11 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 74   a) Jeremias Prediz a Volta dos Caldeus e a Queda da Cidade. 37:3-10. (Cons. 21:1-10, onde se refere a uma situação diferente.) 3. Jucal, filho de Selemias, opunha-se a Jeremias (38:1). Sofonias, filho de Maaséias. Veja observação referente a 29:25. Roga por nós. Zedequias não era um homem obstinado e perverso como Jeoaquim. Era antes um homem fraco e vacilante, geralmente levado pelo mau caminho através dos nobres ímpios que subiram ao poder durante o reinado de Jeoaquim. Parece que ele tinha um respeito supersticioso por Jeremias, conforme o seu pedido aqui indica.. 5. Faraó. Em 44:30 ele é chamado Faraó-Hofra. Uma aliança com Hofra provavelmente encorajou Zedequias a se rebelar. Agora Faraó vinha ajudá-lo, mas, logo depois, os babilônios derrotaram os egípcios e voltaram a Jerusalém. b) Jeremias Preso. 37:11-15. 12. Para receber o quinhão de uma herança. A construção do hebraico aqui é difícil. A porção talvez não fosse a terra mencionada em 32:8, pois os acontecimentos daquele capítulo anda não tinham se passado. Provavelmente ele se destinava a Anatote. 13. Porta de Benjamim. Uma porta no lado norte da idade, dando para a terra de Benjamim (cons. 38:7). Capitão da guarda, sentinela. Jerias. Desconhecido. É interessante notar-se como todos os personagens do comovente drama do ministério de Jeremias são citados por nome, até uma humilde sentinela. 15. Os príncipes. Veja observação referente a 37:3. Casa de Jônatas. Talvez as prisões regulares estivessem cheias de presos políticos. c) O Encontro Secreto de Zedequias com Jeremias. 37:16-21 . 17-20. Outra situação dramática, na qual o profeta não recua nem se rebaixa. 21. Um pão, e não um pedaço de pão. Rua dos Padeiros. Nas antigas cidades (e na velha cidade de Jerusalém hoje em dia) cada tipo de negócio tinha sua própria rua ou bairro (cons. 18:2, observação). Até acabar-se todo o pão. Por causa da escassez provocada pelo cerco. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)        

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de março Dia 70  

Leituras: Mateus 21:1-11; Atos 25:1-12; Salmo 64; Provérbios 15:19-23; Números 12-13.  

Versículo EspecialO justo se alegra no Senhor e nele confia; os de reto coração, todos se gloriam” (Salmo 64:10).  

Pensamento Bíblico“Éramos Como Gafanhotos” (Números 13). Doze espias foram mandados para espionar a terra que Deus estava dando a Israel. Eles foram enviados para fazer um relatório sobre a terra, e não para determinar se eles poderiam tomá-la. Este assunto deveria estar terminado: Deus a estava dando a eles. Dez dos espiões levaram uma nação à covardia, sem fé, quando se esqueceram de Deus e viram apenas sua própria fraqueza. Caímos no mesmo engano hoje em dia, quando deixamos de enfrentar os desafios confiando na força de Deus (veja Filipenses 4:13).  

