25 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 16  Provérbios 2 2:1. Filho meu. Esta saudação aparece treze vezes nos primeiros sete capítulos. Ela ajuda na demonstração da unidade desta seção 1:1 - 9:18.  6. O Senhor dá a sabedoria. A natureza essencialmente religiosa da exortação ficou aqui ilustrada. 13. Caminhos das trevas. Os versículos 12-15 falam do mal de maneira generalizada. Isto ficou habilmente caracterizado pela expressão caminhos das trevas. O pecado continua florescendo nas trevas. O contraste está expresso em 4:18,19, onde o caminho dos justos foi comparado à luz e o caminho dos ímpios às trevas, Contudo, uma palavra hebraica diferente da que foi usada em 2:13). A figura ética da luz e das trevas aparece também em Isaias. 5:20; Salmos. 43:3; e em alguns poucos outros lugares onde o contraste é menos explícito. Não é comum ao V.T., mas encontra-se nos códices do Mar Morto e no N.T. 16. Da mulher adúltera, da estrangeira. “Estas dumas expressões obviamente se referem à mulher ‘livre”. As palavras significam basicamente "estranha" e "estrangeira" (Berkeley), mas em Provérbios está claro que a imoralidade está implícita. Em outras passagens do V.T. não acontece isto. Rute intitula-se uma "estrangeira" (Rute 2:10). Essas expressões quando usadas em Provérbios são eufemismos de zônâ, "prostituta", uma palavra poucas vezes usada neste livro. 17. O amigo da sua mocidade. Seu marido (Berkeley). A aliança do seu Deus. Provavelmente uma referência interessante à divina sanção dos votos matrimoniais.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Junho Dia 176  

Leituras: Lucas 2:8-20; 2 Coríntios 10:1-11; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; 2 Reis 15-16.  

Versículo Especial“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne” (2 Coríntios 10:3).  

Pensamento Bíblico: Poderosas Armas de Guerra (2 Coríntios 10:1-6). Paulo tinha se envolvido de certo modo no conflito entre os irmãos de Corinto e, neste trecho, ele os confirma sobre o motivo e a firmeza de sua batalha contra o mal. Seu motivo era o amor (veja 2 Coríntios 11:11). Sua firmeza era o poder de Deus. Ele não se envolveria em batalhas carnais com armas carnais. Paulo usaria as armas que todo cristão deve empregar. Nossas batalhas são contra aquelas coisas que exaltam a si mesmas diante de Deus e nossa vitória é assegurada se nós continuarmos a batalha com as armas que Deus produziu (veja Efésios 6:10-20).  

Quando somos tentados a torcer as regras para usar táticas carnais para atingir fins justificáveis, temos que nos lembrar dos comentários de Paulo. Empunhemos as armas que Deus nos deu!  

Ação: Ganhe suas batalhas espirituais, usando as armas de Deus.    ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

24 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 15   12. Vivos, como o abismo. A expressão se encontra em Números. 16:30, 33; Salmos. 55:15. A primeira passagem diz que Coré e o seu grupo foram engolidos vivos pela terra que se abriu. A última expressa a maldição desejando que os homens desçam "vivos" à cova. Estes homens de Provérbios 1:11-14 estariam prontos a matar com presteza. Eles queriam levar os homens inteiros, isto é, sadios à morte. A cova. O hebraico sheol. O autor do presente comentário crê que este termo significa simplesmente "sepultura". Foi usado nove vezes nos Provérbios, sendo que três vezes referindo-se- aos resultados do adultério. Cons. 5: 5; 7: 27; 9:18, onde foi posto em paralelo com a "morte" e "os mortos". Finalmente em 1:12, a ênfase foi posta simplesmente sobre o assassinato. Aqui não há nenhuma preocupação com a vida após a morte das vítimas. Isto não a nega que houvesse entre os hebreus uma crença na vida após a morte e na ressurreição, mas simplesmente para dizer que esta discutida palavra pode ter um significado muito mais simples do que se lhe dá algumas vezes. (Veja R. Laird Harris, "O Significado do Sheol no Velho Testamento", The Evangelical Theological Society Bulletin, Vol. IV, 1961, N.º 4.) 16. Os seus pés. Idêntico com Isaias. 59:7. Possivelmente Isaías faz citação aqui, ou talvez fosse uma expressão comum. Veja comentários sobre 30:5 com referência a outras citações encontradas nos Provérbios de outras passagens do V.T. 22. Ó néscios. Obviamente aqueles que estão em pecado. A palavra escarnecedores foi usada no Salmos. 1:1 fazendo paralelo com ímpios e pecadores. Cons. comentário sobre 3:34. 25. E vós. Os versículos 24 e 25 dão um motivo como uma prótase; a apódose ou conclusão está no versículo 26. Quando recusamos o convite do Senhor, chega o momento em que a porta da graça se fecha. 32. Seu desvio. A inconstância dos pecadores (de acordo com a Versão Berkeley). A palavra geralmente se refere à apostasia, ao afastamento de Deus.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Junho Dia 175  

