6 de novembro de 2010

MEDITAÇÃO DO DIA



A FALIBILIDADE DOS PROJETOS HUMANOS-Tiago 4:13-17
"Atendei, agora, vós que dizei: hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora,entretanto,vos jactais vossa arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando."

5 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

     
    O Problema do Pecado

Desde Adão e Eva, o pecado tem corrompido nosso mundo e manchado nossas vidas. Deus ofereceu aos homens inúmeras oportunidades para serem limpos do pecado, mas as pessoas, egoístas, concupiscentes, continuam pecando. O problema é tão difundido que Paulo afirmou:"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23) e "...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). Na verdade, aqui temos um problema.


MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial
 
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Pensamento Bíblico:
A Atitude dos Discípulos Para Com a Verdade (João 8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade que ele revelou. 

Preste atenção nas idéias principais do versículo 32:  

Você: Os indivíduos têm uma grande responsabilidade.
Poderá: Jesus espera que aprendamos sua vontade, se quisermos.
Saber: A verdade é “compreensível”. 
Verdade: Não é alguma idéia ambígua e indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e objetiva.
Livre: A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da verdade. 
 

4 de novembro de 2010

Reflexão da Semana-Minutos de Sabedoria


DEUS SALVA DE TODAS AS TRIBULAÇÕES - SALMO 107:1-22

Rendei graças ao Senhor ele é bom,e a sua misericórdia dura para sempre. Digam-no os remidos do Senhor,os que ele resgatou da mão do inimigo e congregou de entre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do mar. Andaram errantes pelo deserto, por ermos caminhos, sem achar cidade em que habitassem. Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma. Então,na sua angústia,clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem. Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois dessedentou a alma sequiosa e fartou de bens a alma faminta. Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo, de modo que lhes abateu com trabalhos o coração-caiaram, e não houve quem os socorresse. Então, na sua angustia clamaram ao Senhor, e ele os livrou das trevas e das sombras da morte e lhes despedaçou as cadeias. Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois arrombou as portas de bronze e quebrou as trancas de ferre. Os estultos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades,serão afligi dos. A sua alma aborreceu toda sorte de comida, e chegaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Enviou-lhes a sua palavra,e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.Rendam graças ao Senhor por suas maravilhas e por sua bondade para com os filhos dos homens! Ofereçam sacrifícios de ações de graças e proclamem com jubilo as suas obras.

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO


Como se Encher do Espírito
O servo de Deus procura evitar o mal e encher a vida com o bem. Paulo deu um exemplo desse contraste: "E não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18). Para evitar a embriaguez, devemos ficar longe da bebida (Provérbios 23:31), e devemos nos encher do Espírito. Mas como nos tornar cheios do Espírito? Paulo oferece três sugestões práticas nos versículos seguintes.
Cantar louvores a Deus (Efésios 5:19). Muitas pessoas bebem para lidar com - ou melhor, fugir de -- problemas e dificuldades emocionais. Uma das melhores defesas contra a tristeza e a depressão é o cantar. Por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais conseguimos ensinar e encorajar outros, honrar a Deus e levantar o nosso próprio espírito por pensar nas grandezas do Senhor. Cânticos servem, também, em momentos de alegria, como meio de mostrar a nossa gratidão a Deus (Tiago 5:13).

