12 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 75  De modo significativo, o momento crítico das circunstâncias externas de Jó, seu livramento das mãos de Satanás, foi marcado pelo ato no qual ele espiritualmente ilustrou a justiça do reino de Deus (cons. Mateus. 6:33 ) e cerimonialmente tipificou o sacrifício messiânico que estabelece aquela justiça (Jó 42:10). A bênção dupla (v. 10b; cons. Isaías. 61:7; Zacarias. 9:12 ) estende-se à propriedade de Jó (Jó 42:12), sua família (vs. 13-15), pois os filhos mortos de Jó continuavam sendo de Jó na esperança da imortalidade (cons. também v. 16b). Possivelmente o prolongamento de sua vida até à plenitude patriarcal (vs. 16, 17; cons. Génesis. 25:7, 8; 35: 28, 29) é uma duplicação dos setenta anos prévios (cons. Salmos. 90:10). Certamente sugere a restauração da saúde, como a herança das filhas entre seus irmãos (Jó 42:15b) e sugere a restauração da antiga felicidade familiar de Jó..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Fevereiro   Dia 43  

Leituras: Mateus 13:10-17; Atos 15:22-35; Salmo 37:20-40; Provérbios 10:11-17; Êxodo 33-34.  

Versículo EspecialO Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz” (Salmo 37:23).  

Pensamento BíblicoO Futuro dos Justos e dos Ímpios  (Salmo 37:20-40). Através de todo este trecho, Davi ressalta o contraste entre o fiel e o infiel, lembrando-nos do valor de continuar servindo ao Senhor. É verdade hoje, como foi no tempo de Davi, que Deus protege e resgata o fiel. Deus não abandona o justo: “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (v. 25). Os ímpios são rapidamente esquecidos quando saem desta vida: “Passei, e eis que [o ímpio] desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado” (v. 36).  

Ação: A receita de Davi para hoje e para cada dia é muito simples e muito desafiadora: “Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada” (Salmo 37:27)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

11 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 74   7c. Não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Se ‘ela fosse traduzido para a mim, haveria uma referência explícita à confissão de Jó. Mas mesmo tendo sido traduzido para de mim, parece necessário pensar primeiramente na confissão de Jó e na falta de tal arrependimento por parte dos amigos em resposta à teofania. Pois em termos da teologia expressa no debate deles, a diferença entre eles consistia simplesmente em uma questão de grau. As palavras de todos eles foram parcialmente censuráveis. Convenientemente, o remédio consistia em que Jó fosse seu mediador oferecendo sacrifício, que era uma maneira de expressar arrependimento público no V.T. (v. 8 ). A proporção das ofertas era de acordo com o status dos ofensores e a solenidade da ocasião (cons. Números. 23 e segs.). Jó está vingado, e os amigos, repelidos, mas de tal maneira que os amigos são perdoados por Jó e também por Deus. Pois a própria forma da dedicação de Jó é o privilégio de orar pur aqueles que o usaram maldosamente (cons. Ezequiel. 14:14-20). O reconhecimento vindicatório de Jó da parte de Deus, como meu servo, veio ao encontro da fé de Jó em seu Remidor celestial e antecipou o escatológico, "Muito bem, servo bom e fiel" (Mateus. 25:21 e segs.). Mais ainda, foi a confirmação do original motivo do orgulho de Deus diante de Satanás (Jó 1:8; 2:3) que assim coroa o Seu triunfo sobre o mal. B. A Sabedoria de Jó é Abençoada. 42:10-17. A religião não é o caminho da prosperidade. Mas a criação de Deus é boa e a herança da terra prometida aos mansos é uma parte integral da beatitude total do homem como um todo. Conforme o próprio livro de Jó ensina, neste mundo a piedade e a prosperidade nem sempre são companheiras inseparáveis. Mas sob o governo do Criador que é justo, os homens justos devem em última análise receber beleza em lugar de cinzas. A vida de Jó foi moldada por Deus para ser um sinal profético do "fim do Senhor" (cons. Tiago. 5:11) para maior encorajamento dos justos naquele período precoce da revelação redentora quando o fim ainda estava muito distante (cons. arrebatamento de Enoque, Gêneisis. 5:24)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de Fevereiro   Dia 42  

Leituras: Mateus 13:1-9; Atos 15:12-21; Salmo 37:1-19; Provérbios 10:6-10; Êxodo 31-32.  

