3 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 82 6, 7. Em si mesmo, o homem é tragicamente fraga e transitório e a sua beleza se desvanece rapidamente. Sua vida é desprovida de verdadeira dignidade ou significado. Mas a eterna e infalível Palavra de Deus concede à humanidade crente um significado e uma glória imperecíveis. 9-11. A tradução da E.R.A, aqui, Tu, ó Sião, que anuncias boas novas (isto ó, que pregas o Evangelho) é preferível à da E.R.C.: Tu o anunciador de boas novas a Sião. Esta última não explica que personagem feminino poderia ser este que deveria evangelizar a Sião (pois o "tu" está no feminino no hebraico). Jerusalém, a Cidade Santa, deve anunciar a vinda de Jeová a todas as outras cidades de Judá. 10. Com poder. A sua recompensa, isto é, benefícios aos justificados e retribuição aos ímpios. 11. Apascentará. . . Recolherá. . . Levará . . . Guiará. Uma predição lindamente explicada e vivida pelo nosso Senhor Jesus Cristo. 12-17. Estes versículos apresentam uma figura incomparável de Jeová como o Criador infinitamente grande e sábio. De acordo com a mitologia pagã, os deuses dos pagãos foram gerados da matéria préexistente. Mas este Deus da revelação sempre foi eternamente préexistente antes da criação, e permanece transcendente acima da Sua criação, totalmente inacessível em sabedoria e profundidade de  pensamento. Isto estabelece o cenário para a denúncia da idolatria (vs. 18-20) em todo o seu deplorável despropósito. A feitura de uma imagem esculpida fala eloqüentemente sobre o fato de que o próprio deus pagão não passava de uma criatura da imaginação do homem. 21. Até mesmo os ancestrais dos gentios (Adão e Noé, por exemplo), no começo da história, conheciam o único e verdadeiro DeusCriador. 22. Observe que redondeza (hûg) é compatível com a noção que temos da terra como uma esfera (ou de formato discóide). 23. Os grandes desta terra – até mesmo um Senaqueribe ou Nabucodonosor – como simples refugo (nada), inútil diante do Soberano onipotente. Eles são como sementes sem raízes que são rapidamente varridas do solo sobre o qual pensaram (v. 24). 26. A grandeza dos céus estrelados é um lembrete de quão insignificante e infinitesimal é o homem. 27-31. Se, então, o Deus de Israel é este onipotente Criador e Soberano, Seu povo não precisa temer que seus problemas e dificuldades sejam demasiado difíceis para Ele resolver, ou que Ele seja incapaz de julgar seus injustos opressores (embora os longos anos do cativeiro de Israel possa lhe ter dado tal impressão). Seu poder de libertar e vingar jamais se reduz por causa de cansaço ou excesso de trabalho. Sua sabedoria em ordenar os negócios humanos está além da compreensão dos homens. Para os Seus filhos, que têm falta de força e resistência, Ele concede literalmente tudo o que necessitam para o seu constante progresso e realizações espirituais, contanto que confiem Nele em oração e esperança. (  Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Dezembro Dia 337  

Leituras: João 14:19-24; 1 João 5:14-21; Salmo 124; Eclesiastes 3:9-15; 2 Crônicas 4-5.  

Versículo Especial: “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou” (João 14:24).  

Pensamento BíblicoVocê Ama Jesus Realmente? (João 14:23-24). “Amor” é uma palavra fácil de dizer, mas o verdadeiro amor é muito mais do que uma simples palavra sem significado. Amor é ação. Veja bem o que Jesus nos diz sobre o amor nestes dois versículos:  

    O amor a Jesus inclui obediência às suas ordens.

    Quando demonstramos amor a Jesus, seu Pai demonstra amor por nós.

    O amor a Jesus resulta em comunhão com o Pai e o filho.

    A desobediência é sinal de ausência de amor a Jesus.

    A palavra que obedecemos com amor não é somente de Jesus, mas é a palavra do seu Pai, que nos veio através do Filho.  

