21 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 103  3-5. O Senhor Descrito. Deus supremo e grande rei. A base para a convocação dos versículos 1 e 2 está em verdadeiro estilo hínico. A grandeza de Jeová como Rei e Criador e Pastor está lindamente expressa. A ameaça de crenças estrangeiras torna necessário que se declare explicitamente a natureza de Deus em preparação para o culto. 6,7. O Chamado é Repetido. Vinde, adoremos. A procissão agora alcança os portões do templo. Os cânticos alegres cedem lugar aos atos mais solenes do culto, tais como o inclinar-se e ajoelhar-se diante de Deus. A ênfase dada à soberania de Deus sobre a Sua criação cósmica cede lugar a um lembrete feito aos crentes sobre o Seu relacionamento especial com Israel. 8-11. A Advertência Enunciada. Não endureçais o vosso coração. O lembrete do pecado de Israel no deserto serve de advertência àqueles que aguardam o momento de entrar no Templo. O descanso de Deus refere-se historicamente à entrada na Terra Prometida, que foi negada àqueles que duvidaram. Aqui os crentes são exortados a manterem seus corações sensíveis ao Senhor para que Ele também não os rejeite. Salmo 96. A Glória de Deus Aqui está um hino de louvor que termina com uma nota escatológica. O notável universalismo que o atravessa de ponta a ponta demonstra a visão ampliada dos exilados que retornaram do cativeiro. A LXX identifica a ocasião como o tempo em que "a casa estava sendo construída depois do cativeiro". A freqüente citação de outros salmos (9, 29, 33, 40, 48, 95, 98, 105), o universalismo e o conceito da nulidade dos deuses, tudo tende a confirmar a ocasião indicado pela LXX. 1-3. A Missão Israelita do Louvor. Cantai . . . anunciai entre as nações a sua glória. Um cântico novo era necessário para a expressão do louvor de Israel pelo livramento do cativeiro. O povo é exortado a cantar a Deus e a bendizê-Lo, tornando conhecida a Sua salvação com novas explosões de louvor cada dia.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de maio Dia 141  

Leituras: Marcos 10:1-12; 1 Coríntios 11:17-26; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:15-20; 1 Samuel 30-31.  

Versículo Especial“Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmo 119:37).  

Pensamento BíblicoRecordando a Morte de Cristo (1 Coríntios 11:23-26). Num esforço para restaurar a reverência na adoração dos cristãos coríntios, Paulo lembrou-os do significado da ceia do Senhor. Eles deviam comer, a esta mesa, com uma apreciação do significado da comemoração. Jesus tinha dado como modelo: primeiro, dar graças e comer o pão em memória do seu corpo sacrificado; depois, dar graças (veja Mateus 26:27) e beber do cálice, como recordação do seu sangue derramado. A ceia do Senhor serve como uma proclamação da morte de Jesus com uma esperança da sua volta (v. 26). Quando observamos esta comemoração, devemos participar com apreciação reverente do sacrifício de Jesus.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício de seu filho.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

20 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 102   1-7. O Juiz Solicitado. Resplandece. Exalta-te. O salmista apela para o Senhor como o Deus das vinganças e juiz da terra, como Aquele que tem o poder de punir e o direito de retribuir. A grande questão não é Salmos se Deus pode vingar o mal praticado, mas até quando será necessário esperar que Ele faça justiça. 8-11. Os insensatos Repreendidos. Atendei, ó estúpidos ... e vós insensatos. Estes dois epítetos classificam os opressores como cruéis e faltos de senso comum. O discurso direto (v. 8) insiste em que Deus está cônscio de tudo o que acontece no mundo. 12-15. Os Justos Vingados. Bem-aventurado o homem. Feliz é o homem que é educado por Deus. Ele terá forças nos dias difíceis e certeza da vindicação final. 16-23. O Julgamento Realizado. Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? De sua experiência com Deus, o salmista responde sua própria pergunta: Deus realmente executará a vingança que ele busca (cons. v. 1). Salmo 95. Um Chamado para o Culto Este salmo combina um hino e um oráculo profético para culto em grupo. A última parte tem o propósito claramente didático de lembrar aos crentes os fracassos de seus antepassados para que não incorram nos mesmos erros. A parte do hino tinha sem dúvida o propósito de servir de hino para ser cantado pela congregação reunida durante o cortejo do culto no sábado. Junto aos outros salmos deste grupo (95-100), parece ter sido composto para ser usado nos cultos do Segundo Templo. 1, 2. Anuncia-se o Chamado. Vinde, cantemos. Esta convocação era provavelmente cantada pelo coro dos levitas quando o cortejo para o Templo começava. Os crentes felizes rapidamente se lhes juntavam fazendo muito barulho e louvando exuberantemente no estilo oriental.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Maio Dia 140  

Leituras: Marcos 9:38-50; 1 Coríntios 11:1-16; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:7-14; 1 Samuel 28-29.  

