5 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 49 10. Grandes (fundamentos, E. R. C.). Antes, tecelões. Portanto, traduza-se: E seus tecelões serão esmagados, todas os jornaleiros andarão de alma entristecida. 11-15. Os egípcios se orgulhavam de serem o povo mais sábio e mais culto. Mas se comprovariam ser totalmente loucos e incapazes ao se depararem com os futuros golpes da tragédia e seus líderes conflitantes os levariam à ruína. 13. Zoã ou Tanis era uma capital no norte perto das fronteiras do Sinai. Mênfis ficava mais ao sul no ápice do Delta. 15. Todas as camadas sociais seriam lançadas em estado de desemprego e necessidade. 16-25. Mas Deus ainda tinha um brilhante futuro guardado até mesmo para esta terra excessivamente pagã. Em primeiro lugar, os egípcios tremeriam diante do poder terrível do Deus de Israel quando Ele os julgasse, especialmente quando os exércitos vingadores de Nabucodonosor invadissem sua terra em perseguição aos judeus que ali se refugiassem (cons. Jeremias. 46:24-26). Então eles reconheceriam que Jeová intervirá na história. Mais tarde, os imigrantes judeus exerceriam uma influência poderosa sobre o Egito. Estabeleceriam colônias judias consideráveis em pelo menos cinco das cidades egípcias, uma das quais seria Heliópolis. 18. A palavra Heliópolis, "Cidade do Sol", aqui foi deliberadamente alterada, em um jogo de palavras, traduzindo-se para cidade da destruição. Haveria até um altar erguido para Jeová no Egito (v. 19; levantado por um sacerdote chamado Onias no refilado de Ptolomeu VI), como um penhor da posterior conversão de egípcios ao cristianismo. Deus lhes enviaria um salvador (Alexandre, o Grande) para libertá-los dos seus opressores persas, como garantia desse Salvador divino que os libertaria do governo de Satanás. 21-22. Provavelmente uma referência à cristianização da terra. 23-25. Uma previsão do relacionamento harmonioso a ser estabelecido pela expansão do Evangelho por todas as terras do Crescente Fértil antes da conquista maometana. E isto, por sua vez, não passa de um vislumbre dessa paz final e mais duradoura que será estabelecida entre o Oriente e o Ocidente no tempo do Messias. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Novembro Dia 309  

Leituras: João 8:30-36; Tiago 4:1-10; Salmo 108; Provérbios 27:8-14; Sofonias 1-3.  

Versículo Especial“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Pensamento Bíblico: A Atitude dos Discípulos Para Com a Verdade (João 8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade que ele revelou. Preste atenção nas idéias principais do versículo 32:  

    Você:    Os indivíduos têm uma grande responsabilidade.

    Poderá:  Jesus espera que aprendamos sua vontade, se quisermos.

    Saber:      A verdade é “compreensível”.

    Verdade: Não é alguma idéia ambígua e indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e objetiva.

    Livre:      A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da verdade.  

Aqueles que sugerem que a verdade está fora de alcance estão dizendo que não podemos ser libertados do pecado. Se não podemos conhecer a verdade, então Jesus é um mentiroso, que morreu em vão.  

Ação: Dedique, hoje, algum tempo a aprender a verdade. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net)