Ação: Demonstre seu amor por meio de obediência respeitosa a Jesus.( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

 

2 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 81 6. Esta muito explícita predição cumpriu-se ao pé da letra nos dias de Nabucodonosor. Todo esse tesouro foi levado à Babilônia como presa de guerra (e não para Nínive, a capital da Assíria, como a percepção humana teria suposto.) 8. Ezequias sentiu a justiça da repreensão divina e submissamente se inclinou diante dela. Ao mesmo tempo apegou-se à garantia confortadora de que pelo menos este cativeiro babilônico não aconteceria durante a sua vida. VOLUME VIII. O LIVRO DO CONFORTO. 40:1 – 66:24. Seção I. O Propósito da Paz. 40:1 – 48:22. Isaías 40 Sermão I. A Majestade Soberana de Jeová, o Confortador. 40:1-31. 1-11. O Espírito de Deus aqui proclama conforto divino. Não se declara neste capítulo (nem em Isaías. 41; 42) o que tinha acontecido a Israel. Nem se refere especificamente ao Exílio nem à restauração da terra. Declara-se simplesmente que Israel teria passado por um severo alistamento militar (milícia, v. 2) e recebera dupla penalidade de Deus por causa dos seus pecados. 1. O meu povo. A linguagem misericordiosa do Deus compassivo que cumpre a aliança. Consolai. Uma convocação de todos os verdadeiros profetas de Deus, desde o tempo de Isaías até o final do Exílio. 2. Falai ao coração, literalmente; isto é, para acalmar ou tranqüilizar. A sua iniqüidade está perdoada. Mais literalmente, foi expiada. Em dobro talvez se referia a: a) o castigo temporal de setenta anos de cativeiro, e b) o castigo eterno colocado sobre a pessoa de crista, o expiador dos pecados no Calvário. 3. A implicação aqui é que Jeová teria de retornar a Jerusalém através da rota do deserto pela qual os exilados retomariam da Babilônia, e que preparativos adequados para o seu advento seriam a remoção dos  obstáculos e o alisamento do caminho. Mas da aplicação quê Mateus faz deste versículo ao ministério de João Batista (Mateus. 3:3) está visível que estes aspectos geográficos simbolizam a falta de vida de uma alma não convertida. As montanhas, portanto, representara o orgulho carnal do pecador, e os vales sua disposição de desamparo e auto-piedade carnais. 5. A glória do SENHOR deveria ser revelada por intermédio de: a) Ciro libertando os exilados do cativeiro da Babilônia e a sua restauração à terra da promessa; b) Cristo libertando os escravos de Satanás e sua adoção na família de Deus. Toda a carne. Toda a humanidade deve testemunhar desta divina intervenção em benefício do povo redimido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Dezembro Dia 336  

Leituras: João 14:12-18; 1 João 5:1-13; Salmo 123; Eclesiastes 3:1-8; 2 Crônicas 1-3.  

Versículo Especial: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Pensamento Bíblico: Uma Distinção Clara (1 João 5:1,5,9-13). Muitas pessoas, hoje em dia, se gabam de sua mente aberta e tolerante, ao insistir na aceitação de diferentes credos. Eles sugerem que atitudes religiosas gerais, crença em um Ser Superior, ou mesmo no Jeová do Velho Testamento, deveriam ser uma base para a unidade. Tais alegações omitem o essencial: Jesus Cristo. O simples fato, ressaltado no texto de hoje, é que não podemos ser salvos sem ele!  

Ação: Proclame esforçadamente a salvação em Jesus Cristo. Pregar Jesus não é prejudicial aos outros S porque ele é o único meio para eles chegarem ao céu!. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

1 de dezembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 79 15-20. O tema do segundo movimento deste salmo é ação de graças pela misericórdia divina. 15. Deus falou ao rei poderosamente através desta grande case em sua vida. Passarei tranqüilamente. Antes, andarei em solene procissão por causa da (anterior) amargura de minha alma. 16. Por estas disposições. Por tais divinas providências como a enfermidade severa ou o perigo. Vivem os homens; isto é, alcançam vida prolongada ou ao salvos (espiritualmente). 17. Traduza-se de acordo com a E.R.A.: Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura. Por meio desta provação ele aprendeu uma lição muitíssimo valiosa. 18. A sepultura. Mais apropriadamente, Sheol. Os habitantes das regiões infernais não podem manter comunhão com Deus como aqueles que ainda vivem sobre a terra. No sheol, de acordo com a teologia cristã, os mortos ficavam presos em local aguardando o dia da ressurreição de Cristo (ou o Dia do Juízo). 19. Naturalmente é impossível aos pais, depois de mortos, falar a seus filhos sobre Deus. Isaías 39 Cena II. O Louco Orgulho de Ezequias e a Repreensão Divina. 39:1-8. 1. Na Babilônia. Merodaque-Baladã era Marduk-apla-iddina. "Marduque deu um filho". Em 721 este líder caldeu assumiu o controle da Babilônia e foi aceito como vassalo de Sargão. Esta sua embaixada congratulatória enviada a Judá em 712 A. C. teve o motivo principal de interessar Ezequias em uma conspiração contra a Assíria. Mas dois anos mais tarde Sargão tomou a Babilônia, e fez do caldeu um prisioneiro em 709. 5. Deus deixara estes tesouros em custódia, mas Ezequias os considerou como seus e perdeu uma bela oportunidade de dar um testemunho espiritual a esses enviados pagãos. Ele assumiu toda a glória e não a concedeu a Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Dezembro  Dia 335  

