28 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 111  19-22. Chamado para o Louvor Universal. Bendizei ao Senhor todos os seus anjos . . . exércitos . . . ministros. Depois de declarar o princípio da realeza divina, o salmista convoca todo o universo a louvar em coro. O propósito do louvor é declarar todas as suas obras em todos os lugares, tanto nos céus como na terra. O salmista termina tomando o seu lugar na antema eterna. Salmo 104. O Poder Criativo de Deus Aqui está um hino de louvor parecido sob certos aspectos com o anterior. As frases introdutórias e conclusivas dos dois salmos são quase idênticas, estabelecendo uma atitude de ação de graças e louvor.Enquanto o hino anterior enfatizava o relacionamento divino histórico, este descreve o relacionamento de Deus com a criação. Oferece paralelo com o pensamento persa, babilônio e egípcio (com. "Hino a Atenas", ANET, pág. 369-371). Ainda mais importantes são os paralelos com Gênesis 1 e Jó 38-41. 1-4. A Grandeza de Deus na Criação. Como tu és magnificente. Depois de convocar todo o seu ser para o louvor, o salmista descreve o Senhor revestido com a maravilhosa majestade de Sua criação. Na Sua roupa há luz; os céus se estendem como um dossel; Sua habitação está sustentada por colunas; nuvens, vento e anjos são criados para Seu uso. 5-9. Como Deus Formou a Terra. Os fundamentos da terra. Os conceitos de cosmologia do Oriente Próximo estão evidentes aqui como em todo o salmo. A terra está firmemente estabelecida em suas bases ou colunas (v. 5); montanhas e vales foram formados; os mares foram divididos e fixados nos seus limites. 10-18. A Provisão de Deus para Suas Criaturas. Fazes rebentar fontes. Uma das maiores necessidades da antiga Palestina era o fornecimento de água. O salmista louva a Deus pela provisão das fontes e da chuva de modo que todas as formas de vida, animal e vegetal, podem ser mantidas. Ele O louva também pelas bênçãos do alimento, vinho, azeite, árvores, colinas e rochas. 19-23. Deus Ordena a Formação dos Céus. A lua ... o sol. Estes dois corpos celestes foram destacados para a atenção porque são indispensáveis no ordenamento das estações e dos dias. Enquanto os animais selvagens lutam nas trevas, o homem trabalha principalmente nas horas iluminadas pelo dia...(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenômenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são freqüentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

27 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 110  Salmo 103. Um Hino de Louvor com Ação de Graças Este hino de louvor é sem par em toda a literatura mundial. Parece ser a expressão de um indivíduo, embora alguns comentaristas encontrem nele uma voz corporativa. O salmista procura em primeiro lugar avivar o seu próprio espírito para oferecer louvores e ação de graças a Deus, e depois o espírito dos outros. Suas palavras saio desprovidas de tristeza, queixumes ou dor. O modo de expressar-se e a profundidade da penetração são notáveis para alguém que tenha vivido antes da vinda de Cristo. 1-5. Louvor Por Causa de Bênçãos Pessoais. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Em primeiro lugar o salmista faz uma exortação a si mesmo. No termo traduzido por alma (nepesh) como também na expressão paralela – tudo o que há em mim, ele se refere a todo o seu ser. Agora ele induz seu ser interior a se lembrar e contar as muitas bênçãos. Observe a força dos verbos – perdoa, sara, redime, coroa, satisfaz e renova. 6-10. Louvor Por Causa de Bênçãos Nacionais. O Senhor faz justiça, e julga. Deus não é apenas reto e justo em si mesmo, mas Ele se ocupa ativamente em atos de retidão e justiça em prol das pessoas oprimidas. Exatamente como o Senhor tem coroado o salmista com graça (hesed, v. 4), ele se comprovou, na história de Israel, ser misericordioso e compassivo. Isto se vê melhor em Sua lentidão para irar-se e punir o Seu povo menos severamente do que ele merece. 11-14. Louvor Por Causa do Amor Perdoador. Assim é grande a sua misericórdia. Com ilustração após ilustração, o salmista procura transmitir uma descrição adequada da bondade de Deus. Ele não sabe qual a distância entre a terra e o céu, mas sabe que nem mesmo essa vastidão poderia conter a misericórdia divina. Ele não sabe qual a distância entre o leste e o oeste, mas sabe que o amor de Deus removeu os nossos pecados para mais longe ainda. A mais linda e íntima ilustração é a de Deus como Pai que se compadece do homem em sua fraqueza e fragilidade. 15-18. Louvor Por Causa do Amor Eterno. De eternidade a eternidade. A continuidade da bondade de Deus permanece no mais vivo contraste possível com a transitoriedade humana. A extensão dessa bondade para com o homem está condicionada pela reação do homem diante da aliança e dos mandamentos de Deus numa atitude própria de temor e reverência..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Maio  Dia 147  

