30 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 7  III. A Resposta do Senhor: Os Caldeus São o Seu Instrumento de Castigo 1:5-11. 5. Vede entre as nações (AV, pagãos). O profeta expressou assombro por Deus permitir há tanto tempo que as faltas de Judá ficassem sem castigo. A resposta do Senhor é que há um instrumento na Sua mão que pretende usar imediatamente. Será ainda mais espantoso que a sua indulgência. As palavras estão no plural, uma vez que Deus está falando, não ao profeta sozinho, mas através dele a todo o povo. O Apóstolo Paulo, citando este versículo da LXX, aplica o princípio da conduta divina no tempo de Habacuque à situação na igreja do seu próprio tempo (Atos 13:41). Sem dúvida a obra de Deus em chamar os gentios para a sua igreja seria exatamente tão espantosa quanto a obra Dele usar os exércitos da Babilônia para punir Judá. A linguagem do versículo justifica a conclusão de que no tempo da profecia a Babilônia não era considerada um grande poder mundial. Os ouvintes do profeta deviam olhar para as nações porque era do meio delas que se levantaria a obra de Deus que seria a recompensa justa para urna gente pecadora. Maravilhai-vos, e desvanecei (maravilhai-vos e admirai-vos, E.R.C.). Poucas justificativas haveriam para aqueles que não prestassem atenção, pois, conforme Calvino observa: "Ele lhes diz duas vezes que olhem e duas vezes os exorta a que se maravilhem". Vós não crereis, quando vos for contada. Eles não creriam que a catástrofe lhes poderia sobrevir por determinação divina. Eles tinham um falso senso de segurança, achando que ser o povo escolhido de Deus era simplesmente uma questão de relacionamento externo. Sob o reinado de Josias houvera um retorno às prescritas cerimônias do Templo, mas não necessariamente um retorno ao Senhor que habitava no Templo. O cerimonialismo logo se transforma em um inimigo da verdadeira espiritualidade. Israel sempre estava pronto a dizer: ''Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este" (Jeremias. 7:4). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Março Dia 90  

Leituras: Mateus 25:31-46; Romanos 5:12-21; Salmo 79; Provérbios 19:18-23; Deuteronômio 10-11.  

Versículo Especial: Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20).  

Pensamento Bíblico“Ponde pois Estas Minhas Palavras no Vosso Coração” (Deuteronômio 11:18-21). Um dos benefícios do estudo habitual da Bíblia  é que nossas mentes ficam repletas de bons pensamentos. Se dedicarmos algum tempo, de manhã cedo, ao nosso estudo, teremos então um assunto especial para a nossa meditação durante o dia todo. As coisas que examinarmos de manhã nos ajudarão na prática do domínio de nós mesmos durante todo o dia, enquanto nos aplicamos em glorificar a Deus. O costume habitual de ouvir a palavra de Deus nos ajudará a edificar uma relação mais íntima com ele. Além disso, chegamos a apreciar o amor que Deus tem mostrado para conosco.

