1 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 6  Alguns dos críticos mais recentes (como Bernhard Duhm) têm desistido da idéia de que qualquer parte de Isaías 40-66 tenha sido escrita na Babilônia, mas continua insistindo em que o livro não foi escrito antes da última parte do período do Exílio ou mesmo um século mais tarde. Mas esta teoria também é controvertida pela data do próprio texto. os mesmos males que prevaleciam no tempo de Isaías I ainda continuavam exuberantes nos últimos vinte e sete capítulos também. A hipocrisia prevalecia na religião (cons. 29:13 e 58:2.4); derramamento de sangue e dolência eram a ordem do dia (1:15 e 59:3, 7); a falsidade, a injustiça e a opressão controlavam tudo livremente (10:1, 2 e 59:3-9). A mesma degeneração e fracasso moral que caracterizaram o reinado de Manassés, que "derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo", prevalecem em 59:1.8 (II Reis 21:16). O fato mais decisivo é que em Isaías II a idolatria surge como um mal amplo e prevalecente entre os judeus contemporâneos do profeta. "De quem chasqueais? ... que vos abrasais na concupiscência ... debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificais os filhos nos vales, nas fendas dos penhascos?" (57:4, 5; cons. 65:2, 3 e 66:17, que também falam das práticas dos judeus daquele tempo.) Já está quase que universalmente reconhecido pelos críticos de todos os credos que Judá foi completamente purgada da idolatria depois do cativeiro da Babilônia. Muitos outros males e pecados nacionais são denunciados e tratados nos registros pós-exílicos de Esdras, Neemias e Malaquias, tais como: casamentos mistos com mulheres estranhas, opressão dos pobres pelos ricos, a violação do sábado e a sonegação dos dízimos. Mas jamais a idolatria foi mencionada sob qualquer forma ou aspecto, ainda que nos registros pré-exílicos fosse muito comentada e severamente denunciada como o pecado Número Um de Israel. A única conclusão lógica que podemos tirar à luz das evidências é que essas passagens anti-idólatras foram compostas antes do Exílio. E considerando que incluídos no contexto do restante de Isaías II (também em 44:9-20 e outras passagens), não é mais que razoável que presumamos que todos os vinte e sete capítulos fossem compostos antes da queda de Jerusalém em 587. Não há nenhuma partícula de evidência interna para sustentar a teoria de um Segundo Isaias, fora de um preconceito filosófico contra a possibilidade da profecia preditiva. Em cada aspecto que examinemos o único lugar de origem que satisfaz os elementos do texto é a Palestina; a única ocasião para a composição que se encaixa nas evidências internas é uma data anterior ao Exílio, e mais especificamente, o reinado de Manassés.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de outubro  Dia 274  

Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel 28-29.  

Versículo Especial“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17).  

Pensamento BíblicoConseqüência da Auto-Exaltação (Ezequiel 28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma lição importante.  

Ação: Pense nas suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por, generosamente, lhe ter dado tanto.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

30 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 5  Outras eram para um futuro mais distante (tais como a Glória que viria à Galiléia como Messias - 9:1, 2; cons. Mateus. 4:15,16; a devastação da Babilônia pelos medas e sua final e total destruição, a ponto de permanecer desabitada e amaldiçoada para sempre - 13:17, 19, 20). Deveria se notar que foi precisamente o reino do perverso Manassés (696-641 A.C.) que forneceu o mais sério desafio à sobrevivência da verdadeira fé. Era, portanto mais apropriado nessa ocasião para o Jeová mantenedor da aliança demonstrar Sua soberania e autoridade absoluta anunciando com um ou dois séculos de adiantamento quais os passos exatos que tomada para julgamento da Judá apóstata e contra a Babilônia que desafiava a Deus. Este teste do cumprimento de profecia poderia fornecer prova irrefutável da divina autoridade da mensagem de Isaías: "Quem há, como eu, feito predições . .. que o declare . . . as coisas futuros, as coisas que hão de vir (a acontecer) ... acaso desde aquele tempo não vo-lo ia ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas" (44: 7, 8). (Cons. 41:21-23, 26; 42:9, 23; 43:9, 12). Tem-se imaginado que este hipotético "Deutero-Isaías" viveu e escreveu na Babilônia participando do Cativeiro Judeu em cerca de 550 A.C. Mas isto é impossível de se reconciliar com evidências internas. Isaías 40-66 mostra pouca familiaridade com a geografia da Babilônia, mas grande familiaridade com a Palestina. As árvores mencionadas são nativas da Palestina, mas desconhecidas na Babilônia (o cedro, o cipreste e o carvalho 44:14; 41:19). O ponto de vista é palestiniano, pois se diz que o Senhor enviou uma mensagem da Babilônia (43:14); Israel foi descrita como a semente de Abraão que o Senhor tomou dos "confins da terra" (41:9), ou "desde o oriente" ou "de uma terra longínqua" (46:11). Os contemporâneos do profeta presume-se que morassem na. Palestina, não na terra do exílio. Por exemplo: "Não é este o jejum que eu escolhi: soltar as amarras da iniqüidade, e deixar que os opressos sejam libertados, e que vós desfaçais todo jugo?" A inevitável inferência é que os judeus ainda mantinham seus próprios tribunais de justiça (ou injustiça) como nação independente, e não que estivessem sujeitos a uma terra estrangeira.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIKA


