23 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 11  IV. A Razão da Queda de Nínive. 2:11-13. 11. Onde está agora o covil dos leões? O profeta, antevendo os acontecimentos, pergunta com zombaria à orgulhosa cidade para onde foi o seu orgulho e para onde fugiu a sua proclamada coragem. A figura do leão indica a ganância dos governantes e do povo. A comparação é bastante apropriada, porque os leões de diferentes formatos, com asas e às vezes com a cabeça de um homem, eram freqüentemente vistos nas esculturas assírias. As predições de Naum se cumpriram tão literalmente que durante séculos exércitos marcharam sobre o sítio de Nínive sem perceber o que jazia sob os seus pés. 12. O leão arrebatava. A crueldade sem precedentes dos assírios foi o motivo de sua queda sob o golpe de Deus. Ruínas assírias revelam como os seus monarcas foram rapaces. Eles se vangloriavam de que fadam o sangue de seus inimigos jorrar dos altos das montanhas. Um deles chegou a declarar que atingiu uma montanha de vermelho com o sangue dos seus inimigos. 13. Queimarei . . . os teus carros. A resposta divina para esta série de atrocidades era que Ele acabada com os carros assírios, objeto de confiança fundamental dos seus exércitos. Considerando que a Assíria se deleitava em incendiar as cidades de outras nações (quase toda descrição de batalha incluía tal declaração), ela seria recompensada do mesmo modo. Já não se ouvirá. Durante anos os reis assírios exigiram o pagamento de tributo dos povos conquistados; agora a voz desses mensageiros silenciaria para sempre. O povo e a sua posição seriam destruídos igualmente. Naum 3 I. O Retrato da Destruição. 3:1-3. 1. Cidade sanguinária. Nínive foi fundada e mantida à custa de homicídios, derramamento de sangue e constantes guerras. Cheia de mentiras e de roubo. Dentro do reino, como também fora dele, as promessas eram quebradas e o desrespeito às tréguas era coisa comum. A extorsão e a violência estavam na ordem do dia. Que não solta a sua presa. Ela jamais deixara de viver da pilhagem e rapina. O final da história da Assíria é de quase ininterruptas guerras. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 23 de Março Dia 82  

Leituras: Mateus 23:29-39; Romanos 2:1-16; Salmo 73:18-28; Provérbios 17:24-28; Números 32.  

Versículo Especial: “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos” (Salmo 73:28).  

Pensamento Bíblico: Poupando Nossas Palavras (Provérbios 17:27-28). Há momentos em que temos que falar (veja 1 Pedro 3:15; Atos 4:18-20; Jeremias 20:9). Há outros momentos em que podemos reagir muito depressa, deixando escapar uma opinião que seria melhor que guardássemos para nós mesmos. Temos que escolher as palavras cuidadosamente e usá-las com economia. Alguém disse, bruscamente: “Escolha suas palavras cuidadosamente. Algum dia você poderá ter que engoli-las!”  

Ação: Hoje, pense antes de falar. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

22 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 10 7. Está decretado. Os intérpretes ainda estão em dúvida se esta palavra deve ser tomada como nome próprio (Huzzab) ou se é um verbo que significa "está decretado". Nenhuma rainha de Nínive teve esse nome, nem alguma deusa assíria. A passagem é clara se conservarmos a força do verbo. Levada em cativeiro. Conforme Deus já determinara, a cidade iria para o cativeiro, enquanto as servas, os habitantes da metrópole, lamentariam a queda de uma amada cidade. III. O Destino de Nínive. 2:8-10. 8. Desde que existe. Cons. Gênesis. 10:11. Como um açude de águas. Alguns intérpretes têm considerado esta declaração como significando que a população de Nínive era heterogênea, como um açude alimentado por muitos tributários, com um único objetivo em mente, enriquecer. O sentido literal é melhor. A cidade era como um açude de águas devido aos diques à volta da cidade que formavam uma barreira de água. Mas em vez de fornecer segurança, não ajudaram nada às pessoas que fugiram em pânico. Parar, parar. A ordem dos líderes militares a que mantivessem suas posições contra os invasores de nada adiantaria na hora da confusão. 9. Saqueai. O Senhor está representado dirigindo-se aos vitoriosos, convocando-os a despojarem a cidade da sua prata, ouro, móveis e todas as riquezas. A inundação da cidade seria temporária, por causa da posição elevada de Nínive acima do Tigre. Escritores antigos confirmam que haviam grandes tesouros acumulados em Nínive, resultado de repetidas campanhas dos edificadores do império assírio. 10. Vacuidade, desolação, ruína! A cidade antes influente e rica está descrita como abandonada, desolada, despojada e completamente destruída. As palavras do original transmitem a ideia de vacuidade. O coração se derrete. A coragem desapareceu e ninguém tem o coração disposto a continuar a luta. Os sobreviventes vêem com tristeza e terror a ruína de sua antes magnificente cidade. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Março Dia 81  

