22 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 31  13. Todavia seu trabalho não seria em vão, pois após a total destruição da invasão caldaica aqui profetizada (resultando em completa despovoação da tona), a declina parte da população deportada de Judá retomaria – tomará (pois é assim que este verbo deveria ser traduzido à vista do significado do nome do filho de Isaías, Shear-jashub – Um- resto-volverá – no próximo capítulo). Isto é, um restante retornaria à Palestina pela fé, confirmando-nos promessas divinas de estabelecê-los. Contudo, até esse remanescente. Seda consumido pela invasão e pela guerra (notadamente no tempo de Antíoco IV da Síria). Israel só se perpetuaria pela fidelidade de um remanescente ainda menor, a santa semente, que brotaria do toco da derrubada árvore de Judá. (O terebinto e o carvalho são especialmente sujeitos à produção de tais brotos em seus tocos.) VOLUME II. EMANUEL. 7:1 - 12:6. Isaías 7 Sermão l. O Emanuel Rejeitado pela Sabedoria do Mundo. 7:1-25. A. O Povo de Deus Enfrenta o Perigo. 7:1, 2. A Síria e o Reino do Norte, Israel, formaram uma aliança contra o perigo de um império assírio reavivado, e tomaram a decisão de introduzir Judá em sua coligação, ainda que significasse depor Acaz e substituí-lo por um rei fantoche, o filho de Tabeel (veja Albright, "The Son of Tabeel", BASOR, § 140, págs. 34, 35). Conduzindo seus exércitos nas invasões vitoriosas registradas em II Cr. 28, eles fizeram tremer de medo aos homens de Judá, mesmo em número bem menor, comandados por seu rei ímpio. B. A Promessa do Livramento de Deus. 7:3-9. 3. Acaz inspecionou o suprimento de água da cidade preparando-se para o cerco que estava para vir (provavelmente em 735 A. C.). Deus revelou ao profeta os pensamentos exatos que passavam pela mente do rei e orientou-o a enfrentar Acaz, levando consigo o jovem ShearJashub, provavelmente por causa da bendita promessa contida em seu nome – Um-resto-volverá (do cativeiro).  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de outubro  Dia 295  

Leituras: João 6:15-21; Hebreus 11:8-16; Salmo 99; Provérbios 24:7-12; Oséias 13-14.  

Versículo Especial“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11:16).  

Pensamento Bíblico“Estrangeiros e Peregrinos Sobre a Terra” (Hebreus 11:13). A terra é uma residência temporária, a caminho da habitação eterna. Nosso estilo de vida deve mostrar que procuramos uma pátria no céu. Se estamos satisfeitos ou preocupados com coisas mundanas, não procuraremos o céu. Se não procurarmos o céu, certamente não o encontraremos. Os cristãos devem desenvolver uma “mentalidade de mala na mão”. Nossa viagem através desta vida é tão breve que não temos tempo para desmanchar as malas para “nos estabelecermos.”  

Ação: Faça um inventário pessoal: onde estão os seus tesouros?.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

21 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 30 B. Confissão, Purificação e Santificação. 6:5-7.  Como poderiam os lábios impuros repetir o hino angélico? Sua consciência pesava sob o sentimento de uma fraqueza e fracasso pessoais. Ele nada mais podia fazer que confessasse a sua incapacidade e condição decaída. Mas a graça redentora de Deus apressou-se em atender à sua necessidade, aplicando aos seus lábios uma brasa do altar do incenso (originalmente do altar do holocausto; cons. Levitico. 16:12). Isaías foi assim purificado e equipado para o louvor, a oração intercessória e proclamação da palavra de Deus. C. Resposta e Comissionamento do Crente Submisso. 6:8-13. Cada crente é salvo para servir; ele é, ipso facto, uma testemunha divina desde o momento da conversão. Mas observe que Isaías foi convidado por meio da pergunta: Quem há de ir por nós? (v. 8). Deus só pode usar serviço espontâneo e cheio de amor. Ao lado da tripla exclamação "Santo" de 6:3, esta referência feita a nós talvez aponte para a pluralidade trinitária que há em Deus (embora possa também incluir os anjos como associados a Deus em ponto de vista e propósito comuns). Isaías foi desse modo comissionado a pregar a mensagem de Deus fiel e destemidamente, embora o seu ministério pudesse resultar em rejeição e aparente fracasso. 9. Traduza isto, como exige a sintaxe hebraica: Continue ouvindo e continue vendo. Tendo sido prevista a rejeição da mensagem de Isaías por Israel, ela já seria como se não tivesse sido ouvida. E a sua falta de vontade em lhe dar ouvidos resultaria em cegueira judicial dos seus corações. (Por amor da clareza sua resposta negativa está no modo imperativo, embora é claro que o profeta não teria citado essas palavras exatas ao se dirigir ao povo.)  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de outubro  Dia 294  

