9 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 31   22. O Senhor me possuía. Um versículo famoso. A LXX traduz assim: O Senhor me criou como também a Siríaca. A personificação específica destes versículos levou a maioria dos primeiros Pais da Igreja a perceber aqui uma profecia sobre Cristo. Os heréticos arianos do quarto século fizeram, portanto, grande alarde com este versículo, considerando a sabedoria como coisa criada. O partido ortodoxo repeliu esta idéia, como dizem Jones e Walls, "por outros motivos". É curioso notar-se que a controvérsia se desenvolveu com base no texto da LXX. Pouco se recorreu ao hebraico. O hebraico usa a palavra qana. Este verbo foi usado muitas vezes com o sentido de "comprar", "possuir", "adquirir". Seu derivado significa "gado", ou praticamente, "riquezas". Só em Gênesis expressão "criou" poderia ser uma tradução razoável. A RSV diz criador em Gênesis. 14:22 e criou aqui. A BV diz possuidor em Gênesis. 14:22 e fez aqui. Albright defende que as semelhanças do ugarita com Provérbios 8 e 9 são notáveis e defende a expressão "criar" nesta base (op. cit. pág. 7). A pergunta mais profunda é esta: Que função está sendo aqui atribuída à sabedoria? Parece que ela está sendo descrita como eterna – tendo existido. Antes mesmo que Deus criasse o mundo. Ela não foi ativa na criação, mas estava com Deus enquanto ele criava. Se a sabedoria é a justiça personificada, então a natureza eterna de Deus é justiça. O Senhor me possuía simplesmente significa: "Eu era do Senhor". A semelhança verbal com João 1:1 tem levado muitos a pensar em uma sombra de Cristo. Devemos comparar com Provérbios 8 a doutrina de Eclesiásticos 24, originária em cerca de 180 A.C., e a Sabedoria de Salomão, cap. 7. Os Eclesiásticos são exagerados em seu louvor à Sabedoria, mas fá-la residir em Israel e à iguala com a lei de Moisés. A Sabedoria de Salomão também parece ser um desenvolvimento extravagante da doutrina dos Provérbios. Parece que não há indicação exata de que deveríamos encontrar Cristo revelado em Provérbios 8. Nem deveríamos nos perturbar com a tradução, O Senhor me criou. Delitzsch observa: "A sabedoria não é Deus, mas é de Deus; ela. não é o próprio Logos". 23. Desde a eternidade. Em diversas expressões a Sabedoria se diz eterna: "no início de sua obra" (v. 22); "antes de haver abismos" (v. 24); "antes que os montes fossem firmados" (v. 25); isto é, antes que qualquer coisa fosse criada, a sabedoria já existia. É verdade, diz-se que a sabedoria nasceu no princípio (v. 24). Mas considerando que esta linguagem é altamente figurada, não há motivo para não aceitarmos que o versículo 22 também, em linguagem figurada, se refira à criação da sabedoria. É uma declaração poética da eternidade da sabedoria. Veja Delitzsch quanto às interpretações de Nicéia  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Julho Dia 190  

Leituras: Lucas 6:12-19; Gálatas 3:19-29; Salmo 9; Provérbios 3:1-6; Jó 20-21.  

Versículo Especial“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revististes” (Gálatas 3:27).  

Pensamento Bíblico“Filhos de Deus Mediante a Fé em Jesus Cristo” (Gálatas 3:19-29). Este trecho apresenta alguns princípios vitais com respeito ao nosso relacionamento com o Senhor. Note estes pontos: 

   Não somos justificados pela lei de Moisés (ou qualquer outro sistema de lei).

   Só podemos ser justificados pela fé em Jesus Cristo.

   A lei de Moisés (um tutor para guiar as pessoas a Cristo) já não governa.

   A fé que salva inclui o batismo em Cristo.

   Aqueles que pertencem a Cristo são considerados descendentes de Abraão e, através dele, legítimos herdeiros das promessas que lhe foram feitas.  