Ação: Enfrente os seus desafios com confiança no poder de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 73  26. Hameleque. Literalmente, o rei. Mas Jeoaquim era provavelmente muito jovem para ter um filho adulto nessa ocasião. Talvez fosse um titulo honorário. Seraías. Veja observação referente a 51:59. d) Uma Segunda Edição Ditada por Jeremias. 36:27-32. 30. Não terá quem se assente no trono de Davi. O filho de Jeoaquim, o último dos seus descendentes a reinar, reinou três meses. Cadáver. Como Jeoaquim morreu não ficou registrado em nenhum lugar. Com base neste versículo, crê-se que este rei mau talvez morresse em um golpe político ou levante popular (cons. 22:19). 32. Muitas palavras semelhantes. A destruição do primeiro rolo não podia acabar com os oráculos; apenas aumentou as palavras de juízo. E. Jeremias Durante o Cerco e a Destruição de Jerusalém. 37:1 - 39:18. Esta seção fala da sorte de Jeremias durante os últimos dias do Reino Judeu. Os capítulos 21, 32-34 também dão informações sobre este período. Jeremias 37 1) Jeremias Aprisionado. 37:1-21. Não temos motivos para crer que o profeta tinha a intenção de passar para os babilônios quando procurou deixar a cidade durante a rápida interrupção do cerco. Mas o seu povo, que o considerava um odioso traidor, assim interpretou a sua atitude, e por isso foi lançado em um cárcere. 1. Zedequias. Veja observação referente a 1:3. Reinou. A expressão hebraica é fora do comum; literalmente, e Zedequias reinou (como) rei. Zedequias, tio de Joaquim (Conias), provavelmente era considerado um regente em lugar do seu sobrinho, que fora levado para a Babilônia. A quem Nabucodonosor . . . constituíra rei refere-se a Zedequias, não a Conias (II Reis 24:17). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de março Dia 69  

Leituras: Mateus 20:29-34; Atos 24:22-27; Salmo 63; Provérbios 15:13-18; Números 10-11.  

Versículo Especial“Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).  

Pensamento Bíblico: O Povo se Queixou (Números 11). Os israelitas ficaram famosos por seus resmungos e queixas no deserto. Neste caso, suas reclamações refletiam a fraca fé no poder de Deus para abastecê-los. Deus não viu suas queixas como mera irritação sem importância, mas como um crime maior. Há uma lição aqui para uma época de abundância, na qual muitas vezes tomamos nossas bênçãos como um merecimento. O exemplo de Israel mostra o perigo dessa ingratidão. Temos que aprender com os enganos deste povo.  

Ação: Reconheça suas bênçãos e agradeça a Deus por elas.  ( Estra Ido dos estudos da Bíblia .net que Deus abençoe a todos)

9 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 72 a) O Rolo Escrito por Baruque. 36:1-7. 2. O rolo, o livro. Um rolo virgem, provavelmente papiro importado do Egito. Nossa atual forma para os livros (códice) originou[1]se no começo do período cristão. 4. Batuque, filho de Nerias. O secretário de Jeremias, supostamente de uma família proeminente (32: 12, 13, 16; 51: 59). 5. Estou encarcerado. Não sabemos se era alguma impureza ritual ou prisão física imposta por seus inimigos que mantinha Jeremias afastado do Templo. 6. No dia de jejum. Um jejum fora proclamado por conta de alguma, atualmente, desconhecida calamidade. Isto garantiu que uma multidão ouvisse a leitura. b) O Rolo Foi Lido em Voz Alta por Baruque. 36:8-21 . 9. Quinto ano . . . mês nono. Foi em dezembro de 605 A. C. Crêem alguns que o rei começou a reinar no outono (que começava no sétimo mês). Se for assim, o quarto ano do rei terminara há apenas dois meses, e não é necessário que se considere que muito tempo tenha se passado antes da escrita (cons. 6:1) e leitura do livro. 10. Gemarias, filho de Safã, era irmão de Aicão (26:24; 39:14; II Reis 22:8-14). Evidentemente esta era uma piedosa família de nobres. 11, 12. Relativamente a estes príncipes, veja observação referente a 26:10. 17. Acaso te ditou o profeta . . .? Aqui não se menciona o nome de Jeremias, mas subentende-se. Os nobres temiam por Jeremias e simpatizavam com ele, por isso procuraram protegê-lo (v, 19). c) O Rolo Queimado pelo Rei. 36:22-26. 22. Casa de inverno. Provavelmente uma parte protegida do palácio, batida pelo sol. Braseiro. A estação das chuvas na região montanhosa da Judéia é fresca, com um pouco de neve às vezes, além das chuvas. 23. Folhas. Antes, colunas. Um rolo era composto de folhas de papiro coladas umas às outras, com a escrita do lado de dentro do rolo, em colunas. Quando algumas poucas colunas foram lidas, o rei as cortou e queimou. 24. Baruque escandalizou-se com a falta de respeito dos homens pelo rolo. No passado, quando Josias ouviu a leitura do rolo da Lei, "ele rasgou suas roupas" (lI Reis 22:11). Parece que Baruque considerava o rolo de Jeremias como parte das Escrituras igual à Lei que tanto impressionara Josias.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de março Dia 68  