Leituras: Mateus 23:23-28; Romanos 1:18-32; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:18-23; Números 31.  

Versículo Especial: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Romanos 1:20).  

Pensamento Bíblico“Atinei Com o Fim Deles” (Salmo 73:1-17). Asafe lutou com uma questão desconcertante: Por que os perversos prosperam enquanto os homens bons sofrem? Há incompreensíveis desigualdades nesta vida. Temos que encontrar uma explicação, como Asafe fez, dentro do contexto maior da eternidade. Quando consultamos a vontade de Deus, podemos compreender o fim dos perversos.  

Ação: Viva corretamente. No fim, valerá a pena. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

21 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 9  4. Os carros passam furiosamente pelas ruas. Os ninivitas não aceitariam a invasão de sua capital sem se atarefarem em sua defesa. Os carros de guerra, convocados para a batalha, correriam de lá para cá na cidade assediada. Os velozes carros disparando de um lado para outro por causa do pânico pareceriam tochas acesas sob a luz do sol. Sua rapidez, segundo a visão que Naum teve deles, poderia ser comparada a dos relâmpagos. Esta é uma das melhores descrições de um cerco na literatura, se não a melhor. Não dá bons resultados imaginar que é uma referência aos automóveis modernos, como pensam alguns. Tal manuseio das Escrituras não é digna do estudante sério das Escrituras. 5. Os nobres. Os líderes militares assírios, com o rei à frente, convocariam os mais corajosos soldados para o serviço militar. Eles atenderiam, por estranho que pareça, tropegamente; seriam apanhados completamente desprevenidos. Em sua perplexidade seriam de pouca ajuda na crise. Ao muro. Antigamente era de suma importância proteger-se o muro da cidade; por isso os mais hábeis defensores colocavam-se junto dele. Quando o amparo for preparado, E.R.C. Em lugar de amparo, leia-se mantelete (ASV). Era algum tipo de proteção móvel, sob cuja proteção os defensores podiam rapidamente efetuar o contra-ataque. 6. As comportas dos rios se abrem. Tem-se entendido que os assírios, de posse das comportas que controlavam as águas do rio Chaser, que fluía através da capital, abriram-nas, de modo que os edifícios foram inundados e o palácio foi finalmente solapado pelas águas. É mais provável ainda que, tendo resistido em sua cidade fortificada por dois anos, os assírios testemunhassem pesadas chuvas que derrubaram os muros da cidade. Quando os canais do Rio Tigre foram abertos, o palácio foi destruído. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Março Dia 80  

Leituras: Mateus 23:13-22; Romanos 1:1-17; Salmo 72; Provérbios 17:12-17; Números 29-30.  

Versículo EspecialO que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro” (Provérbios 17:15).  

Pensamento Bíblico“Nalgum Tempo, Pela Vontade de Deus” (Romanos 1:10). Paulo queria ir à Roma, e estava fazendo alguns planos nesse sentido. Ele finalmente chegou lá, mas provavelmente não foi pelo caminho que ele escolheria! Ele chegou a Roma como um prisioneiro aguardando julgamento, depois de uma perigosa viagem através do Mar Mediterrâneo. Deus frequentemente permite que nossas vidas tenham reviravoltas inesperadas. Nós, como Paulo, precisamos usar nossas circunstâncias para glorificar a Deus.  

