27 de agosto de 2011

MENSAGENS PARA SEU CORAÇÃO








Como é que “o amor cobre multidão de pecados”?
No meio de várias instruções práticas, Pedro disse: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8).
Como é que o amor cobre os pecados? Outros textos esclarecem o sentido.
Na ausência do amor, pessoas de mentes carnais podem alimentar pensamentos errados e criar conflitos desnecessários. O amor, porém, não age de uma maneira que provoca os outros a pecarem. “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12). Paulo condenou como obras da carne os pecados de “discórdias, dissensões e facções” (Gálatas 5:20).
O sentido em que o amor cobre os pecados vai além da prevenção do pecado. A palavra “cobrir”, em outros versículos, claramente envolve o perdão. Davi disse:“Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo” (Salmo 32:1-2).
Quando alguém nos ofende e, depois, se mostra arrependido, devemos perdoar (veja o ensinamento de Jesus sobre o perdão em Mateus 18:21-35).
Mesmo quando nós não somos pessoalmente prejudicados pelo pecado do outro, ainda devemos amar de uma maneira que ajuda aquela pessoa alcançar o perdão dos seus pecados. Tiago explicou bem o nosso papel em ajudar o irmão que cai no pecado: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5:19-20).
Jesus amou os pecadores tanto que ele ofereceu a solução para o pecado. Ele morreu na cruz e convidou todos a receberem o benefício daquele sacrifício por meio da fé obediente (Marcos 16:16; cf. Atos 2:38). Nós não podemos e não precisamos morrer como sacrifícios pelos pecados dos outros, mas ainda temos um papel na salvação dos pecadores – a pregação do evangelho que leva à salvação (Romanos 1:15-16; 2 Timóteo 2:2).
Tiago falou de converter o irmão que volta ao pecado. Pedro falou para Simão que ele precisava se arrepender e rogar ao Senhor, pedindo perdão (Atos 8:20-23). Paulo disse que devemos corrigir o irmão que tropeça, agindo com humildade para salvá-lo (Gálatas 6:1). Judas falou da compaixão que age com urgência, para arrebatar do fogo os contaminados (Judas 22-23).
O amor ajuda o pecador a receber o perdão de Deus, e assim cobre multidão de pecados.
(– por Dennis Allan) Que Deus Abençoe a Todos Pr.Antonio                

MEDITAÇÃO DO DIA




Versículo Especial“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).  

Pensamento BíblicoFalsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias 14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato, destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de Jeremias!  

Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e encorajam o pecado.

26 de agosto de 2011

MENSAGENS PARA SEU CORAÇÃO





O Que a Bíblia Diz?
Uma Pessoa Batizada Corretamente Pode se Desviar Depois? 
Mesmo em igrejas que procuram seguir a palavra de Deus em tudo que fazem, algumas pessoas se desviam. Estas pessoas estudam a palavra, são batizadas, continuam por algum tempo (sejam dias ou décadas) e, depois, abandonam o caminho de Deus. Quando isso acontece, naturalmente surge uma dúvida entre outros. Será que essas pessoas realmente se converteram a Cristo? Como uma pessoa que estudou a palavra e se batizou para remissão dos pecados pode voltar ao mundo? O que a Bíblia diz?
ŒNão sabemos o que está no coração de outros. "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está?" (1 Coríntios 2:11). Para o batismo ser válido, a pessoa precisa crer no Cristo como Filho de Deus e se arrepender antes de descer às águas, e precisa entender a necessidade do batismo para remissão de pecados (Marcos 16:16; Atos 2:38). Quando uma pessoa manifesta a sua fé e produz frutos de arrependimento, aceitamos a decisão dela. Mas, alguém pode enganar outros, fingindo a sua fé e o seu arrependimento. No final das contas, é Deus que julgará todos nós. Mesmo algumas pessoas que confessaram a sua fé serão rejeitadas (Mateus 7:20-21).
A Bíblia relata casos de pessoas convertidas que se desviaram da fé. Em Samaria, um homem chamado Simão "abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe..." (Atos 8:13). O Espírito Santo narra os fatos do caso, afirmando que Simão foi convertido. Mas, algum tempo depois, ele caiu na tentação. Pedro o repreendeu, dizendo-lhe: "Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus...estás em fel de amargura e laço de iniqüidade" (Atos 8:21,23). Se o problema fosse um batismo incorreto, Pedro obviamente ordenaria que Simão fosse batizado corretamente (como Paulo fez em Éfeso, Atos 19:1-7). Pedro não negou a validade do batismo de Simão. Ele deu instruções apropriadas para um filho de Deus: arrepender e orar pedindo perdão (Atos 8:22; compare 1 João 1:7 - 2:3). Outras pessoas que foram reconhecidas como cristãos fiéis pecaram e abandonaram o Senhor. Veja os comentários de Paulo sobre Demas, que abandonou sua posição de "cooperador" de Paulo e voltou ao mundo (Filemom 24; 2 Timóteo 4:10).
Ž As Escrituras nos avisam sobre o perigo de apostasia. Praticamente todos os livros do Novo Testamento incluem advertências aos cristãos sobre a possibilidade de cair. Hebreus 6:4-6 claramente fala de pessoas convertidas que chegaram a provar o dom celestial e participar do Espírito Santo mas que caíram, crucificando novamente o Filho de Deus. 2 Pedro 2:20 fala daqueles que voltam ao pecado"depois de terem escapado...."
Deus faz a parte dele; nós temos de fazer a nossa parte. Deus demonstrou a sua graça no sacrifício de Jesus. Cabe a nós permanecer na fé para receber a recompensa eterna no dia final (1 João 2:24; João 15:4-6; Atos 14:22).
(-por Dennis Allan) Que Deus Abençoe a todos. PR Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA


Versículo Especial:  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).  

Pensamento BíblicoAdore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19). Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a glorificar a Deus, em adoração contínua.  

Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira como você aproveita o dia de hoje.

25 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DO DIA





Versículo Especial“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).  

Pensamento BíblicoO Homem não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”  

Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus.

24 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DO DIA


Versículo Especial“Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).  

Pensamento BíblicoSe Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A história do homem rico e Lázaro demonstra as conseqüências de nossas escolhas na vida. A troca final de palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão também nos recorda o poder e suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não adianta mandar um mensageiro do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade. A palavra revelada de Deus, ele insiste, é suficiente.  

Ação: Ouça a palavra de Deus enquanto é tempo!

23 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DO DIA




Versículo Especial“Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico” (Salmo 47:7).  

Pensamento Bíblico“Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a sociedade. Há, freqüentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas chegarem ao seu fim?”  

Ação: Viva hoje preparando-se para “o fim”.

22 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DO DIA



Versículo Especial“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46:1).  

Pensamento Bíblico: Sendo Fiel no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função, isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os fiéis.  

Ação: Use sua riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus.

21 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO DO DIA




Versículo EspecialO fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:30).  

Pensamento BíblicoUm Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de dispor seu assunto em três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno novo, corrigindo os fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido pode voltar. O Pai e seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais velho reflete a atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se sentiram postos de lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é mortífero!  

Ação: Você conhece pessoas que precisam ser conduzidas de volta ao Senhor. Tente salvar uma hoje!.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...