berkeley), mas que ele "habita" ou "jaz" ali (Delitzsch). A frase assembléia dos mortos, nada diz do estado em que existem suas almas. Refere-se simplesmente ao seu jazer na sepultura. Veja exegese de 2:18.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 29 de Julho Dia 210  

Leituras: Lucas 9:57-62; Efésios 5:8-21; Salmo 25:12-22; Provérbios 7:6-12; Isaías 16-18.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).  

Pensamento Bíblico“Apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:57-62). Ser um seguidor de Jesus exige sacrifício. Aqueles que estão mais preocupados com seu conforto ou com suas famílias não serão aceitos pelo Senhor. Deus exige o primeiro lugar em nossas vidas, e não aceitará uma posição inferior em nossas prioridades. Temos que resistir à tentação de colocar outras pessoas e outros interesses acima do Senhor.  

Ação: Ponha sua mão no arado e não olhe para trás!.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

28 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 53  Deus que ama. 8. Um rei. Veja 20:2. 10. Dois pesos e duas medidas. Pesos diferentes. Veja observações sobre 11:1. 13. Não ames o sono. Sobre a diligência, veja 6:9-11. 16. Fiador. Este versículo é idêntico a 27:13. Sobre fianças ver 6:1. 19. O mexeriqueiro. No hebraico, rakil. Provérbios 20:19a faz paralelo com 11:13a. Provérbios 20:19b explica o significado: "Não ande com alguém de lábios mentirosos" (Leia-se "enganar", não "adular", para o hebraico pata). Rakil em outro lugar está traduzido para caluniador. Levítico 19:16 o condena. Mas um mexeriqueiro não é o que as crianças chamam de "enredeiro". Outra palavra, nirgan, foi usada em 16:28; 18:8 (que faz paralelo 26:22); 26:20. Aqui, também, a ênfase foi colocada sobre o espalhar calúnias e discórdia, não sobre a tagarelice. 20. Amaldiçoa a seu pai. Uma ofensa capital (Êxodo. 21:17; Levitico. 20:9). Vários graus de maldição e rebeldia filial eram reconhecidos. Sem dúvida a pena capital só era executada em casos extremos. Mas a atitude divina para com a ofensa foi declinada aqui e em 30:11 (veja contexto). Mús densas trevas. A palavra significa menina dos olhos, como símbolo da escuridão do meio da noite. 22. Vingar-me-ei do mal. O princípio estabelecido aqui foi reforçado em 25:21, 22, citado em Romanos. 12:20. 23. Dois pesos. Compare com o versículo 10 e veja observações sobre 11:1. 24. Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. A primeira parte de 20:24 é idêntica com a primeira parte de um versículo mais famoso, Salmos. 37:23. Como o Salmos. 37:1 também faz eco em Provérbios. 24:19, não devemos hesitar em chamar esses provérbios de citações (veja outras citações em 30:5, 6). 26. Joeira os perversos. Observe a semelhança com 20:8b. Literalmente, joeira. Faz passar sobre eles a roda. A palavra roda tem sido com freqüência usada em outras passagens, mas o seu uso como castigo é desconhecido. Talvez tenha aqui o sentido figurado. Tal como um homem joeira o trigo e passa Sobre ele a roda debulhadora, assim Um rei pune o mal.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 28 de Julho Dia 209  

Leituras: Lucas 9:46-56; Efésios 5:1-7; Salmo 25:1-11; Provérbios 7:1-5; Isaías 14-15.  

Versículo Especial“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:2).  

Pensamento Bíblico: “Sede pois Imitadores de Deus . . . e Andai em Amor” (Efésios 5:1-7). Amor, em seu sentido mais amplo, requer imitação de Deus. Jesus abandonou tudo o que ele tinha por causa de seu amor por nós. Ele espera que nós abandonemos o mal, recusando-nos a participar dos modos pecaminosos do mundo. Antes de sentirmo-nos prejudicados e justificados ao nos apiedarmos de nós mesmos pelo nossos sacrifícios pessoais, precisamos nos lembrar do sacrifício de Jesus!  