Versículo Especial“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).  

Pensamento BíblicoProfundo Arrependimento (Marcos 9:43-50). O inferno é um lugar horrível que tem que ser evitado a todo custo. Jesus salienta este fato com uma série de ilustrações para mostrar as mudanças radicais, necessárias para voltarmo-nos para o Senhor.  

Qualquer coisa que nos tirará do caminho do céu tem que ser cortada fora. Estilos de vida pecaminosos têm que ser abandonados. Temos que parar de andar em pecado e começar a caminhar como filhos da luz.  

Ação: Examine-se. Cortou fora seus pecados?..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

19 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 101  Salmo 93. O Rei Eterno A ênfase dada à entronização de Jeová como Rei dá a este salmo grande afinidade com o Salmo 47 e 96-99. Por causa disso, estes seis poemas são geralmente chamados de Salmos Reais ou Salmos da Entronização. Mowinckel e outros fizeram extensas pesquisas numa tentativa de reconstruírem uma verdadeira cerimônia de entronização em conexão coma celebração do Ano Novo. Estes salmos teriam significado  maior se pudéssemos comprovar que foram usados em tal cerimônia. Contudo, evidências positivas de tal prática são realmente insignificantes. 1,2. A Realeza Divina. Reina o Senhor. Estas palavras de introdução ficariam melhor traduzias assim: Jeová é Rei ou tornou-se rei. Ele se revestiu de majestade, cingiu-se de poder e está preparado pua a ação. O salmista apressa-se a declarar que o poderio do Senhor não é coisa nova, mas desde a antiguidade está firme (cons. Juízes. 8:23), enquanto Deus mesmo é dedo a eternidade. 3,4. O Poder Divino. Mais poderoso do que o bramido das grandes águas. É o poder de Deus que assegura a permanência e imutabilidade do Seu governo. Tempestades violentas e ondas furiosas não podem abalar Seu trono eterno. A supremacia do Senhor na criação é o que se pretende falar aqui, como também de Sua vitória sobre o poder dos pagãos. 5. O Governo Divino. Fidelíssimos são os teus testemunhos. A realeza divina e o seu poder são evidências de suas leis ou decretos morais. Permanência e imutabilidade caracterizam a santidade que Deus transmite à Sua casa. Salmo 94. Pedido de Vingança Embora este lamento abranja toda a comunidade, está permeada de um profundo elemento pessoal. Alguns escritores consideram o salmo composto, mas há pouca justificação para negarmos sua unidade básica. Sua posição entre dois salmos alegres destaca-o fortemente. Embora saia possível que os opressores estrangeiros sejam os considerados, o autor está principalmente preocupado com aqueles líderes de Israel que oprimem os justos.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Maio Dia 139  

Leituras: Marcos 9:30-37; 1 Coríntios 10:23-33; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:1-6; 1 Samuel 26-27.  

Versículo Especial“Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Salmo 119:15). 

Pensamento Bíblico: A Beleza da Palavra de Deus (Salmo 119). O programa de hoje nos leva ao mais longo dos Salmos. É um poema lindamente construído em exaltação do valor da palavra de Deus. O Salmo é dividido em 22 seções, cada uma indicada por uma letra do alfabeto hebraico. Em hebraico, cada versículo começa com a letra que inicia sua seção. O Salmo 119 é um poema em acróstico elaborado, lembrando-nos da grandeza da palavra revelada de Deus. Está cheio de louvor a Deus pela sua sabedoria e amor, ao dar-nos as Escrituras.  

