16 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 4  II. O Majestoso Deus de Israel. 1:2-8. 2. O SENHOR é Deus zeloso. O profeta, recordando o zelo passado de Deus em benefício do Seu povo quando ameaçado pelos assírios, está confiante de que agora Ele não deixará de fazer o mesmo protegendo e vingando. Quando as Escrituras falam de Deus chamando[1]o de "zeloso", não usam o termo no sentido em que se usa o mesmo para com os homens. Antes, significa que Deus é zeloso em manter Sua santidade e o governo justo do mundo (cons. Êxodo. 20:5; Números. 25:11, 13). Deus ama o Seu povo, e deve acertar os erros perpetrados contra ele na deportação do reino de Israel e na invasão do reino de Judá, ambas feitas pelo reino da Assíria. O SENHOR toma vingança. Três vezes neste versículo o profeta declara que Deus se vingará dos seus inimigos. O pronunciamento é feito com solenidade e certeza de que há muito o Deus justo determinou iniciar o juízo contra os seus adversários. 3. O SENHOR é tardio em irar-se. O fato da vingança de Deus ser proclamada sem rodeios e repetidas vezes não é motivo para se deduzir que a decisão divina tenha sido apressada; antes, ele é paciente. É loucura imaginar que a paciência do Senhor brota da falta de poder (veja Êxodo. 34:6, 7). O Senhor não pode ser induzido a lidar com os culpados como se fossem inocentes. Seria uma negação de sua natureza. Na tormenta e na tempestade. A onipotência de Deus está explícita no fenômeno do mundo natural, esses poderes elementares que o homem, mesmo atualmente, não tem poder de domesticar ou aproveitar (cons. Êxodo. 19:16-18). As nuvens são o pó dos seus pés. Deus usa as nuvens dos céus como o homem usa o pó da terra. Na literatura cuneiforme de Ras Shamra (Ugarita) na Síria, os poetas pagãos falam de seus deuses cavalgando as nuvens. Mas só o Deus verdadeiro tem capacidade de tais feitos de poder e majestade (cons. Salmos. 104: 3). 4. Ele repreende o mar. Sob as ordens de Deus, os rios e os miares secam, como o Mar Vermelho e o Jordão (Isaias. 50:2). Nosso Senhor Jesus manifestou este poder no Mar da Galiléia (Mt. 8:26). Desfalecem Basã ... Na terra prometida Basã era famosa por suas ricas pastagens, o Carmelo por suas vinhas e o Líbano por suas florestas majestosas. Mas tudo podia secar se fosse a vontade do Senhor (cons. Isaias. 33:9; Oséias. 14:7). 5. Os montes tremem. Os terremotos, que nivelara montes e colinas, estão sob o controle de Deus ; o fogo também serve para Seus propósitos irresistíveis. Mais ainda, qualquer atitude de secar a terra envolve aqueles que nela habitam.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Março Dia 75  

Leituras: Mateus 22:1-14; Atos 27:1-12; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:16-21; Números 21.  

Versículo Especial: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Salmo 68:19).  

Pensamento Bíblico: Cura Condicionada (Números 21). Deus respondeu às reclamações dos israelitas enviando uma praga de serpentes mortíferas. Quando o povo se arrependeu, Deus instruiu Moisés para que pusesse uma “serpente abrasadora” em uma haste para que todo mordido que a mirasse, vivesse (v. 8). Não havia poder salvador na serpente. Olhar para ela não merecia a salvação. Naquele tempo, como agora, a salvação estava condicionada à obediência às ordens de Deus.  

Ação: Se você foi “mordido” por Satanás, olhe para Deus, obedecendo suas instruções (veja João 8:24; Lucas 13:3; Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

