17 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Cantares (Comentário Bíblico Moody) 12  III. O Cortejo Nupcial. O Segundo Sonho da Esposa. Sua Conversa com as Filhas de Jerusalém. 3:6 - 6:3. A. O Cortejo Nupcial. 3:6-11 . 6. Que é isso. A seção que começa aqui fala do cortejo nupcial (veja versículo 11). A palavra deserto (lugar despovoado) talvez aqui não signifique mais que campo aberto que se distingue das vilas e cidades habitadas. As colunas de fumo indicam que durante o cortejo muito incenso foi queimado, indicando a rota do cortejo. De mirra e de incenso, e de toda sorte de pós aromáticos do mercador. Acrescentavam dignidade e importância a que se via subir do deserto. 7. É a liteira. A chegada do cortejo nupcial foi apresentado em forma de pergunta; este versículo dá a resposta. De acordo com a dignidade real, sua liteira está rodeada de fortes soldados escolhidos dentre os melhores homens de Israel. 8. Destros na guerra. São todos soldados experimentados, capazes de proteger o rei e sua esposa de qualquer perigo a que possam estar expostos, especialmente dos perigos noturnos. 9,10. Um palanquim. Ou uma cama, ou um trono. Uma descrição mais detalhada da liteira ou palanquim que Salomão mandou fazer para si. O conjunto dá uma idéia de esplendor e dignidade real magnificente. Tudo interiormente ornado . . . Possivelmente, feito o seu interior de ofertas de amor. As filhas de Jerusalém, ao que parece, forneceram o material para o interior do palanquim real, em prova do seu amor pelo rei. 11. Contemplai ao rei Salomão com a coroa. A esposa não foi mencionada separadamente neste versículo; mas a partir do fato de Salomão estar usando a coroa que lhe deu sua mie, pode-se deduzir que ela está assentada ao seu lado no assento real. Por causa das muitas esposas de Salomão (I Reis 11:3), torna-se impossível dizer-se que isto que ficou registrado nesta seção se refira a um acontecimento específico na vida do rei. Esta passagem, contudo, fala de um casamento e da grande alegria que tal acontecimento proporciona ao casal de noivos, uma alegria que é testemunhada e partilhada por outros. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 17 de setembro  Dia 260  

Leituras: Lucas 22:47-53; 2 Timóteo 2:1-13; Salmo 70; Provérbios 17:6-11; Lamentações 4-5.  

Versículo Especial“Se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará” (2 Timóteo 2:12).  

Pensamento Bíblico“Isso Mesmo Transmite a Homens Fiéis” (2 Timóteo 2:1-13). Observe três importantes idéias nestes versículos:  

   O evangelho é divulgado pelo ensinamento. Paulo ensinou a Timóteo. Timóteo ensinaria a outros. Aqueles ensinariam outros mais. É, na verdade, uma tragédia se falhamos em passar a mensagem a outros.

   O serviço de Cristo é guerra espiritual. Como soldados, precisamos de dedicação total à causa de nosso Mestre e de seu exército.

    O fiel será recompensado. Foi-nos prometida a vitória se resistirmos. Se falharmos, não é por culpa de Deus. “Ele permanece fiel”.  

Ação: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3).  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

16 de setembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 11  Cantares 3 B. O Sonho da Esposa Sobre o Seu Esposo. 3:1-5. 1. De noite . . . busquei. A seção que começa com este versículo registra um sonho da esposa. O verdadeiro amor não desaparece durante o sono, mas manifesta-se em sonhos sobre a pessoa amada. No sonho Cantares aqui descrito – uma conseqüência da constante preocupação da esposa com o seu amado durante as horas do dia – ela o busca por toda parte, mas não pode encontrá-lo. 2. Pelas ruas. . . Buscarei. A esposa sonha que se levanta e vai pela cidade à busca do seu esposo. 3. Os guardas, que rondavam. Um detalhe do sonho. As palavras, então lhes perguntei, não se encontrara no texto massorético. Em um sonho, as cenas passam rapidamente; eis porque a aparente desconexão da pergunta. 4. Encontrei. A cena muda novamente. Não se registrou nenhuma resposta dos guardas; em um sonho isto não se torna necessário. O sonho da jovem e a saudade que sente do seu ornado culminam no seu encontro com ele quando o traz para casa e para o quarto de sua própria mãe. Este quarto, que fala da intimidade, devia ser algo quase sagrado para a jovem. Levá-lo até lá dá a idéia da ternura e afeição que sente por ele. 5. Que não acordeis, nem o desperteis. . . Até que este o queira. O amor pode ser uma força poderosa na vida dos homens e mulheres. Não recebendo resposta ou não sendo satisfeito pode causar dor indizível e grande sofrimento ao coração humano. Mas o amor retribuído proporciona alegria inefável. A sulamita em seu sonho experimenta ambos em certo grau – o amor insatisfeito e o amor retribuído. Portanto este refrão (cons. 2: 7) não é um anticlímax da reunião dos dois amantes no sonho. Antes, indica reconhecimento do fato que, sendo esses os efeitos que o amor pode proporcionar, deve ser tratado com o máximo cuidado e não deve ser despertado antes do momento apropriado. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de setembro  Dia 259  

