3 de abril de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 41 8. Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e tomou conselho com os jovens. O conselho dos jovens conselheiros de Roboão foi exatamente o inverso do proposto pelos homens mais velhos e mais sábios. 10. Assim falarás a este povo. Seu conselho foi que tomasse uma atitude ameaçadora, anti-diplomática, para mostrar ao povo que ele conhecia as conspirações que se faziam às suas costas, advertindo-o que qualquer queixa seria considerada ato de traição. 14. Açoites . . . escorpiões. Um "açoite" era uma tira lisa de couro. Um "escorpião" era um açoite com pontas farpadas ou pedacinhos de metal embutidos. A linguagem foi altamente insultante. Além de Roboão ameaçar o povo com fardos mais pesados do que já tinham conhecido, deu a entender que pretendia tratá-lo como a uma nação de escravos. Deve-se acrescentar em defesa de Roboão que o tratamento que dispensou ao remanescente fiel da casa de Davi foi muito mais moderado do que suas palavras sugeriram. Esta atitude, contudo, o povo não podia prover, e assim a brecha se tornou intransponível. 15. O rei, pois, não deu ouvidos ao povo. O motivo oculto está na cláusula seguinte: Porque este acontecimento vinha do Senhor. As palavras do profeta Aías referentes à divisão do reino tinham de se cumprir. Os decretos de Deus, embora tenham sua origem na eternidade, atingem o seu ponto alto na história. 16. Que parte temos nós com Davi? Assim a soberania da casa de Davi foi repudiada pela maioria de Israel. Com estas palavras, eles voltaram as costas a sua herança para buscar novos caminhos com seu recém escolhido líder, Jeroboão, o filho de Nebate. 17. Quanto aos filhos de Israel, porém, que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão. Em cumprimento á promessa divina que Davi teria "sempre uma lâmpada . . . em Jerusalém" (11:36), os hebreus do sul que habitavam na Judéia permaneceram fiéis, enquanto os do norte foram por um caminho separado. A tentativa de Roboão de exercer poderes ditatoriais fracassou. 18. Então o rei Roboão enviou a Adorão . . . porém todo o Israel o apedrejou. Não percebendo claramente que a brecha entre as duas nações era final e decisiva, Roboão ingenuamente enviou Adorão, seu oficial, para recrutar trabalhadores em Israel. A reação do povo de Jeroboão foi rápida e terrível: o infeliz superintendente foi mono. O rei Roboão conseguiu tomar o seu carro. Parece que o próprio Roboão quase não escapava do mesmo destino..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Abril Dia 93  

Leituras: Mateus 26:26-35; Romanos 7:1-12; Salmo 82; Provérbios 20:7-12; Deuteronômio 16-18.  

Versículo Especial“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto” (Provérbios 20:11).  

Pensamento Bíblico: Testando os Profetas (Deuteronômio 18:20-22). A história tem-se enchido de pessoas que alegam serem portadoras de novas mensagens de Deus. Para proteger seu povo contra fraudes, Deus deu um teste simples: se a predição não é cumprida, o falador não vem de Deus. Profecias verdadeiras nunca falham! Falsos profetas podem acertar por acaso, mas não têm poder real para revelar uma nova informação. Eles apenas enganam com seus falsos ensinamentos.  

Ação: Analise cuidadosamente as alegações e ensinamentos que você ouvir. Certifique-se de distinguir entre a verdade e a mentira.( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