15 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 3  Antecedentes Históricos. Junto com os profetas Jeremias, Habacuque e Sofonias, Naum foi uma testemunha no Reino do Sul. O Reino do Norte foi levado para o cativeiro pela Assíria quase um século antes (722-721 A.C.). Agora estava no propósito de Deus visitar aquela nação que fora a vara da ira de Deus contra Israel. Nínive tinha genuinamente se arrependido nos dias do profeta Jonas, mas agora estava pronta para o juízo por causa de sua crueldade e cupidez. Ela fora cruel na guerra e gananciosa em acumular riquezas desonestamente. O poder que governara a Ásia ocidental por cerca de três séculos agora já fora derrotado pelo poder combinado dos babilônios e medos. ESBOÇO Capítulo I I. Título 1:1. II. O majestoso Deus de Israel. 1:2-8. III. O juízo de Deus sobre a Assíria. 1:9-14. IV. O livramento de Judá. 1:15. Capítulo II. I. Uma canção de escárnio sobre Nínive. 2:1, 2. II. O cerco de Nínive. 2:3-7. III. O destino de Nínive. 2:8-10. IV. A razão da queda de Nínive. 2:11-13. Capítulo III. I. O retrato da destruição. 3:1-3. II. O fracasso moral de Nínive. 3:4-7. III. A advertência ignorada de Nô-Amom. 3:8-10. IV. A desesperança da condição de Nínive. 3:11-19. COMENTÁRIO Naum 1 I. Título. 1:1. 1. Sentença contra Nínive. A designação indica que a profecia é uma mensagem pesada ou uma sentença judicial contra Nínive (cons. Isaias. 13:1; Zacarias. 9:1; 12:1). A visão. A palavra hebraica (cons. Isaias. 1:1) é um termo técnico para uma revelação autorizada por Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 15 de Março Dia 74  

Leituras: Mateus 21:33-46; Atos 26:24-32; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:10-15; Números 19-20.  

Versículo Especial“Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada” (Salmo 68:5).  

Pensamento Bíblico: A Semana de Julgamento (Mateus 21:33-46). A última semana antes da morte de Jesus foi uma semana de conflito e julgamento. Os líderes judeus desafiaram a autoridade de Jesus e planejaram sua morte. Mas o Filho de Deus falou com toda autoridade sobre a culpa destes hipócritas. Depois da parábola dos lavradores maus, eles bem entenderam que a pregação de Jesus negou a posição e as doutrinas deles. Jesus julgou seus próprios acusadores!  

Ação: Reconheça a autoridade absoluta de Jesus, e obedeça tudo que ele ordena (veja Mateus 28:18-20). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

14 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Título. Como acontece com todos os livros proféticos do Velho Testamento, este também leva o nome do seu autor. Naum (nahûm) significa "consolação" ou "consolador". A natureza do conteúdo da profecia está indicada no título : "sentença". Quando usado tecnicamente entre os profetas, significa aquilo que é um peso no coração de Deus e também no coração do profeta; isto é, uma mensagem ameaçadora ou de juízo. O tema único do livro é Nínive, a antiga capital do Império Assírio. Data e Autoria. O Livro de Naum é suscetível de ser datado dentro dos limites de meio século. De pesquisas arqueológicas sabe-se que Nínive caiu em 612 A.C. A predição de Naum foi escrita provavelmente um pouco antes da destruição da cidade. Além disso, em 3:8 o profeta menciona o cativeiro de Nô (Nô-Amom ou Tebas, a capital do Egito Superior) como acontecimento histórico. Assurbanipal da Assíria (668- 626 A.C.) efetuou a tomada da cidade egípcia no ano de 663 A.C. Portanto, o livro pode ser datado entre 663 A.C. e 612 A.C., provavelmente mais próximo desta última data. Embora nada se saiba sobre a vida de Naum, além da declaração de que ele era um elcosita, nenhuma evidência válida tem sido apresentada para declarar que qualquer outro tenha sido o autor da profecia. Até mesmo o lugar de nascimento do profeta não é bem conhecido. Três sugestões principais quanto à sua identidade têm sido apresentadas. 1) Era uma cidade ao norte de Nínive. Este ponto de vista fundamenta-se em tradição que vem desde o século dezesseis. 2) Jerônimo, tradutor da Vulgata, identificou-se com uma pequena vila na Galileia. Não se pode afirmar com certeza que Cafarnaum tenha recebido o nome do profeta. 3) Um terceiro ponto de vista localiza Elcos no território ao sul de Judá. É bem possível que Naum tenha nascido na Galileia e mais tarde exercido o seu ministério no sul. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de Março Dia 73  

Leituras: Mateus 21:23-32; Atos 26:12-23; Salmo 67; Provérbios 16:1-9; Números 17-18.  

