5 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 68    B. A Voz de Deus. 38:1 - 41:34. Os vereditos pronunciados contra Jó pelos homens obscureceram o caminho da sabedoria até que Eliú falou. Esse caminho está agora inteiramente iluminado pela voz do redemoinho. É coisa apropriadíssima que o Senhor se aproximasse de Jó por meio de uma interpelação. Assim também ele se confrontou com Satanás (cons. 1:7, 8; 2:2, 3). Deus interpelou a ambos, Satanás e Jó, confrontando-os com Suas obras maravilhosas. E considerando que o próprio Jó é a obra divina pela qual Satanás foi desafiado, é através do sucesso deste desafio a Jó que Deus aperfeiçoa o triunfo do Seu desafio a Satanás. O desafio de Deus a Jó prossegue em dois estágios (38:1 - 40:2 e 40:6 - 41:34 ), com uma pausa no meio, marcada pela submissão inicial de Jó (40:3-5 ). 1) O Desafio Divino. 38:1 - 40:2. Jó 38 38:1-3. De um redemoinho (v. 11. Este veículo característico da teofania (cons. Salmos. 18: 7 e segs.; 50:3; Ezequiel. 1:4, 28; Naum 1:3 ; Habacuque. 3; Zacarias. 9:14) deriva para dramatizar a revelação falada que o acompanhava. Quem é este que escurece os meus desígnios? (v. 2). O absurdo de Jó criticar as resoluções divinas está na respectiva identidade de ambos. A criatura criticando o Criador! Cinge, pois os teus lombos como homem (v. 3a). A imagem do desafio divino foi extraída do antigo esporte popular da luta do cinturão. A figura é especialmente aplicável a este contexto porque esse tipo de luta também era usado como prova nu tribunal, e é por meio de provas que o caso de Jó está sendo resolvido. 38:4 - 39:30. A prova para a qual o Criador desafia Sua criatura é o teste da sabedoria. Muitas das perguntas divinas tratam do poder executivo, mas o conceito de sabedoria do V.T. inclui o talento do artista. Chama-se a atenção para a sabedoria insondável do Criador exibida por toda parte - na terra (38: 4-21, nos céus (38:22-38) e no reino animal (38:39 - 39:30), a seqüência da narrativa sendo, de maneira generalizada, a mesma que este Orador adotou em Gênesis 1. Jó fica cada vez mais impressionado com a imensidão de sua própria ignorância e impotência. 38:4-21. Onde estavas tu? O conhecimento que Jó tinha da terra estava limitado pelo tempo e espaço. Esta seção começa e termina com referências á não existência de Jó na criação (vs. 4, 21; cons. 12; contraste com "Sabedoria" em Provérbios. 8:22 e segs.). Eis a sua ignorância sobre como a terra foi estabelecida (Jó 38: 47) ou o mar encerrado (vs. 8- 1li, sobre como os dias da terra estão controlados pelo siclo da madrugada e das trevas (vs. 12-15, 19-21). Jó também não sondara as profundezas do mar nem medira a largura da terra (vs. 16-18)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Fevereiro   Dia 36  

Leituras: Mateus 11:25-30; Atos 13:13-26; Salmo 32; Provérbios 8:27-31; Êxodo 19-20.  

Versículo Especial“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).  

Pensamento Bíblico: Preparando-se para Encontrar Deus (Êxodo 19). Jeová acabava de livrar os israelitas do Egito, e estava prestes a encontrá-los no Monte Sinai, para entregar-lhes sua lei. Enquanto ouviam e obedeciam extensas instruções sobre como se preparar para encontrá-lo, eles ficavam impressionados com a importância da reverência para com o Senhor. Eles tinham que lavar suas roupas, purificar-se e depois ficar afastados, em respeito ao Senhor. Este relato deveria fazer com que examinássemos nossas práticas e atitudes. Foi esta reverência substituída pela filosofia do “venha como estiver”? Corremos descuidadamente de nosso envolvimento com os assuntos mundanos da vida para uma fria adoração a Deus?  