Dar graças a Deus (Efésios 5:20). Pessoas carnais normalmente se preocupam com as coisas deste mundo. Freqüentemente são dominadas por cobiça, inveja, raiva e frustração no meio às dificuldades do cotidiano. O discípulo de Jesus, porém, olha para cima (Colossenses 3:1-10; Tiago 3:14-18). Quando pensamos nas coisas de Deus e nas bênçãos espirituais que temos em Cristo (Efésios 1:3), teremos muitos motivos para lhe mostrar a nossa gratidão.
Sujeitar-nos uns aos outros (Efésios 5:21). Uma das maiores fontes de satisfação na vida é o serviço aos outros. Pessoas ambiciosas e egoístas raramente sentem contentamento. Mas quando servirmos aos outros, imitando o exemplo do nosso Salvador, sentimos a alegria de nos entregar para o bem dos outros. Jesus disse: "Mais bem-aventurado é dar que receber" (Atos 20:35).
Quer ser mais espiritual? Cante, agradeça e sirva!
( por Denys Adans).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Fidelidade e compromisso com Cristo
Deus manifestou maravilhas ao povo de Israel, mostrando o caminho e dando ao povo uma terra preciosa. O povo presenciou todos os milagres de Deus feitos por intermédio de Moisés, provando assim a Faraó e ao povo egípcio quem verdadeiramente era o Senhor dos exércitos. Deus foi longânime e paciente e, mesmo assim, Israel virou as costas várias vezes ao Senhor. O Senhor escolheu Israel porque o amava e para cumprir a promessa feita a Abraão (Gênesis 12:7).
Deus sempre amou seu povo e quis o seu bem. Aos que cumprem os seus mandamentos, Deus é fiel. Mas aqueles que não ouvem a sua palavra, Deus os faz perecer (Deuteronômio 7:9-10).
No capítulo 7 de Deuteronômio, Deus faz admoestações para que Israel não se desviasse novamente do seu caminho. Deus apresenta vários conselhos para o povo sobre respeito e cumprimento de cada estatuto dado nos versículos 1 ao 5.
Deus deixa bem claro no versículo 11 que eles deveriam guardar os mandamentos, ou seja, eles tinham que ouvir e cumprir aquilo que estava sendo dito.
Deus firma nova aliança com Israel
A antiga aliança foi dada com um propósito limitado (Gálatas 3:21-25), e o povo, pelos seus pecados e infidelidade, não continuou nela. O Senhor anunciou uma nova aliança, que seria inscrita nos corações: “Porque esta é a aliança que firmei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jeremias 31:33).


A lei do Senhor já não está escrita em tábuas de pedra, mas em corações humanos (2 Coríntios 3:3). A nova aliança é como uma fonte de esperança para seu povo, trazendo perdão pelos pecados, além de ser eterna.
Todas as profecias em relação à nova aliança apontam diretamente para Cristo, e todas se cumprem no nome que está acima de todos. “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome...” (Filipenses 2:9).
A nova aliança foi constituída somente por meio do sangue de Cristo (Lucas 22:20). Somente através do seu sangue temos a indulgência dos nossos pecados, e não há outra forma de chegarmos na presença do Deus vivo. Devemos reconhecer a importância do sacrifício de Cristo, pois é o sangue de Cristo que “purificará a nossa consciência de obras mortas...” (Hebreus 9:14).
Nossa aliança com Deus nos compromete a sermos servos fiéis. Estaremos eternamente ligados com Cristo se permanecermos firmes na nossa aliança. De primeira mão tínhamos apenas os nossos próprios pecados, mas enquanto estávamos nesta condição Deus nos ofereceu a vida que é Jesus. E não há salvação em outro nome, a não ser o de Cristo (Atos 4:12).
Jesus Cristo, ao sofrer e morrer por nós, nos deu a vida, estando nós mortos. Éramos escravos e sujeitos ao pecado e estávamos sob a ira de Deus. Mas por causa do grande amor de Deus, ele nos transportou do império das trevas para o amor de Cristo (Colossenses 1:13).
A aliança de Deus com Davi
Davi vê Deus como a Rocha de Israel. Ele lembra de sua aliança feita com o Senhor, aliança eterna e segura. O compromisso que Davi fez com Deus não foi esquecido, a decisão de Davi estava dentro do seu coração e mesmo na sua morte suas últimas palavras foram: “Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura” (2 Samuel 23:5). Deus é fiel conosco, também. Como Davi, nós podemos olhar para a eternidade com confiança na aliança eterna que nós dá a esperança da vida eterna.
(–por Joel Oliveira Pinto).Que Deus Abençõe a Todos.Pr.Antonio

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: O Senhor, por, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20).  



Pensamento BíblicoPerguntando a Deus “Por Quê” (Habacuque 1-3). Habacuque estava angustiado pela visível injustiça do mundo corrompido. Seu livro recorda suas perguntas e as respostas de Deus sobre a justiça e a eqüidade. Enquanto você lê este pequeno livro, note a vontade de Habacuque de ouvir e aceitar as respostas de Deus. Temos que imitar sua reverência quando procuramos entender a vontade de Deus.  