4 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 47  Isaías 18 Sentença V. A Queda e Conversão da Etiópia. 18:1-7. Sob a liderança de Pianqui, os etíopes estabeleceram a Vigésima Quinta Dinastia no Egito, e Sabaca, o filho de Pianqui (chamado "Sô" em II Reis. 17:4) encorajou Oséias de Israel na última revolta infrutífera contra a Assíria. Sabaca também se aliou a Merodaque-Baladã da Babilônia, e foi mais tarde um incentivo para Ezequias se rebelar contra Senaqueribe, que finalmente esmagou as forças etíope-egípcias em Elteque, em 701. Tirraca, o sobrinho de Sô, dirigiu um novo esforço egípcio, mas foi finalmente esmagado por Assurbanipal em 567. 7. Aqui os etíopes são identificados como oriundos da terra onde o Nilo Azul se ajunta ao Nilo Branco – cuja terra os rios dividem – sendo de estatura alta e de pele lisa. Eles seriam podados como ramos, diz o profeta, e suas carcaças cairiam na batalha para serem consumidas pelos abutres. Contudo, algum dia, os etíopes prestariam o seu tributo a Deus e viriam a Sião como verdadeiros crentes. Sentença VI. As Aflições do Egito. 19:1 - 20:6. Isaías 19 A. A Subjugação do Egito. 19:1-25. 1-10. Isaías apresenta as aflições da guerra civil, da conquista assíria, da seca e da devastação que sobreviria ao Egito nas próximas décadas. Jeová demonstraria Sua soberania para descrédito dos falsos deuses do Egito. A guerra civil começaria através da Dinastia Líbia (XXII) entrechocando-se com os etíopes e com os saítas da Dinastia XXIV, e assim loucamente prepararia o caminho através do mutuamente destrutivo conflito para a cruel subjugação de todos por Esaradom da Assíria (v. 4). Isto aconteceria em 671, e o governo assírio duraria dezenove anos. A ruína economia do Egito ficaria assegurada por uma seca prolongada e terrível (vs. 5, 6), na qual o Nilo não transbordaria. 7. A relva que está junto ao Nilo. Portanto não haveria peixes para pescar nem linho para fiar. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Novembro Dia 308  

Leituras: João 8:21-29; Tiago 3:13-18; Salmo 107:23-43; Provérbios 27:1-7; Habacuque 1-3.  

Versículo Especial: O Senhor, por, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20).  

Pensamento BíblicoPerguntando a Deus “Por Quê” (Habacuque 1-3). Habacuque estava angustiado pela visível injustiça do mundo corrompido. Seu livro recorda suas perguntas e as respostas de Deus sobre a justiça e a eqüidade. Enquanto você lê este pequeno livro, note a vontade de Habacuque de ouvir e aceitar as respostas de Deus. Temos que imitar sua reverência quando procuramos entender a vontade de Deus.  

Ação: Quando você procura entender um mundo injusto, lembre-se de que o Senhor ainda domina no seu santo templo. Nem sempre podemos ver o seu plano, mas ele está no comando!. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net Que Deus abençoe a todos)

3 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 46 8. Mar. Possivelmente o Mar Morto, ou ainda os celebrados tanques de Hesbom. Isaías não podia deixar de lamentar a destruição derramada por toda a bela e sorridente terra de Moabe. Em vão seus crentes rodeariam os altares pagãos de seus altos; seus deuses imaginários seriam desprovidos de poder para salvá-los. 13, 14. Dentro em três anos. Uma data mais precisa para esta invasão. O tempo foi sem dúvida revelado em 704 A. C. e referia-se à vinda de Senaqueribe, três anos mais tarde. Isaías 17 Sentença IV. A Queda de Damasco e Samaria. 17:1-14. Este capítulo é contemporâneo de Isaías 7, e prediz a queda da coligação do norte no reinado de Acaz. Tiglate-Pileser deixada Damasco em um montão de ruínas em 732 A.C.; do mesmo modo suas cidades vassalos, tais como Aroer perto de Rabate-Amom. A glória de Damasco seria removida junto com a do Israel do Norte (que alcançara tais alturas sob o governo de Jeroboão II, 782-753 A. C.). Só um remanescente lamentavelmente pequeno das dez tribos é o que restaria, como as últimas espigas de trigo ou as últimas olivas deixadas após a colheita. 7-11. Uma predição dizendo que estes últimos sobreviventes dos trágicos acontecimentos de 722 (quando Samaria seria tomada por Sargão e de portada para a Assíria) se arrependeriam. Renunciariam às suas imagens de escultura e os seus postes-ídolos (v. 8; 'asherîm pilares de madeira ou troncos de árvores representando a esposa consorte da divindade adorada nos "altos"). Eles se voltariam com fé para Jeová o Santo de Israel (v. 7). (Cons. o registro da grande celebração da Páscoa em II Crônicas. 30:1-22, na qual participaram os crentes dos sobreviventes samaritanos. Mas talvez a perspectiva aqui também seja escatológica.) O motivo dessa futura devastação era, obviamente, o fato de terem abandonado o verdadeiro Deus, que era sua única força verdadeira para resistir aos conquistadores pagãos. 12-14. Uma descrição gráfica da invasão futura pelos exércitos assírios, com seus vários contingentes de súditos-aliados sob a liderança de Senaqueribe (herdeiro dos conquistadores de Damasco e Samaria). Deus subitamente repreenderia os assírios, declara a profecia, em uma noite de terrível praga e destruição. Assim Ele fará finalmente com todos os Seus inimigos e os exércitos que estes comandam contra a Sua causa. ( Que a Paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Novembro Dia 307  

Leituras: João 8:13-20; Tiago 3:1-12; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:20-28; Naum 1-3.  