Leituras: João 6:1-14; Hebreus 11:1-7; Salmo 98; Provérbios 24:1-6; Oséias 10-12.  

Versículo Especial: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).  

Pensamento Bíblico“Galardoador dos Que o Buscam” (Hebreus 11:6). A fé é essencial para a salvação. Outras passagens salientam em Quem deve ser posta a fé: Jesus Cristo (veja João 8:24). Hebreus 11 ressalta as características da fé que salva. Deus recompensa aqueles que, “o buscam”. Os exemplos neste capítulo chamam a atenção para a necessidade de se ter uma fé ativa e obediente.  

Ação: Esforce-se na procura de Deus.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

20 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 29  C. A Sentença de Deus: Derrota e Devastação por um Inimigo Estrangeiro. 5:24-30. Como planta murcha, podre nas raízes, que subitamente se desintegra na baga, ou como restolho seco que subitamente começa a queimar ao contato da fagulha mais insignificante, assim tão rapidamente Israel se desintegrada. Sua secura espiritual brotava de sua rejeição insolente da Palavra de Deus (v. 24). Por isso o Senhor estende a sua mão (v. 25); isto é, seu poder miraculoso seria voltado contra eles e não contra os seus inimigos. Seus cadáveres jazeriam como lixo nas ruas. Os agentes desta vingança seriam os invasores de uma terra distante (a Assíria e a Babilônia, por exemplo) – e não da Síria ou outras terras vizinhas, – e seus ataques seriam espetacularmente súbitos. Os guerreiros inimigos seriam ferozes e cruéis, e seus exércitos engoliriam a Palestina como a maré alta. (Estas especificações se cumpriram em Nabucodonosor depois de sua vitória em Carquemis, em 605 A.C.). Isaías 6 Sermão IV. O Profeta Purificado e Comissionado por Deus. 6:1-13. A. A Visão de Deus em Sua Santidade. 6:1-4. A morte de Uzias em 740 ou 739 A. C. marcou a passagem de uma idade de ouro, de vigor espiritual em Judá (pelo menos até que o rei pecasse por presunção dez anos antes de sua morte); e Acaz, seu neto incrédulo, talvez já exercesse alguma influência no governo de Jotão. Para o desanimado profeta, ao se ajoelhar em oração no Templo em Jerusalém, o Senhor concedeu uma visão transformadora de Sua glória. Assim ele assegurou a Isaías que, apesar da aparente vitória da maldade sobre a terra, o Senhor Jeová continuava reinando onipotente sobre o Seu trono celestial, adorado pelos poderosos anjos celestiais (simbolicamente representados pelos querubins de seis asas). Até os alicerces do Templo terrestre tremeram sob o estrondo do coro angelical, e o santuário se encheu de fumaça do incenso da oração de adoração.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Outubro  Dia 293  

Leituras: João 5:31-47; Hebreus 10:26-39; Salmo 97; Provérbios 23:29-35; Oséias 7-9.  

Versículo Especial“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” (Hebreus 10:35).  

Pensamento BíblicoIsrael de Cabelos Grisalhos (Oséias 7:8-10). Israel (Efraim) estava quase para ser destruído, mas não percebia isso. Deus comparou a nação com: 1) Um bolo não virado, que já está queimando por baixo (como uma panqueca não virada); 2) Um homem muito fraco para a batalha, mas não ciente da sua fraqueza; 3) Um homem cujos cabelos grisalhos revelam sua idade avançada, mas que não vê este sinal de que a morte se aproxima.  