 30 de setembro  Dia 273  

Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel 26-27.  

Versículo Especial“Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).  

Pensamento Bíblico: Jesus Morreu para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto? Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos Judeus forçou-o a adiar seus  planos de estabelecer seu reino. Ao contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.  

Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52).  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

29 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 4  Ezequias sobreviveu a este momento de glória mas por apenas alguns poucos anos. Então seu jovem e voluntarioso filho Manassés subiu ao trono. Ele deu ouvidos à nobreza mundana, que há muito se aborrecia sob a pureza religiosa imposta por seu pai, e com espírito de "liberalidade" deu licença à reassunção da idolatria. Passo a passo ele mesmo se tomou um convicto adorador de ídolos, e brutalmente perseguiu aqueles que considera verdadeira a fé de seu pai. A corrupção doutrinaria do povo foi acompanhada por uma decadência moral generalizada. O rei e os nobres que exploravam O povo com propósito de lucros egoístas, encheram Jerusalém de sangue e rapina. Nesta atmosfera de corrupção e depravação Isaías recebeu uma série de maravilhosas revelações com vistas à futura conquista babilônica no século futuro e além do período da Restauração, quando o Segundo Estado Judeu seria estabelecido na Terra Prometida. Teorias de Crítica da Autoria. Principalmente presumindo que uma genuína profecia preditiva é impossível, a alta crítica racionalista tem contestado a autenticidade de Isaías 40-66, desde os rins do século dezoito. O autor destes capítulos parecia saber da queda de Jerusalém (um bom século após a morte de Isaías), e também da restauração da Palestina pelos judeus cativos após a queda da Babilônia para os persas em 539 A.C. Portanto esta seção de "Isaías" deve ter sido escrita por um autor desconhecido – o "Deutero-Isaías" – que viveu pelo menos 130 anos depois da morte do profeta do século oito. Para sustentar esta posição, argumenta-se: a) que um ponto de vista futurista não poderia ser mantido com referência a um tão grande número de capítulos; b) que o verdadeiro nome do conquistador persa, Ciro, que estava destinado a libertar os judeus cativos, não poderia ser conhecido século e meio antes do acontecimento. Na realidade, contudo, uma interpretação futurista não se sustenta de maneira nenhuma através de todos esses vinte e sete capítulos; muitas passagens tratam de questões contemporâneas do Isaías histórico. Em segundo lugar, as Escrituras Sagradas não hesitam em predizer nomes específicos quando a Isaías ocasião o exige. O nome do Rei Josias foi predito por um profeta de Judá três séculos antes do seu nascimento (I Reis 13:2), a fim de fornecer um sinal de que a destruição vindoura do altar -idólatra de Jeroboão em Betel foi ordenado pelo Senhor. Belém foi especificamente mencionada como o lugar do nascimento do Messias sete séculos antes do seu advento (Malaquias. 5:1, 2). Além disso, deve-se reconhecer que através de todos os sessenta e. Seis capítulos de Isaías deu-m ênfase extraordinária à profecia preditiva como sinal de inspiração divina. Algumas das predições seriam logo cumpridas (tais como o livramento de Jerusalém do exército de Senaqueribe por meios súbitos e sobrenaturais - 37:33-35; a derrota de Damasco dentro de três anos por meio da Assíria - 8:4-7; a destruição de Samaria dentro de doze anos 7:16; o retrocesso da sombra no relógio solar - 38: 8). ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 29 de SSetembro  Dia 272  

Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel 24-25.  

Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento” (Provérbios 19:27).  

Pensamento BíblicoA Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios 15:44).  

Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

28 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Data e Autoria. Isaías, o filho de Amós, era ao que parece um cidadão de Jerusalém altamente estimado, que desfrutava do acesso à corte real, e era um conselheiro de confiança do Rei Ezequias. Seu ministério se estendeu do moda morte do Rei Uzias em 740 A.C. (se não antes) até o reinado do idólatra Rei Manassés, em cuja perseguição ele foi provavelmente martirizado. A tradição conta que ele foi morto serrado ao meio (cons. Hebreus. 11:37). Aparentemente, não pregou publicamente depois que Manassés subiu ao trono em 698, mas confirmou sua mensagem à forma escrita preservada nos capítulos de 40 a 66. O ponto alto de sua influência política foi atingido no ano decisivo  de 701 A.C., quando a invasão assíria ameaçou destruir o Reino de Judá e remover seus habitantes para a escravidão e o exílio. Através de sua intercessão diante de Deus, o terrível perigo foi milagrosamente removido e o remanescente do exército de Senaqueribe fugiu ingloriamente para Nínive. Antecedentes Históricos. Foi durante o período crítico da última metade do século oitavo que Israel, o Reino do Norte (as Dez Tribos), sofreu um declínio rápido e catastrófico, depois da morte do temível Jeroboão II. Samaria foi finalmente destruída após um cerco desesperado no ano de 711. A longa sucessão de reis ímpios e a crescente diminuição da fé bíblica causou a derrocada de Israel. Judá, sob o governo do corrupto e degenerado Rei Acaz, parecia pronta a seguir o exemplo horrível da apostasia de Israel, e buscou a proteção e o livramento da Assíria pagã, em vez de buscar a Jeová, o Deus de sua aliança. Contra esta infidelidade Isaias e Miquéias estabeleceram um protesto severo e determinado. Lá pelo ano de 626 o governo estava sob o controle de Ezequias, o filho de Acaz que temia a Deus. Ele eliminou grande parte dos "altos" idólatras, até mesmo os que eram dedicados a Jeová (contrariando a Sua Lei), e promoveu o estudo bíblico entre todo o povo. Uma doença quase fatal aprofundou a piedade de Ezequias, e o movimento da reforma continuou. Mas ainda assim Judá aderiu à enganosa política de confiar em aliados pagãos, mesmo quando Isaias advertiu veementemente contra as intrigas com o Egito. Como predisse o profeta, a confiança no poder secular do Egito (e não na proteção de Deus somente) comprovou-se quase fatal. Os exércitos egípcios esfacelaram-se diante da violenta investida da máquina da morte de Senaqueribe, e só a divina intervenção salvou o reino de Ezequias da completa ruína. A essa altura da crise o rei completamente arrependido por ter ignorado as advertências divinas (que lhe foram transmitidas por Isaías) elevou-se a tais alturas de fé e pureza de confiança que o Senhor dignou-se ouvir sua oração ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Setembro  Dia 271  

Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23; Ezequiel 23.

Versículo EspecialO que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios 19:22).  

Pensamento Bíblico: Corações Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só para si.  

Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só para si?.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