Versículo Especial: “Porque todos tropeçamos em muitas cousas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3:2).  

Pensamento BíblicoDomando a Língua (Tiago 3:1-12). A língua é a ferramenta mais poderosa do homem, e tem sido chamada “o mais mortal dos instrumentos”. As palavras levam as pessoas a mudança política e, o que é mais importante, a transformação espiritual (veja Romanos 1:15-16). As palavras podem, também, causar danos irreparáveis. Tiago sugere que não há maior desafio na vida do que manter a língua com rédea curta.  

Ação: Pese bem cada palavra antes de dizê-la. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net

2 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 45  31. Do norte vem fumaça refere-se às devastações futuras de Sargão (20:1) e Senaqueribe (mencionada em seu registro de campanhas em 701). 32. Os enviados filisteus tinham portanto de ser enviados para casa com a declaração de que a única e verdadeira -segurança de Judá se encontrava em Jeová, o seu Deus. Sentença III. A Queda de Moabe. 15:1 – 16:14. Isaías 15 Temos aqui uma visão das terríveis depredações que os assírios infligiram às diversas cidades de Moabe que ao mencionadas através de todo o capítulo 15. Embora os moabitas tenham sido implacáveis inimigos de Israel, o profeta só podia chorar de compaixão diante do espetáculo da sangrenta crueldade do conquistador e das deprimentes fileiras dos refugiados infligindo de suas cidades condenadas. 9. As águas de Dimom ... cheias de sangue. Um jogo de palavras entre o hebraico dâm, "sangue", e Dimom, que talvez seja uma variação sinistra do nome Dibom mais familiar. Os leões aqui mencionados talvez se refiram à Judá triunfante em um período posterior, ou talvez a Esaradom, o assírio (que registra a vitória sobre Mutsuri, o rei moabita), ou até mesmo aos caldeus de um período subseqüente. Isaías 16 O capítulo 16 apresenta um pronunciamento relacionado mas separado, ocasionado pela futura fuga dos refugiados moabitas a Sela, capital de Edom (que era aliada de Moabe). De seu asilo em Edom eles foram convidados a se submeterem ao povo de Deus, pois Jeová é o seu único refúgio seguro. Seu trono será um dia estabelecido em Jerusalém, a capital de Davi (uma predição sobre a segunda vinda de Cristo). 16:3. Uma convocação a Judá para que mantenha um testemunho piedoso e para que demonstre compaixão para com os refugiados moabitas. 6-12. O profeta apresenta os motivos da tragédia moabita: seu orgulho arrogante (tão claramente evidenciado na "Pedra Moabita" do Rei Mesa). Ele prossegue com uma descrição de sua futura devastação às mãos de Senaqueribe (que registra a submissão de Quemosnadade, rei de Moabe). 7. Quanto aos fundamentos (E. R. C.) de Quir-Haresete, traduza de acordo com a E.R.A., pastas de uvas. Eram ofertas que já não poderiam mais ser feitas aos ídolos adorados por causa da destruição de todas as vinhas. (  Que a Paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de novembro Dia 306  

Leituras: João 8:1-12; Tiago 2:14-26; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:13-19; Miquéias 6-7. 

Versículo Especial: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).  

Pensamento Bíblico: “A Fé Sem Obras é Morta” (Tiago 2:14-26). A despeito do claro ensinamento desta passagem, algumas pessoas continuam a ensinar que a salvação é pela fé somente, independente de qualquer ação por parte daquele que crê. Tiago não poderia ter sido mais claro! Temos que ser cuidadosos, contudo, para não aplicar este trecho de maneira estreita demais. O princípio aqui se aplica às ações necessárias a tornar-se cristão, mas também inclui a obediência contínua dos filhos de Deus (veja vs. 14-16).  

Ação: Continue trabalhando!. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net Que Deus abençoe a todos)

1 de novembro de 2022

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Novembro Dia 305  

Leituras: João 7:40-53; Tiago 2:1-13; Salmo 106:1-27; Provérbios 26:7-12; Miquéias 4-5.  