Ação: Sem olhar para sua situação, procure hoje por oportunidades de glorificar a Deus.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

20 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 8 Naum 2 I. Uma Canção de Escárnio sobre Nínive. 2:1, 2. 1. Sobe contra ti. Com ironia e zombaria amarga Naum se dirige a Nínive, advertindo-a a que não poupe esforços e reforce todas as fortificações a fila de enfrentar o exército de Ciáxares, o medo, e Nabopolassar, o babilônio, que se aproximavam. Para se dizer a verdade, tudo seria inútil, pois o Senhor mesmo decretara a queda da Assíria. O sarcasmo e a zombada servem para destacar a desesperança do inimigo de Judá de maneira mais vigorosa. 2. A glória de Jacó. Com glória de Jacó e Israel entende-se a terra e o Templo de Deus. Embora favorecidos pelo Senhor, estavam sob a vara do castigo divino por causa do pecado de Israel. Destruíram os seus sarmentos. Nas passagens do V.T. a herança do Senhor é comparada a uma vinha (cons. Isaias. 5 com Salmos. 80: 8-16). Ela sofrera com a crueldade da Assíria, que a despojara à sua vontade. II. O Cerco de Nínive. 2:3-7. 3. Vermelhos. No seu retrato da tomada de Nínive, os homens poderosos são as forças dos medos e dos babilônios. Eles gostavam particularmente do vermelho (veja Ezequiel. 23:14). Fadam seus escudos vermelhos pintando-os ou cobrindo-os de cobre. Calvino acha que eles o faziam para amedrontar o inimigo com a vivacidade da cor e para esconder o sangue de seus ferimentos, para que o inimigo perdesse a confiança. Escarlate. Xenofonte achava que esta era a cor preferida dos medos, a qual usavam para suas túnicas militares. Cintila o aço dos carros. Alguns dos carros de guerra cintilavam com o reflexo do aço das gadanhas fixas em ângulo reto aos seus eixos para formar os chamados carros de gadanha. Qualquer um pode imaginar como eram terríveis essas armas que podiam derrubar tudo o que resistisse ao progresso do exército. E vibram as lanças (os abetos serão terrivelmente sacudidos). Introduzir aqui abetos não dá bom sentido à passagem. Provavelmente é melhor entender que o profeta está descrevendo lanças feitas de ciprestes que estão sendo sacudidas pelos lanceiros prontos para o conflito. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Março Dia 79  

Leituras: Mateus 23:1-12; Atos 28:17-31; Salmo 71; Provérbios 17:6-11; Números 27-28.  

Versículo Especial“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).  

Pensamento BíblicoO Caráter Acima da Reputação (Mateus 23:1-12). Reputação é o que as pessoas pensam que você é. Caráter é o que você é. Muitas pessoas caem na armadilha que pegou os fariseus. Eles eram tremendamente preocupados com sua reputação, desejando o respeito e a admiração dos outros. Mas alguns não eram sinceros, e Jesus censurou sua hipocrisia. Precisamos prestar atenção em um caráter forte, pois Deus nos vê como realmente somos.  

Ação: Humilhe-se diante de Deus; deixe-o moldar o seu caráter.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