Versículo Especial: “Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome” (Atos 15:17).  

Pensamento Bíblico: A Humanidade Pode Procurar o Senhor (Atos 15:12-21). A discussão descrita em Atos 15 foi uma resposta aos esforços de alguns para limitar a salvação aos judeus. Vários oradores mostraram que o evangelho é para todos. Hoje, tal doutrina de acesso limitado à salvação parece quase inimaginável. Entretanto, a muitos ainda é negada a oportunidade de conhecer Jesus, não por causa de nossos ensinamentos, mas por causa de nossa falta de ensinamento.  

Ação: Ensine a verdade a todos que quiserem ouvir..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

10 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 73  2b. Nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Isto não é resignação vazia sob pressão onipotente, mas louvor ao Deus vivo e uma aquiescência confiante em seus sábios propósitos. Em 42:3a, 4 Jó cita as palavras divinas (cons. 38:2, 3b; 40:7), dirigindo sua luz convincente para si mesmo, e então responde: "Eu sou o homem" (42:3b, 5, 6). Coisas maravilhosas demais para mim (v. 3c). O homem finito não pode se apresentar como árbitro final, pois em Deus e Seus caminhos há um mistério além da compreensão humana. 5b. Mas agora os meus olhos te vêem. Quanto ao contraste entre o ouvir e o ver em relação ao conhecimento veja 26:14; 28:21-27. Nenhuma forma divina apareceu no redemoinho mas a revelação da voz foi uma experiência transformadora, iluminando todas as outras revelações divinas, quer generalizadamente quer alguma revelação especial anterior que fora transmitida a Jó. Por meio dessa nova luz Jó encontra novamente o caminho da sabedoria. 6. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Ódio santo contra sua própria corrupção é a conseqüência natural da confrontação do crente com o seu santo Senhor (cons. Is 6:5). O filosófico "Por quê?" não fora respondido, mas Deus, pela condescendência de Sua vinda, assegurou a Jó a Sua preocupação benévola. Isto bastou para Jó. V. Restauração : O Triunfo da Sabedoria de Jó. 42:7-17. A. Vindicação da Sabedoria de Jó. 42:7-9. O Senhor opera o livramento dos males que assolam Jó na ordem inversa de sua ocorrência e na ordem inversa de sua gravidade. O falso senso de alienação divina que havia em Jó foi o primeiro mal corrigido. Agora, trata-se da difamação do nome de Jó entre os homens e, depois, a fama e a riqueza são restauradas..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de Fevereiro   Dia 41  

Leituras: Mateus 12:38-50; Atos 15:1-11; Salmo 36; Provérbios 10:1-5; Êxodo 29-30.  

Versículo Especial“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).  

Pensamento BíblicoA Família de Cristo (Mateus 12:47-50). Nesta breve troca, Jesus apresentou um conceito que desconcertou seus ouvintes, tanto naquele tempo como agora. No meio de uma nação que prezava extremamente a identidade nacional e familiar, Jesus disse que as relações espirituais são de maior significado do que o parentesco físico. Não há maior parentesco do que aquele que partilhamos quando estamos na família de Deus. Boas famílias físicas são uma bênção, mas é um privilégio ainda maior o fato de sermos contados como irmãos e irmãs de Jesus!

Ação: Agradeça a Deus por permitir-lhe estar em sua família...( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

