19 de março de 2016

VERSÍCULOS DO DIA


Resultado de imagem para Dois Grandes Mandamentos
Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.

João 10:14,15.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Dois Grandes Mandamentos
19 de março Dia 79  

Leituras: Mateus 22:34-46; Atos 28:1-16; Salmo 70: Provérbios 17:1-5; Números 26.  

Versículo Especial: O que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune”(Provérbios 17:5).  

Pensamento BíblicoDois Grandes Mandamentos (Mateus 22:36-40). Sempre houve e haverá pessoas ansiosas para determinar qual coisa tem que ser feita, de modo que elas possam negligenciar outras instruções de Deus. Jesus não facilitou muito as coisas para tais pessoas. Ele usou duas afirmações que englobam todos os mandamentos de Deus. Ambas são ordens para amar: fazer o que mais ajuda a quem amamos. Primeiro, temos que amar a Deus com tudo que somos.  Em outro trecho, Ele diz que este mandamento sozinho englobará obediência a todos os outros (João 14:15,21,23). Em segundo lugar, ele diz que temos que amar a nosso próximo como a nós mesmos. Em uma afirmação, ele exclui o egoísmo e exige serviço. Estas duas instruções, verdadeiramente, contêm tudo o que Deus deseja de nós. Elas nos desafiarão a uma vida inteira de devoção.  

Ação: Ame a Deus. Ame a seu próximo. Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques 

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Crônicas: Davi Organiza a Adoração a Deus em Israel

O livro de 1 Crônicas apresenta um registro paralelo ao livro de 2 Samuel, considerado em um artigo anterior nesta série. Há, porém, diferenças na ênfase e na abordagem à história. Enquanto os livros de Samuel frisam as crises de liderança que levaram ao estabelecimento da dinastia de Davi, o foco em 1 Crônicas está na posição legítima dos líderes, tanto os reis como os líderes religiosos. Por este motivo, este livro começa com um registro detalhado das genealogias das tribos de Israel, traçando sua linhagem desde Adão até os últimos reis da dinastia de Davi no Antigo Testamento. Apresenta, também, detalhes das genealogias dos levitas, a tribo encarregada com as responsabilidades de serviço no sacerdócio e nas coisas consagradas a Deus. Observamos nesta ênfase nas tribos de Judá e Levi a importância de definir a autoridade concedida por Deus aos líderes de Israel nestes dois aspectos importante. Tanto no governo civil como na liderança espiritual, Deus escolheu os responsáveis e deu ao povo a obrigação de respeitar sua posição.
Observamos o conteúdo dos capítulos de 1 Crônicas:
Capítulo 1 relata as genealogias gerais de Adão até os descendentes de Abraão, excluindo, por enquanto, os judeus. Este trecho mostra as origens de várias nações, destacando os parentes mais próximos dos israelitas, os edomitas, que foram descendentes de Esaú, neto de Abraão.
Capítulo 2 a 9 registram as genealogias de quase todas as tribos de Israel (Zebulom e Dã são omitidas). As listas são organizadas principalmente conforme os territórios da herança de cada tribo, com destaque em três tribos: Judá (que inclui a dinastia de Davi traçada até o cativeiro na Babilônia), Levi (com destaque especial nos cantores e nos sacerdotes) e Benjamim (tribo da qual veio Saul, o primeiro rei de Israel). O capítulo 9 explica a relevância destas genealogias para os leitores originais do livro de 1 Crônicas. O livro trata das funções legítimas de pessoas que voltaram do cativeiro na Babilônia no sexto século antes de Cristo.
Capítulo 10 fala da morte de Saul, abrindo lugar para o reinado de Davi, segundo rei de Israel.
O resto do livro trata do reinado de Davi, enfatizando alguns aspectos do seu governo:
Capítulos 11, 12 e 14 dão destaque ao poder militar deste rei, citando alguns dos seus guerreiros mais importantes e frisando sua vitória sobre os filisteus.
Capítulo 13 mostra a tentativa frustrada de levar a arca da aliança para Jerusalém.
Capítulo 15 completa esta história com a chegada da arca na cidade que se tornou capital de Israel e, mais importante, sede da religião dos judeus.
Capítulos 16 e 17 destacam a comunhão do povo, e especialmente do rei Davi, com o Senhor.
Capítulos 18 a 20 voltam ao assunto do poder de Davi, relatando suas vitórias sobre antigos inimigos de Israel.
Capítulo 21 conta a história de um dos maiores erros de Davi, o levantamento de um censo em Israel sem a permissão de Deus. Devemos nos lembrar desta história quando pensamos em agir sem a autorização divina!
Capítulos 22 a 29 descrevem os preparativos feitos por Davi para a construção do templo em Jerusalém, uma tarefa que seria cumprida por seu filho, Salomão. No final do livro é relatada a morte de Davi e o começo do reinado de Salomão.
1 Crônicas nos lembra da importância de sempre agir conforme as ordens de Deus. Devemos ler este e todos os livros da Bíblia com reverência e respeito para com o Senhor!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