Leituras: Marcos 11:15-26; 1 Coríntios 14:1-9; Salmo 119:129-144; Provérbios 31:24-31; 2 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima” (Salmo 119:140).  

Pensamento BíblicoJesus Limpa o Templo (Marcos 11:15-19). Temos tantas vezes visto um retrato deformado de Jesus, como um fraco, de fala mansa. O retrato verdadeiro da Bíblia é muito diferente. Jesus expulsou do templo, violentamente, os negociantes (realmente, em duas ocasiões diferentes). O mesmo Jesus, agora, possui todo o poder, e levará os ímpios  a um julgamento de ira.  

Ação: Certifique-se de que o templo de sua vida está limpo, de modo que Jesus não tenha que limpá-lo em ira!..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

26 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 109   5-8. Intenções Oficiais. Ao que às ocultas calunia ... a esse destruirei. De acordo com os princípios mentores de misericórdia e juízo, o autor apresenta suas intenções, e que tipo de pessoas ele pretende favorecer e a que tipo ele evitará ou destruirá. Só os fiéis e aqueles que andam em integridade conhecerão o seu favor. Os caluniadores e aqueles que fazem o mal ele os destruirá, e negará seu favor aos orgulhosos, aos enganadores e aos mentirosos. Fazendo assim ele purificará a corte real, a cidade real – Jerusalém e toda a terra. Salmo 102. Uma Oração Pedindo Auxílio Embora basicamente seja a lamentação de um indivíduo, este salmo tem também um elemento corporativo. Por causa disso, os comentaristas dividem-se quanto à sua intenção original. Um apelo distintamente pessoal está seguido de uma intercessão pela nação. Então o salmista reverte aos seus próprios problemas novamente, enfrentando-os à luz de sua esperança confiante em benefício da nação. 1-11. O Sofrimento do Salmista. Ouve, Senhor, a minha súplica. O profundo Senso de urgência do salmista torna este clamor especialmente comovedor. Ele precisa de resposta imediata. Ele está sofrendo de uma enfermidade que produziu ansiedade mental e seus inimigos se aproveitaram de sua condição. Todo este sofrimento, ele crê, deve-se à ira de Deus. 12-22. A Restauração da Nação. Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre. Em contraste com a natureza transitória do salmista (v. 11), Deus permanece. A restauração de Sião se baseia nesta verdade. A sugestão de alguns que esta seção seja um salmo separado inserido aqui pelo compilador não tem apoio. Está evidente que a solução do problema do autor está intimamente ligada com a solução do problema da nação (cons. vs. 12, 26, 27). 23-28. A Certeza do Salmista. Eles perecerão, mas tu permaneces. Embora o autor volte novamente para seus sofrimentos e fraquezas, ele recebe conforto da esperança que a nação tem no Senhor. Mesmo quando toda a criação já tiver desaparecido, Deus permanecerá. Os versículos 25:27 referem-se a Cristo, o Senhor, em Hebreus. 1:10-12 (cons. Hebreus. 13:8). Nesse meio tempo, Sua eternidade garante a libertação e a permanência do povo do salmista..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Maio  Dia 146  

Leituras: Marcos 11:1-14; 1 Coríntios 13; Salmo 119:113-128; Provérbios 31:17-23; 2 Samuel 9-10.  

Versículo Especial“Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” (Salmo 119:116).  

