14 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 37  4) A Interpretação do Sonho. 4:19-27. 19. Daniel . . . esteve atônito. Antes, perplexo – não porque tivesse dificuldade na interpretação do sonho mas porque não tinha nenhuma dificuldade e se sentia muitíssimo relutante em dar as más noticias ao bondoso monarca. Algum tempo e não uma hora. Provavelmente uma expressão familiar como o nosso "um minuto", significando um momento. Seus pensamentos o turbavam (isto é, o amedrontavam). Ele se sentia amedrontado por causa do rei. O fato do rei ter se compadecido de Daniel parece indicar a afeição que ele sentia por seu conselheiro hebreu, apesar de não tê-lo convidado antes à sua presença. Contra os que te têm ódio. Alguns acham que está e a cláusula seguinte indicam que Daniel desejava que a desgraça predita ao rei pudesse recair sobre os seus inimigos e rivais. É inteiramente possível interpretar suas palavras como uma simples afirmação de que os acontecimentos preditos dariam satisfação aos inimigos e rivais do rei, e este parece ser o sentido mais provável. 20-22. A árvore . . . és tu, ó rei. O próprio rei, conquistador e senhor orgulhoso de toda a terra, está simbolizado pela árvore. A tua grandeza cresceu, e chegou até ao céu, e o teu domínio até à extremidade da terra. Esta declaração, especialmente a segunda e terceira partes dela, não era literalmente verdadeira, embora fosse a declaração de um profeta. Os antigos semitas gostavam das hipérboles e as usavam sem que fossem mal-interpretados por alguém. O reino de Nabucodonosor, na realidade, era geograficamente menor do que os impérios persa, grego ou romano. Era, entretanto, muito grande e incluía a maioria das partes conhecidas do mundo. 23. A intenção dessas palavras era de que o rei pessoalmente experimentasse um grande desastre, perdendo a sua posição durante um período de sete tempos. O aramaico não é mais específico do que a tradução portuguesa no que se refere à duração de tempo envolvido. Considerando que dias, semanas ou meses dificilmente teriam dado tempo suficiente para o desenvolvimento do versículo 33b, parece melhor acompanhar a maioria dos comentaristas e adotar "anos" como o significado ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de Outubro  Dia 287  

Leituras: João 4:27-38; Hebreus 8; Salmo 92; Provérbios 22:22-29; Daniel 5-6.  

Versículo Especial: “Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões” (Daniel 6:27).  

Pensamento Bíblico: Um Homem Idoso Mostra Fé (Daniel 6). No princípio do domínio dos persas, um homem foi atirado aos leões, por causa de sua fé. Esse homem havia mostrado convicção corajosa cedo em sua vida, mas agora estava em idade avançada (provavelmente mais de 80 anos). Sua força física talvez tinha diminuído, mas a força espiritual de Daniel não se abalara. Certamente, sua fé era justificada. Deus não abandonou a Daniel.  

Ação: Seja você jovem ou velho, viva pela fé. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

13 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Daniel (Comentário Bíblico Moody) 36   17. A observação de Young (Proph. of Dan., in loco) de que o rei aqui fala como um pagão parece estar errada. O rei está repetindo as palavras de um mensageiro divino. É melhor dizer que temos uma citação aparentemente exata que um pagão faz das palavras de um mensageiro divino. A profecia aqui, como no capítulo 2, está no nível do entendimento de um rei pagão. Esta sentença. Antes, o decreto, ou a decisão. Autoridades concordam que esta é a linguagem do paganismo. Possivelmente foi usada a linguagem das decisões astrológicas (Montgomery, BDB). Por decreto dos vigilantes . . . dos santos. Cons. v. 13 – "um vigilante, um santo" (RSV). Os dois nomes são para o mesmo mensageiro divino geralmente conhecido pelos hebreus como aqui. São anjos santos e vigilantes. O Altíssimo. Este nome é peculiarmente apropriado. O rei pagão atribuiu assim ao Deus de Daniel, com o qual ele identificava o próprio Daniel, a preeminência acima de todos os deuses. A designação também pode ser entendida como a solitária grandeza de Deus na qualidade de Deus único e verdadeiro (cons. I Corintios. 8:4-6). Ao mais humilde dos homens. A referência é aos homens de situação humilde e não aos de caráter mau. Este versículo que declara solenemente o controle providencial e soberano de Deus no decorrer da história humana é o centro do livro de Daniel (cons. Isaias. 40:15 e contexto; Provérbios. 21:1; Romanos. 13:1; Atos 17:24-26). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Outubro  Dia 286  