Leituras: Lucas 22:35-46; 2 Timóteo 1:8-18; Salmo 69:19-36; Provérbios 17:1-5; Lamentações 3.  

Versículo EspecialO crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Provérbios 17:3).  

Pensamento BíblicoEnquanto os Discípulos Dormiam (Lucas 22:39-46). Enquanto Jesus se angustiava com o seu sacrifício vindouro, seus discípulos dormiam. Jesus estava desapontado (veja Mateus 26:36-46), mas ele ainda orava. A negligência deles não o desculparia do dever para com Deus. Mesmo quando todos os homens o abandonaram, seu Pai ainda cuidava dele e enviou-lhe conforto. Podemos, às vezes, estar desapontados quando outros não nos dão encorajamento, mas as falhas deles não é uma razão para nos afastarmos de Deus.  

Ação: Procure conforto em Deus, mesmo quando seus amigos o abandonarem.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

15 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 10  10, 11. Parou o inverno, cessou a chuva. Ele a chama para acompanhá-lo. Aqui o simbolismo da gazela e do gamo foi deixado de lado, introduzindo-se a figura das estações. Elas dão a entender que a esposa e o esposo alcançaram o devido estado de maturidade para desfrutarem do seu mútuo amor (contraste com o v. 7). 12-14. A figura da chegada da primavera desta vez é mais detalhada com a enumeração das mudanças que acontecem na natureza durante esta estação. A urgência da chamada do esposo para a esposa a que se lhe junte está evidente na repetição das palavras do versículo 10: Cantares Levanta-te, querida minha. . . E vem. Ela o chamou de gazela e jovem gamo; agora ele a chama de pomba minha, uma expressão de carinho. A esposa aqui reproduz as palavras do seu esposo. 15. Estas são as próprias palavras da esposa. As raposas. Tal como os aborrecimentos e preocupações que podem interferir e prejudicar o amor. Seu amor está desabrochando em sua plenitude, e nada deve ter permissão de perturbá-lo. 16, 17. O meu amado é meu, e eu sou dele. A esposa está confiante de que ela e o seu esposo pertencem um ao outro. Ela o descreve aqui como um pastor que durante o dia alimenta o seu rebanho e por isso fica longe dela. Na linguagem devocional, estas palavras têm com freqüência sido aplicadas ao relacionamento de Cristo e Seu povo bem-amado. Entre os lírios sugere que o esposo desempenha suas obrigações diárias num ambiente que está de acordo com o seu caráter e dignidade. Antes que refresque o dia. Literalmente, até que o dia respire, isto é, até que chegue a brisa da tarde. A referência é ao fim do dia quando o calor, geralmente escaldante, é substituído por um frescor revigorante. A tarde também é o período quando as sombras, que só existem durante o dia, desaparecem. O versículo 17 é a resposta final, nesta seção, da esposa ao seu esposo. Através de toda a seção ambos expressaram o desejo anelante que sentem um pelo outro. Montes de Beter, E.R.C. Ou, possivelmente, montes escabrosos. O verbo hebraico vem de uma raiz que significa "cortar em pedaços" (cons. Gênesis. 15:10; Jeremias. 34:19). Se esta etimologia for aceita, as palavras podem ser traduzidas para montes "escabrosos" ou "montes da separação ", isto é, montes que nos separam (Berkeley).  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

15 de Setembro  Dia 258  

Leituras: Lucas 22:24-34; 2 Timóteo 1:1-7; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:27-33; Lamentações 1-2.  

Versículo Especial“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” (Prové rbios 16:32).  