27 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Cantares (Comentário Bíblico Moody) 24  10. A Sulamita era como um muro, protegendo sua sagrada honra. Só ao seu pretendente real, a Salomão, ela se renderia. A ele, ela não repeliria; ela lhe ofereceria paz; isto é, ela se lhe entregaria. C. Palavras da Esposa. 8:11, 12. 11. Estas também talvez sejam palavras do próprio poeta. Ele mostra como Salomão era rico e como suas riquezas continuaram aumentando. As mil peças de prata deviam ser entregues ao rei por cada um que desfrutava do produto da vinha. Baal-Hamom não foi mencionado em nenhuma outra passagem das Escrituras; sua localização é desconhecida. 12. A vinha. . . Está ao meu dispor. A esposa também tinha uma vinha, mas diferindo de Salomão ela não guardava o preço dos frutos para si mesma. Duzentos siclos ela pagava àqueles que cuidavam da vinha, mas os mil siclos (moedas de prata), que representavam a renda da vinha, ela os dava a Salomão. Ela se entregou não somente a si mesma ao rei mas também suas propriedades. D. Expressões Finais de Amor Mútuo. 8:13,14. 13. O esposo pronuncia suas palavras finais de desejo pela esposa. Para ele, ela é agora como alguém que habita num jardim (cons. 2:1). Os companheiros, isto é, aqueles que estão ao redor dela, gostam de ouvir sua doce voz. Ele também gosta de ouvi-la. 14. Ela lhe responde com palavras semelhantes àquelas que falou antes (cons. 2:17). Com essas palavras termina o Hino. Talvez devamos pensar que uma conclusão mais apropriada seda reunir os dois amantes em alegre reunião. Mas devemos nos lembrar que o Hino não é uma novela moderna ou um poema de amor; é a Palavra de Deus ensinandonos a beleza e a pureza do genuíno amor humano, um dos dons do Criador às suas criaturas. Este amor o Espírito Santo achou por bem para descrever em termos de desejo mútuo de companhia da parte daqueles que são devotados um ao outro. Este relacionamento pode realmente ser usado para descrever o amor entre Cristo e a Sua Igreja, embora o amor humano, mesmo em sua forma mús pura, não possa nunca ser mais que uma sombra desse relacionamento espiritual. As pessoas que verdadeiramente se amam sempre hão de ansiar pela companhia um do outro. Mas muito maior é o anseio da Igreja de estar com Cristo, seu Esposo celestial. A Igreja é a Noiva de Cristo, e por meio do Espírito Santo que habita no seu meio ela dá expressão ao seu grande anseio de estar com Ele nestas palavras: "Ora, vem, Senhor Jesus" (cons. Apocalipse. 22:17, 20).  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Setembro  Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

26 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 22  V. Expressões Finais de Amor Mútuo. 8:5-14. A. O Amante e a Amada Caminhando Juntos. 8: 5-7. 5a. Quem é esta que sobe . . . ? Esta pergunta foi feita pelo poeta para armar o cenário ao que vem a seguir. Quanto ao deserto, veja comentário sobre 3:6. Os dois são vistos andando juntos e conversando. O rei faz sua esposa se lembrar de como certa vez a encontrou (talvez no seu primeiro encontro) dormindo sob uma macieira perto da casa de sua mãe e de como a despertou. 6, 7. Põe-te como selo sobre o teu coração. Estas palavras, preferidas pela esposa, resumem o reina de todo o trino e constituem o seu clímax. Um sinete ou selo era um anel usado na mão direita (Jeremias. 22:24), ou carregado sobre o coração por meio de uma corrente pendurada no pescoço (Gênesis. 38:18). Era emblema de autoridade (com. Gênesis. 41:42; I Reis 21:8) e portanto uma propriedade muito preciosa. O simbolismo é a expressão do desejo irresistível da esposa de ser a propriedade mais preciosa de seu esposo.  O rei Salomão, que compôs este Hino sob a inspiração do Espírito Santo, transcende aqui suas próprias atitudes, pois para atender ao desejo da Sulamita ele deveria abandonar a sua poligamia. Esta expressão de amor fervoroso e irresistível saindo dos lábios da esposa aponta para o caráter monogâmico do casamento. O casamento é a união amorosa de um homem com uma mulher, e qualquer intrusão de uma terceira pessoa viola o relacionamento especial entre os dois. O desejo de alguém que aula de verdade é tão forte que se dá inteiramente ao outro e deseja a mesma afeição forte e exclusiva em troca. Tal amor por outrem vem do Senhor, que o coloca no coração do homem, e não pode ser extinguido. Nem pode ser comprado. Nem mesmo Salomão, com toda a sua riqueza, podia comprar o amor da jovem sulamita. Pelo contrário, ela lho deu espontaneamente, e seu amor era esmagadoramente grande. Tal amor absoluto é semelhante ao ideal espiritual entre Deus e o Seu povo. Somos advertidos a não servirmos a dois senhores (Mateus. 6:24) e a amarmos o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, alma, mente e forças (Marcos. 12:30). B. A Vida Virtuosa da Esposa. 8:8-10. 8, 9. Temos uma irmãzinha. Estes versículos, aparentemente pronunciados pelos irmãos da esposa, formam a introdução do verso 9, onde ouvimos novamente a esposa falando. Que ainda não tem seios. Ela ainda não atingiu a maturidade; ela ainda não atingiu a idade do casamento. A figura de um muro sugere a virtude da castidade e a capacidade de manter os pretendentes a uma devida distância. A torre de prata mostra que grande respeito, neste caso, os irmãos deveriam ter por sua irmã. Contudo, se ela fosse uma porta, isto é, facilmente accessível, então tomariam as devidas medidas para defendê-la para que não desse a sofrer por causa de sua própria fraqueza. Não se pode ter certeza quem é a jovem mencionada neste versículo, talvez uma irmã mais nova da esposa; embora seja também possível que os versículos 8 e 9 se refiram à esposa quando ainda criança.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Setembro  Dia 269  

Leituras: Lucas 24:1-12; Tito 2:11-15; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:6-11; Ezequiel 19-20.  