Ação: Quando você procura entender um mundo injusto, lembre-se de que o Senhor ainda domina no seu santo templo. Nem sempre podemos ver o seu plano, mas ele está no comando!

3 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Parábola de um Pai que ama 
Continuou: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente” (Lucas 15:11-13).
A Parábola do Filho Pródigo é a que conclui e a mais comovedora das três parábolas que Jesus ensinou para defender o seu tratamento com os pecadores. Poderia ter sido chamada Parábola de Um Pai que Ama ao invés de Filho Pródigo porque abre o coração de Deus e expõe os pensamentos dos homens pecadores. Mais ainda, era o filho mais velho ao invés do mais novo que Jesus queria que os seus críticos vissem, pois como ele, eles estavam tão perdidos quanto os “pecadores” que desprezavam, mas na sua arrogante auto-justiça, eles não o sabiam. Eles eram, de fato, os verdadeiros pródigos. Nesta parábola, Jesus propõe assegurar aos pecadores escarnecidos a grandeza do amor perdoa dor de Deus e de repreender até causar o arrependimento da arrogante insensatez dos seus críticos.

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial
 “Porque todos tropeçamos em muitas cousas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3:2). 
  
Pensamento BíblicoDomando a Língua (Tiago 3:1-12). A língua é a ferramenta mais poderosa do homem, e tem sido chamada “o mais mortal dos instrumentos”. As palavras levam as pessoas a mudança política e, o que é mais importante, a transformação espiritual (veja Romanos 1:15-16). As palavras podem, também, causar danos irreparáveis. Tiago sugere que não há maior desafio na vida do que manter a língua com rédea curta.  

Ação: Pense bem cada palavra antes de dizê-la.

2 de novembro de 2010

REFLEXÃO

VOCÊ SABIA
Que ateu é a pessoa que não acredita na existência de Deus? Veja o que aconteceu com um deles:
Um dia um ateu estava passeando em uma floresta,admirando tudo o que aquele"acidente de evolução"havia criado.-Mas que árvores majestosas!Que poderosos rios!Que belos animais!-ia ele dizendo a ele mesmo.Á medida que caminhava ao longo do rio,ouviu um ruido nas árvores atrás de si.Ele virou-se para olhar e foi então que viu um corpulento urso pardo caminhando na sua direção.Ele disparou a correr o mais rápido que podia.Olhou por cima do ombro e reparou que o urso estava muito próximo.Ele aumentou a velocidade e era tanto o seu medo que as lágrimas lhe vieram aos olhos que tropeçou e caiu desamparado.Rolou no chão rapidamente e tentou levantar-se só que o urso já em cima dele,procurando prendênde-lo com uma das patas e tentando agredi-lo ferozmente com a outra.Nesse exato momento o ateu exclamou:"Oh,meu Deus!...".O tempo parou.O urso ficou sem ação.O bosque mergulhou em silêncio.Até o rio parou de correr.Uma luz começou a brilhar e a voz de Deus vinda do céu dizia:"Tu negastes a minha existência durante todos esses anos.Ensinaste a muita gente que eu não existia e reduzistes a minha criação a um "acidente cósmico".Ainda esperas que eu te ajude a sair desse apuro?Devo eu esperar que acredites e tenha fé em mim?O ateu olhou para aquela luz e disse:"Seria muita falsidade de minha parte pedir que me trates como um crente,mas,por favor,transforme esta fera em um urso crente..."
"Muito bem",disse a voz,farei o que me pedes".A luz foi embora...O rio voltou a correr...Os sons da floresta voltaram.E então o urso encolheu as garras,se ajoelhou,abaixou a cabeça,fechou os olhos e disse assim:"Senhor,te agradeço humilde mente por esse alimento que me destes e que vou comer agora.Em nome de Jesus,amém".A palavra de Deus em João 15:7 diz:Se permanecerdes em mim,e as minhas palavras permanecerem em vós,pedireis o que quiserdes,e vos será feito.Pense nisto!..



MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).  
Pensamento Bíblico: “A Fé Sem Obras é Morta” (Tiago 2:14-26). A despeito do claro ensinamento desta passagem, algumas pessoas continuam a ensinar que a salvação é pela fé somente, independente de qualquer ação por parte daquele que crê. Tiago não poderia ter sido mais claro! Temos que ser cuidadosos, contudo, para não aplicar este trecho de maneira estreita demais. O princípio aqui se aplica às ações necessárias a tornar-se cristão, mas também inclui a obediência contínua dos filhos de Deus (veja vs. 14-16).  
Ação: Continue trabalhando!

1 de novembro de 2010

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

Desculpas indesculpáveis
Pode-se sentir a angústia da rejeição que passa através da parábola da Grande Ceia (Lucas 14:16-24). As desculpas oferecidas polidamente na última hora por aqueles hóspedes, havia muito convidados, são cheias de indiferença. Eles não são somente despreocupados com o esforço e a despesa sem sentido que sua recusa tardia causou ao seu solícito anfitrião, mas são insultuosos. Foi de uma flagrante desconsideração social da mais impensável qualidade, o tipo de coisa que um homem jamais faria no mundo de obrigações práticas. E, provavelmente de propósito, as respostas dos convidados relutantes, nesta parábola, estavam em forte contraste com o júbilo que deveria ter saudado os convites para a festa na qual os ouvintes de Jesus agora estão assentados. Tais desculpas teriam sido impensáveis. Convidado para a casa de um chefe fariseu! Permitido ombrear com os ricos e poderosos! Privilegiado para partilhar de uma festa de comida maravilhosa! Deve ter havido uma correria. Que honra! Que oportunidade! Esqueça a terra. Esqueça os bois. Esqueça a esposa! Mas naturalmente a festa do fariseu era do tipo que agradava ao gosto deles: prestígio e prazer.
Há duas abordagens possíveis para estas desculpas, nenhuma das quais é lisonjeira. Poderiam ter sido invenções deslavadas. Como tem sido freqüentemente sugerido, que homem compraria uma propriedade sem primeiro examiná-la? E que homem compraria uma parelha de bois sem antes experimentá-los para ver-lhes a robustez? E que homem consideraria uma festa maravilhosa como uma violação onerosa de seu dever para com sua nova noiva (Deuteronômio 24:5)?


MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial
“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1). 

Pensamento BíblicoVivendo Sem preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso mundo.
  
Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios.

31 de outubro de 2010

Reflexão da Semana-Minutos de Sabedoria

DEUS DEFENDE O JUSTO CONTRA O ÍMPIO-SALMO-7
Senhor, Deus meu,em ti me refugio;salva-me de todos os que me perseguem e livra-me;para que ninguém,como leão,me arrebate,despedaçando-me,não havendo quem me livre.Senhor,meu Deus,se eu fiz o de que me culpam,se nas minhas mãos há iniquidade,se paguei com mal a quem estava em paz comigo,eu,que poupei aquele sem razão me oprimia,persiga a minha alma e alcance-a,espezinhe no chão a minha vida e arraste no pó a minha glória.Levante-te,Senhor,na tua indignação,mostra a tua grandeza contra a fúria dos meus adversários e desperta-te em meu favor,segundo o juízo que designaste.Reúnam-se ao redor de ti povos,e por sobre eles remonta-te ás alturas.O Senhor julga os povos;julga-me,Senhor,segundo a minha retidão e segundo a integridade que há em mim.Cesse a malícia dos ímpios,mas estabelece tu o justo;pois sondas a mente e o coração,ó justo Deus.Deus é meu escudo,ele salva os retos de coração.Deus é juiz,Deus que sente indignação todos os dias.Se o homem não se converte,afiará Deus a sua espada;já armou o arco,te-no pronto;para ele preparou já instrumentos de morte,preparou suas setas inflamadas.Eis que o ímpio está com dores de iniquidade;e dá á luz a mentira.Abre,e aprofunda uma cova,e cai nesse mesmo poço que faz.A sua malícia lhe recai sobre a cabeça;e sobre a própria mioléira desce a sua violência.Eu,porém,renderei graças ao Senhor,segundo a sua justiça,e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo.

MEDITAÇÃO DO DIA

Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).  
Pensamento Bíblico: “Tornai-vos, Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de pessoas que falam muito sobre idéias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas. Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem como mudar-nos de dentro para fora!  
 Ação: Seja um praticante e não somente um ouvinte.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...