Leituras: Lucas 2:1-7; 2 Coríntios 9; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; 2 Reis 13-14.

Versículo Especial“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8).  

Pensamento BíblicoAbundância Dada por Deus (2 Coríntios 9). Quando ele insiste com os santos coríntios para que cumpram o compromisso na sua obra de ajudar seus irmãos sofredores, Paulo os lembra da fonte de sua abundância. Eles deveriam ser gratos a Deus porque eles tinham os meios de ajudar e, assim, de boa vontade, dar dos seus recursos. Como freqüentemente desfrutamos de fartas bênçãos, devemos também ser rápidos em compartilhá-las.  

Ação: Enumere suas bênçãos, dê graças a Deus por elas e então distribua algumas.    ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

23 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 14  2-4. A Sabedoria, e o ensino, etc. Aqui temos cinco sinônimos para sabedoria. Incluem a justiça e a equidade, que são mais virtudes que habilidades. A ênfase foi colocada sobre a sabedoria moral ou conduta honesta. Aos simples. Esta palavra, usada quatorze vezes nos Provérbios, quatro em outras passagens, designa o oposto de um homem moral. Não se refere a um simplório como nós entendemos o termo, mas um pecador, um velhaco. Os provérbios têm uma mensagem de moralidade para os ímpios. Não constituem apenas um almanaque de bons conselhos para criaturas de pouca inteligência ou hábitos preguiçosos. Esta introdução adverte-nos contra a atitude de considerarmos o livro num sentido secular. É um livro de princípios cristãos.  7. O temor do Senhor. Uma expressão comum nos Salmos e em outras passagens, esta frase foi usada quatorze vezes nos Provérbios. Ilustrações sobre o uso aparecem nos Salmos. 115:11 - "Confiam no Senhor os que temem o Senhor", e em Isaias. 11:2, 3, onde o temor do Senhor é citado como característica do Messias. Tal temor inclui o respeito para com o Todo-poderoso (Salmos. 2:11 – "servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos nele com tremor"). Jó 28:28 é praticamente uma definição – "Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento". Provérbios 8:13 tem o mesmo efeito – "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal". O principio do saber. Não o "mais importante" ou a "essência", Como a raiz hebraica poderia sugerir, pois Provérbios. 9:10 usa uma palavra significando especificamente "o começo" ou "o princípio". Antes, o primeiro passo na moralidade é o nosso relacionamento com Deus. Os loucos desprezam a sabedoria. "Loucos" aparecem diversas vezes em Provérbios. Também o uso difere. Em Isaias. 35:8, "louco" significa obviamente "simplório". Mas no uso especializado de Provérbios, "louco" significa um pecador. Provérbios 14:9 é ilustrativo – "Os loucos zombam do pecado". A cláusula significa que os pecadores ridicularizam a santidade. A LXX grega traduz bem loucos para ímpios. B. Sabedoria, a Mulher Virtuosa, Versus a Mulher Má. 1:8 - 9:18. Nesta seção o método de ensino por meio do contraste ficou lindamente ilustrado. Nas seções mais importantes, a Sabedoria personificada é colocada em oposição ao pecado (veja Introdução, A Doutrina dos Provérbios). 11 . Embosquemo-nos para derramar sangue ... Espreitemos ... o inocente. O motivo, conforme se deduz, é o assalto, mas esta quadrilha sugere abertamente que se mate para obter mais lucro.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Junho Dia 174  

Leituras: Lucas 1:67-80; 2 Coríntios 8:16-24; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; 2 Reis 11-12.  