Ação: Estude e medite hoje sobre a palavra de Deus.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 6 3. Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? A aparente indiferença do Senhor com a situação desesperadora era desnorteante para o profeta. Além de Deus ter permitido que o profeta presenciasse a iniquidade, Ele mesmo tinha visto e aparentemente permanecido indiferente ou inativo. O que preocupava Habacuque era que, considerando que Deus é santo, ele não podia entender como Deus podia olhar complacentemente para a malícia. A forte expostulação do profeta, portanto, é na realidade uma expressão de fé. Sua indignação fora despertada à vista da abundância do pecado e sua confiança em um Deus santo file dizia que Deus tinha de fazer alguma coisa a respeito. A destruição e a violência. Esses termos apontam para a animosidade entre os membros da comunidade judia. Os senhores assírios não se misturavam com os habitantes locais. Eles apenas exigiam submissão política e um imposto, que era recolhido do rei. Essas duas palavras, portanto, apoiam a conclusão de que a maldade da qual o profeta se queixava era a do seu próprio povo. 4. A lei se afrouxa. A lei aqui é a lei divina conforme expressa no código mosaico. A lei, como diz Delitzsch, é a "lei revelada em toda a sua substância que deveria ser a alma e o coração da vida política, religiosa e doméstica". Os dois verbos hebraicos traduzidos para afrouxa e se manifesta indicam que a discórdia em Judá era tal que a lei e a ordem estavam paralisadas. As regras divinas eram um assunto morto. Justiça. A justiça se faz através de decisões legais baseadas sobre precedentes ou leis já em vigor. Equivale, portanto, à lei em nossa língua. A questão é que a justiça praticamente não existia e aquilo que recebia tal nome era uma perversão dela. Não havia segurança na vida pública para as pessoas ou propriedades. Que tal estado de coisas existiu durante o reinado de Jeoaquim pode ser verificado em Jeremias. 26:1 – 27:11. O perverso cerca o justo. O homem justo vê-se rodeado de maldade e de gente ímpia. Era uma condição triste essa que se descortinava diante do profeta. A lei de Deus era desprezada por toda parte. Até aqueles que deveriam defender a causa da justiça e da verdade entregavam-se eles mesmos à desonestidade. Os piedosos se achavam desesperadamente em minoria e sobrepujados, de modo que o seu testemunho tinha pouca importância. É claro que Deus não poderia suportar por muito tempo tais coisas entre o Seu povo!. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de Março Dia 88  

Leituras: Mateus 25:1-13; Romanos 4:13-25; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:6-11; Deuteronômio 5-6.  

Versículo Especial: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Deuteronômio 6:6).  

Pensamento Bíblico“Tu as Inculcarás a Teus Filhos” (Deuteronômio 6:7). Nos dias finais, antes de sua morte, Moisés relembrou a história da viagem de Israel pelo deserto. Ele lembrou-os de que Deus lhes havia dado uma lei que eles tinham que obedecer. Ele, então, ressaltou a importância de conhecer os mandamentos de Deus, ensinando-os a seus filhos. Depois daqueles tempos, Deus mudou a lei (Hebreus 7:12), mas não diminuiu o valor da alma de uma criança.  

Ação: Pais, ensinem hoje seus filhos sobre o Senhor. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5  ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4. III. A resposta do Senhor: Os caldeus são o seu instrumento de castigo. 1:5-11. IV. Um outro problema: Os caldeus são mais perversos do que os Judeus. 1:12 – 2:1. V. A segunda resposta do Senhor: O propósito é certo e a fé será recompensada. 2:2-4. VI. Cinco castigos para a iniqüidade, quer judia quer caldéia. 2:5-20. VII. Uma visão do juízo divino. 3:1-16. VIII. O triunfo da fé. 3:17-19. COMENTÁRIO Habacuque 1 I. Introdução. 1:1. 1. Sentença. Muitos pronunciamentos proféticos são descritos como "sentença", particularmente quando há denúncia de caráter sinistro ou ameaçador. Aqui o profeta deplora a iminente subjugação e devastação do seu próprio povo, de modo que há um aspecto agourento no que se lhe refere. Ao mesmo tempo a sentença é contra os orgulhosos caldeus, cuja força está no seu deus (1:11). Revelada. A palavra hazâ, "ver", um termo mais ou menos técnico, indica que esta é uma revelação. O Espírito de Deus imprime a mensagem no âmago da consciência dos profetas com tanta força e clareza como se tivessem visto algo com os olhos físicos. Em I Reis 22:17 Micaías diz: "Eu vi todo Israel disperso..." II. O Profeta se Queixa de Violência Incontrolada em Judá. 1:2-4. 2. Até quando. Ao que parece, o profeta se angustiava por causa da situação reinante em Judá. Pela experiência constatara que o povo parecia não ter consciência e sem dúvida já tinha pedido a Deus que corrigisse tal impiedade, pois ele declara que clamou ao Senhor. Tu não me escutarás. Não devemos presumir que o profeta duvidasse de que o Senhor não tivesse ouvido o seu clamor (no sentido de tomar conhecimento). Ele tinha por certo que se Deus ouvisse, também responderia. Como se a sua oração fosse infrutífera (cons. Salmos. 22:1, 2). Violência. A referência é à perversidade violenta e cruel. A pergunta é: Quem é o responsável? Presume-se aqui que seja a dolência dos judeus. Há os que crêem que, tendo sido usada a mesma palavra em 2:8 e 2:17 para descrever os caldeus, a violência da qual o profeta se queixa era a dos caldeus. Contudo, considerando que seriam o instrumento do castigo que logo seria suscitado, não podiam ser considerados os perpetradores da violência. Ela também não pode se referir ao senhor assírio que já controlava Judá há algum tempo, uma vez que parte da queixa do profeta se prende ao fato da lei ter sido afrouxada e a justiça pervertida (v. 4). Estas duas palavras costumam se referir no V.T. ao código mosaico, e parece, portanto, que a dolência consistia nos atos de crueldade e injustiça que permeavam a vida pública e privada de Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Março Dia 87  