Pensamento Bíblico: O Amor Definido em Ação (1 Coríntios 13:1-8). O amor é mais do que atitude ou atração, ele é ação. Examine a aplicação das palavras de Paulo, em 1 Coríntios 13:4-8. O amor engloba todas as qualidades que deveriam ser aparentes na vida de um filho de Deus. Estes versículos ajudam-nos a apreciar o significado de Mateus 22:36-40, onde Jesus nos diz que nosso serviço pode ser resumido em amor a Deus e amor ao próximo.  

Ação: Mostre amor conforme seu modo de viver..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

25 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 108  Salmo 100. Os Pontos Essenciais do Culto Um chamado duplo para o culto caracteriza este curto mas eloqüente hino de louvor. O salmo foi sem dúvida usado como hino processional e parece que foi escrito com este propósito. Os versículos 3 e 5 fazem uma declaração concha da doutrina do Judaísmo. 1-3. Uma Procissão Cheia de Alegria. Celebrai com júbilo ao Senhor. Este primeiro chamado para o culto pode muito bem ter sido cantado por um coro fora dos recintos do Templo. O fundamento elementar dessa adoração é o conhecimento de Deus; isto é, um reconhecimento de que o Senhor é Deus, Criador e Pastor do Seu povo, Israel. E este conhecimento conduz ao louvor cheio de alegria, expresso em cânticos. 4, 5. Uma Entrada Cheia de Gratidão. Entrai por suas portas com ação de graça. Este segundo chamado para o culto talvez fosse o convite feito por um coro dentro dos recintos do Templo. Os crentes, aproximando-se das portas, eram convidados a continuarem o seu culto entrando por elas e, então, nos átrios. Os fundamentos elementares seguintes são a ação de graças, louvor, oração e conhecimento adicional do caráter de Deus. Os atributos divinos de bondade, amor e fidelidade devem ser reconhecidos pelos crentes em qualquer período de tempo. Salmo 101. Um Código Real de Ética Isto fica melhor classificado como salmo real uma vez que é uma declaração de princípios pelos quais o governante pretende reinar. Estes princípios, ou resoluções, são expressos na forma de promessas feitas a Deus e portanto dirigirias a Ele. Embora nenhum rei seja mencionado no corpo do salmo, a nobreza de expressão certamente se encaixa à personalidade e caráter de Davi. Como ideal de realeza, poderia ter sido usado por muitos governantes em Israel, fosse qual fosse a ocasião de sua composição.1-4. Resoluções Pessoais. Cantarei a bondade e a justiça. Os princípios mentores da misericórdia e juízo formam a base para as resoluções. Depois de declarar sua determinação de preferir o caminho da retidão e integridade, o autor enuncia seu anseio por uma comunhão mais íntima com Deus. Ele resolve abster-se da maldade e da apostasia. Além de odiar a obra dos apóstatas, ele também se recusa a tomar conhecimento ou aninhar qualquer pensamento mau (v. 4).(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Maio  Dia 145  

Leituras: Marcos 10:46-52; 1 Coríntios 12:21-31; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:10-16; 2 Samuel 7-8.  

Versículo Especial“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Salmo 119:112).  

Pensamento Bíblico: Uma Bela Mulher  (Provérbios 31:10-16). A definição de Deus da beleza, freqüentemente, difere dos padrões humanos. Uma mulher de valor:

   Apoia seu marido

   Trabalha esforçadamente

   Provê as necessidades de sua família.

Note que qualquer envolvimento que possa tirá-la do lar será em benefício de sua famíliaSnão em negligência à família. Este capítulo dá importante orientação para o desenvolvimento de uma mulher piedosa.  

Ação: A despeito dos esforços, em nossa sociedade, para diminuir o valioso papel das mulheres, mostremos fé para seguir o padrão que Deus revelou..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

