6 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Neemias (Comentário Bíblico Moody) 20   30, 31. Três pontos ao juramento foram aqui destacados: a) não fariam casamentos com pagãos (Deuteronomio. 7:3); b) não comerciariam no sábado e em outros dias santos (Amós 8:5); c) guardariam fielmente o sétimo ano, o ano da remissão (Êxodo. 23:10,11; Deuteronomio. 15:1, 2). 32. O restante do capítulo trata do sustento do templo. A terça parte de um siclo. Era um reavivamento do preceito mosaico de que cada homem com mais de vinte anos tinham de pagar meio siclo para o sustento do Tabernáculo (Êxodo. 30:13; cons. Mateus. 17:24). Talvez a pobreza do povo nesta ocasião exigisse que se rebaixasse ligeiramente o imposto. Esta era uma adição às contribuições garantidas por Artaxerxes (Esdras. 7:20-22). 34. Sortes foram lançadas para determinar a ordem correta na qual as diversas famílias contribuiriam com o suprimento para o templo. A oferta da lenha era para o contínuo fogo do altar (Levitico. 6:12; cons. Neemias. 13:31). A tempos determinados, de ano em ano. A ordem era estabelecida com antecedência de diversos anos. 38, 39. O sacerdote . . . estaria com os levitas, quando estes recebessem os dízimos. Os levitas, que recebiam os dízimos, como também os demais judeus, erva responsáveis pelo sustento dos sacerdotes (Números. 18:26-29) e os porteiros e cantores (dentre os levitas) que serviam no templo. Observe como este sistema benévolo de sustento mútuo logo se desintegrou, sendo restaurado por Neemias (13:10-14). IV. Listas de Habitantes. 11:1 - 12:26. Neemias 11 A narrativa de Neemias sobre como ele procurou povoar Jerusalém com judeus puros de acordo com a lista daqueles que voltaram da Babilônia (7:4 e segs.), tendo sido interrompida pela narrativa dos cultos especiais do sétimo mês (caps. 8-10), está sendo retomada agora (11:1, 2). Então se segue uma lista daqueles que habitavam em Jerusalém (11:3-24); uma lista de outras cidades onde moravam judeus (11:25.36); uma lista dos sacerdotes e levitas que voltaram com Zorobabel (12:1-9); e uma lista dos sumo sacerdotes, sacerdotes e levitas dos últimos anos (12:10-26)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de Novembro Dia 310  

Leituras: João 8:37-47; Tiago 4:11-17; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:15-21; Ageu 1-2.  

Versículo Especial: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).  

 Pensamento Bíblico: Amanhã (Tiago 4:13-17). É comum fazerem-se bons planos para muitos amanhãs, quase sempre, com pouca ou nenhuma preparação para a eternidade. Tiago adverte sobre os perigos de tal falta de visão. O amanhã depende inteiramente da vontade de Deus. Presumir que teremos um amanhã é uma vanglória arrogante. Hoje se apresentam as oportunidades para fazermos o bem. Negligenciar estas oportunidades é pecaminoso.  

Ação: Faça o bem hoje. Lembre-se de que os planos para amanhã dependem da vontade de Deus..Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