Versículo Especial“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1).  

Pensamento BíblicoVivendo Sem Preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso mundo.  

Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios. ( Estra Ido dos estudosdabiblia.Net Que Deus abençoe a todos))

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 44  Isaías 14 B. A Queda do Rei da Babilônia. 14:1-27. 1,2. O ímpio Poder Mundial da Babilônia será esmagado, mas o povo de Deus emergirá triunfante no final. Até as nações pagas se file ficarão sujeitas (através da conquista espiritual do Evangelho e mediante a poderosa imposição do governo de Cristo no "final dos tempos"). Os gentios ajudarão na restauração de Israel à posição de terra prometida. 3-11. Um hino de triunfo sobre a Babilônia derrotada (tanto a cidade histórica como a escatológica) 8. Ciprestes e cedros. Ambos são literais (uma vez que foram poupados do desflorestamento dos madeireiros caldeus) e simbólicos – representando outras nações na floresta da humanidade. 9. O Além ou o Sheol. Um nome para a habitação generalizada dos mortos antes da ressurreição de Cristo. Mas aqui representa a habitação dos espíritos dos altivos governantes que desafiaram a Deus nas dispensações passadas. Estes estão representados como dando as boas vindas à chegada do rei da Babilônia com maliciosa satisfação, pois toda a sua breve glória terrena já terá sido extinguida, como foi a deles. 12-20. Lúcifer. O nome romano para a estrela da manhã (heb. hêlêl, "a brilhante"), a qual logo desaparece diante do esplendor muito maior do sol. Este título foi concedido ao rei da Babilônia, não se referindo a ele como indivíduo humano específico (como Belsazar, por exemplo), mas como representante ou incorporação de Satanás, que é considerado o poder por trás do trono real. O orgulho titânico e a ambição expressas nos versículos 13, 14 estão deslocados em quaisquer lábios que não sejam os de Satanás. A poesia épica do ugarita cananeu geralmente se refere à "montanha do Norte" ou Sapunu (equivalente ao heb. sâphôn usado aqui) como sendo a habitação dos deuses. A ignominiosa queda do tirano da Babilônia, aqui descrito profeticamente, cujo cadáver jaz insepulto e desonrado, reflete Satanás, seu senhor. 21-27. Esta passagem reverte mais particularmente à queda da Babilônia histórica em 539, e a permanente extinção de seu poder e posteridade. Como confirmação antecipada desta promessa referente à Babilônia, o Senhor predisse a catástrofe mais iminente dos exércitos da Assíria (o suserano da Babilônia na ocasião) na Palestina (v. 25), que aconteceu quando da invasão de Senaqueribe em 701 A. C. Todos esses desastres nas nações vizinhas demonstrariam o poder de um Deus único e verdadeiro, o Deus de Israel (vs. 24, 27). Sentença II. A Queda da Filístia. 14:28-32. Os filisteus, em sua guerra contra Acaz, tinham recentemente tomado quatro grandes cidades judias (II Crônicas . 28:18). Mas aqui são advertidos da retribuição vindoura através de Ezequias, a serpente do versículo 29, e dos posteriores príncipes judeus da dinastia hasmoneana (como Jônatas Macabeu, que incendiou Asdode e Asquelom e competiu Gaza a se render). ( Que a Paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