Leituras: Mateus 20:17-28; Atos 24:10-21; Salmo 62; Provérbios 15:7-12; Números 8-9.  

Versículo Especial“A língua dos sábios derrama o conhecimento, mas o coração dos insensatos não procede assim” (Provérbios 15:7).  

Pensamento BíblicoNão Ser Servido, Mas Servir (Mateus 20:20-28). O exemplo de Cristo mostra o que ele espera dos cristãos. Não estamos aqui para sermos servidos, nem para sermos elevados a postos de honra e grandeza. Estamos aqui para servir, para nos darmos humildemente em benefício de outros. O mundo tem seus atrasos, com muitas pessoas procurando um jeito de “ficar por cima” dos outros. A imitação de Jesus exige o re-treinamento de nossas atitudes, para retirar o egoísmo do centro de nossas vidas. Temos que seguir Jesus, em vez de acompanhar o mundo!  

Ação: Procure os meios de servir os outros sem egoísmo.( Estra Ido dos estudos da Bilbia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 71  14. Sete anos. Na realidade seis anos. Mas aqui está incluído o ano da libertação (cons. Deuteronômio. 15:1, 12). 18. O bezerro que dividiram em duas partes, passando eles pelo meio das duas porções. Uma alusão à maneira de ratificar uma aliança. Uma vítima sacrificial era cortada ao meio, e as partes contratantes passavam juntas entre as partes antes do oferecimento do sacrifício (cons. Gênesis. 15:9-17). Isto, provavelmente explica o fato do verbo hebraico, regularmente usado para fazer uma aliança, significar literalmente cortar. Jeremias 35 3) O Exemplo dos Recabitas. 35:1-19. Jeremias faz a aplicação moral do estranho comportamento dos filhos de Jonadabe, filho de Recabe, durante o reinado de Jeoaquim. a) Os Recabitas Recusam-se a Beber Vinho. 35:1-11. Os recabitas eram um grupo puritano, seguidores de Jonadabe, filho de Recabe (II Reis 10:15, 16, 23). Seguiam o ideal do deserto, abstendo[1]se do que lhes pareciam ser influências degenerativas da vida citadina – lavoura, vinho e casas. O Senhor os elogia não por seu estranho comportamento, mas pela tenacidade com que se apagavam ao que criam ser certo. 2. À casa dos recabitas, isto é, à clã dos recabitas. 3, 4. As pessoas aqui mencionadas não são conhecidas, exceto Maaséias que devia ser o pai do sacerdote Sofonias mencionado em 21:1; 29:25; 37:3. 6. Nosso Pai. Usado no extenso sentido semita de "fundador" da ordem. 11. E assim ficamos em Jerusalém. Provavelmente em tendas. Contudo, agora se lhes tornava impossível guardar os seus votos de maneira absoluta. b) O Sermão de Jeremias Sobre os Recabitas. 35:12-17. 19. compare com a maldição proferida sobre Jeconias (22:30). Ainda hoje em dia, na Síria e Arábia, há grupos que proclamam ser recabitas e que seguem as regras deles. Jeremias 36 4) As Profecias de Jeremias Ditadas a Baruque. 36:1-32. Este capítulo é de grande interesse peia fato de dar a única descrição detalhada do V.T, sobre a escrita de um livro profético. Que Jeremias tivesse ditado a um secretário era normal naquele tempo. A escrita era uma aptidão especializada, muitas vezes restrita a uma categoria profissional. Homens cultos sabiam ler, mas (como os executivos de hoje) não se dignavam a escrever. O livro foi fitado no quarto ano de Jeoaquim. Esta "primeira edição" do livro foi queimada; imediatamente após, o profeta produziu a "segunda edição" com acréscimos (v. 32). A estranha ordem do material contido em nosso atual Livro de Jeremias talvez se deva ao método da composição - um pequeno livro original com frequentes revisões. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua via e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de março Dia 67  