5 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Neemias (Comentário Bíblico Moody) 19  1. Exatamente um mês depois de completar o muro (6:15) e dois dias depois da Festa dos Tabernáculos (8:18), o povo pôs de lado sua alegria e regozijo a fim de reconhecer diante de Deus de maneira Pública a profundeza de seus pecados e demonstrar a tristeza que sentia por eles (com. Joel 2:15-17). Pano de saco era veste feita de pelos usada para  penitência. Terra sobre si. Punham terra sobre suas cabeças em sinal de profunda tristeza (I Samuel. 4: 12). 3. Uma grande parte do dia. Durante três horas a Palavra de Deus foi lida publicamente, ao que se seguiu uma grande confissão de pecado dirigida pelos levitas (vs. 5.37). 5. Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus. Agora os levitas exortavam o povo a se lhe juntarem na confissão de pecado que vem a seguir. 36. Eis que hoje somos servos. Esta triste confissão, como a de Esdras 9: 9, fornece provas concretas de que os líderes do judaísmo pós exílico não consideravam seu retomo da Babilônia como cumprimento final das profecias de restauração de Israel na terra, tais como as de Is. 11:11-16; 14:1, 2. 38. Por causa de tudo isso estabelecemos aliança fiel. Esta aliança escrita, à qual cada líder foi convidado a anexar seu selo pessoal, está detalhadamente apresentada em 10:29-39. Era simplesmente um esforço renovado de manter a sua parte na aliança do Sinai. Neemias 10 10:1-8. Neemias, o governador, e vinte e dois sacerdotes são relacionados em primeiro lugar. Veja observações sobre 12:1-9. 9-13. Dos levitas, Jesua, Binui, Cadmiel e quatorze de seus irmãos são mencionados. Levitas assinaram individualmente em lugar de suas famílias, pois dois desses nomes aparecem em 7:43. 14-27. Aqui se encontram relacionados quarenta e quatro chefes do povo. Das tanta e três famílias que voltaram da Babilônia (Esdras. 2), só treze se encontram nesta lista. Talvez subdivisões de famílias posteriores foram feitas durante os anos intermediários..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de Novembro Dia 309  

Leituras: João 8:30-36; Tiago 4:1-10; Salmo 108; Provérbios 27:8-14; Sofonias 1-3.  

Versículo Especial“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Pensamento Bíblico: A Atitude dos Discípulos Para Com a Verdade (João 8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade que ele revelou. Preste atenção nas idéias principais do versículo 32:  

    Você:    Os indivíduos têm uma grande responsabilidade.

    Poderá:  Jesus espera que aprendamos sua vontade, se quisermos.

    Saber:      A verdade é “compreensível”.

    Verdade: Não é alguma idéia ambígua e indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e objetiva.

    Livre:      A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da verdade.  

Aqueles que sugerem que a verdade está fora de alcance estão dizendo que não podemos ser libertados do pecado. Se não podemos conhecer a verdade, então Jesus é um mentiroso, que morreu em vão.  

Ação: Dedique, hoje, algum tempo a aprender a verdade.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

4 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Neemias (Comentário Bíblico Moody) 18   9. Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus ... não pranteeis, nem choreis. A clara exposição da Palavra de Deus (provavelmente porções do Deuteronômio) poderosamente convenceu o povo do pecado e provocou lágrimas de arrependimento. Mas o único dia do ano que Deus tinha especificamente designado para lágrimas e tristeza era o Dia  da Expiação (o décimo dia do sétimo mês). Portanto, a força deles se encontrava na alegria do Senhor (v. 10). 12. A regozijar-se grandemente. Observe a súbita mudança de emoções de 8:9 para 8:12! Também cons. Ecleciaste. 9:19. 13-18. O estudo detalhado da Lei de Deus levou muitos dos líderes a procurarem Esdras no dia seguinte para maiores detalhes, especialmente no que se referia à devida guarda da Festa dos Tabernáculos (décimo quinto ao vigésimo segundo dia do sétimo mês). Os judeus tinham comemorado esta festa durante séculos (I Reis 8:65; II Crônicas. 7:9; Esdras. 3:4); mas agora percebiam, devido a um exame mais cuidadoso de Levitico. 23:42, que todos os filhos de Israel deviam habitar em cabanas. Ao que parece, nos séculos passados, este ponto fora negligenciado; por isso, agora, pela primeira vez, desde os dias de Josué, filho de Num, todos da congregarão . . . fizeram cabanas e nelas habitaram (v. 17). Provavelmente os habitantes da cidade construíam suas cabanas em seus próprios lares, os sacerdotes e levitas nos átrios do templo, e os leigos que não residiam na cidade, nas praças (v.16). C. Uma Confissão Pública e a Aliança. 9:1 - 10:39. Neemias 9 Logo após a Festa dos Tabernáculos, o povo se reuniu para ouvir novamente a Palavra de Deus, e para confessar seus pecados a Deus em uma solene cerimônia pública dirigida por certos levitas. Depois disso, todas as categorias sociais de israelitas assumiam um compromisso de guardar a Lei de Deus, especialmente quanto à separação com os pagãos e o sustento do templo..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de Novembro Dia 308  

Leituras: João 8:21-29; Tiago 3:13-18; Salmo 107:23-43; Provérbios 27:1-7; Habacuque 1-3.  