Ação: Você conhece pessoas ignorantes do fim que se aproxima. Diga-lhes a verdade antes que seja muito tarde!.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

19 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 28  B. O Veredicto do Juiz: Culpado em Sete Enquadramentos. 5:8 -23. 8, 9. Culpado de ganância. Por execução de hipotecas e por forçar a venda de terras, os ricos proprietários adquiriam todas as fazendas  vizinhas para formar grandes patrimônios. Mas tudo isso lhes seria arrancado: suas mansões seriam abandonadas em ruínas fumegantes e suas férteis terras ficariam quase estéreis quando os invasores estrangeiros acabassem sua obra sinistra. 11-17. Culpado de frívolos divertimentos e dissipação viciosa. Eles se levantavam cedo, não para começar o dia com Deus em oração, mas para começá-lo com suas garrafas de bebidas, em bebedeiras. E terminavam o dia com bebedices e música. Ignorando a Deus e a Seus santos propósitos para suas vidas, seu castigo temporal seria o cativeiro, o exílio e a fome (v.13); e o seu castigo eterno seria a destruição no Hades (sheol) com todas as suas espalhafatosas possessões. Seus lindos patrimônios reverteriam em simples pastagens (v. 17). A justiça de Deus receberia inteira vindicação no seu destino (v. 16). 18,19. Culpado de materialismo cínico. Como adoradores de ídolos puxando o carro de um grande ídolo em uma procissão festiva, esses apóstatas arrastavam o ídolo de sua iniqüidade, desafiando o Santo de Israel como se este fosse incapaz de intervir na história humana para exercitar a sua soberania. 20. Culpado de reverter os padrões da moralidade. Proclamavam a depravação do caráter como força viril e a impureza sensual como verdadeira virtude e poder. 21. Culpado de orgulho intelectual e auto-suficiência. Consideravam-se mais sábios que Deus e imaginavam-se mais experientes que as gerações do passado. 22. Culpados de indulgência alcoólica. Mediam a força pela dissipação e os excessos. 23. Culpados de corrupção. Vendiam a sua integridade por prata quando em exercício de cargos públicos e roubavam ao pobre inocente seus direitos legais nos tribunais.   ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA


 19 de Outubro  Dia 292  

Leituras: João 5:24-30; Hebreus 10:11-25; Salmo 96; Provérbios 23:24-28; Oséias 4-6.  

Versículo Especial: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).  

Pensamento Bíblico: Arrependimento Insincero (Oséias 5:15-6:6). Deus chamou Israel para que o procurasse esforçadamente, reconhecendo a severidade de seus crimes (5:15). Sua resposta foi um meio arrependimento, e disseram: “depois de dois dias nos revigorará” (6:1-3). Deus não estava satisfeito. Ele comparou a fidelidade deles com uma nuvem da manhã ou o orvalho da madrugada, que desaparecem rapidamente (6:4-5). O que Deus queria? Ele desejava obediência do coração, em vez dos sacrifícios da desculpa (6:6).  

Ação: Dê seu coração a Deus. Ele prefere a obediência à desculpa.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