Ação: Quando se aproximar de Deus em oração, hoje--e todas as vezes em que você o adorar--passe algum tempo se preparando. Afaste-se das distrações e dê sua total atenção e reverência ao Senhor que nos livra da servidão do pecado.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

4 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 66   Jó 37 Adotando sua própria opinião (36:24), Eliú profere louvor salmódio ao Senhor da criação. A regra divina fica ilustrada por diversos fenômenos atmosféricos: o ciclo de evaporação e precipitação da chuva (36:26-28), as tempestades terrivelmente majestosas (36:29 - 37:4), o gelo e a neve do inverno (37:5-13). Cada um deles é introduzido por uma afirmação sobre a incompreensibilidade das obras divinas (36:26, 29; 37:5). Eliú observa que as forças elementares uma vez desencadeadas não escapam ao controle divino; mas como os mísseis peritamente arremessados pelos guerreiros do esquadrão de elite ambidestro (36:32, cons. Ilíada (21: 183; I Crónicas. 12:2), realizam as ordens de Deus (37:12), quer como maldição (36:31a; 37:13a; cons. 1:16,19) quer como bênção (36:31b; 37:13b; cons. 37:7). A relação íntima assim sugerida entre o governo de Deus na natureza e o seu governo da história prepara a aplicação final de Eliú para Jó: Se o homem não consegue compreender o governo natural de Deus, não deve esperar compreender o seu governo moral. Com uma série de perguntas humilhantes (37:15 e segs.), Eliú faz Jó perceber a sua condição de criatura, lembrando-o de que, por seus padrões finitos, não pode julgar a Deus, cujos caminhos todos são infinitamente mais altos que os do pensamento humano. Portanto, eis a loucura de questionar Seu governo (37:19, 20, 24b). O caminho da sabedoria é temer Aquele que é incompreensível e excelente em todos os seus atributos (vs. 23,24a). Tendo completado seu ministério, Eliú retira-se da cena. Ele preparou o caminho do Senhor nos corações de Jó e seus amigos. Da perspectiva literária, o discurso de Eliú forma uma transição destacadamente bem sucedida para a teofania seguinte. A pitoresca descrição que o homem mais jovem faz da fúria dos elementos, estabelece o ambiente para (talvez verdadeiramente inspirado) o redemoinho que se aproxima como veículo de Deus. Sua concentração temática sobre a revelação natural é continuada pelo Senhor, como também até mesmo o estilo interrogativo de sua exortação final (cons. 38: 3 e segs.). Ao julgar a controvérsia de Jó com seus amigos (cons. 42:7-9), o Senhor não menciona Eliú, porque o homem mais jovem não participou da discussão dos mais velhos, nem suas palavras precisaram de expiação. Embora Aquele que fala do redemoinho não mencione Eliú pelo nome, não o ignora. Pois continuando a argumentação essencial de Eliú e endossando seu julgamento em relação a Jó (cons. 32: 2 e 40:8) e os amigos (cons. 32:3 e 42: 7 e segs.), o Senhor admite Eliú como seu precursor..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Fevereiro   Dia 35  

Leituras: Mateus 11:16-24; Atos 13:1-12; Salmo 31:14-24; Provérbios 8:22-26; Êxodo 17-18.  

Versículo Especial“Ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer” (Êxodo 18:20).  

Pensamento Bíblico: O Papel do Grande Líder  (Êxodo 18:20). Este capítulo fala do conselho de Jetro para tornar o trabalho de Moisés mais eficiente e mais eficaz. Por hoje, porém, considere as palavras do versículo acima. Moisés foi um grande líder porque ele dirigiu o povo para seguir a Deus. Ele não buscava poder pessoal. Em vez disso, ele continuamente encorajava outros a voltarem-se para a vontade de Deus. Aqueles que quiserem ser grandes líderes, hoje em dia, têm que fazer a mesma coisa.  