Pensamento BíblicoO Poder do Domínio Próprio (Provérbios 16:32). Freqüentemente, pensamos sobre os poderosos como sendo soberanos sobre os outros. Deus diz que os mais poderosos são os que dominam a si mesmos. Os “heróis” do cinema e da televisão sugerem que o poder se manifesta por violentas explosões de força bruta. Deus diz que os realmente poderosos são difíceis de se enraivecer. É preciso ser um homem de verdade para dominar a si mesmo!  

Ação: Concentre suas energias no domínio próprio, em qualquer situação.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

14 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Cantares (Comentário Bíblico Moody) 9  4. O rei a levou, uma simples camponesa, para o salão dos banquetes. Mas ela não precisa temer nem se acanhar na presença das jovens senhoras de Jerusalém, pois com o seu amor ele a protege e a põe à vontade. (Quanto à idéia de proteção, veja Êxodo. 17:15.) 5. Tomada do amor e da admiração pelo seu amado, a esposa pede bolos de passas e maçãs para fortalecê-la fisicamente. 6. A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça. Este versículo pode ser traduzido expressando um desejo ou declarando um fato. Ambas as traduções se encaixam bem no contexto igualmente. A primeira tradução faz deste versículo outra exclamação de socorro feita pela esposa. De acordo com a segunda tradução possível, o fato declarado neste versículo é a resposta do esposo ao pedido da esposa; ou talvez indique como os dois estão juntos no salão de banquetes. 7. Conjuro-vos. Não se pretende nenhum juramento verdadeiro, pois a jovem faz a adjuração em nome de animais. Porque esses animais foram escolhidos, não o sabemos. Talvez porque se achasse que melhor simbolizavam o caráter do verdadeiro amor. Colocando o seu pedido na forma de um juramento, ela enfatiza seu muito urgente pedido de não despertar o amor prematuramente, pois o amor é muito delicado e fácil de se ferir. No seu devido tempo despertará por si mesmo. II. A Esposa Fala do Seu Esposo. Seu Primeiro Sonho Sobre Ele. 2:8 – 3:5. A. O Hino de Amor da Esposa para o Esposo. 2:8-17. 8. A voz do meu amado. De maneira muito especial a esposa fala da vinda do seu amado. Embora esta seção possa muito bem ter algum antecedente histórico na vida do rei, seu propósito é expressar o profundo amor da esposa pelo seu esposo. As figuras foram extraídas da natureza. As gazelas e os gamos escalam montanhas e saltam pelas colinas com leveza e graça. 9. Detrás da nossa parede deve ser uma referência à parede da casa na qual a sulamita mora. Diante desta parede o esposo, como gazela ou gamo tímido que desconfia dos homens, espia pela janela através das cortinas. Ele não se aproxima de sua esposa rudemente, nem mesmo com atrevimento, mas como alguém que a respeita profundamente. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Setembro  Dia 257  

Leituras: Lucas 22:14-23; 1 Timóteo 6:11-21; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:22-26; Jeremias 51-52.  

Versículo Especial“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas cousas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1 Timóteo 6:11).  

Pensamento Bíblico: Fuja e Siga (1 Timóteo 6:11-12). Deus não nos deixa vazios. Ele nos manda descartar o mal com todas as suas libertinagens, mas nos manda preencher nossas vidas com o bem.  Observe que Paulo usa uma palavra forteSperseguirSpara descrever a aquisição de boas qualidades. Devemos trabalhar ativamente para desenvolver um caráter piedoso.  

Ação: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna . . .” (1 Timóteo 6:12).          ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