2 de abril de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 40  II. O Reino Dividido, desde Roboão até a Queda de Israel. I Reis 12:1 – II Reis 17:41. A. Começo do Antagonismo entre Israel e Judá desde Jeroboão até Onri. 12:1 - 16:28. 1 Reis 12 1) A Ruptura do Reino. 12:1-33. a) A Petição dos Insatisfeitos. 12:1-20. A causa natural imediata para a iminente ruptura do reino foi os impostos pesados cobrados por causa das grandes despesas feitas por Salomão (cons. II Cronicas. 10). A causa invisível foi a disciplina divina. 1. Foi Roboão a Siquém, porque todo o Israel se reuniu lá, para o fazer rei. Roboão, que é o único filho de Salomão mencionado nas Escrituras, sem dúvida foi indicado por seu pai para a sucessão. Siquém. Uma cidade em Efraim, mais do que a capital, era um ponto de reunião. 2. Tendo Jeroboão ouvido isso. Sem dúvida foi por intermédio de espiões que Jeroboão, que se encontrava no exílio no Egito (11:40), ouviu da iminente coroação de Roboão. Logo em seguida, retornou  apressadamente a Israel em busca do reino. À sua chegada, o povo fez dele seu porta-voz para transmitir suas muitas e variadas queixas. O povo pediu ao novo rei que aliviasse seu fardo. 4. Teu pai fez pesado o nosso fardo. Sem dúvida este é um resumo da petição do povo, dado em sua essência. A petição era principalmente pelo alívio do fardo econômico, mas talvez também tivesse em vista a opressão política e social. 5. Ele lhes respondeu: Ide-vos, e, após três dias, voltai. O pedido do rei para que tivesse tempo para pensar sobre a petição parecia razoável. Mas do que se segue, parece-nos que o veredito já estava determinado. 6. Tomou o rei Roboão conselho com os homem idosos. Os anciãos da corte aconselharam Roboão a falar com diplomacia, admitindo a validade das queixas e prometendo uma reforma no devido tempo.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Abril Dia 92  

Leituras: Mateus 26:17-25; Romanos 6:15-23; Salmo 81; Provérbios 20:1-6; Deuteronômio 14-15.  

Versículo Especial: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” (Provérbios 20:3).  

Pensamento Bíblico: Conselho Prático para Viver Bem (Provérbios 20:1-6). Considere algumas paráfrases dos conselhos práticos oferecidos nestes versículos de Provérbios:  

    O álcool é uma droga perigosa, que arruina vidas (v. 1).

    É mais difícil para um homem sair de uma briga do que começar uma (v. 3).

    A preguiça é má; as pessoas preguiçosas merecem passar fome (v. 4).

    Você pode aprender muito de outras pessoas, se for paciente e bom ouvinte (v. 5).

    As pessoas que se glorificam são desprezíveis e insignificantes; os verdadeiros homens bons são muito mais difíceis de se encontrar (v. 6).  

Ação: Aceite o conselho de Deus. Viva como um verdadeiro e fiel filho de Deus. ( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

1 de abril de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 39 34. Porém não tomarei da sua mão o reino todo. Apesar da infidelidade dos homens, Deus era fiel preservando a semente de Davi "até que venha aquele a quem ela pertença de direito; a ele a darei " (Ezequiel . 21:27; Mateus. 1:1 ; Romanos. 1:3). 36. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada. Literalmente, para que haja uma lâmpada para o meu servo Davi. O propósito divino seria cumprido apesar da desobediência de Salomão. A casa de Davi seria disciplinada mas não destruída. Salomão realmente se comprovara um pecador; contudo, Cristo, o Salvador dos pecadores, viria através da linhagem de Davi. 38. Se ouvires tudo o que eu te ordenar. Além de Deus declarar-se fiel à casa de Davi, Ele também prometeu, condicionalmente, estender Suas misericórdias a Jeroboão – ... e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi. Como teria sido diferente a história pessoal de Jeroboão, tal como a subseqüente história de seu reino, se tivesse obedecido à voz do Senhor! Este homem, contudo, ganhou o indesejável epíteto, "que levou Israel a pecar". Embora a profecia de Aías não fosse imediatamente cumprida, tudo o que ele predisse realizou-se no devido tempo. 40. Salomão procurou matar a Jeroboão. Embora o aviso profético fosse feito em segredo, parece que Jeroboão não agüentou esperar o momento designado por Deus, mas começou a conspirar contra Salomão. O rei, entretanto, procurou matá-lo com base em suposta traição. Jeroboão foi forçado a fugir para junto de Sisaque no Egito e ficar lá até a morte de Salomão.  3) A Morte de Salomão. 11:41-43. 41. Quanto aos mais atos de Salomão. O livro dos atos de Salomão aqui mencionado é com toda certeza um manuscrito não mais existente, ao qual o autor do livro de Reis tinha acesso. Assim chegamos ao fim bastante trágico de uma vida tão promissora. 42. Foi de quarenta anos o tempo que reinou Salomão. O período foi realmente de quarenta e dois anos, embora parte dele tenha sido o da corregência com Davi. 43. E Roboão, seu filho, reinou em seu lugar. Roboão reinou sobre todo Israel por muito pouco tempo. A semente da divisão plantada no tempo de Salomão floresceu agora plenamente.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 1 de Abril Dia 91  

Leituras: Mateus 26:1-16; Romanos 6:1-14; Salmo 80; Provérbios 19:24-29; Deuteronômio 12-13.  