Versículo Especial: “Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações” (Salmo 67:4).  

Pensamento Bíblico“Eles Discorriam Entre Si” (Mateus 21:23-27). Jesus deu a estes líderes judeus uma lição importante, forçando-os a admitir seus próprios motivos. Eles não estavam à procura da verdade, mas eram astuciosos estudantes da Bíblia. Eles buscavam as Escrituras, não para conhecer o Senhor, mas para justificar e defender suas opiniões pessoais. Tristemente, esta prática continua, hoje em dia!  

Ação: Busque as Escrituras com um coração honesto. Aceite a palavra de Deus como verdadeira, mesmo quando ela discorda de você!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 24 F. Oração Final por Israel – Reunida dentre Muitas Nações. 7:14-17. Nesta passagem Miquéias ora a Jeová, o Pastor, para que, como nos gloriosos dias do passado, alimente e oriente o seu povo, agora habitando a salvo na floresta: A resposta é uma promessa de ajuda milagrosa, como no êxodo do Egito. O terror caracterizará as nações pagãs na presença dessas manifestações do poder de Deus, e elas se lhe submeterão no mais humilde temor e reverência. Que contraste com sua jactância e arrogância quando atormentavam o povo de Jeová (cons. Oséias. 11:10 e segs.). G. Doxologia: O Triunfo da Graça. 7:18-20. O profeta começa esta doxologia com um trocadilho com o seu próprio nome, Quem, ó Deus, é semelhante a ti? (veja Introd., Título), e com louvor cheio de gratidão ele explode nesta descrição inigualável de Jeová. 1) O Deus do amor perdoador (v. 18): Ele perdoa (heb., levantar ou levar o pecado de outrem, com a ideia de perdão) a iniquidade (heb. desonestidade) e se esquece (tolera; cons. Provérbios. 19:11) a transgressão (heb. rebelião). A benevolência é a qualidade ativa de seu amor cheio de ternura. 2) O Deus do poder redentor (v. 19): Ele terá terna compaixão, como se fosse a mãe do seu filhinho e fará que os nossos (versus deles, AV) pecados (também na LXX, Pesh., e Vulg.) sejam lançados nas profundezas do mar. 3) O Deus da fidelidade perpétua (v. 20): Ele cumprirá a aliança que jurou a Jacó e Abraão (cons. Gálatas. 3:29). Quem mais é ou poderia ser um Deus assim? Com que benevolência Ele atende e satisfaz todas as necessidades humanas! Assim as últimas palavras que ouvimos dos lábios do profeta são as desta maravilhosa doxologia. Tal doxologia só foi possível por causa de sua fé em Deus. Deus jurou e cumprirá o Seu juramento (cons. Hebreus. 6:18- 20). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de Março Dia 72  

Leituras: Mateus 21:18-22; Atos 26:1-11; Salmo 66; Provérbios 15:29-33; Números 16.  

Versículo EspecialO temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” (Provérbios 15:33).  

Pensamento Bíblico: Moisés e Arão Intercedem Pelos que Erraram (Números 16). Este capítulo conta a rebelião contra Moisés e Arão. Deus tratou os rebeldes firmemente, porém ainda mais israelitas resmungaram contra os líderes ordenados por Deus.  A ira de Deus se derramou e as pessoas morreram aos milhares. Moisés e Arão poderiam, facilmente, ter aplaudido a justiça de Deus. Em vez disso, arriscaram suas próprias vidas para resgatar o mesmo povo que havia pecado contra eles.  

Ação: Imite a atitude de Moisés e Arão. Resgate aqueles que o magoaram. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