Ação: Pela palavra e pelo exemplo, conduza outros no caminho de Deus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

3 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 65  36:1-25. Eliú caracteriza sua teodicéia como sendo a verdade completa (vs. 2-4). Possivelmente, 4b refere-se a Deus (cons. 37:16). A grandeza de Deus é uma grandeza de bondade e sabedoria (v, 5), de justiça concedida imparcialmente e de graça concedida abundantemente ao justo (vs. 6, 7). Aqui novamente Eliú poderia estar escorregando para a via de acesso dos amigos, mas a diferença entre eles aparece em sua interpretação das aparentes exceções do padrão geral observado no governo divino (8 e segs.; cons. comentário sobre 33:12-30). As aflições convocam o justo a uma luta espiritual mais ardente e assim constituem meio eficiente de livramento do pecado e suas conseqüências (vs. 8- 10,15). Elas desaparecem quando seu propósito específico se realiza (v. 11); e somente então (v. 12). Do mesmo modo, se os ímpios de coração (v. 13a) reagem com fúria soturna às advertências de aflição de um Deus longânimo (v. 13), eles só podem esperar a fatalidade precoce para com sua devassidão (v. 14). Guarda-te, pois, de que a ira não te induza a escarnecer (v. 18b; cons. 33:24). As perdas esmagadoras acarretadas pelo castigo recebido por Jó afastou-o da instrução (lit., boca) da aflição (v. 16a; cons. 15b) para uma reação de deduções iradas e escarnecedoras (vs. 17, 18a ). Estimaria ele as tuas lamúrias e todos os teus grandes esforços? (v. 19a). Na lamentação irada de Jó, com seu amargo anseio pela noite da sepultura (v. 20), ele desdenha a obra santificadora da aflição (v. 21). Que ele, portanto, considere as obras excelsas de Deus (vs. 22a, 25), preste atenção submissamente à instrução que Ele envia (vs. 22b, 23) e assim transforme a lamentação em doxologia (v. 24; cons. 35:10).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 3 de Fevereiro   Dia 34  

Leituras: Mateus 11:1-15; Atos 12:12-25; Salmo 31:1-13; Provérbios 8:12-21; Êxodo 15-16.  

Versículo Especial“Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado; livra-me por tua justiça” (Salmo 31:1).  

Pensamento BíblicoComo Esquecemos Logo! (Êxodo 15). Deus livrou os israelitas de séculos de servidão, e eles louvaram seu poder no belo cântico que abre este capítulo. Depois de meros três dias de viagem para dentro do deserto, seu louvor foi se tornando um resmungo e uma queixa, enquanto eles esqueciam o poder e o amor de seu poderoso Redentor. Como é triste que nós, tão facilmente, imitemos sua ingratidão!  

Ação: Lembremo-nos de que o mesmo Deus que nos redimiu tem força para nos guiar ao lar (Êxodo 15:13)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

2 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 64   4-8. Aos teus amigos contigo (4b). Os obreiros da iniqüidade com os quais Eliú associou Jó nesta lamentação sobre a justiça infrutuosa (cons. 34:8, 9). Está evidente que os homens não podem diminuir (v. 6) nem aumentar (v. 7) a glória dAquele que está exaltado acima dos céus (v. 5). Portanto, nem o temor nem o favor pode impedi-Lo em Sua administração de justiça. Elifaz apresentara argumento semelhante em relação à justiça divina (cons. 22:2-4), mas ele ficou prejudicado pela má interpretação da administração daquela justiça. Jó também se referiu à imutabilidade do Criador autodominante, mas concluiu que isto reduz a responsabilidade humana (cons. 7:20, 21). 9-13. A transcendente imutabilidade divina não equivale à indiferença para com a virtude e vícios humanos; não é um desinteresse distante para com as multidões que clamam . . . por causa da arrogância dos maus (v.12a, c), como Jó já se queixara (cons. 24:12). Tal oração fica antes passível de não ser atendida porque gritos vazios Deus não ouvirá (v. 13a), um mero grito animal (v. 11) em busca de alívio físico. Ninguém diz: Onde está Deus que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite (v. 10). Não é que Deus seja indiferente para com os homens, mas os homens são indiferentes para com Deus. Eles não buscam a Deus por amor a Deus, tendo prazer em cantar doxologias no meio da desolação contanto que Ele seja a sua porção. Eliú intima Jó à sabedoria de sua original resposta de fé (cons. 1:21). 14-16. Se o juízo de Deus tarda (v. 14; cons. 19:7; 23:8 e segs.; 30:20), e Sua ira fica limitada enquanto isso (v. 15; cons. 21:7 e segs.), Jó não deveria lançar mão de conclusões vãs (v. 16). Jó 36 Continuando no tema da justiça divina, Eliú expõe ainda o gracioso desígnio das aflições dos justos, exortando Jó a tirar proveito disso (36:1-25; cons. 33:19 e segs.). Nos versículos finais desta exortação, o apelo passa para a excelência do poder de Deus (cons. 34:12 e segs.) e se transforma no assunto principal da conclusão de Eliú (36:26 – 37:24), o grito do arauto antes do advento do Senhor (cap. 38 e segs.)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Fevereiro   Dia 33  