18 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Esdras: A História do Retorno dos Judeus à Terra 

Prometida

Esdras começa onde 2 Crônicas parou, com o decreto de Ciro permitindo que os judeus voltassem a Jerusalém. A história relatada neste livro abrange oito décadas, encerrando um pouco mais de 450 anos antes do nascimento de Jesus.
Para entender o livro de Esdras, é preciso um entendimento do contexto histórico. Os assírios espalharam os hebreus de Israel (o reino do norte) quando destruíram sua capital, Samaria, em 721 a.C. Pouco mais de 100 anos depois, o império da Assíria caiu à Babilônia, e os territórios dominados pelos assírios passaram ao controle dos babilônios. Logo em seguida, a Babilônia começou a atacar Judá (o reino do sul). Levaram judeus de Judá cativos em três etapas: (1) 605 a.C. – Daniel foi entre os jovens nobres levados à terra dos babilônios; (2) 597 a.C. – Ezequiel foi levado com este grupo; (3) 586 a.C. – Neste ano, a cidade de Jerusalém foi destruída junto com o templo dos judeus, muitos dos judeus foram mortos e outros foram levados ao cativeiro na Babilônia. Alguns dos pobres foram deixados na terra, e ao profeta Jeremias foi dado a escolha de ir para a Babilônia ou ficar em Jerusalém. Ele optou por ficar com os pobres em Jerusalém.
A Babilônia, por sua vez, caiu aos medo-persas, conduzidos por Ciro, em 539 a.C. Eles adotaram uma política diferente dos seus antecessores, permitindo que os povos dominados voltassem às suas terras. Especificamente, os judeus receberam autorização e apoio dos medo-persas para voltar para Jerusalém. O livro de Esdras começa com este fato importante.
Este livro pode ser dividido em duas partes principais:
Capítulos 1 a 6 relatam a história da primeira volta a Jerusalém, quando aproximadamente 50.000 pessoas voltaram sob a liderança de Zorobabel. Este retorno aconteceu logo depois de Ciro autorizar a repatriação dos cativos. Os livros de AgeuZacarias Neemias acrescentam informações úteis no estudo deste período. O propósito principal deste primeiro grupo foi a construção do templo. Os planos foram frustrados, porém, e o trabalho demorou muito mais do que esperavam. Esdras trata destas dificuldades da perspectiva política, falando sobre a interferência dos inimigos dos judeus, enquanto Ageu e Zacarias abordam o mesmo problema do lado espiritual, incentivando os próprios judeus a serem mais fieis ao Senhor para completar esta obra. A construção básica do templo foi terminada por volta de 518, uns 20 anos depois da volta de Zorobabel.
Capítulos 7 a 10 falam do trabalho de Esdras, um sacerdote e escriba altamente capacitado para ensinar a Lei de Deus ao povo. Em 458 a.C., Esdras e um grupo de mais de 1.700 pessoas voltaram a Jerusalém. Seus propósitos foram principalmente dois: (1) Levar materiais preciosos para uso no acabamento do templo, e (2) Ensinar o povo para que fosse fiel ao Senhor.
Há muitas lições valiosas deste livro, entre elas:
1) Deus é fiel. Ele prometeu consequências graves como guerra e cativeiro se o povo fosse rebelde (Deuteronômio 28:25,32,36,40,49,64-66). Por outro lado, ele prometeu trazer de volta à sua terra o povo arrependido (Deuteronômio 30:1-5). Esdras mostra a fidelidade de Deus em cumprir sua palavra.
2) A obediência, mesmo quando for difícil, é fundamental à comunhão entre o homem e Deus. O ensinamento e a aplicação da Lei na vida dos israelitas foram de suma importância no trabalho de Esdras. A obediência exigia sacrifícios difíceis, até a separação de casamentos condenados por Deus, pois Esdras viu a palavra de Deus como autoridade absoluta na vida do seu povo.
Esdras traz uma mensagem da misericórdia de Deus para com aqueles que voltam para ele!
(–por Dennis Allan)Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