Leituras: João 4:16-26; Hebreus 7:20-28; Salmo 91; Provérbios 22:17-21; Daniel 3-4.  

Versículo Especial: “Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me” (Salmo 22:19).  

Pensamento Bíblico: “O Altíssimo Tem Domínio Sobre o Reino dos Homens”  (Daniel 4:17). Este capítulo descreve a desagradável humilhação do homem mais poderoso do mundo. Nabucodonosor, que frequentemente se atribuiu o mérito pelo progresso do império babilônico, aprendeu que Deus domina (vs. 34-37). Deus ainda domina os reinos dos homens (veja Romanos 13:1; Apocalipse 1:5). As pessoas que hoje, arrogantemente, desrespeitam seu domínio, também serão humilhadas (veja Filipenses 2:9-11).  

Ação: Honre aquele que domina tudo. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 35   8. Por fim se me apresentou Daniel. Seria o orgulho nacional que o impediu de chamar Daniel antes? Perversidade? Depravação? O restante do versículo indica que embora tivesse uma elevada opinião sobre Daniel, ainda continuava mantendo um ponto de vista inteiramente pagão. Não há evidência de que rûah 'elahîn qaddishîn deveria ser traduzido para "o Espírito do Santo Deus", como defendem alguns, embora essa tradução seja possível gramaticalmente e o paralelo com a cognata hebraica de Isaías. 24:19 a apóie, como também a grega de Teodósio e a RSV, à margem. Vendo que Nabucodonosor reconhecia outro como "meu deus", duvidamos que ele considerasse Jeová como o Deus santo e único. Santo aqui parece significar simplesmente "divino". Meu Deus é de identidade incerta. Pode significar Bel, como em Belsazar, ou Nabu como em Nabucodonosor, ou Marduque o principal deus da Babilônia e de todo o panteão babilônico. Via as palavras de Faraó em Gênesis. 41:38 semelhantes a estas. Quatro expressões resumem as circunstâncias na corte: prosperidade aparente, perturbação no coração do rei, frustração dos seus esforços e um apelo patético ao profeta de Deus. 3) Narrativa do Sonho. 4: 10-18. 10, 11. Uma árvore. A mais útil de todas as plantas, que serve para dar sombra, alimento para o homem e os animais, decoração e beleza, combustível, material de construção. Nas Escrituras um símbolo comum (por exemplo, Juízes. 9:8 e segs.; Salmos. 1:13; Jeremias. 1:11, 12; Ezequiel. 15:1 e segs. 31:3-18). Nabucodonosor amava as árvores do Líbano. Registros existentes falam de suas viagens para vê-las e trazer sua madeira para a Babilônia (Wady Brissa Inscription. Boutflower, op. cit., in loco). Cons. Ezequiel. 31:3-18, 12. Cons. Mateus. 13:31, 32. 14, 16. Se qualquer insinuação naturalmente psicológica sobre o passado do rei estava por trás do sonho, era provavelmente sua experiência no Líbano, onde ele pessoalmente supervisionara o corte dos cedros para o transporte até a sua capital. A queda de uma árvore alta deixa uma profunda impressão na pessoa que observa. Para maiores detalhes, veja comentários sobre a interpretação na seção seguinte. O que importa aqui é a declaração de propósito, que resume a mensagem espiritual não só deste capítulo, mas também de todo o livro. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Outubro  Dia 285  

Leituras: João 4:1-15; Hebreus 7:11-19; Salmo 90; Provérbios 22:11-16; Daniel 1-2.  