Versículo Especial: O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra” (Provérbios 19:26).  

Pensamento Bíblico: Atitudes Corretas com os Pais (Provérbios 19:26-27). Alguns filhos resolvem desobedecer aos seus pais. Alguns ignoram suas ordens. Alguns os tratam grosseira e asperamente. Mas os filhos que amam a Deus também amam seus pais. Eles os obedecem sempre (a menos que suas determinações contradigam a Deus--veja Efésios 6:1; Atos 5:29). Eles sempre os tratam com bondade e respeito. Estes filhos são abençoados por Deus.  

Ação: Filhos, tratem seus pais com obediência e respeito.( Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

31 de março de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 38  1) Hadade, um príncipe da casa real de Edom, que escapara ao massacre de Joabe e fugira com alguns dos seus seguidores para o Egito, onde foi gentilmente tratado por Faraó. Agora, aparentemente sem nenhuma razão válida, mas pela providencial direção de Deus, pediu e obteve permissão de Faraó para retornar para casa. De volta em Israel, comprovou-se um espinho na carne de Salomão (vs. 14-22). 2) Rezom de Damasco, o filho de Eliada, depois da derrota de seu senhor, Hadadezer (II Samuel. 8:3-8, 10), veio a ser um bandido que, com um grupo de renegados, atormentava o país. Logo após a morte de Davi ele tomou a cidade de Damasco, sem dúvida por meio de um ataque surpresa. Salomão não conseguiu expulsá-lo dali. Pouco a pouco Rezom tornou-se uma ameaça crescente que dominava as rotas comerciais do Oriente (vs. 23-25). 3) Jeroboão, o filho de Nebate, da tribo de Efraim, veio a ser,o adversário interno de Salomão. Um jovem de considerável capacidade e talento, ele logo atraiu a atenção do rei (v. 28), que o colocou como superintendente de suas obras públicas. 29. Sucedeu nesse tempo que . . . o encontrou o profeta Aías, o silonita. Saindo de Jerusalém um dia, o jovem Jeroboão foi subitamente abordado por Aías, o profeta (apresentado aqui pela primeira vez), que simbolicamente lhe revelou o seu futuro. O profeta pegou a sua própria capa que estava usando e a rasgou em doze pedaços. Entregando ao jovem dez pedaços e retendo dois, anunciou-lhe que Deus estava para dividir o reino de Salomão do mesmo modo, dando dez tribos a Jeroboão e deixando apenas duas com a casa de Davi. 31. E disse a Jeroboão: Toma dez pedaços. À luz da profecia, Jeroboão já era considerado o líder do novo estado de Israel, formado por causa do juízo disciplinar dos pecados de Salomão. 32. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo. O pronome "ele" sem dúvida se refere à casa de Salomão, isto é, a Roboão e seus descendentes. Essa tribo, a de Benjamim, apegou-se fielmente à casa de Davi. As duas tribos são consideradas como uma só; portanto, na realidade, nenhuma tribo ficou faltando aqui. 33. Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote . . . a Camos. . . e a Milcom. Uma razão específica apresentada para a divisão iminente foi a idolatria – um pecado, que, apesar da severidade do juízo divino, continuou infestando os dois reinos até que foram para o cativeiro.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 31 de Março Dia 90  

Leituras: Mateus 25:31-46; Romanos 5:12-21; Salmo 79; Provérbios 19:18-23; Deuteronômio 10-11.  

Versículo Especial: Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20).  

Pensamento Bíblico“Ponde pois Estas Minhas Palavras no Vosso Coração” (Deuteronômio 11:18-21). Um dos benefícios do estudo habitual da Bíblia  é que nossas mentes ficam repletas de bons pensamentos. Se dedicarmos algum tempo, de manhã cedo, ao nosso estudo, teremos então um assunto especial para a nossa meditação durante o dia todo. As coisas que examinarmos de manhã nos ajudarão na prática do domínio de nós mesmos durante todo o dia, enquanto nos aplicamos em glorificar a Deus. O costume habitual de ouvir a palavra de Deus nos ajudará a edificar uma relação mais íntima com ele. Além disso, chegamos a apreciar o amor que Deus tem mostrado para conosco.