Versículo Especial: O Senhor, por, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20).  

Pensamento BíblicoPerguntando a Deus “Por Quê” (Habacuque 1-3). Habacuque estava angustiado pela visível injustiça do mundo corrompido. Seu livro recorda suas perguntas e as respostas de Deus sobre a justiça e a eqüidade. Enquanto você lê este pequeno livro, note a vontade de Habacuque de ouvir e aceitar as respostas de Deus. Temos que imitar sua reverência quando procuramos entender a vontade de Deus.  

Ação: Quando você procura entender um mundo injusto, lembre-se de que o Senhor ainda domina no seu santo templo. Nem sempre podemos ver o seu plano, mas ele está no comando!. Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

3 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Neemias (Comentário Bíblico Moody) 17   Neemias 8 B. A Leitura e Obediência à Lei de Deus. 8:1-18. No primeiro dia do sétimo mês, Esdras leu a Lei para o povo. O povo chorou por causa do pecado, mas seus líderes fizeram-no se lembrar do caráter alegre desse dia. No dia seguinte os lideres descobriram na Lei que todos os  judeus deviam celebrar a Festa dos Tabernáculos; por isso essa festa foi celebrada por todos e com grande solenidade. 1. O capítulo deveria começar com a última sentença de 7:73: "Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades". Esdras 3:1 começa da mesma maneira, depois da lista daqueles que retomaram da Babilônia; mas a ocasião, é claro que é absolutamente outra. Na praça, diante da Porta das Águas. A praça ficava perto da extremidade sudeste do templo junto à Fonte de Giom no Vale do Cedrom. E disseram a Esdras, o escriba. Possivelmente Esdras estivera na Babilônia durante o período da construção do muro. Mas ele era a pessoa mais indicada para ler a Lei de Deus nesta ocasião, uma vez que Neemias era leigo. 2. Em o primeiro dia do sétimo mês. Esta era a Festa das Trombetas, a qual em 444 A.C. ocorreu a 27 de setembro. Só uma semana antes, o muro fora terminado (6:15). A Festa das Trombetas era a mais sagrada das luas novas, e começava no último mês dos festivais religiosos (Lv. 23:23-25; Nm. 29:1-6). 3. Desde a alva até ao meio-dia. Deveria ser cerca de seis horas, com a leitura da Lei feita por Esdras, alternando-se com apresentações instrutivas sobre a Lei feitas pelos levitas (vs. 7, 8). 4. Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira. Esta é a primeira menção de um púlpito na Bíblia. Por trás dele estavam seis (sacerdotes?) à sua direita e sete à sua esquerda (compare com o v. 7, onde treze levitas são mencionados participando). 8. Leram . . . claramente (em hebraico, meporosh) sugere não apenas uma exposição da Lei, mas também, possivelmente, uma tradução dela para o aramaico (cons. Ed. 4:18)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de Novembro Dia 307  

Leituras: João 8:13-20; Tiago 3:1-12; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:20-28; Naum 1-3.  

Versículo Especial: “Porque todos tropeçamos em muitas cousas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3:2).  

Pensamento BíblicoDomando a Língua (Tiago 3:1-12). A língua é a ferramenta mais poderosa do homem, e tem sido chamada “o mais mortal dos instrumentos”. As palavras levam as pessoas a mudança política e, o que é mais importante, a transformação espiritual (veja Romanos 1:15-16). As palavras podem, também, causar danos irreparáveis. Tiago sugere que não há maior desafio na vida do que manter a língua com rédea curta.  