Leituras: João 14:1-11; 1 João 4:12-21; Salmo 122; Eclesiastes 2:24-26; 1 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus é o Caminho (João 14:6). Em nosso tempo de espírito ecumênico, muitos dos que se dizem cristãos querem minimizar a brecha entre nós e as pessoas religiosas que negam Jesus. O amor por suas almas exige o contrário. Temos que proclamar francamente que Jesus é o único caminho para o Pai. Aqueles que o negam estarão perdidos eternamente. Sua paz eterna com Deus é mais importante do que uma paz religiosa temporária na terra.  

Ação: Não se envergonhe de falar aos outros sobre o Caminho para o Pai. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

30 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 78  B. A Destruição do Rei de Judá Afastada. 38:1 – 39:8. Isaías 38 Cena I. Ezequias se Recupera de Enfermidade Mortal. 38:1-22. Os versículos 5, 6 deste capítulo mostra claramente que por ocasião da enfermidade de Ezequias a ameaça assíria à existência de Judá não se manifestou por muitos anos, presumivelmente não até o final dos quinze anos adicionais na vida do rei. Portanto esta doença deve ter ocorrido muito tempo antes dos acontecimentos dos capítulos anteriores. Porque a ordem cronológica foi assim violada no arranjo do material deste livro? Porque a profecia do cativeiro final na Babilônia para Judá surgiu da loucura de Ezequias em exibir suas riquezas aos enviados caldeus. Isto, por sua vez, formou o cenário para os ,acontecimentos da última parte do livro (caps. 40-66), que tende a centralizar a atenção sobre o Exílio e a volta a Jerusalém. Quanto à enfermidade propriamente dita, parece que foi um sério carbúnculo ou abscesso, até mesmo um câncer (veja v. 21). 3. Com inteireza de coração, isto é, com um coração inteiramente sincero e devotado. Ele não alegou perfeição sem pecado, nem o hebraico shalém carrega tal conotação. 8. À luz das atuais informações torna-se impossível assegurar quantos passos ou graus indicava este relógio do sol de Acaz. Talvez indicasse meias horas ou até mesmo quartos de horas. Não podemos também ter certeza se este milagre envolveu uma real inversão da rotação da terra (que teria ocasionado violentos distúrbios geológicos), ou foi causado por alguma condição atmosférica especial envolvendo alguma refração sem precedentes dos raios solares. 10-14. A perspectiva de uma morte dolorosa e prematura fez Ezequias mergulhar em angústia e desespero. 12. A minha habitação (E.R.A.; de dôr) e não o tempo da minha vida (E.R.C.). Em vez de me cortarás, leia-se eu enrolei. Isto é, a tira de tecido, agora pronto, foi enrolado em uma peça de fazenda. 13. Espero com paciência, ou eu acalmei, ou aquietei (minha alma) até à madrugada; mas ele como leão me quebrou todos os ossos. Uma expressão proverbial indicando aguda angústia mental e desespero de alma).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Novembro Dia 334  

Leituras: João 13:31-38; 1 João 4:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:18-23; 1 Crônicas 26-27.  

Versículo Especial: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João 13:34).  

Pensamento Bíblico: Um Novo Mandamento (João 13:34-35). Note a ligação entre a leitura de hoje em João 13 e 1 João 4. “Devemos nós também amar uns aos outros” como Cristo mostrou amor por nós. Seu amor não foi fácil. Às vezes exigia forte repreensão. Acima de tudo, seu amor era um sacrifício: Ele deu sua própria vida para tornar possível nossa salvação. Se mostrarmos tal amor, outros saberão que pertencemos a Jesus!  