Versículo Especial“A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece” (Provérbios 19:9).  

Pensamento Bíblico: Mentir é Errado (Provérbios 19:9). Os valores pervertidos da maioria das pessoas em nossa sociedade oferecem novas definições para as coisas que Deus chama pecado. As pessoas “torcem a verdade”, usam “duplo significado” e distribuem “desinformação”, porque eles pensam que suas metas justificam seus métodos. Alguns nos dizem que a moral e a ética dependem das circunstâncias, sugerindo que as mentiras não são sempre más. Apesar das mudanças nos rótulos que os homens lhes podem dar, as mentiras são ainda mentiras, e continuam ainda mortíferas.  

Ação: Diga a verdade. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

25 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 21  7. Esse teu porte é semelhante à palmeira. Ela se parece com uma esguia palmeira. Cachos. Como cachos de tâmaras é o que se quer dizer. 8,9a. O esposo expressa o seu desejo de abraçar sua amada esposa desfrutando inteiramente do seu amor e beleza. 9b. Como o bom linho. A resposta da esposa, que continua com a linguagem simbólica usada pelo amado. Mesmo enquanto ele dorme, o autor dela flui em sua direção. 10. A esposa faz eco às palavras de Gênesis. 3:16 "teu desejo será para o teu marido". 11, 12. Vamos ao campo. A esposa insiste com o seu amado a que vá com ela a um lugar onde possam desfrutar plenamente o amor um do outro. 13. Os antigos criam que as mandrágoras estimulavam o apetite sexual (como também induziam a concepção; cons. Gênesis. 30:14-16). Por isso as mandrágoras também são afamada de maçãs do amor. As frutas excelentes são uma indicação do cuidado amoroso que a esposa tem por seu esposa. Cantares 8 D. O Desejo da Noiva de Ser Inteiramente Unida ao Seu Amado. 8:1-4. 1. Como meu irmão. Obviamente a Sulamita não deseja realmente que o seu esposo seja seu irmão; antes, ela deseja o relacionamento íntimo e achegado que só os irmãos e irmãs conhecem. O fato de sua ascendência ser muito mais humilde do que a de Salomão pode constituir  os antecedentes desta declaração (cons. 1:5, 6). Se ele fosse seu irmão, ela poderia também beijá-lo livremente em público sem incorrer em zombarias públicas. 2. E te introduziria na casa de minha mãe. A comunhão íntima no círculo familiar é o que se está mencionando (cons. 3:4). 3. Veja comentário sobre 2:6. Outro clímax dentro do livro; a esposa está perto do seu amado. 4. Com exceção de pelas gazelas e cervas, este versículo é idêntico a 2:7 e 3:5. O amor não deve ser excitado antes que chegue o momento adequado, porque o relacionamento amoroso, se não for cuidadosamente resguardado, pode causar sofrimento em vez de grande alegria que pode dar ao coração humano (cons. 2:7; 3:5). Nem é necessário procurar despertar o amor, pois o amor verdadeiro desperta sozinho no devido tempo.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de Setembro  Dia 268  

Leituras: Lucas 23:50-56; Tito 2:1-10; Salmo 77; Provérbios 19:1-5; Ezequiel 17-18.  

Versículo Especial“Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso?Sdiz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).  

Pensamento BíblicoResponsabilidade e Arrependimento (Ezequiel 18). Dois pontos importantes são ressaltados neste capítulo. Deus afirma que somos individualmente responsáveis perante ele. Não somos condenados por depravação herdada, mas por desobediência pessoal. Ele também ressalta a importância do arrependimento. Ele quer que os ímpios voltem a ele, para ganharem “coração novo e um espírito novo”.  

Ação: “Portanto convertei-vos e vivei!” (Ezequiel 18:32).  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...