Ação: Examine sua vida. Você está vivendo pela fé em Jesus?  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

8 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 A Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 30 Em Eclesiastes, a sabedoria se refere ao gênio inventivo, à capacidade mental; a loucura é o prazer – até mesmo o prazer nobre do trabalho como a arquitetUra, a jardinagem, etc. Ambos são igualmente condenados como infrutíferos. Em Provérbios, tanto a sabedoria como a loucura são de qualidade moral. Exemplos do uso de kesil são: 1) em conexão com 'iwwelet, a "loucura" da qualidade pecadora, 12:23; 13:16; 14:8; 15:14; 17:12; etc.; esta raiz não se encontra no Eclesiastes. 2) o louco (kesil) foi colocado em contraste com o homem sábio ou com a sabedoria em Provérbios. 3:35; 10:1, 23; 13:20; 14:16; 29:11. 3) A palavra "louco" foi posta em paralelo com "simples" (peti) em 1:22; com "zombadores" (les) em 19:29; e associada com "mal" (ra’) em 13:19. A palavra "louco" ou "loucura", 'iwwelet, em Provérbios, obviamente implica em maldade moral. Isto deve-se compreender caso tenhamos a doutrina de Provérbios em foco. Ele não é tanto um livro sobre a inteligência quanto sobre a integridade (veja Introdução, The Teaching of Verbs). 8. Torta. Não a palavra usada em 2:12 e outros lugares. Esta raiz, patal, significa "torcida"; é usada portanto em se tratando de "corda", "laço", "luta", etc. Aqui se trata de coisa moralmente torta, o oposto da honestidade. Perversa. Deturpada. 10. Meu ensino. O hebraico declara estritamente: Aceite a minha instrução e não (aceite) a prata. É um negativo comparativo (cons. 9:8; 31:6; e, como outro exemplo famoso, veja Os. 6:6). 11. Do que jóias. Cons. 3:15; 8:10; 16:16; 31:10. 12. Prudência. O hebraico ‘orma. A raiz significa "seja sábio" e é usada no bom sentido, como aqui, e também no mau sentido (Gn. 3:1). Conhecimentos. Esta palavra também foi usada em outro lugar no mau sentido (Prov. 12:2). Aqui o sentido é bom, 13. Aborrecem o mal. Os versículos que ampliam o conceito do "temor do Senhor" são: 1:7, 29; 2:5; 8:13; 9:10; 10:27; 14:27; 16:6; 19:23. Jó 28:28, tal como Provérbios. 16:6, enfatiza o afastamento do mal. Provérbios. 8:13 adverte-nos que a verdadeira piedade nem sempre é positiva. A doutrina que ensina que o pecado é odioso é uma verdade vital e maravilhosa. Antigamente, como agora, só a revelação bíblica destacava esta verdade.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de Julho Dia 189 

Leituras: Lucas 6:1-11; Gálatas 3:10-18; Salmo 8; Provérbios 2:16-22; Jó 18-19.  

Versículo Especial“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade” (Salmo 8:1).  

Pensamento BíblicoDeus é Grande (Salmo 8). Uma noite estrelada de verão é uma boa oportunidade para se pensar na grandeza de Deus. Maravilhando-se com a grandeza do universo, lembre-se de que o salmista descreve os céus como a obra dos dedos de Deus. Um Deus de poder infinito ainda lembra de cada um de nós. Tais bênçãos não deverão ser recebidas levianamente.

Ação: Contemple a grandeza de Deus como é mostrada no maravilhoso universo que nos rodeia. Agradeça a ele por cuidar de você.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