Leituras: Mateus 24:45-51; Romanos 4:1-12; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:1-5; Deuteronômio 4.  

Versículo Especial: “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa” (Provérbios 19:5).  

Pensamento Bíblico: Pronto Para a Volta do Senhor (Mateus 24:45-51). Somos todos responsáveis perante Deus e podemos ser chamados a qualquer momento para responder pelos nossos atos. Entretanto, é comum viver como se tivéssemos tempo infindável para nos preparamos para o julgamento. Muitos atrasam a obediência, persistindo no pecado, com a ideia sem fundamento de que terão tempo para se arrependerem... algum dia. A única garantia que temos para o futuro é que encontraremos o Senhor, no julgamento. Você está pronto?  

Ação: Viva, hoje, de modo que você esteja preparado para se encontrar com Deus. Nós não receberemos aviso prévio da hora desse encontro!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro INTRODUÇÃO O Autor. Do próprio Habacuque nada se sabe, exceto o que se pode deduzir deste livro que leva o seu nome. Ele é chamado de "o profeta", sendo possível, portanto, que além de possuir o dom da profecia fosse também membro do grupo de profetas profissionais. Algumas observações musicais feitas ao salmo contido no capítulo dão a ideia de que ele tenha profetizado no Templo, como os homens que foram mencionados em I Crônicas. 25:1. Coisa precária é dizermos algo sobre o caráter do profeta com base na sua obra. Seu nome parece derivar de uma raiz hebraica que significa "abraçar". Jerônimo (quinto século d.C.) declarou que o profeta era chamado "O Abraçador", por causa do seu amor a Deus ou porque lutou com Deus. Uma tradição rabínica liga o nome com II Reis 4:16 e diz que Habacuque era filho da sunamita. É claro que isto não passa de fantasia e a não ser que o nome do profeta fosse dado em antecipação ao seu ministério, como no caso de Jesus (Mateus. 1:21), qualquer conjectura quanto ao seu significado, embora interessante, é absolutamente sem sentido. Habacuque foi citado na lenda apócrifa de Bel e o Dragão salvando Daniel da cova dos leões uma segunda vez. Não necessitamos dar crédito a esta ou outras tradições que declaram que Habacuque fugiu para a Arábia quando Jerusalém caiu e retornou à Palestina depois do exílio babilônico. Essas histórias, entretanto, apontam para o momento aproximado em que o profeta ministrou. Data. O momento exato da autoria da profecia tem sido objeto de conjecturas como também a pessoa do profeta. Mestres competentes têm Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 2 sugerido datas que vão desde 650 A.C. (C.F. Keil, Commentary on the Minor Prophets, pág. 410) a 330 A.C. (E. Sellin, Introduction to the Old Testament, pág, 183). Por diversos motivos a primeira data parece ser um tanto precoce, uma vez que coincide com o período do domínio assírio em Judá; enquanto a última está intimamente relacionada com a opinião de que os exércitos invasores descritos no primeiro capítulo da profecia não foram os caldeus mas os gregos sob a liderança de Alexandre, o Grande. A conclusão mais satisfatória parece ser que a profecia foi escrita em um período quando os caldeus ou babilônios estavam começando a ficar indóceis contra o poder assírio e talvez até mesmo a demonstrar a sua força. Colocar a composição do livro bem mais tarde do que isto, seria presumir que não foi realmente um predição da invasão de Judá pelos caldeus mas uma referência ao que realmente já tinha acontecido e portanto uma simples explicação da presença dos babilônios no ocidente como instrumento do Senhor. A melhor conclusão parece ser que a profecia foi escrita quase no fim do reinado de Josias (640-609 A.C.), de preferência depois da destruição de Nínive pelas forças dos babilônios, medos e citas combinados em 612 A.C. Essa época parece plausível por dois motivos. Uma é que o profeta parece surpreso em saber que os caldeus foram escolhidos por Deus para castigarem a Judá desobediente; afinal, o bom Rei Josias não era pró[1]babilônico em suas simpatias políticas e não procurou atrapalhar o avanço de Faraó-Neco quando este pretendia lutar contra os babilônios em 609 A.C.? O outro motivo é que o despertar do poder caldeu fosse suficientemente evidente para que a descrição do profeta tivesse significado para os seus ouvintes. Certamente o livro deveria datar de antes de 605 A.C. , quando Nabucodonosor fez sua primeira invasão da Palestina e levou Daniel e outros como prisioneiros para a Babilônia. ( Que  a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Março Dia 86  