Ação: Pese bem cada palavra antes de dizê-la.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

2 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Neemias (Comentário Bíblico Moody) 16  Neemias 7 7:1,2. Quando os muros foram concluídos, Neemias colocou as diversas portai (cons. 6:1). Ele nomeou cantores e porteiros levíticos - cujo trabalho era normalmente o cuidado do templo e das portas dos átrios (26:12-19) – para guardarem as portas da cidade ("enquanto os guardas ainda estão ali, que se fechem as portas e se tranquem" - v. 3). Então colocou seu irmão Hanani (1:2) e Hananias, o governador da cidadela (ao norte do templo, 2:8), como responsável pela cidade. 3. Cada um no seu posto diante de sua casa. Durante a noite os habitantes de Jerusalém deviam guardar a cidade, presumivelmente um grupo colocado em diversos postos espalhados pelo muro e o outro junto às casas para guardar as diversas partes da cidade. 4. A cidade em espaçosa e grande, mas havia pouca gente nela. Embora grandes multidões se reunissem em Jerusalém em ocasiões especiais (8:1; Esdras. 10:9), durante várias gerações os judeus evitaram morar numa cidade sem muros. Veja observações sobre 11:1,2. III. Reformas Civis e Religiosas em Jerusalém. 7:5 - 10:39. A. Lista dos Judeus que Retornaram com Zorobabel. 7: 5-73. Agora que o muro estava terminado, Neemias faz planos imediatos para povoar a cidade com judeus puros. O registro daqueles que voltaram com Zorobabel veio a ser a base que usou para determinar pureza de genealogia. Com exceção dos versículos 70-72, o registro é idêntico ao de Esdras 2:1-70. 70. Quinhentas e trinta vestes sacerdotais. Literalmente, trinta vestes sacerdotais e quinhentos. Por causa da analogia entre os versículos 71 e 72 e por causa da ordem fora do comum das palavras, a frase, "arráteis em prata", deveria provavelmente ser acrescentada ao final deste versículo. Se esta suposição for correta, então Zorobabel ("o Tirsata"), alguns dos chefes de famílias e o restante do povo deram um total de 41.000 dracmas de ouro, 4.700 libras de prata, 97 vestes sacerdotais e 50 bacias. Isto concorda com as cifras redondas de Esdras 2: 69, exceto quanto lis dracmas de ouro, que são exatamente 20.000 menos do que em Esdras.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de Novembro Dia 306  

Leituras: João 8:1-12; Tiago 2:14-26; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:13-19; Miquéias 6-7. 

Versículo Especial: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).  

Pensamento Bíblico: “A Fé Sem Obras é Morta” (Tiago 2:14-26). A despeito do claro ensinamento desta passagem, algumas pessoas continuam a ensinar que a salvação é pela fé somente, independente de qualquer ação por parte daquele que crê. Tiago não poderia ter sido mais claro! Temos que ser cuidadosos, contudo, para não aplicar este trecho de maneira estreita demais. O princípio aqui se aplica às ações necessárias a tornar-se cristão, mas também inclui a obediência contínua dos filhos de Deus (veja vs. 14-16).  

Ação: Continue trabalhando!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

1 de novembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Neemias (Comentário Bíblico Moody) 15  10. Com medo de Sambalá, Semaías, o falso profeta, convidou Neemias à sua casa para lhe revelar uma conspiração contra a vida do governador. Ele queria que Neemias soubesse que Deus lhe revelara a conspiração de Sambalá e que a hora fatídica seria naquela mesma noite. A única esperança, disse ele, consistia em se refugiarem no templo. 11-13. Mas isto desmascarou a traição de Semaías, pois Neemias sabia que Deus não o faria contrariar a lei mosaica que proibia aos leigos a entrada no templo (Naúm. 1:15; 18:7). Tal atitude covarde e crime cerimonial teria, de qualquer maneira, prejudicado permanentemente o seu testemunho em Israel. Novamente Satanás ultrapassou-se. 14. Da profetiza profetisa Noadia e dos mais profetas. Tão pouco tempo depois do Cativeiro a terra já estava novamente amaldiçoada com falsos profetas! (Veja Ezequiel. 13 quanto a denúncia divina de falsos profetas e profetizas durante o período do Cativeiro.) A conspiração de 6:10-13 foi sem dúvida apenas uma das muitas que aumentou o fardo já pesado do líder. Como nos dias de Jesus, os falsos líderes religiosos eram os inimigos mais determinados e inescrupulosos dos verdadeiros servos de Deus. 15,16. Em cinqüenta e dois dias. A obra foi terminada entre 19 de agosto e 21 de setembro de 444 A.C. Isto pode parecer um período extremamente curto; mas havia milhares de trabalhadores zelosos, os muros não estavam completamente destruídos (era principalmente uma tarefa de reparar brechas; veja 6:1), e a Porta de Efraim, que não foi mencionada no capítulo 3, talvez nem estivesse danificada. Não obstante, foi realmente uma realização tremenda, na qual os inimigos dos judeus perceberam a mão de Deus. 17-19. Concluindo sua narrativa sobre as conspirações e intrigas, Neemias fala da aliança de Tobias com os nobres judeus através de seu casamento com a filha de Secanias, filho de Ará (Esdras. 2:5), e o casamento de seu filho Joanã com a filha de Mesulão (Neemias. 3:4, 30). Mais tarde, até o sumo sacerdote fez uma aliança com ele (13:4 -8). Keil sugere que Tobias e seu filho (tendo genuínos nomes judeus) talvez fossem descendentes das tribos do norte embora estivessem ligados também aos amonitas naturalizados (2:10). Tobias escrevia cartas para me atemorizar. Ao que parece, alguns nobres judeus comprovavam sua aliança com Tobias, sendo os portadores de algumas de suas ameaçadoras cartas a Neemias, como a do versículo 6.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Novembro Dia 305  