7 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 28 22. Num instante. Antes, imediatamente. A resistência do homem ao pecado desmorona finalmente e o seu destino é selado. Como o boi que vai ao matadouro. O sentido é claro, mas novamente os detalhes são obscuros. O hebraico parece dizer: "como o tolo (que se dirige) para a prisão". A palavra "prisão" (grilhões) é, entretanto, rara e em outro lugar significa tornozeleira. A LXX traduz a palavra boi para "cachorro", dando um aspecto diferente ao texto "como um cachorro (que vai) para prisão". A palavra "prisão" na LXX vem da palavra hebraica "correção", com diferentes vogais. Então a LXX termina o versículo com esta  cláusula – "como um cachorro que vai para a prisão". A palavra “tola” se entende com diferentes vogais e foi transferida para o versículo seguinte que, na LXX, tem esta tradução: "Um cervo ferido no fígado com uma flecha". A LXX traduz toda a passagem de maneira diferente do hebraico apenas em duas palavras. Tem o apoio da Siríaca e do Targum, e talvez devesse ser a tradução adotada. 27. Sepultura. Veja comentários em 1:12 e 2:18. Não devemos passar por cima da solene investida desta passagem nos detalhes da exposição. O pecado não pode ser saciado impunemente; seu salário é a morte. A fraudulência do pecado é uma velha história, mas o antigo escritor hebreu desmascara aqui lindamente suas mentiras e apresenta a verdade nua e crua. Mas ele não para aqui. Há uma cura para o pecado - é a Voz da Sabedoria no capítulo 8. Provérbios 8 8:1. Não clama porventura a sabedoria? Greenstone observa acertadamente que aqui não temos apenas um discurso sobre as belezas da vida familiar ou sobre a castidade, senão o contraste com a prostituta seda uma esposa consciente. Mas Greenstone não reforça sua sugestão para provar que o contraste é realmente entre o pecado e a piedade. É por causa disso que a sabedoria está personificada e tão intimamente relacionada com o próprio Deus. Provérbios 8:1-13 dá a exortação da sabedoria; 8:14-31 descreve a excelsa qualidade da sabedoria; 8:32 - 9:11 apresenta o convite da sabedoria, a fim de que se lucre com a sua instrução. 5. Simples... Néscios. Não são os débeis mentais, mas, conforme se deduz pelo precedente, os pecadores. Em relação a simples, veja comentários sobre 1:4. A palavra kesil, "louco", foi usada quarenta e nove vezes em Provérbios, dezoito em Eclesiastes, três vezes em outras passagens. É óbvio que faz parte do que temos chamado de vocabulário moral dos Provérbios. Seu uso em Eclesiastes é um tanto diferente, tal como seu correlativo, "sabedoria", foi usado nele de maneira diferente.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 7 de Julho Dia 188  

Leituras: Lucas 5:27-39; Gálatas 3:1-9; Salmo 7; Provérbios 2:10-15; Jó 15-17.  

Versículo Especial“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32). 

Pensamento Bíblico: Chamando Pecadores ao Arrependimento (Lucas 5:27-32). A obra de Jesus diz-nos muito sobre nosso trabalho de espalhar o evangelho hoje. Não estamos procurando aqueles que já são puros (ou que desejam agir “santamente”), mas aqueles que admitirem sua necessidade de se submeterem ao Senhor. Temos que confiar no evangelho para funcionar como o poder de Deus para salvar. Nossa tarefa é mostrar aos honestos e humildes como voltarão ao Senhor. Temos que chamar os pecadores ao arrependimento.  

Ação: Compartilhe o evangelho com um pecador.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