Leituras: Mateus 24:36-44; Romanos 3:21-31; Salmo 77; Provérbios 18:19-24; Deuteronômio 2-3.  

Versículo Especial: O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).  

Pensamento BíblicoO Justo e o Justificador (Romanos 3:21-26). Paulo agora leva sua discussão da culpa a algumas conclusões vitais.  Todos pecaram.  Deus justifica gratuitamente, pela graça.  A justificação é pelo sangue de Cristo.  Deus é justo (sentenciando pena de morte pelo pecado - veja Romanos 6:23).Ele também é o justificador (pagando a pena com seu próprio Filho).  Este sacrifício salva aqueles que respondem com a fé.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 15  14. Tira água. Novamente Naum volta-se da descrição da derrota iminente para zombar e fazer pouco da ímpia cidade. Para enfrentar um longo cerco, a água era artigo de primeira necessidade. O profeta a adverte a acumular bons suprimentos. Entra no barro. O inimigo sem dúvida traria armas de demolição a fim de abrir brechas nos muros da cidade. Assim haveria necessidade imediata de tijolos para reparação dos buracos que fossem abertos nos muros. 15. O fogo ali te consumirá. Inúteis seriam todas essas medidas desesperadas, pois tanto o fogo como a espada abateriam Nínive. A história antiga e a arqueologia moderna, ambas atestam o fato de que a predição de Naum se realizou e a cidade foi destruída pelo fogo. Como a locusta. A locusta é muito conhecida pelo seu poder destruidor. Nínive ficaria com a aparência de ter sido invadida por uma praga de locustas. Então, de repente mudando de rumo, o profeta compara o povo de Nínive a um bando de locustas. Mesmo se fosse tão numerosos como um bando de locustas, não escapariam ao que o profeta estava profetizando. 16. Fizeste os teus negociantes mais numerosos. Ninguém podia duvidar do destaque comercial da cidade. Era um dos grandes centros comerciais do mundo antigo. Seu comércio com outras nações, especialmente a Fenícia, era lucrativo. E sai voando. O que fora acumulado durante muitos anos com luta paciente e infatigável, seria todo levado pelo inimigo. 17. Os teus príncipes saio como os gafanhotos. De que serviriam os grandes chefes militares no dia da calamidade? Eles são comparados a enxames de locustas com as asas endurecidas pelo frio, as quais, depois de aquecidas pelos raios solares, recuperam a força e a vitalidade e fogem voando. As locustas no Oriente Médio são tão destrutivas que a língua hebraica tem quase uma dúzia de nomes para elas. As locustas podem desaparecer sem deixar vestígios e foi esse o aspecto considerado aqui. 18. Os teus pastares dormem. O sono da morte seria a porção dos oficiais do rei e dos governadores. Pelos montes. O povo da Assíria seria espalhado pelas montanhas ao norte de sua terra, sem que houvesse alguém para tornar a reuni-lo. 19. Não há remédio para a tua ferida. Não haveria compensação para as perdas e destruições sofridas pela Assíria. Não se menciona remanescentes ou sobreviventes. Baterão palmas sobre ti. Aqueles que ouvissem as notícias da calamidade se regozijavam com o destino do insensível império. Aplaudiriam a paga finalmente recebida pelo seu opressor. A tua maldade. A pergunta é feita ao rei como representante do reino. O governo do tirano chegou a um fim inglório em 612 A.C., de acordo com as Crônicas Babilônicas. A profecia de Naum conclui assim com uma forte declaração de causa e feito morais: perversidade e desgraça, crueldade e calamidade, crime e catástrofe. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 26 de Março Dia 85  

Leituras: Mateus 24:29-35; Romanos 3:9-20; Salmo 76; Provérbios 18:13-18; Deuteronômio 1.  