Versículo Especial“Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).  

Pensamento BíblicoMinistrando Coisas Honrosas  (2 Coríntios 8:21). Paulo salienta, neste trecho, sua preocupação em fazer tudo de tal maneira que todos os envolvidos estejam confiantes de que tudo foi feito corretamente. O mesmo princípio deveria ser empregado em nossos negócios financeiros (bem como em outros aspectos da vida). Deveríamos lidar com os negócios de modo que se evite a acusação ou a suspeita.  

Ação: Faça as coisas às claras, livre de censura!.   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

22 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 13  ESBOÇO I. O tributo de Salomão à sabedoria, o temor do Senhor. 1:1 – 9:18. A. Introdução. 1:1-7. B. Sabedoria, a mulher virtuosa, versus a mulher má. 1: 8 – 9:18. II. Miscelânea dos provérbios de um só versículo de Salomão. 10:1 – 22:16. A. Provérbios em contraste. 10:1 – 15:33. B. Provérbios especialmente comparativos. 16:1 – 22:16. III. As Palavras do Sábio, trinta provérbios. 22:17 – 24: 22. A. Provérbios correspondentes na Sabedoria Egípcia. 22:17 – 23:12. B. Provérbios sem paralelo no egípcio. 23 : 13 - 24 : 22. IV. As Palavras do Sábio, Apêndice. 24:23-24. V. Provérbios de Salomão, editados pelos homens de Ezequias. 25:1 – 29:27. VI. Apêndices finais. 30:1 – 31:31. A. Palavras de Agur. 30:1-33. B. Palavras de Lemuel. 31:1-9. C. Poema alfabético sobre a mulher virtuosa. 31:10-31. COMENTÁRIO 1. O Tributo de Salomão à Sabedoria, o Temor do Senhor. 2. 1:1 – 9:18. Provérbios 1 A. Introdução. 1:1-7. Autor e Assunto. Alguns comentaristas consideram esta porção uma introdução a todo o livro, mas como diversas outras seções também têm premissas do autor, provavelmente deve ser considerada referente apenas à primeira seção. 1. Provérbios. A raiz da qual esta palavra é originada tem sido usada tanto no hebraico como em outras linguagens semitas para expressar comparação. Um derivado acadiano significa "espelho". De tal uso, a palavra passou a incluir uma observação condenatório (Sl. 69:11) e uma mensagem profética (por exemplo, Números. 23:7,18). Foi traduzida "parábola" dezesseis vezes no V.T. No livro dos Provérbios foi usada principalmente nos títulos (1:1, 6; 10:1; 25:1) para indicar as comparações e contrastes usados para expressar os ensinamentos morais do livro. De Salomão. Veja o comentário sobre a autoria na Introdução ao livro. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Junho Dia 173  

Leituras: Lucas 1:57-66; 2 Coríntios 8:8-15; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; 2 Reis 9-10.  

Versículo Especial“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9).  

Pensamento BíblicoEnriquecidos Através da Pobreza de Jesus (2 Coríntios 8:9). Quando Paulo insiste com os coríntios para que façam sacrifícios generosos, em benefício de seus irmãos, ele os lembra do sacrifício abnegado de Jesus. Ele deixou suas riquezas por uma vida--e morte--de pobreza. Se ele pode dar tanto por nós, podemos certamente sacrificar-nos por outros.  