6 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 . Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 27 35. O resgate. Um bom exemplo do significado de koper, "pagamento pacificador". Diz-se que a raiz significa cobrir (BDB), mas não tem esse uso no V.T., e constitui uma inferência dúbia do árabe. Do substantivo resgate formou-se um verbo demonstrativo, kipper, que logicamente significa "pagar um resgate". É o verbo muitas vezes traduzido "fazer expiação". Desse verbo se formou outro substantivo, kapporet, "lugar de expiação". É a palavra que indica a tampa da arca chamada "o propiciatório" na A.V., ou hilasterion na LXX. Cristo é chamado de nosso hilasterion, ou "propiciação", em Romanos. 3:25. Provérbios 7 7:2. A menina dos teus olhos. A pupila, um símbolo de coisa preciosa 5. Lisonjeia. Não tanto lisonjeia como usa palavras agradáveis, isto é, sedutora (também Delitzsch e a RSV). 7. Entre os simples. Os tolos, os moralmente instáveis. Veja comentário em 1:4 e cons. 9:4 e 16. 10. Astuta. O hebraico, ao que parece, significa "prevenido”, isto é, cheia de segredos, ardilosa (também Delitzsch). A descrição da -cena seguinte é clássica. Conforme Delitzsch diz: "os semelhantes se atraem", a sedução é completa, as justificativas são apresentadas. Mas o autor inspirado apresenta de maneira bastante severa o produto final do mal. 11. Apaixonada e inquieta. Antes, tumultuosa e rebelde. A rebeldia obviamente é a recusa em obedecer à lei de Deus e às obrigações da moral. 14. Sacrifícios pacíficos. Os sacrifícios pacíficos eram parcialmente comidos pelo crente. Portanto, nas festas nacionais, com milhares de pessoas presentes, as ofertas pacíficas eram feitas aos milhares. A mulher não está declarando que tenha recentemente prestado culto. Está, antes, tentando o jovem com a declaração de que a geladeira está bem provida, diríamos nós. "Meu marido não está em casa", ela diz; "o caminho está desimpedido. Podemos dar largas aos nossos sentimentos e ninguém ficará sabendo". Ninguém além de Deus! 20. Lua cheia. Palavra rara. A LXX e a Siríaca dá o sentido de daqui a muitos dias. Provavelmente o significado é "por volta da lua cheia", referindo-se a alguns dias pela frente. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 6 de Julho Dia 187  

Leituras: Lucas 5:12-26; Gálatas 2:11-21; Salmo 6; Provérbios 2:1-9; Jó 13-14.  

Versículo Especial“Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava” (Lucas 5:16).  

Pensamento Bíblico: Jesus Orava Quando Ele Estava Ocupado (Lucas 5:16). Esta é uma das diversas passagens do Novo Testamento que revelam alguma coisa da prática da oração, na vida terrestre de Jesus. Às vezes, quando ele estava pressionado pelos pedidos de muitas pessoas, ele ainda arranjava jeito de sair sozinho para orar. A comunhão com seu Pai era importante para ele. Damos valor às nossas oportunidades de orar, tanto quanto Jesus dava valor às suas?  

Ação: Aprenda com o exemplo de Jesus; tire algum tempo, sozinho, para orar.  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

 

5 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 26 14. Perversidade. Uma palavra diferente daquela do versículo 12. Foram usadas nove vezes nos Provérbios e fora daqui só em Deuteronômio. 32:20. A raiz significa derrubar. Está claro que se refere a algum tipo de mal, mas é difícil perceber a intenção exata. A LXX traduz pervertida (também Fritsch). Delitzsch diz malícia; Toy, maldade. Em 8:13 "uma boca perversa" faz paralelo com orgulho e arrogância. Em 23:33 um bêbado foi escrito falando "coisas perversas", com o uso desta palavra. Semeando contendas. Literalmente, desencadeia contendas. A tradução da LXX, perturba uma cidade, surgiu da confusão havida entre a palavra com uma derivada posteriormente. A raiz é din, "julgar", de onde temos madon, "luta". Esta palavra, contendas, com variações, encontra-se vinte e sete vezes nos Provérbios e três vezes em outras partes. Faz parte do vocabulário moral peculiar do livro. A redação de 16:28, "o homem perverso espalha contendas", é muito parecida com a. deste versículo. 16. Seis coisas . . . e a sétima. Não se refere aos sete pecados cardinais (Greenstone e Jones e Walls) nem a seis ou sete pecados indefinidos (Toy). Delitzsch acerta em cheio quando diz que o provérbio é climático. Os seis itens são os antecedentes do sétimo, o qual recebe a ênfase (cons. Jó 5:19; Provérbios. 30:18, 19). A declaração conclui enfaticamente com o que o versículo 14 introduz – "espalhando contendas". 21. Ata-os. . . Ao teu coração. Cons. 3:3. 23. Mandamento. . . Instrução. Jones e Walls observam acertadamente que isto se refere à instrução paternal, mas que tal instrução consistia da lei divina (Deuteronômio. 6:6, 7). 25. No teu coração. Observe bem que os mandamentos do V.T. tratam das atitudes internas do homem. Quando Cristo dizia que a concupiscência já era adultério (Mateus. 5:28) não estava desenvolvendo a doutrina do V.T. na intenção de livrá-la dos tradicionais comentários farisaicos (cons. R. Laird Harris, Inspiration and Canonicity of the Bible, pág. 53). 30. O ladrão. A idéia é que devia haver circunstâncias atenuantes para o roubo, e que a restituição contribuía grandemente para a remoção da culpa. Mas para o adultério não há justificativa. Traz consigo um conjunto de más conseqüências. Não há possibilidade de se fazer restituições. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 5 de Julho Dia 186