9 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 72    Jó 41 Aplicável ao contexto como é esta interpretação mítica, a passagem torna-se mais naturalmente compreendida como figura de criaturas reais pintadas com algumas pinceladas altamente figurativas (como 41:19 e segs. por exemplo). Observe especialmente que Deus apresenta beemote como alguém que eu criei contigo (40:15b). Eis aí o verdadeiro ponto alto da passagem: Jó tem de descobrir por meio de sua incapacidade de derrotar até mesmo uma criatura igual a ele, a loucura de aspirar o trono do Criador. A conclusão a fortiori torna-se explícita em 41:10b. Quem é, pois, aquele que pode erguer-se diante de mim? A absoluta transcendência divina contradiz o pretendido direito de Jó de declarar-se contra Deus porque impede a possibilidade de Jó ter dado algo a Deus: Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu (41:11). Uma vez que a ocasião desta demonstração extensa do poder de Deus foi quando Ele atraiu Jó para uma prova de tribunal, a demonstração foi explicitamente oferecida como defesa da justiça divina. Do mesmo modo, foi introduzida pela pergunta: Acaso anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares? (40:8; cons. 38:2). Não que o atributo da justiça possa ser abstratamente deduzido do atributo da onipotência. Antes, a atenção é dirigida para as obras grandiosas e divinas como testemunhas forçadas de Deus – não simplesmente de um atributo mas do próprio Deus; o Deus que se revelou ao homem de dentro e de fora, por meio de revelação generalizada e especial; o Deus vivo, infinito, eterno e imutável em Seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade; O Deus cuja veracidade e justiça eram a pressuposição do julgamento de Jó por meio de provas, que jura por si mesmo porque não pode jurar por alguém maior do que Ele. IV. Confissão: O Caminho da Sabedoria Readquirido. 42:1-6. Jó 42 42:1-6. Esta confissão é o contrapeso da lamentação de Jó (cap. 3). Reconhece a rebeldia pecadora que deu origem a essa lamentação. Não é uma admissão de pecados anteriores aos seus sofrimentos como sustentavam as acusações de seus amigos. Por meio desta entrega sem reservas ao seu Senhor, uma entrega feita enquanto ele ainda se encontrava em seus sofrimentos, não tendo recebido nenhuma explicação sobre o mistério do passado ou alguma promessa para o futuro, Jó prova ser um verdadeiro servo da aliança. pronto a servir o seu Deus por nada. A confissão portanto indica que Jó finalmente "esmagou" a Satanás, vindicação final do poder redentor de Deus.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de Fevereiro     Dia 40  

Leituras: Mateus 12:31-37; Atos 14:19-28; Salmo 35:11-28; Provérbios 9:13-18; Êxodo 27-28.  

Versículo Especial“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo” (Mateus 12:36).  

Pensamento Bíblico: Presbíteros Escolhidos em Cada Igreja  (Atos 14:23). Parte do desenvolvimento das igrejas no primeiro século foi a eleição de supervisores qualificados (conforme 1 Timóteo 3; Tito 1). Deus não anunciou qualquer modificação no padrão das igrejas locais em nossos dias.  Temos responsabilidades no crescimento pessoal e na edificação dos outros, para que cresçam espiritualmente e constituam congregações biblicamente organizadas.  

Ação: Viva, hoje e todos os dias, de acordo com o padrão revelado por Deus no Novo Testamento..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

8 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Jó (Comentário Bíblico Moody) 71   40:15 - 41:34. (Texto Hebreus. 40:15 – 41:26). Uma vez que Jó não pode obviamente subir ao trono celestial para experimentar o seu poder de julgar os perversos, Deus propõe um teste mais exeqüível. O motivo da divindade convocando um animal invencível para lutar contra um herói humano encontra paralelo na mitologia antiga. (Cons. Épica de Gilgamesh, na qual Ishtar envia o touro celeste contra Gilgamesh.) Na arte mesopotâmia, além disso, o touro celeste foi representado usando o cinturão da luta. O beemote (40:15 e segs.) identifica-se comumente com o hipopótamo; o leviatã (41:1 e segs.; texto heb. 40: 25 e segs.), com o crocodilo. Ambos se encontram juntos na arte egípcia. Não é necessário demonstrar-se a presença do hipopótamo ou crocodilo na área do Jordão de antigamente, uma vez que yarden (40:23b), ao que parece, é um substantivo comum significando "rio" (cons. paralelo no v. 23a). Muitas outras identificações já foram sugeridas; recentemente, por exemplo, identificou-se o beemote com o crocodilo e o leviatã com a baleia. Se o beemote pode com sucesso ser identificado com o crocodilo (cons. 40:17, 24a, Hebreus.), deve-se considerar se toda a passagem não descreve apenas uma criatura, isto é, o leviatã. A designação, beemote, tomada como plural intensivo, "a besta por excelência", poderia ser um epíteto como obra-prima dos feitos de Deus (v. 19a). Observe reivindicações superiores semelhantes para o leviatã (41:33, 34). Certos detalhes descritivos não se enquadram em nenhuma criatura real. Isto tem induzido a opinião que aqui não se tem em mente criaturas zoológicas, mas monstros do caos mitológico concebidos à semelhança do hipopótamo e do crocodilo. Então 40:15 e segs. poderiam ser uma elaboração simbólica do desafio precedente para subjugar os homens rebeldes (40:9-14). Compare o uso do dragão como símbolo de Satanás em Apocalipse. Como seria apropriada uma intimação a que Jó lutasse com o príncipe dos rebeldes convencidos!(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA



8 de Fevereiro   Dia 39  

Leituras: Mateus 12:22-30; Atos 14:1-18; Salmo 35:1-10; Provérbios 9:7-12; Êxodo 25-26.  

Versículo Especial“E minha alma se regozijará no Senhor e se deleitará na sua salvação” (Salmo 35:9).  

Pensamento BíblicoA Escolha Entre Ser a Favor ou Contra Jesus (Mateus 12:30). Jesus, claramente, afirma que “Aquele que não é comigo é contra mim, e aquele que não ajunta comigo, espalha.”  Jesus acabou de mostrar que os servos de Satanás não trabalham contra Satanás (vs. 25-26). O princípio de um reino unido se aplica igualmente à casa do Senhor! Não há terreno neutro para os que não se empenham.  

Ação: Medite na realidade da luta decisiva com Satanás e resolva a entregar-se inteiramente a Jesus..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

7 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Jó (Comentário Bíblico Moody) 70  2) A Submissão de Jó. 40:3-5. 4a. Sou indigno. A sabedoria extraordinária do Criador impressionou a Jó tão profundamente que ele não mais quer discutir os caminhos divinos como o fizera mais de uma vez (v. 5). Muito menos se aproximará de Deus como um príncipe (cons. 31:37). As atitudes de Jó começam a adornar novamente a doutrina da sabedoria que ele confessa (cons. 28:8). 3) O Desafio Divino Renovado. 40:6 – 41:34. 40:6, 7. Um dos alvos da luta dos cintos era arrancar o cinto do oponente, mas uma prova nem sempre terminava com tal "queda". Assim Jó deve, figuradamente, amarrar o cinto novamente e recomeçar a prova. Sua submissão inicial (40:3-5) era boa mas apenas o início de seu arrependimento. Ele devia reconhecer não apenas a irracionalidade mas também a pecaminosidade da crítica ao Todo-poderoso. 40:8-14. Ou tens braço como Deus? (v. 92). O poder redentor de Deus através do qual Ele salva o Seu povo e julga seus inimigos é freqüentemente retratado como um braço estendido e uma grande mão (cons. v. 14b). A crítica de Jó ao governo de Deus, especialmente sua jactância de que venceria a imaginária oposição do Senhor à sua justificação, era, em princípio, uma usurpação da prerrogativa divina do governo do mundo, um desejo ardente de conhecimento igual ao divino do bem e do mar (cons. Gênesis. 3: 5), uma autodeificação. Que Jó provê sua capacidade de executar a sentença condenatória contra os homens perversos, cuja prosperidade lhe parece injusta (Jó 40:10-13). Então Deus adorará de acordo com o culto de Jó, reconhecendo que ele possui o poder divino do juízo redentor pelo qual pode justificar e salvar a si mesmo (v. 14)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Fevereiro   Dia 38  

Leituras: Mateus 12:9-21; Atos 13:42-52; Salmo 34; Provérbios 9:1-6; Êxodo 23-24.  

Versículo Especial“Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome” (Salmo 34:3).  

Pensamento Bíblico: Adorando um Deus Que se Interessa (Salmo 34). Há muitas razões para glorificar a Deus. Este salmo ressalta uma: o interesse de Deus para conosco. Ele nos protege, nos resgata, e nos liberta das dificuldades. Ele leva justiça para o mal e preserva o justo. Lembre-se da afirmação do Salmo 34:15: “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e seus ouvidos estão abertos ao seu clamar”.  