Ação: Estude e medite hoje sobre a palavra de Deus.  Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

30 de março de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 3 4. Sendo já velho. Vemos aqui o triste quadro de Salomão abandonando a Deus e voltando-se para a idolatria para agradar suas esposas pagãs.  5. Astarote. A deusa dos sidônios, uma divindade cananita ligada ao culto da fertilidade. O nome é cognato de Ishtar da Babilônia, a deusa do amor sexual, da maternidade e da fertilidade (Unger, op. cit.). Esta deusa está entre as mais conhecidas deusas do culto da fertilidade. Milcom, abominação. Outra forma de Malcham, às vezes identificado com Moleche ou Moloque, o principal deus de Moabe e Amom. Tão envolvido ficou Salomão na prática da idolatria que construiu altares para essas divindades do mal. A adoração a Moloque foi rigorosamente proibida pela lei (Levítico. 18:21; 20:1-5). Moloque exigia o sacrifício humano, especialmente o de criancinhas. Sua adoração foi completamente exterminada pelo bom rei Josias. 6. Fez Salomão o que era mau. O pecado particular da idolatria; os pecados generalizados da ganância, amor ao luxo e a opressão do seu povo. 7. Nesse tempo edificou Salomão um santuário a Camos. Era a divindade nacional dos moabitas. Camos era "irmão gêmeo" do Moloque dos amonitas - igualmente cruel, licencioso e vulgar em suas exigências. Sobre o monte fronteiro a Jerusalém. Tentou-se identificá-lo com o Monte das Oliveiras. 9-13. O Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração. Estamos agora nos dirigindo rapidamente para a divisão do reino. Deus anunciou a Salomão a extensão do castigo divino. O reino seria dividido; Israel perderia sua unidade política. O sol de Salomão, que nascera com tanto esplendor, ia se esconder por trás das mais negras nuvens. No entanto, Davi ainda continuaria portando uma luz em Israel (cons. v. 36). Ainda o reino não seria de todo arrebatado. 2) Os Adversários e a Divisão Iminente. 11:14-40. 14-28. Levantou o Senhor contra Salomão um adversário. Embora a divisão do reino não se desse antes da morte do rei, Salomão experimentaria o castigo, conforme Deus, no Seu desprazer, levantando inimigos externos e internos contra ele. Levantaram-se três fortes adversários:.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Março Dia 89  

Leituras: Mateus 25:14-30; Romanos 5:1-11; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:12-17; Deuteronômio 7-9.  

Versículo Especial: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).  

Pensamento Bíblico: O Amor de Deus Mostrado (Romanos 5:1-11). Jesus morreu por nós “sendo nós ainda pecadores.”  Ainda que o tivéssemos desprezado, pelo nosso pecado, Jesus, de boa vontade, suportou a pena da nossa perversidade. Quando examinamos a profundidade desse amor, podemos perceber melhor que ele continua a nos oferecer força para triunfar sobre o pecado. Deus quer que vamos para o céu, e ele tem feito tudo para nos ajudar a conseguir isso. Não há razão para fracassarmos! 

Ação: Agradeça a Deus pelo seu amor e perdão. Viva hoje de um modo que o glorificará.. Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

29 de março de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 35  26. Também ajuntou Salomão carros e cavaleiros. Já se disse que as pequenas coisas descrevem o verdadeiro caráter de um homem mais do que as grandes. Um leitor desatento pode não ver nenhum significado no fato do rei ajuntar cavalos. Contudo, a lei mosaica, em  antecipação à monarquia, proibia o rei de Israel de maneira particular que reunisse cavalos do Egito (Deuteronômio. 17: 16). O fato do Egito não ter ficado famoso pela criação de cavalos apresenta aqui alguma dificuldade. Os cavalos poderiam ter sido criados na Cilícia, e o Egito podia ser apenas o comerciante. Os heteus e os sírios também supriam o mercado. Alguns acham que a palavra hebraica traduzida para "Egito" é, na realidade, um lugar da Cilícia - Musr. 1 Reis 11 E. A Apostasia, Declínio e Morte de Salomão. 11:1-43. 1) A Infidelidade de Salomão para com Deus. ´11:1-13. 1. Amou Salomão muitas mulheres estrangeiras. Ele desobedeceu o regulamento da lei mosaica previsto profeticamente para o rei no código deuteronômico em relação à multiplicação dos cavalos (Deuteronômio. 17:16), às mulheres estrangeiras (17:17) e ao ouro (17:17). Embora os três pecados deste monarca, tomados separadamente ou mesmo pesados junto, não cheguem nem aos pés do grande pecado cometido por seu pai, foram pecados que afastaram o seu coração do Deus vivo. Além disso, não temos nenhuma indicação escrita de que ele jamais tenha se arrependido deles. 2. Pois vos perverterão o coração, para seguirdes os seus deuses. Os motivos apresentados para a proibição dos casamentos mistos é que levariam à idolatria, na qual Salomão ia incorrer. Que um grande monarca mantivesse setecentas esposas e trezentas concubinas estava inteiramente de acordo com os costumes de uma cone oriental típica. Quanto maior o número dos habitantes do harém, maior o governante. Talvez o grande pecado de Salomão não consistisse tanto no abuso do sexo como no simples desejo de ser considerado grande.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Março Dia 88  