Ação: Procure oportunidades para um sacrifício desinteressado.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

21 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 12  Talvez possamos ir um pouco adiante. Muito se tem dito da tradução: "Porventura não te escrevi trinta coisas". Está claro que os trinta ditados nesta seção dos Provérbios não foram copiados dos trinta ditados egípcios. Na realidade, a última parte da seção dos Provérbios não tem paralelo qualquer com o livro egípcio. Os "trinta" de Provérbios poderia ter sido modelada segundo os "trinta" egípcios, mas de qualquer forma, não foram servilmente emprestadas. Antes, devemos ver aqui outro exemplo do uso característico de números na literatura da Sabedoria. Exemplos bem conhecidos são as referências climáticas "as três coisas... senão... quatro" muito difíceis para serem entendidas (Provérbios. 30:18 e segs.) ou as "seis coisas ... e a sétima" (6:16-19). Tais referências encontram par na literatura ugarita. Diz-se que Baal tem dois sacrifícios, sim, três (C.H. Gordon, Ugaritic Literature, pág. 30). Baal captura sessenta e seis cidades, sim, setenta e sete cidades (ibid., pág. 36). Mais tarde, setenta e sete irmãos, sim, oitenta e oito são mencionados (ibid., pág. 55). Muitos outros exemplos poderiam ser apresentados. Ao que parece, nos ditados de Amen-em-Opet e em Provérbios 22:20 temos dois exemplos do uso literário do numeral trinta que provavelmente poderia ser multiplicado se nossas fontes da Sabedoria do antigo Egito e Hebraica fossem mais completas. Quanto às comparações detalhadas dos Provérbios com os ditados egípcios, veja observações sobre os versículos no Comentário. Deveríamos também mencionar os dois livros apócrifos, Eclesiástico de cerca de 180 A. C. e a Sabedoria de Salomão, provavelmente um pouco posterior. Esses livros, de grande interesse por si mesmo, foram modelados sob diversos aspectos segundo os Provérbios. Mas são posteriores e exibem um desenvolvimento maior na personificação da sabedoria e outros assuntos. Eles emprestaram material do nosso Livro de Provérbios, não vice-versa, e, portanto referência extensiva a eles não se faz necessária em nossos atuais propósitos.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de Junho Dia 172  

Leituras: Lucas 1:39-56; 2 Coríntios 8:1-7; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; 2 Reis 8.  

Versículo Especial“Porque o Poderoso me fez grandes cousas. Santo é o seu nome” (Lucas 1:49).  

Pensamento Bíblico: O Poderoso Fez Grandes Coisas (Lucas 1:49). Enquanto meditava sobre o privilégio de ser a mãe do Filho de Deus, Maria louvou a Deus. Ela havia sido escolhida para ser a mãe do Filho de Deus! Todavia, através de Jesus todos nós podemos gozar uma bênção ainda maior. Podemos ser filhos de Deus — co-herdeiros com Cristo — por causa da poderosa vitória que Jesus ganhou na cruz. Na verdade, Deus fez grandes coisas por nós.  

Ação: Agradeça a Deus pelas bênçãos oferecidas em seu Filho.)   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

20 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 11  Mais notável que tudo é que o livro egípcio está dividido em trinta capítulos (de considerável extensão) e conclui com uma exortação a que se dê atenção a esses trinta capítulos. Esta seção de Provérbios, incluindo 22: 17 – 24: 22, diz-se que contém trinta ditados (Oesterley, op. cit., pág. 192). As palavras introdutórias desta seção de Provérbios são: "Porventura não te escrevi excelentes coisas" (22:20). Isto poderia ser traduzido, mais justificadamente, com pequena alteração de vogais: "Porventura não te escrevi trinta ". Deve-se admitir que a descoberta de exatamente trinta ditados nesses sessenta e nove versículos é um tanto arbitrária. E os trinta ditados não são tão longos como os trinta capítulos do livro egípcio. Ainda mais, o paralelo é notável. Oesterley (The Wisdom of Egypt, pág. 105) destaca o fato curioso de que a seção de Pv. 22: 17 – 23:12 faz paralelos com todos exceto três versículos esparsos da obra egípcia. Mas as demais partes dos Provérbios, que têm paralelos menos constantes, encontram esses paralelos de modo geral nos capítulos X e XXI de Amen-em-Opet. Ele argumenta a partir disto com muita plausibilidade que o uso no que se refere ao empréstimo difere nas diferentes seções dos dois livros. Nenhuma das obras emprestou diretamente da outra. Em algumas seções, ambas emprestaram de um reservatório comum de provérbios. Mas por causa do caráter peculiar da obra egípcia, ele argumenta que a fonte de ambos está nos antecedentes da sabedoria e teologia hebraicas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Junho Dia 171  

Leituras: Lucas 1:26-38; 2 Coríntios 7:2-16; Salmo 140; Eclesiastes 8:10-17; 2 Reis 6-7.  