VERSÍCULOS DO DIA


Resultado de imagem para Não Conhecendo as Escrituras
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.

1 João 4:11.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Não Conhecendo as Escrituras
18 de março Dia 78 

Leituras: Mateus 22:23-33; Atos 27:33-44; Salmo 69:19-36; Provérbios 16:27-33; Números 23-25.  

Versículo Especial: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (Provérbios 16:25).

Pensamento BíblicoNão Conhecendo as Escrituras (Mateus 22:22-23). Em sua resposta a uma  questão dos saduceus, Jesus ensina sobre o cuidadoso estudo da Bíblia. Ele tira seu argumento de uma declaração de Deus perto de 1500 anos antes! Essa declaração (“Eu sou o Deus de Abraão . . .”) significa vida após a morte, o que implica  ressurreição. Os saduceus erraram quando não entenderam este significado.  Claramente, Jesus considerou que as Escrituras são precisas e confiáveis, e que ele espera que nós sejamos cuidadosos estudantes da Bíblia!  

Ação: Gaste algum tempo, hoje, num cuidadoso estudo da Bíblia. Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques 

17 de março de 2016

VERSÍCULOS DO DIA


Resultado de imagem para bíblia evangélica
O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para bíblia evangélica
17 de março Dia 77

Leituras: Mateus 22:15-22; Atos 27:13-32; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:22-26; Números 22.  

Versículo Especial“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Provérbios 16:24).  

Pensamento Bíblico: Procurando uma Maneira de Justificar o Mal (Números 22). Balaão, esperando ficar rico por amaldiçoar Israel, parecia determinado a arranjar uma maneira de justificar o pecado. Deus lhe havia dito para não ir com os moabitas, mas ele ficou procurando um modo de rodear essa proibição. Ele continuou “estudando o assunto”, não para buscar a verdade, mas para encontrar uma saída (veja vs. 18-19). Balaão era um homem perverso, loucamente apaixonado pelo temporário salário do pecado. Ele não foi o último dessa raça (veja 2 Pedro 2:15-17).  

Ação: Obedeça as instruções de Deus, mesmo quando ele diz não! .Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques 

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
2 Crônicas: Judá Depois de Davi