Versículo Especial: O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina” (Provérbios 18:17).  

Pensamento BíblicoUm Problema que Não Podemos Resolver  (Romanos 3:9-20). Em passagens anteriores, Paulo desenvolveu a ideia de que tanto gentios como judeus pecaram. Agora ele tira algumas conclusões sobre o pecado. ì Todos são culpados (v. 10). í Nossa falha é nossa culpa (v. 12, 23). î Não podemos ganhar a salvação pela perfeita guarda da lei (v.20).  

Pelo nosso pecado, nos separamos de Deus. Não temos capacidade para salvar a nós mesmos. O homem não pode, pelo seu próprio poder, lançar uma ponte sobre o abismo entre ele mesmo e o Santo Deus que está acima de todos. Quando nos vemos como pecadores perdidos , sem poder então estamos preparados para apreciar e aceitar a dádiva da salvação pela graça de Deus.  

Ação: Aplique o princípio de Provérbios 18:17 (acima). Lembre-se de que há dois lados para cada história de conflito.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

25 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 14  9. Etiópia e Egito eram a sua força. Nô-Amom era muito melhor do que Nínive, pois enquanto esta última tinha se alienado das nações vizinhas, a primeira tinha feito alianças poderosas. A capital egípcia podia depender de um suprimento de fortes etíopes na sua fronteira meridional, como também da ajuda de toda a terra do Egito. A ajuda era tão extensa que o profeta a expressa em termos infinitos. Pute e Líbia. Tanto na Vulgata como na Septuaginta, Pute foi traduzido para Líbia. Nesta passagem, entretanto, Pute e Líbia são distintas uma da outra. Na opinião moderna Pute seria Punt, a atual Somalilândia na África. A Líbia aqui mencionada seria a Líbia (com sua capital em Cirene) do Norte da África. 10. Todavia ela foi levada ao exílio. Apesar de ter todas as vantagens geográficas e políticas, Nô-Amom sofreu horrível derrota nas mãos de Assurbanipal da Assíria (cons. Isaias. 20:3, 4). Tais atrocidades como as que foram perpetradas contra a cidade egípcia eram coisas comuns nas conquistas daquele tempo (veja II Reis. 8:12). A queda de Nô[1]Amom era coisa tão recente que Naum podia usá-la como paralelo excelente com o juízo que logo adviria a Nínive. IV. A Desesperança da Condição de Nínive. 3:11-19. 11. Também tu . . . serás embriagada. O Senhor escreve suas lições em letras grandes sobre as páginas da história humana. Nínive deixou de perceber a advertência divina no destino de Nô-Amom. Não que seria interrompida no meio de uma orgia, mas que beberia até o rim a taça da ira de Deus (quanto à figura, veja Isaias. 51:17, 21.23; Jeremias. 25:15-28; Ezequiel. 23:33, 34). E te esconderás. A profecia foi cumprida ao pé da letra. Nínive desapareceu do cenário da história – até 1842, quando o francês Botta e os ingleses Layard e Rawlinson descobriram o local da antes famosa metrópole. 12. Todas as tuas fortalezas são como figueiras. Na hora da necessidade extrema Nínive descobriu que nenhuma de suas fortificações serviam para enfrentar os ataques do inimigo. Os figos maduros são colhidos com facilidade e não oferecem resistência; assim Nínive ficaria nas mãos dos seus inimigos. 13. Mulheres. No meio do pânico os guerreiros não seriam mais capazes que mulheres aterrorizadas. As portas do teu país estão abertas de par em par. Uma vez abertas as entradas da cidade sem a necessária defesa, o inimigo acharia muito fácil entrar e queimar a capital sitiada. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de Março Dia 84  

Leituras: Mateus 24:15-28; Romanos 3:1-8; Salmo 75; Provérbios 18:6-12; Números 34-36.  