18 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 27 C. Bênçãos Finais do Israel Reavivado Sob o Governo do Messias. 4:2-6. 2. Naquele dia não se refere ao período que acabou de ser descrito, exceto no que se refere à devastação assíria e caldaica prefigurando a tribulação dos'"últimos tempos". Antes, refere-se ao período do fim, quando o Messias virá para reinar sobre a terra. Esta é a força que geralmente possui a frase, "naquele dia", através de todos os livros proféticos do V.T. O Renovo (semah) refere-se ao próprio Cristo como descendente da prometida linhagem de Davi. A mesma palavra, literalmente, broto, foi usada com referência ao Messias em Jeremias. 23:5; 33:15; Zacarias. 3:8; 6:12. Nele se encontrará a verdadeira beleza e glória de Israel (conforme contrastadas com a beleza falsa e mundana da sociedade feminina de Jerusalém). Observe a prosperidade final prometida apenas aos de Israel que forem salvos (peletâ). Embora a nação como um todo precisasse ser rejeitada por causa da desobediência, o Senhor continuaria a operar no Seu propósito com os verdadeiros crentes remanescentes (conforme Paulo mais tarde destacou em Romanos. 11:5). 3. Só aqueles que têm sido santificados com o novo nascimento e que foram intimamente transformados para refletir a santidade de Cristo serão alistados como cidadãos da Jerusalém espiritual. Purificados da carnalidade e do mundanismo, as mulheres dessa santa cidade se destacarão completamente daquelas da geração de Isaias. 4. Mas esta nova ordem não prevalecerá até que o Espírito de Deus tenha purificado a cidade de sua perversidade e idolatria com fogo do juízo e do sofrimento. Naquele dia futuro a presença de Jeová será novamente coisa certa para Israel como nos dias do Êxodo, e o Senhor protegerá Seus piedosos filhos de todas as calamidades e adversidades. (Este sermão conclui, conforme começou em 2:2, com um quadro resplandecente de um cumprimento final do plano convencional divino para Israel.) Isaías 5 Sermão III. O Juízo e o Exílio Preparados para Israel. 5:1-30. A. Produto Mau da Vinha do Senhor. 5:1-7. Cronologicamente, esta é a primeira vez que a vinha aparece como símbolo de Israel. No V.T, a figura toma a aparecer em Jeremias 12:10 e no Salmo 80. No N. T. ela aparece na Parábola dos Lavradores Perversos (Evangelhos Sinóticos), e, com adaptação especial, no discurso de Cristo sobre a videira e os ramos (Jo. 15). Meu amado talvez se refira não a Deus (pois este termo, dôd, não foi usado desta forma em nenhum outro lugar), mas a algum amigo de Isaías que sofreu tal desapontamento em sua vinha. Contudo, a maneira pela qual o profeta se identifica com este "amado" em Isaias. 5:4 indica uma união mística entre eles que melhor se aplica ao relacionamento de um profeta com Deus cujo porta-voz ele é. Que pecado indesculpável foi o de Israel, produzir fruto tão mau quando Deus lhe concedeu todas as vantagens possíveis em uma terra linda e fértil! Seu inevitável castigo devia ser a remoção de sua cerca protetora e a sua devastação pelos invasores.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de outubro  Dia 291  

Leituras: João 5:16-23; Hebreus 10:1-10; Salmo 95; Provérbios 23:19-23; Oséias 1-3.  

Versículo Especial: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas” (Hebreus 10:10).  

Pensamento Bíblico: “Fazendo-se Igual a Deus” (João 5:17-23). Em diversas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de blasfêmia. Sua referência a Deus como seu Pai era claramente entendida como uma declaração de divindade. Em vez de negar sua conclusão, Jesus acrescentou lenha à fogueira, reafirmando esta sua declaração várias vezes, concluindo que “quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jesus declarou ser Deus!  

Ação: Honre o Pai e seu Filho.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

17 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Isaías (Comentário Bíblico Moody) 26 6. Tu tens roupa, isto é, roupas externas ou um manto (simlâ), que destacaria um homem como relativamente rico nesse dia futuro de miséria. Ele estada, portanto, capacitado a governar sobre os demais, que seriam pobres demais para possuírem esse tipo de roupa. 7. Médico. Um confortador, alguém que possa cuidar dos outros que esmo feridos ou passando necessidade. Tão desprezada seria a nação que os homens não considerariam uma honra governar sobre ela. Aqueles que fossem convidados a fazê-lo se escusariam com base em sua pobreza. 8. Jerusalém está arruinada. Literalmente, tropeçou e caiu. Sua destruição vindoura já fora decidida por Deus, embora não devesse ser consumada até mais ou menos 150 anos mais tarde. A sua gloriosa presença. Literalmente. 9. Porque fazem mal a si mesmos. Ferem-se a si mesmos. 12. Os opressores do meu povo são crianças. Incompetentes, governadores degenerados, que não tinham mais capacidade de governar do que crianças instáveis e imprevidentes, influenciados por suas amantes manhosas. 13-15. Esses governadores e aristocratas tirânicos podiam ser imunes ao castigo dos tribunais humanos merecido por sua cruel exploração do povo de Jeová; mas o próprio Deus os castigaria por causa de sua infidelidade para com o que lhes fora confiado, o que constituía uma injúria pessoal a Deus. 16-26. A elegante sociedade feminina de Jerusalém entregara-se aos flertes e ao coquetismo para atrair os maridos de outras mulheres. Elas se entregavam às últimas modas em jóias, penteados e roupas. Elas só se preocupavam com os enfeites, não com a lei de Deus ou sua sagrada missão na vida. Mas todas essas bugigangas espalhafatosas através das quais vendiam suas almas lhes seriam arrancadas nas próximas invasões (da Assíria e Babilônia). Sua nudez seria descoberta quando fossem levadas como miseráveis escravas por seus conquistadores (v. 17). Ou elas se agachariam em algum canto miserável, cheias de desespero e  cobertas de saco e cinzas. Todas suas propriedades terrenas seriam destruídas ou arrebatadas e seus homens seriam mortos. (O Pergaminho de Isaías no Qumran diz, em 3:24: ". . . uma vestimenta de saco; certamente, em lugar de beleza haverá vergonha".) Isaías 4 1. Tão poucos seriam os elementos masculinos da população, após a matança da guerra, que cada homem sobrevivente seria importunado por diversas mulheres solteiras para que se casasse com elas, estando prontas a se sustentarem.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 17 de outubro  Dia 290  