Leituras: Mateus 20:1-16; Atos 24:1-9; Salmo 61; Provérbios 15:1-6; Números 7.  

Versículo Especial“Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos” (Salmo 61:8).  

Pensamento BíblicoExigindo Nossos “Direitos” (Mateus 20:1-16). É fácil, especialmente em uma sociedade que encoraja egoísmo e a luta pelo que chamamos “nossos direitos”, é fácil perder a mensagem desta parábola. Enquanto esta orientação precisa ser aplicada em várias situações, é particularmente indispensável que os cristãos resistam à tentação de “exigir seus direitos” em prejuízo de seus irmãos.  

Ação: Preste bem atenção, hoje, nas oportunidades e responsabilidades. Isto tornará mais fácil evitar “exigir direitos” egoístas.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 69    5. Estas palavras de promessa não parecem ter sido cumpridas. Os olhos de Zedequias foram arrancados e ele morreu em uma prisão da Babilônia (39:7; 52:8-11; lI Reis 25:5-7; Ezequiel. 12:13). Parece que esta promessa foi condicional, dependendo da submissão do rei à Babilônia. Uma vez que Zedequias se recusou a obedecer, o seu fim foi o pior Queimarão perfumes. O queimar do incenso fazia parte da cerimônia fúnebre. 7. Laquis. Uma importante cidade no Sefelá (cons. 17:26, observação), 36,8 quilômetros a sudoeste de Jerusalém (atualmente, Tell ed-Duweir). Ela se situava sobre uma estrada que atravessava o vale a caminho de Jerusalém, e era por isso importante na defesa da capital. Evidências positivas de sua destruição pelo exército da Babilônia foram encontradas por seus escavadores. (Quanto às cartas de Laquis, cons. Introdução, As Cartas de Laquis.) Azeca. Outra cidade importante do Sefelá em virtude da defesa da estrada que levava a Jerusalém. É a atual Tell ez-Zakariyeh, 29 quilômetros à oes-sudoeste de Jerusalém, cerca de 18 quilômetros ao norte de Laquis. Ambas estas cidades teriam de ser tomadas antes que Jerusalém pudesse ser atacada. 2) A Aliança Transgredida em Relação aos Escravos Hebreus. 34:8-22. Durante o cerco te Jerusalém, o povo prometeu libertar seus escravos hebreus, esperando assim obter o favor divino. Mas quando os babilônios foram temporariamente distraídos do cerco pela aproximação do exército egípcio (37:6-11), e afastados da cidade, o povo tomou a se apoderar dos seus escravos novamente, merecendo assim o castigo de Jeremias. 9. Que ninguém retivesse como escravos . . . seus irmãos. Os escravos hebreus (geralmente comprados por dívidas) só podiam ser mantidos durante seis anos; no sétimo tinham de ser libertados (Êxodo. 21:2; Deuteronômio. 15:1, 12-15). Parece que esta lei (semelhantemente à do ano sabático, lI Crônicas. 36:21) raramente era obedecida. Numa onda de arrependimento, todos os escravos comprados há mais de seis anos foram libertados. Provavelmente, com a cidade agora sob o cerco e os campos lá fora habitáveis, os escravos eram um peso econômico, e os proprietários eram incapazes de alimentá-los.( Que a paz salvadora  do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de Março Dia 66  

Leituras: Mateus 19:23-30; Atos 23:23-35; Salmo 60; Provérbios 14:29-35; Números 5-6.  