2 Crônicas abrange mais de 400 anos da história de Judá, começando com o reinado de Salomão (cerca de 970 a.C.) e terminando com o decreto de Ciro que permitiu a volta dos judeus a Jerusalém depois do cativeiro (538 a.C.). Durante este tempo, houve alguns períodos bons com reis que respeitavam a vontade do Senhor, mas, no geral, era uma época de declínio em Judá que culminou na destruição de Jerusalém em 586 a.C. 2 Crônicas relata informações sobre o mesmo período de 1 e 2 Reis. A diferença principal entre os livros de Reis Crônicas é que estes incluem somente o reino de Judá, enquanto aqueles seguem a história paralela dos reinos de Israel e Judá.
Observamos o conteúdo dos capítulos de 2 Crônicas:
Capítulos 1 a 9 abrangem os 40 anos do reinado de Salomão. O feito deste rei mais frisado foi a edificação do templo em Jerusalém, mantendo a ênfase do livro anterior nos preparativos para esta construção importante. Vários comentários nestes capítulos destacam a grande sabedoria e a prosperidade material deste rei.
Capítulos 10 a 12 descrevem a separação entre Judá e Israel após a morte de Salomão e comentam sobre alguns fatos importantes do reinado de Roboão, filho de Salomão, em Judá.
Capítulo 13 fala do reinado de Abias, filho de Roboão. Durante seu reinado curto, Abias foi usado por Deus numa vitória impressionante sobre Jeroboão, o rei rebelde de Israel.
Capítulos 14 a 16 relatam os principais feitos do rei Asa, responsável por importantes reformas religiosas em Judá.
Capítulos 17 a 20 contam a história de Josafá, um bom rei que adorava a Deus e não aos ídolos. Ele falhou, porém, em fazer alianças com reis maus de Israel.
Capítulos 21 a 23 registram uma das piores épocas em Judá. Durante os reinados de Jeorão e Acazias e a usurpação do trono por Atalia, o povo de Judá sofreu muita influência da família de Acabe, um dos piores reis da história de Israel, e sua esposa, Jezabel.
Capítulo 24 fala sobre Joás, que começou a reinar com sete anos de idade. Devido à influência do sacerdote Joiada, este rei começou bem. Mais tarde, ele se desviou de Deus.
Capítulo 25 descreve o reinado de Amazias e nos lembra da importância de nos entregar totalmente a Deus: “Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração” (2 Crônicas 25:2).
Capítulos 26 a 28 falam de Uzias, um rei que começou bem e terminou mal, do bom rei Jotão e da maldade do seu filho, Acaz.
Capítulos 29 a 32 registram os atos de Ezequias, um dos melhores reis de Judá. Ele se dedicou ao trabalho de restauração da religião dos judeus.
Capítulo 33 segue a história de dois reis que induziam o povo à idolatria, Manassés e Amom.
Capítulos 34 e 35 falam de Josias, um bom rei que agiu para limpar a terra da idolatria.
Capítulo 36 relata, em poucas palavras, os acontecimentos finais que levaram à destruição de Jerusalém em 586 a.C. e ao cativeiro na Babilônia.
2 Crônicas reforça a importância da fidelidade a Deus e nos lembra do princípio ensinado em Provérbios 14:34 – “A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos.”
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

16 de março de 2016

VERSÍCULOS DO DIA

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Cura Condicionada
16 de março Dia 76 

Leituras: Mateus 22:1-14; Atos 27:1-12; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:16-21; Números 21.  

Versículo Especial: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Salmo 68:19).  

Pensamento Bíblico: Cura Condicionada (Números 21). Deus respondeu às reclamações dos israelitas enviando uma praga de serpentes mortíferas. Quando o povo se arrependeu, Deus instruiu Moisés para que pusesse uma “serpente abrasadora” em uma haste para que todo mordido que a mirasse, vivesse (v. 8). Não havia poder salvador na serpente. Olhar para ela não merecia a salvação. Naquele tempo, como agora, a salvação estava condicionada à obediência às ordens de Deus.  

Ação: Se você foi “mordido” por Satanás, olhe para Deus, obedecendo suas instruções (veja João 8:24; Lucas 13:3; Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Crônicas: Davi Organiza a Adoração a Deus em Israel