Versículo Especial“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Coríntios 7:10).  

Pensamento Bíblico: Pesar Benéfico (2 Coríntios 7:10). Paulo expressa aqui a dor da censura e a alegria que vem depois, quando ela é bem recebida. Enquanto é desagradável causar desgosto a outros, Paulo nos lembra que o pesar segundo Deus produz um bom resultado: arrependimento para a salvação. Nosso pesar pelo pecado deve ser mais do que a vergonha de ser “apanhado”. Deve ser uma tristeza genuína, que conduz a uma mudança de vida.  

Ação: Use o seu pesar pelo pecado construtivamente: permita que ele o motive a um verdadeiro arrependimento.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

19 de junho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


 Os Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 10  Alguns acham que o caso é outro em se tratando da Sabedoria de Amen-em-Opet do Egito. Esta notável coleção de provérbios tem ainda mais paralelos com o livro bíblico do que Ahikar. Sua data é incerta. papiros são mais antigos que a composição, a qual não pode ser datada. F.L. Griffith fez o trabalho principal da tradução do egípcio. Oesterley apresenta a data de Griffith para o livro como sendo o sétimo ou sexto século A.C, e H.O. Lange ainda mais tarde. O próprio Oesterley atribui a obra ao século oito ou mais tarde (The Wisdom of Egypt, págs. 9, 10), Albright favorece uma data posterior, em cerca de 1100-1000 A.C. (op. cit., pág. 6). Se esta data for sustentada, qualquer idéia de derivação deve ser de um original egípcio. John A. Wilson (ANET, pág. 421), em sua tradução da obra, não se compromete quanto à data. A natureza dos paralelos deve ser observada. Oesterley, em seu estudo perspicaz, observa que a Sabedoria de Amen-em-Opet é muito anti-egípcia. Sua ética é mato elevada e tem um desenvolvido conceito divino de monoteísmo. Ele declara que "não se encontra nada semelhante na literatura egípcia do período pré-cristão" (op. cit., pág. 24). Oesterley encontra paralelos em diversos livros do Velho Testamento além dos Provérbios, como por exemplo Dt. 19:14; 25:13- 15; 27:18; I Sm. 2:6-8; Sl. 1; Jr. 17:6 e segs. Essas passagem não são particularmente significativas, entretanto, pois a maior parte delas trata de temas que também aparecem em Provérbios, onde os paralelos são numerosos – mais de quarenta relacionados por Oesterley (The Book of Proverbs, págs, xxxvii-1iii). Os paralelos aparecem em diversas partes dos Provérbios, mas são particularmente notáveis no trecho de 22:17 - 23:14. Todos esses versículos com exceção de cinco fazem paralelo com Amen-em-Opet. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Junho Dia 170  

Leituras: Lucas 1:1-25; 2 Coríntios 6:11-7:1; Salmo 139; Eclesiastes 8:1-9; 2 Reis 4-5.  

Versículo Especial“Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1).  

Pensamento Bíblico: Aperfeiçoando a Santidade no Temor de Deus (2 Coríntios 6:14-7:1). O serviço do Senhor requer santidade: separação do mal. Os filhos de Deus não podem manter união com o pecado. Esta santidade não é, contudo, uma inutilidade. Devemos nos limpar do mal, de modo que possamos ter uma ligação de realização com o Pai. Ele prometeu grandes coisas, mas, para gozá-las, temos que abandonar o mundo. 

Ação: Aperfeiçoe a santidade por causa de seu amor a Deus.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...