Ação: Agradeça a Deus pela dádiva de sua Palavra.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

18 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 100  Salmo 92. Um Hino de Gratidão Um indivíduo com grande confiança no justo juízo de Deus expressa aqui sua ação de graças. Sua confiança vai além da teoria e da teologia formal, pois deriva-se de experiência pessoal. O uso do salmo como hino na guarda semanal do sábado é comprovado por antigas fontes judias. A citação explícita, no versículo 3, dos instrumentos a serem usados mostra que provavelmente ele se destinava ao culto corporativo. 1-4. O Prazer do Louvor. Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvares. O salmista expressa seu deleite pessoal no serviço do Templo. Após enumerar os instrumentos envolvidos, ele claramente apresenta a base do louvor público. São as maravilhosas obras de Deus que alegram os crentes. 5-8. A Soberania de Deus. Quão grandes, Senhor, são as tuas obras. A natureza soberana e sublime de Deus conforme expressa em Suas obras e pensamentos está colocada em contraste coma falta de compreensão do inepto e do estulto. Em comparação com a destruição certa desses homens que têm falta de percepção e compreensão, Deus permanece inabalável eternamente. 9-15. A Certeza do Juízo. Os teus inimigos perecerão ... porém tu exaltas o meu poder. Os inimigos do escritor são considerados novamente inimigos de Deus também. O salmista está certo que Deus dará a retribuição devida, pois ele se sente como se fosse um com o Senhor, que ele é inseparável do triunfo vingador da justa causa de Deus. Ele termina com uma linda descrição da porção feliz do justo, que foi transplantado para a casa do Senhor (v. 13). Seguindo o padrão da antiguidade, ele se regozija por causa dessa destruição certa, mas retoma rapidamente à descrição da porção feliz dos justos..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 18 de Maio Dia 138  

Leituras: Marcos 9:14-29; 1 Coríntios 10:14-22; Salmo 118:15-29; Provérbios 29:22-27; 1 Samuel 25.  

Versículo Especial“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23).  

Pensamento Bíblico: Escolhendo um Mestre (1 Coríntios 10:14 22). A idolatria era um grande problema, nos dias de Paulo, por isso ele lembrava aos seus irmãos que para servir a Cristo era preciso romper definitivamente com os ídolos. Um cristão não podia ficar em cima do muro entre o bem e o mal. A idolatria é um grande problema nos nossos dias. Há grande tentação para seguirmos as coisas do mundo, enquanto tentamos servir a Cristo. Não dará certo. Temos que escolher um só Mestre. 

Ação: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

17 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 99  3-8. Providência Divina. Pois ele te livrará . . . cobrir-te-á. A idéia de proteção está ampliada para incluir os muitos atos do cuidado providencial além do livramento ativo. Por causa das referências feitas à pestilência e às doenças, muitos comentaristas tratam todo o salmo como se fosse uma polêmica contra o uso de fórmulas mágicas para repetir  demônios. Realmente, o Talmude sugere que o salmo seja usado no caso de ataques demoníacos. O terror noturno talvez se refira a Lilite, o demônio da noite, enquanto que a seta ... de dia talvez descreva os ardis dos demônios perversos. A peste . . . nas trevas talvez tenha afinidade com o demônio Nantar, enquanto a mortandade ... ao meio-dia talvez se refira a um demônio que só tinha um olho, também mencionado na tradição rabínica. Mesmo que tais idéias estivessem ausentes dos pensamentos do autor, faziam parte integrante do salmo em seu uso real entre os judeus. O laço do passarinheiro é uma referência às armadilhas feitas pelos adversários (cons. Sl. 124:7). A peste que se propaga é, literalmente, morte de destruição, talvez se referindo a uma morte violenta. O salmista estava cônscio do cuidado divino nas diversas circunstâncias da vida. 9-13. Recompensa Divina. Fizeste do Altíssimo a tua morada. O salmista, voltando ao seu tema principal, prossegue com a idéia à recompensa mencionada no versículo 8. Assegura-se ao homem de fé que Deus enviará anjos guardiões para protegê-los das pragas e do tropeço. Satanás citou estas palavras quando tentou Jesus (Mateus. 4:6; Lucas. 4:10). De acordo com o Talmude, cada homem tem dois anjos que o assistem durante toda a sua vida. 14-16. Promessa Divina. Porque a mim se apegou com amor. A autoridade que sustenta a idéia da recompensa é fortalecida pelo oráculo divino. A promessa inclui as bênçãos do livramento, exaltação, resposta à oração, vida longa e vitória. Estas bênçãos e mais outras são prometidas àquele que ama e confia em Deus..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Maio Dia 137  

Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:

   Fique atento para não pecar.