Versículo Especial“A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos” (Provérbios 14:34).  

Pensamento BíblicoA Recompensa Daqueles que se Sacrificam (Mateus 19:23-30). Esta parte é um acompanhamento adequado da triste história do homem rico (veja as notas de ontem). Alguns deixarão tudo pelo Senhor. Alguns não podem ser comprados a nenhum preço, mesmo que eles tenham que romper laços apertados de família para servir a Jesus. Estas pessoas serão recompensadas nesta vida e, especialmente, na eternidade.  

Ação: Preste atenção nas bênçãos de permanecer em Cristo. Não deixe Satanás distraí-lo, chamando sua atenção para o que você largou. Olhe para o que você ganhou!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  

6 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 68  a) A Reconstrução de Jerusalém para Ser Santa. 33:1-9. 2. Que faz estas coisas. Que coisas? A terra, provavelmente. SENHOR. Veja observação referente a Êxodo. 3:14. 4. Contra as trincheiras e a espada. Os edifícios perto dos muros foram destruídos para que os soldados que defendiam a cidade pudessem ter mais espaço para as suas manobras (cons. 32:24, observação). 7. Restaurarei a sorte. Veja observação referente a 29:14. Como no princípio. Antes que o reino se dividisse depois da morte de Salomão. 8. Purificá-los-ei. Cons. 31:34. b) A Jerusalém Devastada Reviverá. 33:10-13. 11. Veja observação referente a 25:10. Rendei graças ao SENHOR. Um refrão litúrgico usado nos cultos do templo (Salmos. 135:1). Porque restaurarei a sorte da terra. Veja observações referentes a 29:14 12. Repousar aos seus rebanhos. Uma figura de doce paz. 13. Região montanhosa. Veja observação referente a 17:26. Planícies. O Sefelá (cons. 17: 26, observação). Sul. O Neguebe (cons, 13:19, observação). c) Os Reis Davídicos, os Sacerdotes Levíticos e os Israelitas Jamais Serão Deserdados. 33:14-26. 15-16. Estes versículos repetem os de 23:5, 6 com referência aos quais veja observações. 21. A aliança divina com Davi está declarada em II Samuel. 7:8-16. Veja observação referente a 23:5. 24. As duas famílias; isto é, Israel e Judá. D. Algumas das Experiências de Jeremias Antes da Queda de Jerusalém. 34:1 - 36:32. Estes acontecimentos ilustram as profundezas às quais o rei e o povo desceram, e assim prepara o caminho para a narrativa da destruição de Jerusalém que vem a seguir. Jeremias 34 1) Um Oráculo para Zedequias. 34:1-7. Esta advertência foi transmitida no reinado de Zedequias, quando Jerusalém enfrentava um ataque. Contém as muito repetidas advertências de derrota nacional com a promessa ao rei. 1. Jerusalém. Aqui, como acontece na Bíblia, o nome da capital representa toda a nação, como, por exemplo, Tiro e Sidom são usadas representando a Fenícia e Damasco, a Síria, etc.(Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Março Dia 65  

Leituras: Mateus 19:13-22; Atos 23:11-22; Salmo 59; Provérbios 14:22-28; Números 4.  

Versículo Especial“Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria” (Provérbios 14:23).  

Pensamento BíblicoO Diabo Pagará o Seu Preço (Mateus 19:16-22). Um homem rico estava interessado em seguir Jesus. Ele tinha demonstrado respeito pela lei de Deus; Que mais tinha que ser feito? Jesus disse-lhe que ele tinha que se desfazer de todas as propriedades acumuladas, algo que ele não estava disposto a fazer. Satanás encontrou alguma coisa mais importante para ele do que o céu. Satanás está sempre disposto a pagar quanto for necessário para comprar as almas daqueles que não amam ao Senhor acima de tudo.  