Leituras: João 5:1-15; Hebreus 9:23-28; Salmo 94:12-23; Provérbios 23:13-18; Daniel 11-12.  

Versículo Especial: “Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:28).  

Pensamento BíblicoCópias das Coisas Celestiais (Hebreus 9:23-28). Os móveis do tabernáculo do Velho Testamento eram cópias das coisas do céu. O propiciatório e seus querubins representavam o trono de Deus e seus querubins (veja Ezequiel 1, 10). O incenso representava as orações oferecidas a Deus (veja Apocalipse 5:8). Hoje em dia, a igreja é o templo de Deus (1 Coríntios 3:16,17). Quando outras pessoas nos vêem, deveriam estar tendo um vislumbre do céu!  

Ação: Ofereça o “incenso” de suas orações a Deus.   ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

16 de outubro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Isaías (Comentário Bíblico Moody) 24 20. O completo colapso de todas as defesas e medidas de segurança sobre as quais as pessoas mundanas descansam, resultarão finalmente em sua angustiada rejeição de todos os falsos deuses e das sus filosofias que eles colocaram no lugar do único Deus verdadeiro. 22. Afastai-vos, pois, do homem. Cessem de pôr sua confiança no homem (em contraste a Deus, o único verdadeiro refúgio). Fôlego. . . no seu nariz. Um lembrete da frágil mortalidade do homem. Uma vez cessando o fôlego no seu nariz, a vida do homem é extinguida e o seu poder se vai (mesmo sendo um Senaqueribe ou um Tirraca). 3) Todas as Escalas Sociais Devem Ser Humilhadas e Castigadas. 3:1 - 4:1. Isaías 3 1. Sustento é simplesmente a forma masculina da palavra hebraica para cajado. Ambas as palavras significam aquilo sobre que alguém se apóia. Neste caso as colheitas e as chuvas são mencionadas como apoio ou base para o bem-estar material da nação. 2, 3. Além da seca e da fonte que assediaria a terra de Judá, também as classes dirigentes da sociedade judia seriam removidas do sua posição no governo e no exército; e até mesmo os artífices capacitados, responsáveis pelos produtos manufaturados, seriam removidos. A terra ficada sem liderança e sem recursos. Esta sentença foi gradualmente executada pelas sucessivas invasões de Nabucodonosor, particularmente a de 597 A. C., quando "levou cativos. . . os homens principais da terra . . . todos os homens valentes, até sete mil, e os artífices e ferreiros até mil, todos eles destros na guerra" (II Reis. 24:15, 16). 4. Meninos por príncipes. Crianças não apenas quanto à idade (o perverso e degenerado Rei Manassés, que reinou de 698 a 642 A. C., tinha apenas doze anos quando começou a reinar), mas especialmente quanto à prudência e capacidade política. Tais foram Joaquim, Jeoaquim e Zedequias. Estes reis, por causa de sua tola vacilação entre o Egito e a Babilônia, levaram a sua terra à completa destruição dentro de vinte anos após a morte do bom Rei Josias.  ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de outubro  Dia 289  

Leituras: João 4:46-54; Hebreus 9:11-22; Salmo 94:1-11; Provérbios 23:6-12; Daniel 9-10.  

Versículo Especial: “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:14).  

Pensamento BíblicoPalavras Poderosas (João 4:46-54). Sempre ouvimos dizer que “conversa é coisa barata”. As palavras de Jesus, contudo, trazem consigo grande valor e poder. Ele falou, e o filho do oficial do rei ficou curado. Em outras ocasiões, ele falou e o pecado foi perdoado. Ele falou e o mundo foi criado. Quando ele nos fala, nas escrituras, podemos deixar de ouvir?  

Ação: Ouça a autoridade da voz de Jesus.  ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...