Ação: Mostre amor a outras pessoas: procure a salvação delas. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

29 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 77  30-32. O Senhor designara um sinal confirmatório da autoridade divina além desta garantia: Os judeus ficariam livres para retomar aos seus campos arruinados e colher livremente os renovos; isto é, os cereais que brotariam dos grãos caídos na colheita anterior (tendo a invasão durado portanto até muito além do outono). No ano seguinte eles também ficariam grandemente dependentes do crescimento espontâneo, uma vez que suas casas, equipamentos e gado teriam de ser reparados e substituídos. No outro ano eles se ocupariam de sementeiras, araduras e colheitas, pois os saqueadores assírios não voltariam mais. (Isto, certamente, é o cumprimento para o qual este "sinal" aponta, e não para a mais imediata destruição do exército de Senaqueribe.) 31,32. Deus assegurou que os refugiados presos por trás das muralhas de Jerusalém se espalhariam e estabeleceriam suas cidades e vilas (durante os 113 anos de intervalo antes da queda de Jerusalém para os caldeus). 33. Depois de se retirar para ir ao encontro dos egípcios em Elteque, Senaqueribe não retornaria para recomeçar o cerco, mas voltaria depressa para casa pelo caminho mais curto. 35. A base do livramento divino para Jerusalém não era o mérito daquela geração, mas antes suas promessas feitas na aliança a Davi antigamente. 36. A suposição costumeira é que o Senhor usou um súbito irrompimento de peste bubônica transmitida por ratos para provocar essa mortandade. Heródoto registra uma tradição que fala de uma praga de ratos silvestres que roeram todas as cordas dos arcos dos assírios durante a campanha egípcia. 38. Este assassinato parece ter acontecido vinte anos mais tarde, em 681 A.C. A ortografia assíria desses nomes era Adamiki e Shar-usur (cujo crime está mencionado em inscrições de Esaradom e Assurbanipal). O nome do ídolo ainda não foi identificado nos registros assírios, anão ser que Nisroque seja uma variante de Nusku. (Schrader explica-o como particípio de saraku, significando "O Despenseiro" ou "O Benévolo". Este talvez fosse o título de alguma divindade muito conhecida.) A terra de Ararate era a Armênia central. A tradição armênia conta que esses parricidas viveram e instituíram influentes dinastias naquela terra. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Novembro Dia 333  

Leituras: João 13:21-30; 1 João 3:10-24; Salmo 120; Eclesiastes 2:12-17; 1 Crônicas 24-25.  

Versículo Especial: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1 João 3:11).  

Pensamento BíblicoAmor na Prática (1 João 3:10-24). O amor é uma função prática do povo de Deus. Ele não é meramente algo que sentimos ou um assunto de conversa, mas deve ser praticado por meio de mostrar consideração para com os outros.  O máximo exemplo da prática do amor é Jesus: “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (v. 16). Os verdadeiros discípulos de Jesus não podem, voluntariamente, negligenciar as necessidades de seus irmãos e irmãs.  

Ação: Demonstre o seu amor: ajude hoje um irmão ou uma irmã. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

28 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 76 15. Tão profunda era a preocupação do rei e a sua tristeza diante do insulto feito ao Senhor Deus que ele dispensou qualquer mediação profética e foi diretamente a Deus. 16. Que estás entronizado acima (E.R.A.) e não que habitas entre (E.R.C.). Isto é, os querubins do propiciatório da arca da aliança no Templo. 19. Sob as aparentemente desesperadas circunstâncias que Ezequias enfrentava, esta declaração direta da divindade única de Jeová e da não existência dos deuses dos pagãos comprovou uma fé resoluta.  20. Ele fundamentou o seu pedido sobre a necessidade de vindicação da glória de Deus, não sobre suas próprias necessidades pessoais ou as de seu povo (pois ele compreendeu que não tinham direito nenhum ao favor divino). 21-29. A segunda resposta de Deus, dirigida a Senaqueribe pessoalmente desta vez, como também a Ezequias. 23. Muito significativo é o titulo o Santo de Israel, pois era a esta altura que Jeová ia demonstrar Sua imensurável superioridade sobre suas criaturas, e Seu compromisso pessoa para com Israel, Sua possessão preciosa. 24. Os cedros e ciprestes do Líbano eram madeiras de primeira escolha para os madeireiros cortarem. Os assírios julgavam derrubar as maiores nações, incluindo o povo que Deus escolhera de maneira especial. 26. Como era fátua o orgulho da Assíria, pois seus exércitos foram vitoriosos até então apenas pela ordenação do próprio Deus que ela desafiara. 29. Deus humilharia a Assíria tratando-a como besta fera subjugada por meio de ganchos (especialmente usados para subjugar touros) e freios, e competindo-a a voltar para casa sem a realização dos seus objetivos.Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus a abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de novembro Dia 332  

Leituras: João 13:12-20; 1 João 3:1-9; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 2:1-11; 1 Crônicas 22-23.  