Leituras: Mateus 10:34-42; Atos 12:1-11; Salmo 30; Provérbios 8:6-11; Êxodo 13-14.  

Versículo Especial“E quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mateus 10:38).  

Pensamento Bíblico: Tomando Nossas Cruzes  (Mateus 10:34-39). As exigências do discipulado são muitas vezes difíceis e divididas. Se nosso amor por qualquer coisa--incluindo a família e nossas próprias vidas--excede nossa devoção ao Senhor, não somos dignos de ser chamados seu povo. Temos que pesar cuidadosamente nossas prioridades e afeições e determinar que nada--e ninguém--se interporá entre nós e o Senhor.  

Ação: Avalie suas lealdades. Certifique-se de que Jesus vem em primeiro lugar, sem pensar no que isto custará, nesta vida..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

1 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 63   10-28. A perversidade da acusação de Jó comprova-se pela consideração da justiça divina. Eliú começa com uma negativa direta de que Deus seja injusto (v. 10-12). Logicamente, com isto se incorre em petição de princípio, mas só serve para demonstrar as limitações da lógica humana. Pois Eliú apela para o senso de divindade naquele que é a imagem de Deus, e este é o único procedimento basicamente sólido para se declarar o nome de Deus. A confirmação da perfeita justiça divina encontra-se em Sua onipotência e onisciência (v. 13 e segs.). Pura imparcialidade é o correlato de sua transcendência acima de todas as motivações possíveis de se exibir respeito para com a personalidade de Suas criaturas (vs. 13-20). Em Deus toda carne viva movimenta-se e  existe (vs. 13-15); reis e poderosos não são exceção (vs. 16-20). Além disso, Deus criou o universo e isto contradiz a acusação de que nEle exista injustiça, pois a injustiça cria a anarquia, não a ordem (v. 17a). Nenhuma falha pode surgir através da ignorância do governo divino (vs. 21-28). Pois Deus não precisa observar por muito tempo o homem (v. 23a). Com um único olhar onisciente Deus compreende todos os fatos, até as obras secretas das trevas (vs. 21, 22) e a opressão oculta dos pobres (vs. 24-28). 29-37. Duvidar da previdência benevolente de Deus é loucura (vs. 29, 30). Se alguém diz a Deus: Sofri, não pecarei mais (v. 31). Ao que parece, Eliú retoma o pensamento dos versículos 5.9 – a presunção despercebida (cons. v. 7) dos protestos de Jó contra Deus (cons. v. 6b). Acaso deve ele recompensar-te segundo tu queres, ou não queres? Acaso deve de dizer-lhe: Escolhe tu, e não eu? (v. 33a, b). Novamente se concede oportunidade a Jó de defender sua rebeldia, mas ele permanece silencioso. Jó 35 35:1-16. Retornando à idéia de que Deus é infinitamente nobre para ser tentado de algum modo a falsificar a justiça (vs. 4-8), Eliú a introduz novamente citando a queixa de Jó, a qual ele refuta (vs. 2,3). Então corrige uma distorção desta doutrina da transcendência divina (vs. 9.13), aplicando a questão a Jó (vs. 14.16). 2, 3. Cons. 34:9. Acha que é justo? (35; 2a). Isto se refere não a 2b mas ao versículo 3. Também, 2b está subordinado a 3, assim: Para criticar as conseqüências da justiça é preciso arrogar-se uma justiça superior a de Deus..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Fevereiro   Dia 32  