Leituras: Lucas 5:1-11; Gálatas 2:1-10; Salmo 5; Provérbios 1:28-33; Jó 11-12.  

Versículo Especial“De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmo 5:3).  

Pensamento Bíblico: O Custo da Ignorância (Provérbios 1:28-33). Devemos procurar a sabedoria e o conhecimento que Deus oferece, mesmo assim alguns escolherão ignorá-los. Eles podem não ver razão para seguir o caminho do Senhor. Deus diz aqui que ele permitirá que a sua negligência da verdade produza seu fruto. Aqueles que rejeitam a verdade sofrerão as conseqüências de sua loucura cega. A ignorância custa caro!  

Ação: Ouça a Deus, de modo que você possa habitar seguro (Provérbios 1:33).  ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

4 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 25 . O seu uso em Provérbios prova que "preguiçoso" não é a conotação integral. Em 15:19, o contraste é de um homem honesto – não simplesmente um "trabalhador". Em 19:15 o paralelo é com remiyyâ, que geralmente se traduz por mentira na AV e na RSV, mas que foi traduzido para inativo nesta passagem. Em Provérbios. 21 : 25, 26 o contraste evidentemente é do homem justo (também na AV e Berkeley). A RSV separa os dois versículos e acrescenta uma idéia extra no versículo 26. Em 26:12-16 há diversos versículos sobre o preguiçoso. O versículo 13 é semelhante a 22:13. O versículo 15 é de 19:24. Mas 26:16, como versículo final, talvez contendo o clímax, diz que o "preguiçoso" é sábio a seus próprios olhos. Devemos observar que esta seção de Provérbios. 26 foi introduzida pelo versículo 12, que declara que aquele que é sábio a seus próprios olhos é pior que um "louco". Está claro que o autor está reprovando um "preguiçoso" não apenas por causa da preguiça, mas por causa dos pecados associados à mesma. Esperamos provar com muitos exemplos que a palavra "louco" significa não um "débil mental", mas um "pecador". Assim o autor dos Provérbios aqui não está simplesmente recomendando economia e diligência; ele está, ao que parece, condenando uma característica que combina a preguiça com a astúcia! 10. Um pouco para dormir. Os versículos 10 e 11 são paralelos exatos de 24:33,34, com exceção de algumas vogais (cons. Introd.). Neste caso ambos os contextos falam de um homem preguiçoso, com o uso de diferentes comparações, mas tirando a mesma conclusão. O ditado devia ter sido um epigrama conhecido. A LXX o traduz de maneira um pouco diferente em dois lugares. O siríaco também difere, mas não da mesma maneira da LXX. 12. O homem de Belial, uma pessoa má. O homem vil. No hebraico, desonesto. 13. Arranha com os pés. Na LXX, faz um sinal com seus pés. O hebraico malal pode significar "falar", "esfregar", "arranhar", "definhar" ou "murchar" (BDB). O significado "arranhar" tem provas fracas. A expressão talvez se refira a algum gesto grosseiro. Faz sinais com os dedos. A palavra provavelmente significa "apontar", mas a conotação é difícil. Possivelmente um outro gesto grosseiro típico do homem perverso.  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 4 de Julho Dia 185  

Leituras: Lucas 4:38-44; Gálatas 1:11-24; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Jó 9-10.  