Leituras: João 7:40-53; Tiago 2:1-13; Salmo 106:1-27; Provérbios 26:7-12; Miquéias 4-5.  

Versículo Especial“Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1).  

Pensamento BíblicoVivendo Sem Preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso mundo.  

Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

31 de outubro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Neemias (Comentário Bíblico Moody) 14   17.Neemias recebia à mesa, regularmente, 150 convivas, além daqueles judeus que retomavam das nações ao redor e que não encontravam lugar para viver na cidade. Tudo isso saia do seu próprio bobo. A rainha Jezabel recebia 400 profetas de Asera "em sua mesa", isto é, ela os sustentava (I Reis 18:19). 18. Um boi e seis ovelhas. Compare com I Reis 4: 22, 23, onde se registra que Salomão servia trinta bois e cem ovelhas diariamente. Os tempos estavam realmente mudados! 19. Lembra-te de mim para meu bem, ó nosso Deus. Cons, 13:14, 22, 31. D. O Muro é Terminado apesar das Intrigas. 6:1 - 7:4. Neemias 6 Tendo falhado em apanhar Neemias em uma armadura em Ono, onde o chamaram para conferenciar, Sambalá envia uma carta aberta a Jerusalém acusando Neemias de se proclamar rei. Ele tenta também amedrontar Neemias para que se esconda no templo. Mas apesar dos falsos profetas e falsos irmãos, os muros foram finalmente terminados para consternação do inimigo; e guardas especiais são colocados para guardar a cidade. 2. Nas aldeias, no vale de Ono. Tentando aparentar imparcialidade, deixando que Neemias escolhesse a aldeia, Sambalá e Gesém tentaram engodar o governador, fazendo-o afastar-se 32 kms para o norte, onde seria morto ou raptado. 3,4. Estou fazendo grude obra. Neemias via sua tarefa de maneira adequada. Sua presença em Jerusalém era desesperadamente necessária para se completar os muros, para não se falar da futilidade e perigo óbvio que havia em uma viagem até Uno, que ficava 11 kms a leste de Jope. 5. Uma carta aberta. Para desanimar os trabalhadores, esta carta de acusação contra Neemias foi pública. Possivelmente foi escrita em papiro e exposta ou lida em voz alta em um ajuntamento público em algum lugar de Jerusalém. 6, 7. Sambalá, que tinham o apoio de Gasmu (o mesmo Gesém, o árabe, 2:19), acusava Neemias de se proclamar rei e de alugar profetas para sustentar suas reivindicações. Talvez profetas como Malaquias, por exemplo, estivessem nessa mesma ocasião pregando sobre o Rei Messias, e suas mensagens foram propositadamente deturpadas por Sambalá para colocar Judá em dificuldade com os persas. O propósito da carta era forçar Neemias a vir para uma entrevista a Ono, a fim de esclarecer as suspeitas..Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Outubro Dia 304  

Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6; Miquéias 1-3.  

Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).  

Pensamento Bíblico: “Tornai-vos, Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de pessoas que falam muito sobre ideias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas. Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem como mudar-nos de dentro para fora!  

 Ação: Seja um praticante e não somente um ouvinte.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...