O livro de 1 Crônicas apresenta um registro paralelo ao livro de 2 Samuel, considerado em um artigo anterior nesta série. Há, porém, diferenças na ênfase e na abordagem à história. Enquanto os livros de Samuel frisam as crises de liderança que levaram ao estabelecimento da dinastia de Davi, o foco em 1 Crônicas está na posição legítima dos líderes, tanto os reis como os líderes religiosos. Por este motivo, este livro começa com um registro detalhado das genealogias das tribos de Israel, traçando sua linhagem desde Adão até os últimos reis da dinastia de Davi no Antigo Testamento. Apresenta, também, detalhes das genealogias dos levitas, a tribo encarregada com as responsabilidades de serviço no sacerdócio e nas coisas consagradas a Deus. Observamos nesta ênfase nas tribos de Judá e Levi a importância de definir a autoridade concedida por Deus aos líderes de Israel nestes dois aspectos importante. Tanto no governo civil como na liderança espiritual, Deus escolheu os responsáveis e deu ao povo a obrigação de respeitar sua posição.
Observamos o conteúdo dos capítulos de 1 Crônicas:
Capítulo 1 relata as genealogias gerais de Adão até os descendentes de Abraão, excluindo, por enquanto, os judeus. Este trecho mostra as origens de várias nações, destacando os parentes mais próximos dos israelitas, os edomitas, que foram descendentes de Esaú, neto de Abraão.
Capítulo 2 a 9 registram as genealogias de quase todas as tribos de Israel (Zebulom e Dã são omitidas). As listas são organizadas principalmente conforme os territórios da herança de cada tribo, com destaque em três tribos: Judá (que inclui a dinastia de Davi traçada até o cativeiro na Babilônia), Levi (com destaque especial nos cantores e nos sacerdotes) e Benjamim (tribo da qual veio Saul, o primeiro rei de Israel). O capítulo 9 explica a relevância destas genealogias para os leitores originais do livro de 1 Crônicas. O livro trata das funções legítimas de pessoas que voltaram do cativeiro na Babilônia no sexto século antes de Cristo.
Capítulo 10 fala da morte de Saul, abrindo lugar para o reinado de Davi, segundo rei de Israel.
O resto do livro trata do reinado de Davi, enfatizando alguns aspectos do seu governo:
Capítulos 11, 12 e 14 dão destaque ao poder militar deste rei, citando alguns dos seus guerreiros mais importantes e frisando sua vitória sobre os filisteus.
Capítulo 13 mostra a tentativa frustrada de levar a arca da aliança para Jerusalém.
Capítulo 15 completa esta história com a chegada da arca na cidade que se tornou capital de Israel e, mais importante, sede da religião dos judeus.
Capítulos 16 e 17 destacam a comunhão do povo, e especialmente do rei Davi, com o Senhor.
Capítulos 18 a 20 voltam ao assunto do poder de Davi, relatando suas vitórias sobre antigos inimigos de Israel.
Capítulo 21 conta a história de um dos maiores erros de Davi, o levantamento de um censo em Israel sem a permissão de Deus. Devemos nos lembrar desta história quando pensamos em agir sem a autorização divina!
Capítulos 22 a 29 descrevem os preparativos feitos por Davi para a construção do templo em Jerusalém, uma tarefa que seria cumprida por seu filho, Salomão. No final do livro é relatada a morte de Davi e o começo do reinado de Salomão.
1 Crônicas nos lembra da importância de sempre agir conforme as ordens de Deus. Devemos ler este e todos os livros da Bíblia com reverência e respeito para com o Senhor!
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

15 de março de 2016

VERSÍCULOS DO DIA


Resultado de imagem para bíblia evangélica
Então clamamos ao Senhor Deus de nossos pais; e o Senhor ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho, e para a nossa opressão.

João 6:18-20.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para bíblia evangélica
15 de março Dia 75 

Leituras: Mateus 21:33-46; Atos 26:24-32; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:10-15; Números 19-20.  

Versículo Especial“Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada” (Salmo 68:5).  

Pensamento Bíblico: A Semana de Julgamento (Mateus 21:33-46). A última semana antes da morte de Jesus foi uma semana de conflito e julgamento. Os líderes judeus desafiaram a autoridade de Jesus e planejaram sua morte. Mas o Filho de Deus falou com toda autoridade sobre a culpa destes hipócritas. Depois da parábola dos lavradores maus, eles bem entenderam que a pregação de Jesus negou a posição e as doutrinas deles. Jesus julgou seus próprios acusadores!  