19 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 7  14. Que não haja posteridade que leve o teu nome. O profeta dirige-se agora ao rei da Assíria e prediz o trágico fim de uma vida que desafia a Deus. A dinastia de Senaqueribe se extinguiria, uma profecia que se cumpriu com o suicídio de Saracus, bisneto de Senaqueribe, nos últimos dias do império Assírio. As imagens de escultura. Junto com a queda da dinastia viria o fim de sua adoração e idolatria. Sabe-se que os medos que, junto com os babilônios, destruíram o Império Assírio, eram inimigos da idolatria e gostavam de demolir os ídolos dos seus prisioneiros. Farei o teu sepulcro. O lugar da morte de Senaqueribe foi declarado nas Escrituras (II Reis 19:37; Isaias. 37:38). Enquanto o rei adorava seus deuses no templo, seus filhos o assassinaram. Porque és vil. Quando foi pesado na balança da justiça divina, o monarca assírio foi constatado vil (lit., leve; cons. Daniel. 5:27). IV. O Livramento de Judá. 1:15-15. O que anuncia boas novas. Este versículo começa o capítulo 2 no texto hebraico; no que se refere à sequência de ideias, ele também pode pertencer ao capítulo 1. A cena é aquela na qual os mensageiros anunciam uma libertação há muito esperada. As palavras fazem paralelo com Isaias. 52:7. Ali o profeta anuncia a liberdade da Babilônia; aqui é a liberdade da Assíria. A queda de Nínive (em 612 A.C.) seria bem recebida pelos judeus. Exatamente como Deus interveio em benefício de Judá e Jerusalém em 701 A.C. e dizimou o exército de Senaqueribe durante o reinado do piedoso Ezequias, assim Deus logo destruiria o Império Assírio completamente. Celebra as tuas festas. Manifestamente, era impossível executar as cerimônias religiosas da lei mosaica durante o prolongado cerco dos assírios, e foi difícil durante as décadas subsequentes. Com a interrupção dessas crises e opressões, a cidade de Jerusalém retomaria à sua vida religiosa normal. Os teus votos. Nas horas da provação muitos dentre os piedosos devem ter feito votos ao Senhor. Passada a provação, essas promessas tinham de ser cumpridas. O homem vil. A referência é claramente ao ímpio Senaqueribe e seus sucessores no trono da Assíria (cons. v. 11). Não molestariam mais o povo de Deus. Romanos 10:15 aplica esta passagem ao bendito livramento efetuado pelo Senhor Jesus Cristo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Março Dia 78  

Leituras: Mateus 22:34-46; Atos 28:1-16; Salmo 70: Provérbios 17:1-5; Números 26.  

Versículo Especial: O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune” (Provérbios 17:5).  

Pensamento BíblicoDois Grandes Mandamentos (Mateus 22:36-40). Sempre houve e haverá pessoas ansiosas para determinar qual coisa tem que ser feita, de modo que elas possam negligenciar outras instruções de Deus. Jesus não facilitou muito as coisas para tais pessoas. Ele usou duas afirmações que englobam todos os mandamentos de Deus. Ambas são ordens para amar: fazer o que mais ajuda a quem amamos. Primeiro, temos que amar a Deus com tudo que somos.  Em outro trecho, Ele diz que este mandamento sozinho englobará obediência a todos os outros (João 14:15,21,23). Em segundo lugar, ele diz que temos que amar a nosso próximo como a nós mesmos. Em uma afirmação, ele exclui o egoísmo e exige serviço. Estas duas instruções, verdadeiramente, contêm tudo o que Deus deseja de nós. Elas nos desafiarão a uma vida inteira de devoção.  

Ação: Ame a Deus. Ame a seu próximo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

18 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 6  III. Deus Julga a Assíria. 1:9-14. 9. Que pensais vós contra o SENHOR? Nesta porção do capítulo o profeta prediz a derrota das forças assírias. A pergunta de Naum, em seu discurso abrupto, implica em perplexidade diante da audácia do inimigo estrangeiro em sua tentativa sem sentido e fútil de tentar obter vantagens de alguma forma contra o Senhor. Resumidamente, o profeta pergunta: "Como podem vocês esperar lutar contra tal Deus como o de Israel?" (com. Isaias. 37:23-29). Ele mesmo vos consumirá de todo. O castigo que Deus pretende dar aos assírios seria tal que jamais teria de repeti-lo. Seria um golpe irreparável. 10. Os espinhos. Um povo agrícola, como Israel, facilmente compreenderia a figura viva dos espinhos entrelaçados e do restolho totalmente seco. Como bêbados. O que tornou o exército assírio mais fácil de ser vencido foi o fato de se encontrarem os assírios no meio de sua farra durante o cerco da capital. De acordo com o historiador Diodorus Siculus (The Historical Library, 2:26), o rei e seus cortesãos foram tomados de surpresa no meio de sua orgia; e o império caiu. 11. De ti . . . saiu. Embora alguns estudantes da passagem não queiram identificar esta pessoa especificamente, aceita-se de modo geral que esse que planejara o mal contra o Senhor foi Senaqueribe da Assíria (705-681 A.C.), o filho de Sargão II (o invasor de Samaria). Ele aconselhava o mal (lit., belial, "coisa indigna"); mas não se saiu bem sob a controladora mão divina (cons. II Reis 19:22, 23). 12. Por mais seguros que estejam. Antes, embora estejam completos (isto é, com forças completas ou totais). Apesar do fato do exército assírio ser formidável (II Crônicas. 32:7), seria impotente contra o povo de Israel. A Assíria, que já dizimara muitos povos, seria ela mesma abatida (lit., podada) em seu desafio feito ao Senhor. Passarão. Para se dizer a verdade, o rei da Assíria, tendo 185.000 homens seus, mortos em uma só noite, interrompeu o cerco de Jerusalém e retirou-se para Nínive (II Reis 19:35, 36; Isaias. 37:36-37). Eu te afligi. Esta seção da passagem fala de Deus lidando com Israel. Embora tivesse permitido que as forças assírias castigassem Israel, não o faria mais (veja v.9, "por duas vezes"). 13. Quebrarei o jugo deles. A Assíria teve sucesso em reduzir Judá a um reino vassalo, exigindo que pagasse tributo (II Reis 18:14), mas o Senhor determinara libertar o Seu povo. O jugo e laços do poder opressor seriam quebrados para sempre (veja também Isaias. 14-25).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Março Dia 77  