24 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO



Salmos (Comentário Bíblico Moody) 106  7-9. Louvor ao Juiz. Ruja o mar ... porque ele vem julgar a terra. Embora esta estrofe continue com o apelo da estrofe precedente, um novo elemento foi introduzido aqui. Deus, o Rei, vem como o Juiz da terra. Considerando que toda a criação deve ser julgada, todas as coisas criadas devem se juntar ao louvor. O salmo termina com a predição de que o julgamento se caracterizará pela justiça e eqüidade. Salmo 99. A Santidade de Deus A ênfase neste hino de louvor está sobre a natureza sublime de Deus, expressa por Sua santidade. Embora o hino se baseie no conceito da realeza divina, este salmo apresenta menos o fator escatológico que os quatro precedentes. O refrão nos versículos 3, 5 e 9 expressa fortemente o ensino distintivo da santidade de Deus. 1-3. O Deus Santo é Soberano. Reina o Senhor. Novamente a tradução deveria ser: Jeová é Rei ou tornou-se Rei. Deus é descrito entronizado sobre o propiciatório, entre os querubins, o lugar de Sua manifestação terrena no Templo. Ele também está representado tomando o lugar no Seu trono terrestre em Sião, um conceito que relaciona este salmo explicitamente com uma celebração de entronização. Tal manifestação do Eterno provoca o temor do homem e da natureza, mas resulta em louvor ao Seu nome. 4, 5. O Deus Santo é Justo. Justiça . . . eqüidade ... juízo. Além de Deus ser soberano no Seu governo mundial, Ele também é justo em Seu julgamento dos homens. Ele não empunha o Seu poder arbitrariamente mas de acordo com Sua natureza justa e reta. Novamente, esta justiça está resumida nas palavras do refrão, ele é santo. 6,9. O Deus Santo é Fiel. (Eles) clamavam ... ele os ouvia. Moisés, Arão e Samuel são citados como grandes intercessores do passado. Esta é a única passagem do V.T. onde Moisés está classificado como sacerdote, embora ele exercesse algumas funções sacerdotais e tivesse acesso ao Tabernáculo. Embora Deus atendesse as orações desses gigantes espirituais de Israel, ele ainda achou necessário punir o Seu povo por causa da persistente prática do mal. O chamado final para exaltação e adoração ocasionado pela fidelidade do Senhor baseia-se em Sua santidade..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Maio  Dia 144  

Leituras: Marcos 10:32-45; 1 Coríntios 12:12-20; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:1-9; 2 Samuel 5-6.  

Versículo Especial“Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito ja teria eu perecido na minha angústia” (Salmo 119:92).  

Pensamento BíblicoUma Chave para Sobreviver à Aflição (Salmo 119:92). As dificuldades aparecem em  nossas vidas. Elas variam de tipo, de freqüência e de intensidade, mas acontecem com todos nós. Alguns usam suas provações para desculpar-se de sua rebelião contra Deus, apontando um dedo acusador ao Senhor. Outros usam-nas construtivamente, para reforçar a fé e melhorar o seu caráter pessoal. Temos que escolher se usaremos nossas lutas como pedras de tropeço ou degraus de pedra.  

Ação: Decida aprender com suas aflições, usando-as como meio de crescimento espiritual (Salmo 119:71)..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

23 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 105    7-12. O Efeito sobre a Humanidade. Sejam confundidos .... se regozijem. A manifestação de Deus como Rei torna evidente um agudo contraste. Aqueles que adoram ídolos são envergonhados, enquanto os Salmos que adoram o Senhor ficam alegres. Com este contraste na mente, a conclusão que se segue é que Israel tem um dever especial para com Deus. Aqueles que se regozijam com a vinda do Rei devem desde agora amar o Senhor, odiar o mal, regozijar-se e dar graças. Salmo 98. O Louvor de Toda a Natureza O Salmo 98, um hino de louvor, faz eco aos pensamentos de muitos outros salmistas. É uma parte integra da coleção que enfatiza a realeza divina (Sl. 95-99). A referência feita a Deus como rei no versículo 6 e a nota escatológica nos versículos finais são o ponto de ligação deste salmo com os precedentes. Toda a natureza está sendo aqui convocada a se juntar para proclamar os louvores devidos a Deus. 1-3. Louvor ao Libertador. Cantai ao Senhor um cântico novo. Este cântico novo, embora extraído de fontes anteriores, foi ocasionado por algum livramento recente. Deus fez coisas maravilhosas, concedeu a vitória e produziu o livramento. Tudo isto se baseia sobre a declaração de Sua justiça para com as nações e a lembrança de Sua misericórdia e veracidade para com Israel. 4-6. Louvor ao Rei. Celebrai com júbilo ao Senhor . . . que é rei. Considerando que toda a terra viu como Deus libertou Israel, todos os homens são convocados a se juntarem aos israelitas na adoração. Este é um chamado para a participação universal, de acordo com a ampla visão de Isaías 40-66..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 



23 de Maio  Dia 143  

Leituras: Marcos 10:23-31; 1 Coríntios 12:1-11; Salmo 119:65-80; Provérbios 30:29-33; 2 Samuel 3-4.  