Ação: Reconheça a autoridade absoluta de Jesus, e obedeça tudo que ele ordena (veja Mateus 28:18-20).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
2 Reis: A Triste História do Reino Dividido

O livro de 2 Reis registra três séculos tristes na história dos reinos de Israel e Judá. Continuando a história contada em 1 Reis, este livro relata os reinados paralelos dos reis de Israel e Judá do nono século a.C. até a queda destes reinos. Israel caiu à Assíria em 721 a.C., e Judá caiu À Babilônia em 586 a.C. O final do livro acrescenta mais informações sobre o cativeiro, com a última anotação sobre a libertação de Joaquim em 561 a.C.
Estes três séculos foram especialmente tristes, não somente pela queda destes dois reinos, mas pelos motivos que levaram o Senhor a determinar tal sofrimento para seu povo. Depois da divisão do reino, todos os reis do norte (Israel) foram rebeldes contra Deus. Alguns eram piores que outros, mas nenhum dos reis de Israel se mostrou fiel ao Senhor. Pouco mais de 200 anos depois da divisão dos reinos, Israel caiu. Vale a pena ler a explicação dos motivos deste castigo severo, registrada em 2 Reis 17.
Judá não foi muito melhor, mas teve alguns reis bons no meio de muitos ruins. Os esforços de Ezequias e alguns outros bons reis foram motivos para Deus adiar o castigo do reino do sul, mas 135 anos depois da queda de Israel, seu vizinho ao sul caiu aos babilônicos por causa dos mesmos erros.
Além de registrar os acontecimentos principais nos reinados dos líderes de Israel e Judá, este livro inclui relatos do trabalho de dois profetas importantes: Elias (introduzido em 1 Reis) e Eliseu, seu sucessor, e referências a outros profetas importantes, Isaías e Jonas.
Consideremos o conteúdo dos capítulos de 2 Reis:
Capítulos 1 e 2 enfatizam a transição de Elias a Eliseu, profetas influentes que procuraram alertar o povo e seus líderes sobre os perigos da sua rebeldia contra Deus.
Capítulos 3 a 13 continuam a ênfase no trabalho de Eliseu, mostrando sua interação com diversos reis. Nesta parte do livro, que abrange aproximadamente 50 anos de história, encontramos o cumprimento de profecias feitas em 1 Reis por meio de Elias sobre o fim da casa de Acabe, um dos piores dos reis de Israel.
Capítulos 14 a 17 apresentam informações sobre os acontecimentos principais em ambos os reinos durante as últimas oito décadas antes da queda de Israel (também conhecido como Samaria), o reino do norte. Samaria foi destruída em 721 a.C.
Capítulos 18 a 24 continuam o relato, seguindo somente a história de Judá. Nestes capítulos, são registrados os fatos mais importantes dos últimos 135 anos antes da queda de Jerusalém em 586 a.C. Observamos destaque especial em dois bons reis: Ezequias e seu bisneto, Josias.
Capítulos 24 e 25 descrevem em poucas palavras o sofrimento do povo de Judá na sua derrota diante dos babilônicos. O império mais poderoso do mundo foi usado por Deus para castigar seu povo desobediente. Eles cercaram Jerusalém, a cidade principal de Judá, por sete meses angustiantes antes de queimar o templo e todos os outros edifícios importantes da cidade. Levaram muitos dos judeus ao cativeiro na Babilônia.
Na leitura de 2 Reis, observamos constantemente o contraste entre homens de fé que respeitaram a vontade de Deus e os rebeldes que agiram contra as orientações divinas. Em um episódio após outro, percebemos a gravidade do pecado e de suas consequências. Deus desejava um povo santo, mas Israel se rebelou contra seu Senhor.
Os livros de 1 e 2 Reis, junto com os relatos complementares de 1 e 2 Crônicas, são de grande importância para entender as mensagens dos profetas do Antigo Testamento e a história do povo de Israel.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

14 de março de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
1 Reis: As Gerações Depois de Davi