Versículo Especial“Quem faz grandes cousas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar” (Jó 9:10).  

Pensamento BíblicoConfiando em Deus, ao Enfrentar Provações (Salmo 4). Davi teve sua porção de privações, incluindo-se maus tratos imerecidos de outros. Este Salmo revela alguns dos seus princípios para enfrentar tais aflições. Davi entendia a necessidade de: ì Orar, í Conter a raiva, î Manter uma atitude calma, ï Confiar no Senhor, a única fonte infalível de segurança e conforto.  

As mesmas práticas nos ajudarão a tirar vantagem de nossas piores dificuldades. 

Ação: “Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor” (Salmo 4:5). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

3 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 24 Os juros, se podemos julgar segundo Neemias. 5:11, eram geralmente de 1 por cento ao mês, embora sem dúvida variassem. Cobrar juros tão altos era usura e aqueles que o faziam em relação aos companheiros judeus eram condenados. O profeta Jeremias protesta (Jeremias. 15:10) que ele não se ocupou de tais especulações, ainda que todos os homens o odiassem – presumivelmente como odiavam os usurários. A palavra poderia ser traduzida para extorqui dores no Salmo. 109:11. A própria palavra empregada para "usura", neshek (Provérbios. 28:8), implica em "morder" ou "devorar", embora palavras mais brandas também fossem usadas. Não praticar a usura é um elemento de justiça no Salmo. 15:5; Ezequiel. 18: 8, 13, 17; 22:12. A prática do crédito está ilustrada em II Reis 4:1. Podemos racionalmente completar os detalhes imaginando que o marido tivesse feito um empréstimo comercial que sua viúva não tinha possibilidade de pagar; ou talvez algum usurário emprestasse a uma viúva violando a lei de Levitico. 25:35-37. A E.R.A. traduz estas palavras por juros. Seria melhor traduzir para "usura", que aparentemente era o excesso condenado. Por causa desses excessos, Salomão adverte contra o tornar-se fiador de "outrem". Ele insiste a que se fuja rapidamente às possibilidades da ruína. A fiança está recomendada em Eclesiásticos 29:14, um livro pósbíblico. Quando se desenvolveram ou que forma tomaram, não sabemos. É provável que no período de Salomão os abusos fossem tais que provocaram a censura aqui registrada (Veja também Provérbios. 11:15; 20:16; 27:13 – os últimos dois versículos são praticamente idênticos). 6. A formiga. Mencionada apenas nesta passagem da Bíblia e em Provérbios. 30:25 embora não haja provavelmente nenhuma dúvida quanto à tradução. Antigamente levantou-se o problema quanto ao armazenamento de comida pela formiga (veja Toy). Uma espécie de formiga do Oriente Próximo, entretanto, age assim. As formigas têm organização social, mas não têm nenhum chefe que corresponda à abelha rainha. Ó preguiçoso. Este nome se encontra quatorze vezes nos Provérbios e em nenhum outro lugar. Geralmente define-se como "pessoa que não gosta de trabalhar". Embora a palavra inclua esta idéia, pode conter nuances, tais como "incapaz", que não se refere apenas a um "fracassado".  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de Julho Dia 184  

Leituras: Lucas 4:31-37; Gálatas 1:1-10; Salmo 3; Provérbios 1:15-19; Jó 6-8. 

Versículo Especial“Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde” (Salmo 3:4).  

Pensamento Bíblico: O Evangelho que Paulo Pregou (Gálatas 1:1-10). Paulo abre esta carta com uma lembrança do que sua mensagem era:

   De Deus, não dos homens.

   A respeito da salvação pela graça de Deus.

   O evangelho de Deus, que não é para ser contaminado ou substituído por outro evangelho, mesmo que esse diferente evangelho venha diretamente de um anjo do céu.  

Ação: Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém o evangelho de Jesus Cristo.   ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...