Ação: Seja um filho devotado de Deus. Siga seu Pai.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

27 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 52  Provérbios 20 20:1. O vinho é escarnecedor. Veja o comentário sobre o vinho em 3:10. Bebida forte. No hebraico, shekar. O significado exato é incerto. Não é bebida forte no sentido que nós darmos à palavra; pois antes da destilação ser inventada pelos árabes, nenhuma bebida era mais forte do que 7-10 por cento. Era intoxicante, corri o contexto das Escrituras freqüentemente declara. Toy e Berkeley (anotação ao pé da página) sugerem que talvez fosse uma bebida fermentada feita de sucos de frutas. O escritor sobre o artigo "bebida" no ISBE argumenta que shekar é o termo que inclui todo o tipo de tais bebidas, inclusive o vinho. Isto se deduz de  Números. 28:7, 14. O termo devia pelo menos incluir a cerveja. Sabemos que a cerveja era feita e usada na Palestina, pois já se  encontraram ali vasos para filtrar a cerveja. Nenhuma palavra hebraica parece referir-se à cerveja especificamente. O vinho era proibido aos sacerdotes em serviço (Levitico. 10:9) e aos nazireUS (Números. 613). Era usado como oferta, mas não era bebido. "Libação" seria mais exato. A palavra traduzida para escarnecedor é les. Como diz Delitzsch, o vinho é condenado por causa dos seus efeitos. Podemos observar que a condenação é bastante severa. Por eles é vencido. A palavra geralmente significa "errar" ou "desviar". A BDB argumenta que também significa "cambalear" como faz o bêbado. Contudo, a única evidência para isto é Is. 28:7, onde a palavra é usada com referência ao "errar" por causa do vinho e também ao "errar" na visão. Não deveria se limitar ao embebedar-se, como Berkeley dá a entender. A passagem se relaciona com qualquer uso do vinho, por causa de seus efeitos finais. A LXX diz: Mas todo insensato se deixa enredar por eles. Veja comentários sobre 23:29 e segs. 2. O terror do rei. Sobre os reis, veja 16:10 e segs. e 20:8. 4. Por causa do inverno. A palavra não significa tanto o "frio" mas "outono" ou "inverno". Ele não lavra na estação apropriada. Cons. 10:5. A diligência é uma virtude. Observe a regra apostólica em II Tessalonicenses. 3:10. 5. Águas profundas. Compare versículo semelhante em 18:4. 6. A sua própria benignidade. A palavra hesed significa "bondade", "amabilidade" (BDB), não "lealdade" (RSV). A BV aqui e a RSV em outros lugares com freqüência diz "amor constante", que é mais curioso e estranho do que errado. A palavra inclui amor, mas a constância que encontramos em alguns contextos deve-se à constância do Deus que ama  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Julho Dia 208  

Leituras: Lucas 9:37-45; Efésios 4:25-32; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Isaías 12-13.  

Versículo Especial“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:32).  

Pensamento BíblicoInstruções Práticas para a Nova Pessoa (Efésios 4:25-32). Estes versículos se aplicam à idéia examinada ontem. Quando vestimos o “novo homem”, ele muda nossa conduta para com os outros. Deixaremos de mentir, da malícia, da ira, da linguagem suja e da amargura. Mostraremos compaixão e perdão. Atitudes egoístas serão trocadas pelo cuidado com os outros, que governará nossas ações.  

Ação: Mostre que você é uma nova pessoa em Cristo, pela maneira com que você trata os outros. . ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