Leituras: Mateus 22:23-33; Atos 27:33-44; Salmo 69:19-36; Provérbios 16:27-33; Números 23-25.  

Versículo Especial: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Provérbios 16:25).

Pensamento BíblicoNão Conhecendo as Escrituras (Mateus 22:22-23). Em sua resposta a uma  questão dos saduceus, Jesus ensina sobre o cuidadoso estudo da Bíblia. Ele tira seu argumento de uma declaração de Deus perto de 1500 anos antes! Essa declaração (“Eu sou o Deus de Abraão . . .”) significa vida após a morte, o que implica  ressurreição. Os saduceus erraram quando não entenderam este significado.  Claramente, Jesus considerou que as Escrituras são precisas e confiáveis, e que ele espera que nós sejamos cuidadosos estudantes da Bíblia!  

Ação: Gaste algum tempo, hoje, num cuidadoso estudo da Bíblia.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 5  6. Quem pode suportar? Se o Deus onipotente pode assim manipular as forças e os fenômenos da natureza, como poderia o homem insignificante pretender enfrentar a indignação do Senhor? Estas perguntas retóricas do profeta sugerem a sua própria réplica poderosa. As rochas são por ele demolidas. A atividade vulcânica atende à mão poderosa de Deus. 7. O SENHOR é bom. Para que os contemporâneos do profeta não recebam uma impressão errada de Deus, como se Ele fosse amedrontador e austero, Naum enfatiza agora três verdades confortadoras referentes a Ele. Primeiro, Ele é inata e inerentemente bom. Ele jamais pode ser associado ao atributo oposto. Segundo, Ele é o refúgio incomparável para os Seus no momento do infortúnio, "um castelo forte", como Lutero disse no seu hino da Reforma. Terceiro, Ele conhece, dentro do amoroso cuidado convencional, todos aqueles que têm fé Nele (cons. SaImos. 1:6; 144:3). 8. Com trevas perseguirá . . . os seus inimigos. O cuidado solícito de Deus não deve nunca ser interpretado como sentimentalismo fraco. O Senhor jamais compromete Sua verdade ou Sua santidade; portanto, seus inimigos serão tratados de maneira sumária. O golpe será esmagador. Este versículo antecipa o que Naum desvenda relativamente a Nínive nos capítulos seguintes do livro. As Escrituras empregam a figura de um rio transbordante para representar um exército invasor que invade uma terra e espalha a desolação por onde passa (cons. Isaias. 8:8; 10:5-19). Como matéria de interesse histórico, Ctesias (um historiador grego do século quinto A.C.) conta que, durante uma festa de bêbados em Nínive, uma súbita inundação do Rio Tigre varreu a Cidade e levou os alicerces do palácio, permitindo assim que o exército babilônico entrasse e queimasse a cidade. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...