12 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 23 5, 6. A sociedade estava se esfacelando em suas bases; sim, os inimigos do homem eram os de sua própria casa. Suspeitas, desconfiança e inimizades prevaleciam. Considerando o mundo moderno, a natureza humana pouco mudou (cons. Mateus. 10:34 e segs.). 7. A nação ferida está representada voltando-se para a única fonte de esperança – Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei. Pois meu Deus me ouvirá, "observará e libertará". 8. Levantar-me-ei. O inimigo, até mesmo a Assíria, é advertida a não se regozijar, pois Jeová reluzirá nas trevas para aqueles que esperam nele. 9, 10. Ira (lit., fervente indignação). A nação está desejosa de enfrentar a ira de Jeová porque reconhece que pecou. Eis aí o verdadeiro arrependimento e também a fé em que Jeová mesmo decidirá a questão (do pecado) e o pecador será levado para a luz, a fim de contemplar e andar em Sua justiça. O inimigo de Israel verá e se esconderá envergonhado; pior ainda, sofrerá castigo. Tal é o fim daqueles que zombam de Jeová. E. A Bênção Prometida a Israel Seguir-se-á ao Juízo. 7:11-13. 11, 12. No dia da reedificação dos teus muros. Aqui está a prosperidade, edificação e expansão das fronteiras de Israel. Será que é uma previsão da expansão do Evangelho? Israel (talvez o Israel espiritual) deverá ser o centro ou ponto de reunião, e os povos virão até ela de lugares distantes por causa das bênçãos de Jeová, as quais desejarão. Ou serão esses viajantes os próprios filhos de Israel dispersos? 13. Mas o juízo como o fruto das suas obras virá antes da bênção.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de Março Dia 71  

Leituras: Mateus 21:12-17; Atos 25:13-27; Salmo 65; Provérbios 15:24-28; Números 14-15.  

Versículo Especial“Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus” (Números 15:40).  

Pensamento Bíblico: Pecados da Presunção (Números 14 e 15). Estes capítulos contêm duas ilustrações claras do perigo de seguirmos presunçosamente nossa própria vontade, em vez de respeitar cuidadosamente a vontade de Deus. A primeira é o ataque fracassado contra os amalequitas e os cananeus. O mesmo povo que havia se convencido de que não poderia atacar Canaã com o auxílio de Deus, agora tolamente pensou que poderia conquistá-la sem sua ajuda. Fracassaram! O segundo exemplo é aparentemente menor ofensa, apanhar lenha no sábado. Deus ordenou a pena de morte para lembrar o povo de que sua lei não era para ser pisoteada com tal descuido e desrespeito. Suas leis específicas e penalidades são diferentes hoje em dia, mas Deus espera que nos aproximemos de suas instruções com reverência.  

Ação: Teste suas ações hoje. Certifique-se de que está respeitando Deus a cada passo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


11 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 22  10-13. Anda há . . . tesouros de impiedade? A resposta se encontra nas acusações de desonestidade nos negócios, medidas insuficientes, falsas balanças (v. 11), opressão dos pobres pelos ricos, mentiras e enganos (v. 12; cons. Tiago. 4:1-12). Esta é a velha história das deploráveis condições sociais, financeiras e morais apesar das advertências de Jeová. 14-16. Jeová não é arbitrário em seus juízos. São os resultados naturais do pecado, isto é: 1) fome (lit. , depressão . . . etc. , significando "uma sensação depressiva no estômago devido a falta de alimento", v. 14); 2) labuta; sem a possibilidade de acumular propriedades, as quais, se acumuladas, seriam tomadas pela espada; e 3) desolação. Antes o povo de Israel tivesse obedecido cuidadosamente às exigências de Jeová como seguiu à perversidade de Onri e Acabe! (v. 16; I Reis. 16-22). Em sua persistente perversidade, eles se encaixavam nos propósitos dos juízos de Jeová. Ele faz que até o pecado se preste aos Seus próprios rins para a Sua glória. Miquéias 7 D. A Segunda Réplica de Israel - uma Confissão de Pecado. 7:1-10. Este capítulo final conclui o processo de Jeová contra Israel que começou no capítulo 6. A seção está com a linha do pensamento interrompida, o que dá uma ideia da profunda emoção com que Miquéias enuncia a réplica do povo – sua confissão e lamentação. 1-4. As bênçãos de Jeová sob a figura da colheita de frutas, Israel não tomou em consideração, declara Miquéias, e agora a nação está destituída de padrões e de homens com moral. Observe o paralelismo de piedoso (benigno da terra, E.R.C.) com cacho de uvas e reto com figos temporãos (vs. 1, 2). Tais homens com moral não saem de cena, simplesmente desaparecem. Todos os homens estão sedentos de sangue, até mesmo contra seus irmãos. O príncipe exige injustiça continuamente; o juiz está sempre pronto a receber propinas (heb. "pagar", como em uma transação); e o grande homem enuncia seus desejos vis. E assim todos eles juntamente urdem (heb., traçar ou tricotar; AV, enrolar) o trama (v. 3) numa realidade terrível. As sentinelas (v. 4), isto é, os verdadeiros profetas (cons. Isaias. 62:6; Ezequiel. 3:16 e segs.). O dia das sentinelas de Israel seria o dia do castigo enviado por Jeová. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de Março Dia 70  