Versículo Especial:  “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos” (Salmo 119:73).  

Pensamento BíblicoAs Pessoas Chegam com Manuais de Instrução (Salmo 119:73). Quantas vezes você teve dificuldades em utilizar um produto porque você não se deu ao trabalho de ler as instruções? (Talvez você aprove a velha teoria que diz que “quando nada der certo, é melhor ler as instruções”). Infelizmente, muitas pessoas tentam dirigir suas próprias vidas sem jamais perceberem que seu “Fabricante” forneceu um “manual de instruções”. Deus o fez, e ele escreveu o livro que diz como você deveria funcionar. Leia as instruções, antes que tudo dê errado.  

Ação: Leia e siga as instruções de seu Fabricante.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

22 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 104    4-6. A Gloriosa Natureza de Deus. Grande ... e mui digno de ser louvado. Como no salmo anterior, o povo é exortado a louvar a Deus, porque o grande Deus é digno de grande louvor. Glória e majestade .., força e formosura, embora aqui estejam personificadas, no pensamento ainda se relacionam às características de Deus.  7-9. O Dever do Louvor da Humanidade. Ó família dos povos. De acordo com a missão universal de Israel, todas as nações são chamadas para louvarem a Deus. São convidadas a prestarem o devido louvor, a trazerem suas ofertas, a entrarem nos recintos sagrados e a adorarem a Deus. Observe que devem adorar devidamente ataviadas – na beleza da sua santidade (vestuário sagrado) e com atitudes apropriadas – com temor ou reverência. 10-13. O Governo Justo de Deus. Reina o Senhor. A tradução literal desta frase é: Jeová é Rei ou tornou-se Rei. Talvez isto se refira à entronização cerimonial que devia fazer parte das celebrações do Ano Novo. Contudo, a ênfase principal é escatológica; Deus é representado como Rei das nações e Juiz da terra. Salmo 97. A Soberania de Deus Neste hino de louvor proclama-se o princípio teocrático da realeza de Deus. Uma nota escatológica predomina na primeira metade do salmo, que então se aplica ao povo. Todo o hino talvez se destinasse como um comentário sobre o último versículo do salmo precedente, ou talvez fosse colocado na presente porção por causa do intimo relacionamento de idéias. Embora quase cada uma de suas frases já tenha sido usada por outros escritores, a capacidade deste salmista de tecer as frases umas com as outras evidencia-se de ponta à ponta. 1-6. A Manifestação do Rei. Reina o Senhor. Novamente a idéia é esta: “Jeová tornou-se Rei”. Todos aqueles que se beneficiarão são convocados para se regozijarem na verdade deste domínio escatológico. Mistério e majestade impressionante caracterizam a vinda do Rei. Contudo, a justiça do governo de Deus ultrapassa toda essa impressionante exibição de poder..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 22 de Maio  Dia 142  

Leituras: Marcos 10:13-22; 1 Coríntios 11:27-34; Salmo 119:49-64; Provérbios 30:21-28; 2 Samuel 1-2.  

Versículo Especial“Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos” (Salmo 119:59). 

Pensamento Bíblico: Reverência à Mesa do Senhor (1 Coríntios 11:27-34). Paulo agora constrói sobre a base já estabelecida. A ceia do Senhor, como uma comemoração do sacrifício de Jesus, tem que ser observada com solene reverência. A frivolidade rebaixa a comemoração e condena a pessoa descuidada. Nosso modo de participar tem que refletir nosso respeito pelo Senhor e nossa apreciação de seu grande e abnegado sacrifício. Quando comungamos com Jesus e seus seguidores em recordação de sua morte, devemos levar isso a sério.  

Ação: Examine suas atitudes para com Deus.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...