Versículo Especial: “Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder” (Daniel 2:20).  

Pensamento Bíblico“Resolveu Daniel, Firmemente, Não Contaminar-se” (Daniel 1:8). Quatro jovens, deportados a força de sua pátria por um inimigo poderoso, agora seriam treinados para o serviço do rei. Ainda que eles estivessem longe do lar e claramente dominados, estes homens tiveram a coragem de conservar suas convicções. Eles se recusaram a serem contaminados pela comida do rei. O resultado? Deus os abençoou acima dos outros, e colocou Daniel em posições de poder por 70 anos ou mais.  

Ação: Mostre sua coragem sendo fiel a suas convicções. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

11 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 34 1) Saudação de Nabucodonosor. 4:1-3. A forma da saudação, como do restante do capítulo, indica que este é um documento governamental da Babilônia, incorporado por Daniel às Sagradas Escrituras. Isto indica que a inspiração das Escrituras é através da autoridade divina da pessoa por cuja orientação uma determinada palavra é incluída. Até as palavras de uma mula foram incluídas nas Escrituras (Números. 22:28, 30) pela autoridade de Moisés! A saudação de Nabucodonosor deu início a este documento – que sem dúvida circulava independentemente antes de ser incluído nas Escrituras – dirigido a todo o seu reino. Não é demais esperar que alguns arqueólogos o encontrem algum dia. Talvez ele já esteja incógnito entre alguns dos milhares de documentos em tabuinhas de barro, descoberto, mas ainda não decifrado. 2) Circunstâncias na Corte. 4:4-9. 4. Eu, Nabucodonosor, estava tranquilo em minha casa. Guerras bem sucedidas e grandes construções na Babilônia tinham lhe proporcionado a tranquilidade da realização. (Imensas ruínas arqueológicas testificam disso. Veja bibliografia e texto de Boutflower, In and Around the Book of Daniel, págs. 65-113). Feliz no meu palácio. Geralmente usado em relação a plantas, o adjetivo ra-'anan, florescente (E.R.C.), aparece na Bíblia Hebraica nas descrições do luxuriante crescimento das árvores (Salmos. 92:12) e figurativamente da saúde das pessoas (Salmos. 92:14). Materialmente tudo prosperava. 5. Tive um sonho, que me espantou. O rei tinha uma neurose! A cabeça que carrega uma coroa não tem sossego. 6, 7. Apelar para os seus conselheiros não tinha propósito. Esse grupo de pomposos charlatães já há muito devia ter sido desfeito. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Outubro  Dia 284  

Leituras: João 3:22-36; Hebreus 7:1-10; Salmo 8938-52; Provérbios 22:6-10; Ezequiel 47-48.  

Versículo Especial“Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).  

Pensamento Bíblico“Convém que Ele Cresça” (João 3:30). Estas palavras de João Batista descreveram sua missão e aceitação do papel de guiar os outros a Cristo. João desapareceu cedo da cena logo quando Jesus atingia o máximo da popularidade. Este comentário também descrevia a atitude desprendida que os cristãos deveriam ter para com o seu serviço. Nossa meta não deve ser nossa honra e fama pessoal, mas a exaltação de Cristo. Nossos próprios egos só atrapalham nossa honra com o Senhor.  