Versículo Especial“Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).  

Pensamento Bíblico: “Vaidade é Correr Atrás do Vento” (Eclesiastes 2:1-11). Este pregador tentou encontrar significado “debaixo do sol”. Ele procurou a realização em várias atividades que as pessoas de hoje continuam a praticar. Adquiriu riquezas e suas luxúrias e gozou de muitos divertimentos. Finalmente, concluiu que tudo era vazio e insatisfatório. Ele não quis dizer que coisas ou prazeres são maus por si mesmos, mas que elas não fornecem aquilo de que realmente necessitamos.  

Ação: Olhe para “além do sol” para encontrar propósito na vida. ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos)

27 de novembro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 75  17. A política assíria anda era a de deportar populações rebeldes, exatamente como acontecera no caso das dez tribos em 721. Observe que isto é uma oferta de segurança econômica ao preço da liberdade, uma oferta feita pelos correlativos da Assíria hoje em dia. 18-20. Acaso os deuses das nações livraram cada um a sua terra. O rei assírio considerava a subjugação desses principados do norte da Assíria como um triunfo sobre os deuses das diversas nações. Certamente, ele arrazoava, nenhum deus poderia ser maior e mais forte do que a nação que o servia. A derrota de Israel poderia ser interpretada como a derrota do Deus de Israel. Isaías 37 Cena II. A Assíria Recebe a Resposta e é Julgada. 37:1-38. 1. Ezequias ... rasgou as suas vestes em sinal da mais profunda humilhação e desespero: Ele sabia muito bem até que ponto era responsável pelo terrível golpe que fora desferido contra o seu reino. Ele ignorara as advertências divinas (cons. Is. 30; 31) e assinara a desastrosa  aliança com o Egito. Agora só podia retroceder em penitência junto ao profeta cujas advertências tinha ignorado. 3. Porque filhos são chegados à hora de nascer. A situação de Judá assemelha-se ao impasse desesperado de uma criancinha que se aloja na abertura do ventre e não consegue passar. A morte ameaça tanto a mãe como a criança. 6, 7. A primeira resposta de Deus ao desafio de Senaqueribe foi o de predizer que: a) um rumor de ataque inimigo faria Senaqueribe interromper o cerco; b) ele retornaria à Assíria. sem renovar o cerco; c) ele seria assassinado lá. 8. Libna ficava a menos de 16 quilômetros ao norte de Láquis e exatamente abaixo da fronteira de Dã. 9. Tiraca não era rei nessa ocasião, mas sim Sabaca. Portanto, Tiraca devia ser o comandante-em-chefe das forças expedicionárias do Egito em 701 A. C. Seu reinado como rei do Egito não começou antes de 688 A.C. (Ou talvez este Tiraca fosse de uma geração anterior à daquele que veio a ser rei, uma vez que algumas inscrições indicam que o último teria sido apenas uma criança nessa ocasião.) 12. Gozã era em Padã-Arã, cerca de 288 quilômetros a oeste de Nínive. Harã ficava ainda mais a oeste, cerca de 112 quilômetros. Embora Rezefe e Telessar ficassem na região da Mesopotâmia do norte, sua localização não é certa. As cidades citadas em 37:13 ficavam todas na Síria, ao norte de Damasco. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Novembro Dia 331  

Leituras: João 13:1-11; 1 João 2:18-29; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:12-18; 1 Crônicas 20-21.  

Versículo Especial“Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 João 2:28).  

Pensamento BíblicoConfiança em Sua Volta (1 João 2:24-29). Antes, João nos contou que estaremos em comunhão com Deus se guardarmos sua Palavra (vs. 3-5). João, agora, salienta que continuemos fiéis no serviço  praticando a justiça  para que possamos permanecer nele e que estejamos confiantes quando o enfrentarmos na sua volta. O serviço a Cristo, agora, é parte da edificação de uma relação eterna com o Senhor.  

Ação: Mantenha seus olhos na promessa. “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (v. 25). ( Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net Que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...