No estudo dos livros históricos do Antigo Testamento, 1 Reis continua a história iniciada nos livros de 1 e 2 Samuel. Este livro começa com a morte de Davi e traça a história do povo durante aproximadamente 120 anos. Este período inclui o reinado de Salomão, a divisão do reino em duas partes (Israel e Judá), e os reinados dos primeiros reis nas duas nações.
A morte de Davi gerou uma crise política em Israel. Davi indicou seu filho Salomão como sucessor, mas outro filho, Adonias, que era o mais velho dos filhos vivos de Davi, achou que o trono deveria ser dele. Salomão mandou matar seu irmão para tirar qualquer dúvida sobre seu direito de reinar sobre Israel. Ao mesmo tempo, ele fez uma limpeza no governo, tirando de posições de poder pessoas que ele considerava desleais. Apesar destes problemas iniciais, Salomão logo se mostrou um bom rei, abençoado por Deus com sabedoria incomparável. Um dos principais feitos realizados por Salomão foi a construção do templo em Jerusalém. Este edifício luxuoso, projetado por Davi, se tornou o centro da adoração dos judeus durante os séculos seguintes.
É triste observar que Salomão se enfraqueceu principalmente por dois motivos interligados: (1) casamentos com mulheres de outras nações (algo proibido por Deus) e (2) a aceitação da idolatria praticada por elas e seus povos. Devido à infidelidade deste rei, Deus não permitiu que seus descendentes reinassem sobre todo o povo de Israel. Após a morte de Salomão, o Senhor dividiu a nação em dois reinos independentes. Ele deixou o reino do sul (Judá) sob a liderança dos descendentes de Davi e Salomão, assim preservando a linhagem da qual Jesus viria, mas passou a parte do norte (o reino de Israel) a outros reis, começando com Jeroboão. Esta divisão aconteceu aproximadamente 930 anos a.C. A segunda metade do livro de 1 Reis conta a história das duas nações durante os 80 anos depois da morte de Salomão.
Consideremos o conteúdo dos capítulos de 1 Reis:
Capítulos 1 e 2 relatam a transição de Davi a Salomão, mostrando a posição legítima deste como rei de Israel.
Capítulos 3 e 4 descrevem o início do governo e a capacidade de Salomão como homem sábio e próspero diante do Senhor.
Capítulos 5 a 8 registram o obra da construção e dedicação do templo em Jerusalém.
Capítulos 9 e 10 apresentam a imagem positiva do reinado de Salomão, destacando sua aliança com Deus e sua sabedoria.
Capítulo 11 mostra o lado negativo do reinado de Salomão, principalmente a idolatria que foi motivo principal de Deus decidir tirar a maior parte do reino da família dele e passar para Jeroboão.
Capítulos 12 a 14 relatam a história da divisão do reino em duas partes e os reinados dos primeiros reis em ambas: Roboão (filho de Salomão) em Judá, e Jeroboão em Israel.
Capítulos 15 a 22 continuam com os registros dos reinados dos próximos reis de Israel e de Judá, até aproximadamente 850 a.C. Nesta parte do livro o autor dá destaque especial ao trabalho de Elias, um profeta importante que lutou contra a idolatria em Israel, confrontando o rei Acabe e sua mulher, Jezabel.
1 Reis é um livro importante sobre 120 anos da história de Israel que mostra a tendência dos líderes e do povo de se afastarem dos princípios revelados por Deus.
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

VERSÍCULOS DO DIA

MEDITAÇÃO DO DIA

Resultado de imagem para Eles Discorriam Entre Si”
14 de março Dia 74  

Leituras: Mateus 21:23-32; Atos 26:12-23; Salmo 67; Provérbios 16:1-9; Números 17-18.  

Versículo Especial: “Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações” (Salmo 67:4).  

Pensamento Bíblico“Eles Discorriam Entre Si” (Mateus 21:23-27). Jesus deu a estes líderes judeus uma lição importante, forçando-os a admitir seus próprios motivos. Eles não estavam à procura da verdade, mas eram astuciosos estudantes da Bíblia. Eles buscavam as Escrituras, não para conhecer o Senhor, mas para justificar e defender suas opiniões pessoais. Tristemente, esta prática continua, hoje em dia!  

Ação: Busque as Escrituras com um coração honesto. Aceite a palavra de Deus como verdadeira, mesmo quando ela discorda de você!.Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

13 de março de 2016

VERSÍCULOS DO DIA


Resultado de imagem para Moisés e Arão Intercedem Pelos que Erraram
Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.

Marcos 10:52.Que Deus abençoe a todos tenha um pastor Antonio Marques

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...