Ação: Engrandeça Jesus Cristo pela sua vida.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 33  24,25. Estas palavras devem ser interpretadas do ponto de vista pagão de Nabucodonosor, não de nosso ponto de vista cristão. Semelhante a um filho dos deuses (no aram. da-mê lebar elahîn), isto é, como um ser de aparência divina. O rei estava pensando nas diversas classes de divindades pagãs. (Um caso semelhante de erro na A.V. se encontra em Mateus. 27:54). Esta pessoa poderia muito bem ter sido o Filho de Deus pré-encarnado, mas nesse caso, Nabucodonosor não sabia quem Ele era. Veja Isaias. 43:1-3. A vitória da fé tinha cinco objetivos: 1) Foram soltos de suas amarras (v. 25). 2) Foram protegidos do mal (v. 27). 3) Foram confortados na provação (vs. 24, 25, 28). 4) Seu Deus foi glorificado (v. 29). 5) Como servos de Deus foram recompensados (v. 30). Daniel 4 C. A visão de Nabucodonosor, uma Grande Árvore: Uma Lição de Humildade. 4:1-37. Os três primeiros versículos no aramaico foram por engano ligados ao capítulo 3. Tanto no estilo como no pensamento pertencem ao capítulo 4. O fato de Nabucodonosor estar falando na primeira pessoa através de todo o capítulo 4, desde o primeiro versículo, indica uma mudança nítida da terceira pessoa de 3:30. Começando com uma pequena saudação (vs. 1-3), seguida das palavras do próprio rei sobre as circunstâncias na cone (vs. 4-9), ele apresenta a narrativa de um sonho (vs. 10-18), que Daniel interpretou (vs, 19-27), e que se cumpriu nas experiências humilhantes de Nabucodonosor (vs. 28-33), seguidas de maneira feliz pela recuperação e restauração do rei (vs. 34-37).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Outubro  Dia 283 

Leituras: João 3:9-21; Hebreus 6:9-20; Salmo 89:19-37; Provérbios 22:1-5; Ezequiel 45-46.  

Versículo Especial“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).  

Pensamento Bíblico“Os Homens Amaram Mais as Trevas do Que a Luz” (João 3:19). Jesus foi pessoalmente rejeitado por seu próprio povo (veja João 1:11). Ele continua a ser rejeitado pela maioria das pessoas (veja Mateus 7:13-14). Por quê? Porque muitas pessoas amam a escuridão. Escuridão, ignorância e incerteza subjetiva permitem uma  sensação falsa de liberdade. Luz, conhecimento e aceitação da objetiva verdade revelada é que dão a verdadeira liberdade. Esta liberdade é a que Jesus oferece (veja João 8:32).  

Ação: Escolha a liberdade real. Escolha seguir a Jesus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

9 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 32  3) A Demonstração da Fé. 3:16-18. 16. Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Ausência de quaisquer títulos lisonjeadores na maneira dos hebreus tratarem o rei não indica nenhum desrespeito – antes integridade concisa. Talvez o nome Nabucodonosor deveria estar ligado ao sentido de "o rei" do discurso começasse com "não estamos preocupados . . . " Em vez de não necessitamos, leia-se não há necessidade. Estas palavras expressam total submissão e parecem responder à pergunta do rei no versículo 14. É verdade . . . ? ou antes, Estais determinados a . . . ? 17, 18. O nosso Deus . . . quer livrar-nos. (Cons. II Timóteo. 1:12). Ele nos livrará . . . das tuas mãos. Isto expressa a plena confiança de sua fé. Eles não sabiam como Deus os livraria da mão do rei – se pela morte, chamando-os à Sua presença, ou por intermédio de um ato especial da providência, salvando-os com vida. Mas mortos ou vivos, sabiam que pertenciam a Deus (I Crônicas. 3:21-23; veja também Hebreus. 13:6). 4) A Salvação pela Fé. 3:19-30. 19. Sete vezes mais. Possivelmente a palavra aramaica had, traduzida para um, na A.V., tenha aqui o sentido de nosso artigo indefinido "um"; portanto um sete vezes mais. Talvez fosse uma espécie conhecida de alguma coisa que podia ser multiplicada por sete (por exemplo, a palavra heb. para semana é sete, como também a palavra semelhante para juramento). Este sete seria, então, como sugere Zoeckler (Lange's Comm.), um número que totalizava a penalidade judicial. Veja também Levítico. 26:18-24; Mateus. 18:21, 22. 21. Foram amarrados em suas próprias roupas, pois não foi dado tempo para preparativos especiais. O significado das palavras para as peças das roupas está atualmente quase que totalmente perdido. Deve ter-se perdido desde o tempo das primeiras traduções, e a Septuaginta (não o texto grego de Teodósio, que é melhor) vem do período quando certos críticos acham que este livro foi escrito. Se as palavras eram desconhecidas nos dois primeiros séculos e meio A.C. , então o livro deve ter sido escrito muito antes. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de Outubro  Dia 282  

Leituras: João 3:1-8; Hebreus 6:1-8; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:25-31; Ezequiel 43-44.  