13 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Cantares (Comentário Bíblico Moody) 8   13,14. A mirra era uma substância perfumada preparada com uma planta que também vinha da Índia. Era usada com diversos propósitos (cons. Salmos. 45:8; Provérbios. 7:17; Ester. 2:12). As mulheres costumavam usar pequenos saquinhos contendo mirra entre os seios. A mirra estava entre os presentes que os Magos ofereceram a Jesus (Mateus. 2:11). A hena é uma planta com fragrantes flores amarelas e brancas. Na Palestina se encontrava especialmente no vale do En-Gedi, um oásis na praia ocidental do Mar Morto. Estas comparações sugerem a grande estima que a esposa tinha pelo seu amado. 15. Eis que és formosa, ó querida minha. O esposo retoma a palavra, elogiando novamente a notável beleza de sua esposa. Aparentemente é a resplandecente beleza dos olhos da esposa e não a sua pureza e inocência que faz o amado pensar nas pombas, pois nesta passagem é a beleza física da esposa que está sendo enfatizada. O intérprete alegórico insistirá que a beleza da esposa é um dom da graça de Deus. 16. A esposa responde, chamando-o de belo, como ele fez a ela. Então, imediatamente, ela se volta para uma descrição do cenário imaginário que serve de pano de fundo para o grande amor recíproco entre os amados. Considerando que todos os outros detalhes do contexto imediato são figurados, não é necessário aqui que se imagine um lugar Cantares  real ao ar livre ou uma cabana de folhas construída sobre o terraço de uma casa. Cantares 2 E. Continua o Diálogo Entre a Esposa e o Esposo. 2:1-7. 1. Eu sou a rosa de Sarom. A esposa continua falando. É difícil determinar qual a flor a que a esposa está se referindo. A única outra vez em que esta palavra aparece no V.T. é em Is. 35:1. Açafrão parece que é a melhor das traduções. Sarom é a planície costeira do Mediterrâneo neo entre Jope e Cesaréia. Nos dias de Salomão era lugar de grande fertilidade. 2. O lírio entre os espinhos. Fala o esposo. Na sua humildade a esposa se considera apenas como um belo mas humilde açafrão; ela se considera um lírio entre os espinhos. Assim como o lírio se sobressai entre os espinhos, assim ela se sobressai entre as outras virgens. 3. Qual a macieira. A esposa responde da mesma maneira. Assim como a macieira que produz frutos deliciosos se sobressai entre as outras árvores da floresta, assim o seu esposo se sobressai entre os outros jovens.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Setembro  Dia 256  

Leituras: Lucas 22:1-13; 1 Timóteo 6:1-10; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:16-21; Jeremias 49-50.  

Versículo Especial“Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Timóteo 6:8).  

Pensamento Bíblico: Contente-se com a Alimentação e as Roupas (1 Timóteo 6:8). Será  possível? Nossa sociedade parece ser construída sobre sonhos de luxo e lazer. Quase que totalmente, adotamos uma filosofia que exige que continuemos adquirindo mais e maiores e melhores coisas. Desde que “todos os demais” têm  a mesma concupiscência materialista, podemos apaziguar a consciência, acreditando que as advertências de Paulo sobre o desejo de riquezas se aplicam só aos outros. Ele está falando conosco!  

Ação: Aproveite seu tempo e energia hoje para buscar riquezas verdadeiras. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

12 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 7 6. Os filhos de minha mãe se indignavam contra mim. A jovem não deve ser acusada por causa de sua atual pele escura. Por uma razão não mencionada seus irmãos ficaram zangados com ela e a puseram para cuidar das vinhas. Foram ao ponto de não consentirem que ela cuidasse de sua própria vinha. Contudo, esse tratamento áspero não prejudicou a sua boa aparência e não evitou que o rei a amasse de maneira especial. C. A Jovem para o Seu Amado Distante e a Resposta. 1:7, 8. 7. Dize-me. . . Onde apascentas o teu rebanho. O amor genuíno que sente pelo amado desperta uma saudade constante de estar em sua presença imediata. O livro destaca isto diversas vezes apresentando os dois amantes separados um do outro. O rei é descrito como um pastor; certamente uma designação adequada. Para que não ande eu vagando, uma referência às prostitutas (Gênesis. 38:14). O verdadeiro amor quer evitar qualquer aparência de infidelidade e impureza. 8. Sai-te pelas pisadas dos rebanhos, e apascenta os teus cabritos. Aqui não se declara quem responde à pergunta da jovem. O pensamento expresso pela resposta é que tudo o que a esposa tem a fazer é cumprir suas obrigações de esposa do rei. Estas obrigações ela deve realizar perto das tendas dos pastores, isto é, na presença dos outros; e tal serviço fiel,confirmará sua reputação imaculada. D. O Esposo e a Esposa, Um ao Outro. 1:9-17. 9. Às éguas... Te comparo. Fala o rei. Os cavalos eram conhecidos pela sua força e beleza e eram geralmente lindamente ornamentados. Uma bela descrição de um cavalo se encontra em Jó 39:19-25. Salomão possuía grande número de cavalos e carros (I Reis 4:26; 10:26), muitos dos quais tinham vindo do Egito (I Reis 10:28, 29). A comparação sugere a beleza estonteante da esposa e as características de sua notável personalidade. 10. Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites. A descrição dada aqui continua com ainda maiores detalhes no capítulo 4. Os ornamentos acentuavam a beleza de suas faces e do pescoço da esposa. 11. . . . te faremos. O rei promete novos ornamentos do seu amor para realçar sua beleza ainda mais (cons. Ezequiel. 16: 11). 12. A esposa começa a falar. O hebraico poderia também ser traduzido para: Enquanto o rei estiava em seu leito. O nardo era uma planta perfumada da Índia da qual se extraía óleo aromático, muito precioso e grandemente procurado (Marcos. 14:3-5). O cheiro suave do nardo é um símbolo do amor da esposa.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 12 de Setembro  Dia 255  

Leituras: Lucas 21:29-38; 1 Timóteo 5:17-25; Salmo 67; Provérbios 16:10-15; Jeremias 47-48.  