25 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 51  13. As contenções da esposa. Esses provérbios sobre a mulher contenciosa às vezes evocam risadas. Os versículos com palavras semelhantes se encontram em 21:19; 25:24; e 27:15. Temos aqui a impressão de que o gotejar contínuo de um telhado esburacado é como uma mulher resmungona. Mas a palavra hebraica para contenções não se refere a resmungar. O pecado ao qual se faz objeção é declaradamente a ira. A mesma raiz se usa para "discórdia" (cons. 6:14,19). Muito se tem dito da ira nos homens. Estes versículos protestam contra o mesmo vício nas mulheres. 14. Prudente. A mesma raiz de "vida regalada" em 19:10. 15. A preguiça. Veja observação sobre 6:6. 17. Quem se compadece do pobre. Aquele que é caridoso. Provérbios 14:31a é semelhante. A caridade para com os pobres está veementemente ordenada na lei hebraica (Dt. 15:7 e segs.). Muitos versículos em Provérbios recomendam esta liberalidade (21:13; 22:9, 16; 28:3, 8, 27; 29:7). O usuário, por outro lado, está condenado porque oprime o pobre (cons. sobre 6:1). 18. Castiga a teu filho. Veja comentários sobre 13:24; 23:13, 14. A palavra traduzida para matá-lo deriva da raiz hama, "murmurar",  "berrar". A palavra também poderia ser traduzida como se a raiz fosse mut, "matar". Toy traduz: Não te disponhas a matá-lo e é apoiado por Greenstone, a RSV, Berkeley e outros. Delitzsch traduz de maneira semelhante. No hebraico é literalmente não te exaltes até que chore (ou até a sua morte). A tradução da AV ainda continua parecendo mais achegada do que as outras ao fraseado e contexto do hebraico. Mas conforme diz o paralelo em 23:14 ao declarar que o castigo salva a criança da morte, assim talvez, em uma expressão resumida, este provérbio quer dizer o mesmo: "Não evite o castigo e (assim) provoque a sua morte". 24. O preguiçoso. O provérbio de 24a está repetido em 26:15 em uma série que trata da preguiça. 26. Filho é que envergonha. Veja observações sobre 10:1 e compare com 29:15, que repete esta frase. 27. Instrução (que leva ao erro). As palavras "que leva ao erro" não se encontram no hebraico e o livro de Provérbios não usa esta palavra instrução em se tratando de doutrina falsa. Portanto a RSV e a Berkeley reconhecem acertadamente que o provérbio se refere a ouvir a instrução "só para dela se desviar". (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 26 de Julho Dia 207  

Leituras: Lucas 9:28-36; Efésios 4:17-24; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Isaías 10-11.  

Versículo Especial“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:24).  

Pensamento Bíblico: Dispa o Velho e Revista o Novo (Efésios 4:17-24). Os cristãos escolhem um rumo diferente do mundo para cultivar suas mentes. Temos que despir o homem velho, com seus pensamentos impuros e corruptos. Nossas mentes devem ser renovadas quando nos revestimos “do novo homem que foi criado segundo Deus”.  

Ação: Decida-se a cultivar pensamentos puros. Saia fora dos caminhos do velho homem. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 50  4. Águas profundas. Com referência a 4a, compare com 20:5a. 5. Ser parcial com o perverso. Parcialidade no julgamento. Cons. 17:15, 16; 24:23; 28:21; Deuteronômio. 1:17; 16:19; et al. 8. Maldizente. Paralelo de 26:22. Veja observações sobre 20:19. Doces bocados (feridas). Usado só nestes versículos. A evidência para esta tradução, doces bocados, é insignificante. 11. Uma alta muralha. Este termo vem da mesma raiz de "seguro" no versículo 10. Este provérbio oferece um contraste ao provérbio do versículo 10, que dá o segredo da verdadeira segurança. Um homem rico só se sente seguro "segundo imagina". A RSV faz sua tradução partindo de uma raiz diferente e assim perde a ligação que existe com 18:10. O versículo 11 faz paralelo com 10:15a. 12. Antes da ruína. Observe a semelhança entre 18:12a e 16:18a; entre 18:12b e 15:33b. Veja observações sobre 16:5. 20. Do fruto da boca. Este versículo não fala de alimento, mas de palavras, e adverte sobre o que Jones e Walls chamam de "poder letal da língua!" 22. Uma esposa. A LXX acrescenta boa esposa, o que se entende de 12:4 e 31:10, mas não precisa ser expresso. Provérbios 19 19:1. Melhor é o pobre. Observe que 19:1a é idêntico com 28:6a. O contraste em 19:1 é com o homem perverso, o insensato. Em 28:6, o contraste é com o homem rico perverso. As riquezas por si não são condenadas, mas as riquezas com a maldade. 3. É contra o Senhor. O verbo hebraico significa ficar zangado ou irritado. O ofendido de Berkeley é bom. A LXX diz censura a Deus. 4. As riquezas multiplicam os amigos. Observe a semelhança com 14:20. Aqui o pensamento está aprimorado em 19: 6,7. Veja comentários sobre 17:8, 23. Aqui se declara o fato da influência das riquezas, mas não se aprova; em outro lugar condena-se o uso abusivo dos presentes. 5. A falsa testemunha. Quase idêntico a 19:9. 10. A vida regalada. Ou luxo (como na maioria das versões). 11. A discrição. A palavra sekel refere-se à sabedoria, mas à sabedoria moral que o livro de Provérbios recomenda. Prudência (Berkeley) é melhor do que bom senso (RSV). Longânimo. A palavra refere-se ao controle da ira, à lentidão em irar-se. O substantivo em Êxodo. 34:6 é "longanimidade" (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 25 de Julho Dia 206  

Leituras: Lucas 9:18-27; Efésios 4:7-16; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Isaías 8-9.  