Versículo Especial“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3).  

Pensamento Bíblico: Comunhão com Deus (João 3:1-8; Hebreus 6:1-8; Ezequiel 43:1-9). Estas passagens ensinam lições importantes sobre a comunhão com Deus:  

   Para entrar em sua comunhão, temos que renascer (João 3).

   Temos que nos resguardar de cair (Hebreus 6).

   Assim como Deus perdoou Judá e voltou ao seu templo, ele voltará a nós, se aceitarmos suas condições (Ezequiel 43; veja Tiago 5:15-20; 1 João 1:9).  

Ação: Examine-se. Você está em comunhão com Deus?. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

8 de outubro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 31  2) A Tentação da Fé. 3:2-15. A tentação era em primeiro lugar para perversão da fé. A idolatria é essencialmente a perversão de um apetite sadio de ver a Deus (João 14:6). Mas a fé deve sempre ser colocada no "Invisível" só mais tarde "feito carne" (veja Romanos. 1:23; I João 5:21; Atos 17:29; Êxodo. 20:4-6). tentação era em segundo lugar, para comprometer a sua fé. O progresso de sua profissão parecia depender de sua conformação com a idolatria, contanto que ocultassem ardilosamente a sua rejeição (cons. lI Reis 5:15- 19). O versículo 14 sugere também uma tentação de ocultamento da fé. 3. Os sátrapas, os prefeitos e governadores, os juízos, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias (cons. v. 2). Alguns desses termos são semita, como o eram as línguas da Babilônia, o hebraico e o aramaico; outros vinham do persa, uma língua não semita dos senhores medo-persas do reino que se seguiu em 539 A.C (cont. caps. 5 e 6). Argumenta-se que as palavras persas foram usadas anacronicamente. Isto não está implícito, uma vez que a narrativa foi composta por Daniel, que publicou o seu livro no período persa. As palavras escolhidas, então, poderiam ter sido termos que melhor se adaptassem à compreensão e costumes dos seus leitores. Se este livro fosse composto no período grego, na Palestina, como muitos críticos defendem, seria bastante surpreendente que se usasse nele alguma palavra babilônica. 5. O som da trombeta, do pífaro, da harpa, da citara, do saltério, da gaita de foles, etc. (com. vs. 7, 10, 15). Tem-se defendido que, considerando que alguns dos nomes desses instrumentos são gregos, o livro deve ter sido escrito depois que Alexandre conquistou o Oriente. Com o passar dos anos, contudo, estudos históricos demonstram cada vez mais convincentemente que houve uma troca de cultura precoce entre a Grécia e o Oriente. Esses instrumentos musicais de origem grega simplesmente levaram consigo seus nomes gregos, como acontece com semelhante intercâmbio cultural hoje em dia, a saber, o piano, a viola, a guitarra, a citara, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de Outubro  Dia 281  

Leituras: João 2:13-25; Hebreus 5; Salmo 88; Provérbios 21:19-24; Ezequiel 41-42.  

Versículo Especial“E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).  

Pensamento BíblicoDe Leite a Carne (Hebreus 5:12-14). Deus espera que cresçamos. Os  novos cristãos são crianças espirituais com o potencial para crescer muito depressa. Quando deixamos de crescer, Deus fica desapontado, e com razão. Temos que progredir além dos conhecimentos básicos, para poder ensinar a outros.  

Como desenvolvemos tal conhecimento e habilidade? Como podemos progredir além do leite para digerir à carne? “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (v. 14).    

Você está aproveitando suas habilidades espirituais?  

Ação: Estude e aplique a palavra de Deus. Esta é a saída da nossa infância espiritual. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...