Ação: Aproveite o privilégio de ser permitido adorar a Deus. Reserve um tempo hoje para louvá-lo, orar a ele, e ouvir atentamente a sua palavra..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

6 de fevereiro de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 69    38:22-38. Podes estabelecer a sua influência sobre a terra? (v. 33b). Para se qualificar como diretor e juiz da vida humana sobre a terra, devese ter capacidade de governar os corpos celestiais que governam a terra (cons. Gênesis. 1:14-18). Observe a repetida menção da influência do céu atmosférico e astral sobre os negócios da terra (Jó 38:23, 26, 27, 33, 34, 38). Mas Jó não tem o controle sobre as águas acima no que se refere a se, onde, quando ou como elas se precipitarão. 0 relâmpago não se apresentará diante dele como um servo obediente (v. 35); nem tem ele a mais remota influência sobre os sinais periódicos dos céus (vs. 31, 32). 38:39 - 39:30. Novamente nesta seção sobre a criação animada, o propósito é convencer Jó de sua incompetência para o papel de governador do mundo, enquanto magnífica à sabedoria dAquele que realmente é o Governador da criação (cons. 12:7). A atividade criativa e providencial de Deus envolve as criaturas selvagens além do controle humano, como exatamente, na esfera inanimada, abrange a vastidão além do conhecimento humano (cons. 38:26, 27). Leões e corvos não são aproveitáveis nem igualmente sujeitos à benevolência do homem (38:39- 41).  Jó 39 Nem as cabras monteses recebem o cuidado solícito do criador de gado (39:1-4) O homem não pode colocar o jumento selvagem e esquivo (39: 5-8) nem o boi selvagem e indomesticável (39:9-12) 9Jb o seu jugo. Até a estúpida avestruz zomba dos orgulhosos cavaleiros (39:13-18), enquanto o cavalo, por seu lado, zomba dos exércitos humanos e da vanglória de Lameque (39:19-25; cons. Gênesis. 4:22-24). O último esboço dirige os olhos de Jó para cima, para o trono do Criador - para o falcão e a águia rapaces, à espera de que Deus os chame para a Sua festa de julgamento, com sua presa de homens rebeldes, reis e capitães, cavalos e cavaleiros (Jó 39:26-30; cons. Ezequiel. 39:17; Apocalipse. 19:17 e segs.). Eis aqui a vaidade máxima de todos os esforços da sabedoria humana - que o homem se reduz a alimento da criação sub-humana- "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios" (I Corintios. 1:27a). Até os animais selvagens riem-se dos esforços culturais do homem (vs. 7, 18, 22). Jó 40 40:1, 2. Acaso quem usa de censuras contenderá com o Todopoderoso? (v. 2a). O primeiro "encontro" da prova está para ser decidido. Deus exige que Jó admita a derrota. Isto ficaria ainda mais claro de acordo com a tradução refletida em algumas versões antigas: "0 que contende com o Todo-poderoso se renderá? ".(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de Fevereiro   Dia 37  

Leituras: Mateus 12:1-8; Atos 13:27-41; Salmo 33; Provérbios 8:32-36; Êxodo 21-22.  

Versículo Especial“Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos” (Atos 13:30).  

Pensamento Bíblico: A Vitória Sobre a Morte  (Atos 13:27-41). Apesar dos maiores esforços dos homens para silenciar Jesus, Deus transformou seus estratagemas em vitória. No seu desespero para derrotar aquele que eles pensariam ser um inimigo, eles estavam dispostos até a rebaixar-se ao assassinato. Mas seus atos drásticos e desgraçados não foram suficientes para derrotar o Senhor. Deus o ergueu dentre os mortos. Sua vitória nos oferece a vida e o perdão dos nossos pecados, os quais antes não poderiam ser tirados. Deus nos guia à vitória!  

Ação: Conte aos outros a respeito da boa nova do perdão através de Jesus, o Vencedor sobre a morte (Atos 13:38)..( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...