Versículo Especial“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto” (Salmo 67:1).  

Pensamento Bíblico: “Nada Fazendo com Parcialidade” (1 Timóteo 5:21). Esta importante admoestação está colocada entre instruções sobre reprovar o pecado e não aprovar o erro: “. . . guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade.”  O povo de Deus tem que estar preocupado, acima de tudo, com a ligação das pessoas com Deus. Não devemos mostrar parcialidade na base de relacionamento familiar, raça, grau de educação, nível sócio-econômico, ou outra qualquer distinção humana.  

Ação: Examine-se. Você vive sem preconceito?. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

11 de setembro de 2022

(ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Cantares (Comentário Bíblico Moody) 6  3. Ungüentos. Os ungüentos eram itens indispensáveis no Oriente. O clima quente tomava necessários os banhos freqüentes, depois dos quais a pele era tratada com óleos perfumados (cons. II Crônicas. 28:15; II Samuel. 14:2; Daniel. 10:13; Mateus. 6:17). O teu nome. Não simplesmente como um símbolo de identificação. O nome de uma pessoa costumava dizer algo específico a respeito dela (Êxodo. 2:10). Podia até mesmo dar a idéia de todo o seu caráter (Mateus. 1:21). A esposa está falando do caráter esplêndido de seu esposo e da fama que ele tem por toda Parte. Por causa dessas características notáveis, as virgens o amam. Em sua admiração sem limites, a esposa não pode deixar de se lembrar da grande afeição que as outras virgens também sentem pelo seu esposo. A palavra para virgem (hebraico ‘almâ) usa-se em relação a uma jovem em idade de se casar e que ainda é solteira (Gênesis. 24:43; Êxodo. 2:8; Isaias. 7:14 e Mateus. 1:23; Salmos. 68:25; Provérbios. 30:19). 4. A esposa já está perto do seu amante, tendo sido introduzida nas suas recâmaras, mas ela anseio por estar em sua presença imediata. O rei aqui mencionado é Salomão. Aqueles que interpretam tipicamente acham que esta e expressões semelhantes se referem a Cristo. E nos alegraremos. A esposa deseja partilhar a sua alegria com os outros; a referência é às virgens mencionadas no versículo 3. Essas virgens não se enganam quanto à afeição que dedicam ao rei; ele a merece inteiramente. B. A Esposa às Filhas de Jerusalém. 1:5, 6. 5. Estou morena, porém formosa. A exposição ao sol tornou morena a pele da esposa, mas ela não perdeu com isso a sua boa aparência. Mesmo estando morena como as tendas de Quedar, ainda é agradável como as cortinas de Salomão. Quedar era um filho de Ismael (Gênesis. 25:13). As tendas da tribo nômade descendente dele (Jeremias. 2:10; Salmos. 120:5) eram feitas de peles de cabras negras ou marrons. A referência hiperbólica feita às tendas enfatiza a pele escura da jovem. As cortinas de Salomão deveriam ser muito lindas; e apesar de sua pele escura, a esposa era tão linda quanto aquelas. O significado alegórico de  "negro (AV) por causa do pecado, mas agradável por causa da graça" é o que geralmente se sugere  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Setembro  Dia 254  

Leituras: Lucas 21:20-28; 1 Timóteo 5:1-16; Salmo 66; Provérbios 16:1-9; Jeremias 44-46.  

Versículo Especial“Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune” (Provérbios 16:5).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho é Mau (Provérbios 16:5). “Abominação” é uma  palavra forte. É usada tipicamente na Bíblia para falar de pecados revoltantes que refletem falhas de caráter fundamentais. O orgulho é visto com tal desprezo Divino, e por boas razões. Quando pensamos muito alto de nós mesmos, tendemos a diminuir: ì outras pessoas, í nosso próprio pecado e î o valor da misericórdia e o sacrifício de Deus. O orgulho é perigosamente mau.  

Ação: Para remover o orgulho, pense na imensa grandeza de Deus.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...