Leituras: Mateus 10:27-33; Atos 11:19-30; Salmo 29; Provérbios 8:1-5; Êxodo 12.  

Versículo Especial“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante o meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).  

Pensamento BíblicoConfissão Apesar do Perigo (Mateus 10:27-33). Pensa-se, freqüentemente, que confessar é meramente reconhecer a fé em Jesus na presença dos crentes. Jesus mostra que a confissão que ele exige é muito mais rigorosa-- muito mais perigosa. Seus discípulos têm que estar dispostos a confessá-lo na presença daqueles que se opoem a ele. O preço pode ser alto--vidas podem ser perdidas. Aqueles que não querem arriscar tudo por ele perderão muito mais--suas almas.  

Ação: Conte a outros o que sabe sobre Jesus. Fale com coragem.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

31 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 62    31-33. A interpretação do sofrimento como castigo aplica-se ao caso de Jó (veja comentados conclusivos sobre o cap. 31). Elifaz também sugerira que o castigo era um dos motivos da aflição (5:17), mas ele considerou o castigo distribuído proporcionalmente ao pecado. Embora castigo severo possa realmente ser uma "bênção", todavia estigmatiza o crente colocando-o em posição humilhantemente, baixa na comunidade dos santificados! Eliú viu o castigo no contexto redentivo, como computado e governado pelo princípio da graça soberana. Uma vez que a graça é pela sua própria natureza soberanamente livre, pode conceder a bênção do castigo com mais abundância sobre os santos que relativamente tenham a menor necessidade! Eliú não se refere aqui aos homens ímpios, mas à sua descoberta de que o sofrimento que é uma operação da livre graça de Deus é claramente a chave para o imprevisível, a aparentemente arbitrária variedade nos seus sofrimentos, e na sua prosperidade também. Para eles também o sofrimento é uma dispensação graciosa advertindo-os do abismo eterno, Assim Eliú remove o aguilhão do mistério do sofrimento dos justos e a prosperidade dos ímpios. O coração de Jó pula de alegria. Mas a vergonha se faz presente quando se lembra das acusações que jogou contra o Deus da graça, e assim ele se cala (v. 33). Jó 34 34:1-37. A estrutura do capítulo 33 repete-se: um chamado introdutório para despertar a atenção (vs. 2-4), citação da lamentação de Jó (vs. 5-9), uma resposta à mesma (vs. 10-28) e um desafio final (vs. 29-37). 2-4. O versículo 34:34 dá a impressão de que Eliú chama a atenção de um círculo de ouvintes maior do que os três amigos. 5-9. Mais uma vez Eliú tem por alvo a lamentação de Jó de que Deus perverte a justiça afligindo-o com feridas incuráveis embora não se encontre nele transgressão nenhuma. Isto foi detalhadamente resumido nos discursos de Jó (com referência ao v. 5a, cons. esp. 13:18; 23:10; 27:6; quanto ao v. 5b, 27: 2; v. 6, 9:20; 6:14; 16:13; v. 9, cons. 9:22; 10:3; 21: 7 e segs.; 24: 1 e segs.).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de Janeiro  Dia 31  

Leituras: Mateus 10:16-26; Atos 11:1-18; Salmo 28; Provérbios 7:21-27; Êxodo 9-11.  

Versículo Especial“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mateus 10:22).  