   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

16 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Salmos (Comentário Bíblico Moody) 98  7-12. O Homem Consumido pela Ira de Deus. Pois somos consumidos pela tua ira. Agora o salmista interpreta a razão da transitoriedade da natureza humana e seus sofrimentos. Ele percebe a partir da história e da experiência pessoal que a face divina é como a luz do sol em seu poder de sondar as profundezas do ser humano. Salmos Comparado com a eternidade de Deus, o período de vida de setenta ou oitenta anos parece deploravelmente curto. Além disso, este período de anos está cheio de tristeza e sofrimentos. Fora desta visão pessimista da vida parte o clamor plangente para que se conceda ensinamento e sabedoria para auxilia um homem a discernir o verdadeiro significado da vida. 13-17. O Homem Busca o Favor Divino. Volta-te, Senhor .. . Sacia-nos. O apelo introduzido no versículo 12 continua através do poema. O escritor deseja que Deus garanta ao seu povo a felicidade na proporção dos sofrimentos que suportaram sob a Sua ira. O salmo terna com um pedido para que a beleza ou formosura (sua graça) seja a base para o Senhor preparar e estabelecer (cf. com Efésios 2:10) todas as tarefas diárias no futuro (veja, a obra de nossas mãos; cons. Deuteronomio. 2:7; 14:29; 16:15; 24:19). Salmo 91. A Segurança da Fé Neste poema associado ao Salmo 90 o salmista canta um nobre hino de fé, mas ele tem também um propósito didático. O oráculo profético no final acrescenta uma nota de autoridade à confiança expressa através de todo ele. As profundezas da fé e a confiança sossegada sugerem que esta seja uma meditação individual. Contudo, seu possível uso como cântico antifonário torna-o adaptado ao uso congregacional. 1,2. Proteção Divina. Meu refúgio e meu baluarte. O escritor começa com uma poderosa apresentação do seu tema – a segurança daquele que confia completamente em Deus. Esconderijo é tradução melhor que lugar secreto, pois o seu significado faz paralelo com o conceito de sombra.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Maio Dia 136  

Leituras: Marcos 8:31-9:1; 1 Coríntios 9:19-27; Salmo 117; Provérbios 29:8-14; 1 Samuel 21-22.  

Versículo Especial“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Marcos 8:36).  

Pensamento Bíblico: Seguindo Jesus (Marcos 8:34). Para ser um discípulo de Jesus, é preciso:

   Desejo: “Se alguém quer vir após mim”.

   Negação: “A si mesmo se negue”.

   Determinação: “Tome a sua cruz”.

   Direção: “E siga-me”.  

   Se damos menos que isso, não somos discípulos verdadeiros!  

Ação: Resolva-se hoje a seguir Jesus ao longo de todo este dia e de todos os outros dias..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

15 de maio de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 97   LIVRO IV. Salmos 90-106 A quarta divisão principal no Saltério é na realidade uma parte de uma coleção maior incluindo os salmos 90-150. A brecha no Salmo 106 parece ter sido feita por conveniência, uma vez que o mesmo pensamento dominante continua no Salmo 107. Enquanto os salmos no Livro 1 eram principalmente pessoais e os dos Livros II e II eram generalizadamente nacionais, o restante do Saltério é basicamente litúrgico. A ênfase foi colocada sobre a adoração do povo de Deus quando de sua ação de graças e louvor de maneira conveniente para o culto no templo. Yahweh, o nome dado a Deus na aliança, é o que predomina. Aparece em cada salmo do Livro IV e está ausente apenas em dois salmos no Livro V. Salmo 90. Nosso Auxílio no Passado Embora esta possa ser a meditação de um indivíduo, está claro o seu propósito de proferir o pedido feito por um grupo corporativo. O autor volta os olhos para um longo período da história por vir segundo o seu conceito da ira de Deus. À vista da fragilidade e brevidade da vida humana, ele roga pela restauração do favor de Deus. 1-6. A Vida Humana em Contraste com a Eternidade de Deus. Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. O salmista começa citando sua confiança na natureza eterna de Deus (cons. Deuteronomio. 33:27). Verdadeiramente todas as gerações o têm confirmado. O Senhor é imortal; o homem é mortal. O Senhor está acima da limitação do tempo; o homem sempre está consciente do tempo. O Senhor é de eternidade à eternidade; o homem, como a relva, tem a vida curta. Os símiles dos versículos 4-6 não enfatizam só a brevidade ou fragilidade da vida, mas também a dependência humana do Eterno. O homem certamente está à disposição de Deus, retornando ao pó quando Ele ordena e sendo varrido como por uma enchente..(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



 15 de Maio Dia 135  

Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento BíblicoSirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia.( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...