Leituras: Mateus 21:1-11; Atos 25:1-12; Salmo 64; Provérbios 15:19-23; Números 12-13.  

Versículo EspecialO justo se alegra no Senhor e nele confia; os de reto coração, todos se gloriam” (Salmo 64:10).  

Pensamento Bíblico“Éramos Como Gafanhotos” (Números 13). Doze espias foram mandados para espionar a terra que Deus estava dando a Israel. Eles foram enviados para fazer um relatório sobre a terra, e não para determinar se eles poderiam tomá-la. Este assunto deveria estar terminado: Deus a estava dando a eles. Dez dos espiões levaram uma nação à covardia, sem fé, quando se esqueceram de Deus e viram apenas sua própria fraqueza. Caímos no mesmo engano hoje em dia, quando deixamos de enfrentar os desafios confiando na força de Deus (veja Filipenses 4:13).  

Ação: Enfrente os seus desafios com confiança no poder de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

10 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 21  B. A Primeira Réplica de Israel. 6:6-8. Com sinceridade aparente, Israel replica através de três perguntas específicas de intensidade crescente. Com que me apresentarei ao SENHOR? 1) Com sacrifícios de bezerros costumeiros? (v. 6). 2) Com uma quantidade extraordinária de sacrifícios, "milhares de carneiros" ou "dez mil ribeiros de azeite?" (v. 7). 3) Com sacrifícios tão extraordinários como a violação da lei de Moisés mediante o oferecimento dos primogênitos? (v. 7b; cons. Deuteronômio. 12:29-31; II Reis 3:27; Juízes. 11:30-40). Se a salvação pudesse ser assim comprada, por meio do oferecimento de bens materiais em propiciação pelo pecado, toda a humanidade estaria lutando pela salvação. Mas a verdadeira salvação é uma submissão de espírito. Israel se esquecera da lei da redenção dos primogênitos (Êxodo. 13:12,13) e da experiência de Abraão (Gênesis. 22). 8. O que Jeová exige aplica-se a todos os homens em todos os tempos, perpétua e imutavelmente. 1) Que pratiques a justiça. Isto é, que vivas corretamente em relação ao seu próximo na sociedade, na política e nos negócios. 2) Que ames a misericórdia. Isto é, que exibas aquela qualidade de benevolência incessante que se observa em Jeová e vem Dele. 3) Que andes humildemente com o teu Deus. Isto é, que tenhas humildade e devoção para com Deus através da fé. Tais sacrifícios – de atitudes corretas e caráter honesto – são aceitáveis a Jeová. C. A Segunda Reclamação de Jeová. 6:9-16. 9. Jeová repreende e adverte a cidade de Jerusalém. A verdadeira sabedoria teme-lhe o nome (isto é, Jeová) e por isso aceita a advertência, pois a vara do juízo a Assíria – designada por Jeová está prestes a descer. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de Março Dia 69  

Leituras: Mateus 20:29-34; Atos 24:22-27; Salmo 63; Provérbios 15:13-18; Números 10-11.  

Versículo Especial“Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio” (Provérbios 15:17).  

Pensamento Bíblico: O Povo se Queixou (Números 11). Os israelitas ficaram famosos por seus resmungos e queixas no deserto. Neste caso, suas reclamações refletiam a fraca fé no poder de Deus para abastecê-los. Deus não viu suas queixas como mera irritação sem importância, mas como um crime maior. Há uma lição aqui para uma época de abundância, na qual muitas vezes tomamos nossas bênçãos como um merecimento. O exemplo de Israel mostra o perigo dessa ingratidão. Temos que aprender com os enganos deste povo.  

Ação: Reconheça suas bênçãos e agradeça a Deus por elas.  ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...