Leituras: Mateus 25:1-13; Romanos 4:13-25; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:6-11; Deuteronômio 5-6.  

Versículo Especial: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Deuteronômio 6:6).  

Pensamento Bíblico“Tu as Inculcarás a Teus Filhos” (Deuteronômio 6:7). Nos dias finais, antes de sua morte, Moisés relembrou a história da viagem de Israel pelo deserto. Ele lembrou-os de que Deus lhes havia dado uma lei que eles tinham que obedecer. Ele, então, ressaltou a importância de conhecer os mandamentos de Deus, ensinando-os a seus filhos. Depois daqueles tempos, Deus mudou a lei (Hebreus 7:12), mas não diminuiu o valor da alma de uma criança.  

Ação: Pais, ensinem hoje seus filhos sobre o Senhor. Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

28 de março de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 3411. Também as naus de Hirão, que de Ofir transportavam ouro. A inserção relativa a Hirão neste ponto indica que nessa ocasião  Salomão negociava um acordo comercial com Tiro no interesse de sua visitante. 13. O rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou e pediu. A rainha, depois de "comer e beber" e receber muitos presentes, retornou à sua casa. Sem dúvida a rainha sentiu que sua missão diplomática fora altamente lucrativa. 2) A Glória e o Poder do Império de Salomão. 10:14-29. 18-20. Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o cobriu de ouro puríssimo. Trono. Uma cadeira, ou assento elevado, indicando realeza. O trono de Salomão tinha proporções especiais. Subia-se nele por meio de seis degraus, flanqueados por doze leões, seis de cada lado, presumivelmente representando as doze tribos. O trono era um símbolo da justiça do governo e do juízo. 19. As palavras hebraicas para redondo (E.R.C. e E.R.A.) e novilho (RSV) são formadas das mesmas consoantes; só os seus sinais vocálicos é que são diferentes. Aqueles que traduziram novilho neste versículo, acham que a palavra indica que havia a figura de um novilho por trás do trono. Se isto for verdade, podemos ver a figura feia da adoração de um bezerro lançando sua sombra sobre o teísmo de Israel (12: 28 e segs.). 23-29. Estes versículos constituem uma recapitulação da riqueza e sabedoria de Salomão. 23. Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. A corte de Salomão sempre estava aberta para receber admiradores nativos e estrangeiros. A reputada sabedoria de Salomão, mais a grandeza de seus edifícios públicos, incluindo o Templo, atraíam inevitavelmente muitos visitantes.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 28 de Março Dia 87  

Leituras: Mateus 24:45-51; Romanos 4:1-12; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:1-5; Deuteronômio 4.  

Versículo Especial: “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa” (Provérbios 19:5).  

Pensamento Bíblico: Pronto Para a Volta do Senhor (Mateus 24:45-51). Somos todos responsáveis perante Deus e podemos ser chamados a qualquer momento para responder pelos nossos atos. Entretanto, é comum viver como se tivéssemos tempo infindável para nos preparamos para o julgamento. Muitos atrasam a obediência, persistindo no pecado, com a idéia sem fundamento de que terão tempo para se arrependerem... algum dia. A única garantia que temos para o futuro é que encontraremos o Senhor, no julgamento. Você está pronto?  

Ação: Viva, hoje, de modo que você esteja preparado para se encontrar com Deus. Nós não receberemos aviso prévio da hora desse encontro!.. Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...