Pensamento Bíblico: Ovelhas Entre Lobos (Mateus 10:16-26). Aqueles que seguem a Cristo não podem evitar o tipo de sofrimento que ele suportou. Famílias e amigos se oporão aos cristãos, até mesmo com violência. Dureza, sacrifício e perseguição devem ser consequências esperadas ao viver para Jesus. Não podemos permitir que tais dificuldades nos desviem da meta celestial!  

Ação: Quando enfrentar contrariedade no serviço de Deus, lembre-se de que Jesus o amou o bastante para morrer por você (Gálatas 2:20).( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)


30 de janeiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 61 12-30. Quando Eliú cita a adicional lamentação de ló acusando Deus de não dar contas de nenhum dos seus atos (v. 13b; cons. 19:7; 30:20), poderia parecer que ele abandonara as dúvidas de Jó quanto à justiça de Deus muito rapidamente (vs. 8-12) para retomá-las mais tarde (cons. caps. 34-37). Mas em resposta à alegada falta de revelação com referência aos caminhos divinos (vs. 14-30), Eliú incorpora uma explicação do sofrimento dos servos de Deus e assim realmente começa sua defesa da justiça divina. Nos dias do V.T. Deus falava com o Seu povo por meio de diversos instrumentos especiais que deixaram de ser usados depois que se concluiu a revelação do N.T. (cons. Hebreus. 1:11), Eliú menciona sonhos (Jó 33:15-17) e o anjo intérprete (vs. 20-30) como meio especial de revelação. Deus não abandonou o povo de sua aliança para tatear sem a luz da revelação autorizada. Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares (v. 23). inumeráveis anjos servem os herdeiros da salvação (Hebreus. 1:14; cons. Jó 4:18; 5:1; Deuteronomio. 33:2; Salmos. 68:17; Daniel. 7:10; Apocalipse. 5:11), sendo que um dos ministérios é o da interpretação da vontade e caminhos de Deus. Possivelmente um dos milhares refere- se não à abundância desses hierofantes, mas à raridade e destaque do seu anjo intercessor (cons. Eclesiastes. 7:28). 30a. Para reconduzir da cova a sua alma (cons. vs. 18, 24, 28). No íntimo de tal revelação encontra-se o princípio e os propósitos da graça divina. Os homens vivem sob a sombra dos portadores da morte (v. 22b), anjos da morte enviados por Deus, por causa do santo desprazer divino para com seus pecados. Mas de um modo ... duas e três vezes (vs. 14, 29) a graça intervém. Algumas vezes uma revelação especial se introduz como advertência para evitar o mal proposto e assim livrar de suas conseqüências desastrosas (vs. 15-18). Outras vezes a revelação vem na undécima hora, quando a maldição de um castigo acerbo conduziu o homem à beira do abismo (vs. 19-22). Então ali se observa notável restauração das bênçãos da justiça (vs. 25, 26), celebrada por um salmo de confissão e ação de graças (vs. 27, 28). Tal livramento realizase pelo confronto do homem com o que lhe convém, isto é, o caminho certo e reto para ele (v. 23b; cons. v. 16), e pelo arrependimento do homem. Este processo é o resgate (v. 24c) que se encontra se Deus tiver misericórdia dele (v. 24a). À luz da revelação passada outorgada aos servos de Deus, Eliú intitula seus sofrimentos como castigos (v. 19)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Janeiro   Dia 30  

Leituras: Mateus 10:1-15; Atos 10:34-48; Salmo 27; Provérbios 7:13-20; Êxodo 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (Atos 10:35).  

Pensamento BíblicoSujando Nossos Pés (Mateus 10:1-15). Quando Jesus mandou seus apóstolos pregar às ovelhas perdidas de Israel, Ele os instruiu para que sacudissem o pó de seus pés nos lugares onde sua mensagem fosse rejeitada.  Muito freqüentemente, erramos ao desistir e “sacudir o pó” antes que tenhamos sujado nossos pés. Não podemos concluir que os outros rejeitarão o evangelho. Temos que lhes dar a oportunidade de responder por si mesmos.  

Ação: “Procurai as ovelhas perdidas . . .” (Mateus 10:6). “. . . de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10:8)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...