Ação: Certifique-se de que seus tesouros estão no céu. ( Estra Ido dos estudos da Bilia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de março de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

.Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 67  9. Pesei. Considerando que não havia dinheiro em moedas, os pagamentos eram feitos pesando-se o metal precioso. Dezessete ciclos. Cerca de sete onças. Provavelmente o campo era pequeno. 10. Assinei a escritura . . . chamei testemunhas. As testemunhas eram sempre importantes nas transações legais. Cons. uma transação imobiliária anterior, onde não houve escritura, Rute 4:1-12. 11. Duas cópias da escritura eram tiradas, provavelmente em papiro. Uma era enrolada e lacrada para evitar falsificação, e a outra ficava à disposição dos interessados. 12. Baruque. A primeira menção do secretário de Jeremias, que escreveu grande parte do livro de Jeremias sob a orientação do profeta. c) A Reação de Dúvida de Jeremias. 32:16-25. A compra foi feita, mas uma onda de dúvidas tomou conta do profeta e ele orou com o espírito angustiado. Sua oração é um tanto parecida com a oração dos levitas registrada em Ne. 9:6-38. 18. Misericórdias. Veja observação referente a 9:24. 20. Sinais e maravilhas na terra do Egito. Cons. Êxodo. 7:8 - 12:36. Até ao dia de hoje. Provavelmente esta frase modifica a declaração que se segue. 24. Trincheiras (do cerco). Caldeus. Veja observação referente a 21:4. 25. A oração irrompe quando o profeta sente a incongruência de sua atitude tão inconsistente com a situação da terra que está sendo perdida para os babilônios. Contudo ele não vai se estender mais detalhadamente sobre as suas dúvidas. d) A Misericordiosa Resposta de Deus. 32:26-44. O Senhor conforta e tranquiliza o seu profeta dizendo-lhe que embora a cidade venha a cair como ele esteve profetizando, haverá uma restauração, quando o povo tornará a comprar e vender na terra de Judá. 27. Com grande delicadeza Deus insiste com Jeremias a que tenha mais fé, retomando a declaração do próprio profeta (v. 17), como se lhe perguntasse: "Jeremias, você realmente crê no que disse?" 34. Abominações; isto é, ídolos. Havia ídolos até mesmo no Templo de Jerusalém (cons. Ezequiel. 8: 3-11). 35. Veja observações a 7:29, 31; 19:13. 38-40. Veja observações referentes a 31:31-34. 44. Região montanhosa. Veja observações referentes a 17:26. Planícies. O Sefelá (cons. 17:26, observação). Sul. O Neguebe. (Cons, 13:19, observação). Porque lhes restaurarei a sorte. Veja observação referente a 29:14. Jeremias 33 4) Mais Promessas de Restauração. 33:1-26. Os temas apresentados em Jeremias 31 foram repetidos aqui. Este capítulo registra revelações que Jeremias recebeu durante o cerco final de Jerusalém. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de Março Dia 64  

Leituras: Mateus 19:1-12; Atos 23:1-10; Salmo 58; Provérbios 14:15-21; Números 3.  

Versículo Especial“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6).  

Pensamento BíblicoA Permanência do Casamento (Mateus 19:4-6). Quando os fariseus tentaram testar Jesus, o que eles conseguiram foi mostrar seus próprios erros. Eles tentaram pegar Jesus em divergência com algumas doutrinas em vigor naquele tempo, mas em vez disso, eles mostraram que suas tradições contradiziam a vontade de Deus. Desde a criação de Adão e Eva, Deus quis que o casamento fosse uma união, para a vida toda, entre um homem e uma mulher. “O que Deus ajuntou, não o separe o homem.”  

Ação: Respeite a permanência do casamento e ajude a construir famílias sólidas. Se você é casado(a), faça todo o esforço para tornar seu casamento seguro, enquanto você ajuda seu (sua) esposo(a) a chegar ao céu. Se você tem filhos, ensine-lhes que o casamento é para a vida toda. Se você planeja casar-se, certifique-se de que você e a pessoa com quem você vai se casar entendem este conceito.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...