Versículo Especial“Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Salmo 22:28). 

Pensamento BíblicoEdificando o Corpo no Amor (Efésios 4:11-16). Cada membro do corpo de Cristo tem o privilégio e responsabilidade de edificar seus irmãos e irmãs. Diferentes partes do corpo complementam-se umas às outras, resultando na edificação de todas. O motivo deste esforço tem que ser nosso amor de uns pelos outros: um verdadeiro desejo de ver nossos irmãos e irmãs prosperarem no Senhor.  

Ação: Procure meios de encorajar e fortalecer seus irmãos e irmãs. Mostre seu amor edificando-os.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

24 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 49  12. Uma ursa roubada dos filhos. A mesma figura foi usada em Os. 13:8. Provérbios não contém tantas ilustrações da natureza como esperaríamos. 13. O bem com o mal. A maioria dos comentaristas aceita isto como prova de que Provérbios apenas adverte contra a ingratidão. Mas mesmo o mal praticado contra o mal é condenado (veja 20:22; 25:21, 22, citado em Romanos,12:20). 18. Ficando por fiador. Veja exegese de 6:1. 21. O pai do insensato. Veja exegese de 10:1 e compare 17:25 em relação a esta palavra, "insensato" (em heb. nabal; conseqüentemente, Nabal, I Samuel. 25:25). Em Provérbios, só nesta passagem e em 17:7; 30:22. É um dos muitos sinônimos para "insensato". Como no Salmos. 14:1, não significa simples estupidez. Salmo 14:1 significa: "O velhaco disse em seu coração: Não há Deus". 22. O coração alegre. Observe a semelhança com 15:13. Neste versículo também há uma deixa semelhante à do versículo anterior. 23. Suborno (cons. v. 8). 25. O fino insensato. Cons. 17: 21 e veja observações sobre 10:1. Os versículos 21, 25 ambos usam a palavra kesil, "insensato", em sua primeira parte, mas mostra variação artística na segunda parte. 27. O sereno de espírito. Ou espírito calmo (Berkeley e Delizsch). Podemos contrariar a declaração de Toy que diz que 17:27, 28 apenas ensina o "valor do silêncio". Antes, como prova Delizsch e enfatizam as palavras inteligência e estulto ('ewil, "patife"), o ensino é contra as palavras coléricas. Provérbios 18 18:1. O solitário. Este versículo é um tanto difícil de compreender nos detalhes. Por isso recebeu algumas interpretações forçadas. Delizsch toma a primeira parte do versículo como condenação dos "cismáticos e sectários", isto é, dos membros de igreja dissidentes, no sentido moderno da palavra. Hilel, também, de acordo com Greenstone, usou-o para condenar o separatismo religioso. Mas esta interpretação é desnecessária e discorda de outras passagens das Escrituras. Paulo separou-se dos fariseus (Atos 19:9) de maneira inteiramente justificada. Obviamente, este versículo nada tema ver com tais questões. O solitário é aquele que indevidamente separou-se de Deus, buscando o seu próprio desejo, não o do Senhor. Tal homem é um pecador. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

  


24 de Julho Dia 205  

Leituras: Lucas 9:10-17; Efésios 4:1-6; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Isaías 6-7.  

Versículo Especial“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4:6).  

Pensamento BíblicoLimpo e Incumbido (Isaías 6). Isaías compartilha um das raros vislumbres do trono de Deus. O profeta, imediatamente, compreendeu sua condição desesperada, como um pecador na presença do Santo Deus. Quando Deus o limpou, Isaías entendeu seu débito e mostrou sua gratidão, aceitando uma incumbência difícil para pregar a uma nação que não queria saber disso. Isaías é um exemplo da mudança de pecador a servo. Deus mudou dramaticamente a vida de Isaías!  

Ação: Mostre sua gratidão pela salvação, servindo o Senhor. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...