Versículo Especial: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).

Pensamento BíblicoO Orgulho Precede a Queda (Provérbios 18:12). Todos já devem ter ouvido esta paráfrase da primeira parte deste versículo. O orgulho sempre tem sido uma coisa perigosa, e tem levado à queda muitas pessoas poderosas (por exemplo, o Faraó, Nabucodonosor e uma multidão de outros). Note que há uma afirmação ao inverso, na segunda parte deste versículo: A humildade vem antes da honra. A verdadeira humildade é essencial para se agradar a Deus.  

Ação: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

24 de março de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 13 2. O estalo de açoites. Como no capítulo 2, Naum descreve em termos vivos o sítio da cidade. O leitor que chega a ouvir o barulho dos açoites incentivando os cavalos, o chocalhar das rodas dos carros de guerra, o galope aos cavalos, o sacolejar dos carros. Chega até a ver o relampejar das espadas e o rebrilhar das lanças; e então a morte – por toda parte. 3. Tropeça gente sobre os mortos. Neste cerco não havia tempo para um sepultamento decente, tão importante no mundo antigo; os vivos tropeçavam sobre os montes de mortos. Nenhum trecho de literatura hebraica ultrapassa em intensidade esta descrição. II. O Fracasso Moral de Nínive. 3:4-7. 4. A mestra de feitiçarias. Nínive é comparada a uma prostituta formosa. Tal figura quando usada com referência a Israel diz respeito à idolatria dos judeus, porque eles tinham um relacionamento convencional com Deus. No caso da Assíria, a prostituição consistia no tráfico da feitiçaria, o ocultismo. Através de suas velhacarias ela subjugava outros povos. 5. Levantarei as abas de tua saia. Nínive se desgraçara; agora Deus ia tomá-lo manifesto (cons. Isaias. 47:3; Ez. 16:37-41). 6. Imundícias. Refugos, sinal do maior desrespeito. Ela seria o alvo dos olhares de todas as nações. 7. Todos os que te virem, fugirão de ti. Aqueles que vissem a desolação da cidade fugiriam aterrorizados, não desejando participar de suas misérias. Ela ficaria sem amigos, objeto de zombaria e nojo. III. A Advertência Ignorada por Nô--Amom. 3:8-10. 8. És tu melhor do que Nô-Amom. Tolamente Nínive não levara em conta o destino de Nô. Deus, que não faz acepção de pessoas, tinha de tratar do pecado de Nínive como fizera em Nô. Nô-Amom ou Tebas, a capital do Egito Superior, floresceu durante os reinados dos Faraós da Décima Oitava, Décima Nona e Vigésima Dinastias. Até os gregos e os romanos admiraram sua arquitetura. Os gregos se lhe referiam chamando-a de Diospolis, "Cidade de Deus ", porque o correlativo egípcio de Júpiter grego era adorado ali. Situada entre o Nilo e seus canais. Estava localizada sobre as duas margens do rio Nilo. O grande poeta grego Homero falou dela como tendo cem portas. Ali Amam (ou Amum), o principal deus dos egípcios, era adorado na figura de um corpo humano com cabeça de carneiro. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Março Dia 83  

Leituras: Mateus 24:1-14; Romanos 2:17-29; Salmo 74; Provérbios 18:1-5; Números 33.  

Versículo EspecialO insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior” (Provérbios 18:2).  

Pensamento Bíblico: Resolvendo Não Crescer (Provérbios 18:1-2). Há muitas maneiras de se resolver a não crescer espiritualmente. Estes versículos advertem contra duas delas. Podemos isolar-nos, e assim evitar as censuras e advertências feitas por aqueles que se importam conosco. Podemos falar sem ouvir. Em vez de aprender com Deus e com os outros, podemos arranjar uma razão, justificar-nos e nos defendermos. Podemos convencer a nós mesmos e a outras pessoas, mas não poderemos fazer nosso caminho para o céu com uma conversa macia!  

Ação: Passe algum tempo com cristãos fiéis. Ouça e aprenda. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...