31 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 42  VOLUME III. TEMA DO JUÍZO SOBRE AS NAÇÕES GENTIAS. 13:1 - 23:18 Sentença I. Queda da Babilônia; e a Descida do Seu Rei ao Hades. 13:1- 14:27.  Isaías 13 A. A Queda da Babilônia. 13:1-22. 1. Sentença (massa’) também traduzido por oráculo, como se significasse um simples elevar da voz do profeta (de nasa’, "elevar"). Mas a julgar pelo seu uso, parece melhor entendê-lo como aquilo que se levanta – um peso. Isto é, um peso de juízo divino que um ofensor deve carregar. 2. Tiranos. Os chefes babilônios. 3. Os persas sob Ciro, o Grande, são profeticamente chamados de meus consagrados por Deus porque Ele lhes ordenou que derrubassem a Babilônia. Observe que eles deviam vir de um país remoto (v. 5) e não de alguma região vizinha. A Pérsia ficava bem a leste do Elão, cerca de 560 quilômetros da Babilônia. 6. Aqui o dia do SENHOR (Jeová) declaradamente não é escatológico, mas refere-se aos acontecimentos de 539 A. C. Contudo esta queda da Babilônia é profeticamente típica da derrota da Babilônia dos últimos tempos (Apocalipse. 14 :8), à qual o terrível fenômeno meteórico de 13:10 se aplica particularmente (cons. Mateus. 24:29). Isto se deduz pela referência ao mundo (tebel) em 13:11, e não ao Império Caldaico apenas. Mas os versículos 14-16 certamente se aplicam a 539, pois a menção dos medos no versículo 17 torna isto claro ("Medos" era um nome mais familiar no tempo de Isaías do que "Persas", que ainda era então desconhecido aos asiáticos ocidentais). 19-22. Nestes versículos o Senhor prediz muito definidamente a final extinção da Babilônia histórica de maneira totalmente permanente. Posteriormente a história comprova o cumprimento literal desta profecia, pois a Babilônia ficou completamente desabitada lá pelo século XVII A.C. O local abandonado tem sido supersticiosamente considerado terrível pelos povos da língua árabe, o árabe (v. 20), desde então. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus Esteja sobre sua vida e Família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Outubro Dia 304  

Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6; Miquéias 1-3.  

Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).  

Pensamento Bíblico: “Tornai-vos, Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de pessoas que falam muito sobre idéias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas. Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem como mudar-nos de dentro para fora!  

 Ação: Seja um praticante e não somente um ouvinte. ( Estra ido dos Estudos da Bíblia Net)

30 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 41 9. A base desta harmonia edênica será o conhecimento pleno e adequado de Deus que toda a humanidade possuirá então, e que até a criação refletirá (cons. Romanos. 8:21).  10-16. O reino messiânico será introduzido por uma segunda (v. 11) restauração dos judeus (que claramente exclui a referência ao retorno com Zorobabel em 537 A. C. e indica uma restauração nacional de magnitude comparável). Desta vez o povo esparso virá de todas as direções geográficas: leste – Assíria, Elão, Shinar; oeste – as ilhas do mar; norte Hamate ; e sul – Egito, Patros ou Egito Superior, e Cush ou Etiópia. Todas essas diferentes regiões não foram envolvidas no retorno de 537 A.C. Não só os judeus, mas também as nações gentias (gôyîm) se reunirão sob o padrão da cruz (v. 12), para formação de uma Igreja Judio-Gentia até os últimos tempos. Mais ainda, naquele tempo não haverá mais uma fenda entre as tribos do norte e do sul, mas os israelitas cristãos constituirão um povo único e harmonioso. Além disso, o povo de Deus triunfará sobre todas as nações ainda não convertidas à sua volta (como a Filístia, Edom e Moabe que cercavam a antiga Israel). As barreiras naturais do Eufrates e do Nilo serão removidas e a comunicação entre todas aquelas regiões antes hostis será fácil e desimpedida quando o Príncipe da Paz governar sobre elas. Isaías 12 C. Ação de Graças e Triunfo dos Redimidos de Cristo. 12:1-6. Temos aqui uma linda peã de louvor expressando a alegria de um povo completamente submisso à vontade de Deus e à Sua disciplina, e completamente contente com Sua graça. Este hino dos crentes do milênio fornece certeza de que apesar dos impedimentos apresentados pelos desobedientes e apóstatas da raça escolhida, o perfeito plano de Deus para essa raça será completamente realizado no final da história humana. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus Esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Outubro Dia 303  

Leituras: João 7:25-31; Tiago 1:12-18; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:21-28; Jonas 3-4. 

Versículo Especial: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).  

Pensamento BíblicoUm Pregador com Má Atitude (Jonas 3-4). Levando em conta o número dos que aceitaram, Jonas foi um dos mais bem sucedidos pregadores de todos os tempos. A grande cidade de Nínive, do rei ao servo, arrependeu-se quando ele pregou. Mas Jonas de tal maneira desprezava os ninivitas, que ele estava aborrecido porque Deus não os destruía. A repreensão que Deus deu a Jonas mostra que ele cuida dos perdidos em volta de nós. Nós cuidamos deles?  

Ação: Partilhe o evangelho, porque você ama a Deus e às pessoas. ( Estra ido dos EstudosdaBiblianet)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...